“Sem análise de Big Data, as empresas ficam cegas e surdas, vagando pela Web como cervos em uma rodovia.”
Quando o autor Geoffrey Moore twittou essa declaração em 2012, certamente ela pareceu exagerada. Agora, em 2022, Big Data é universalmente aceito em quase todas as verticais, principalmente em marketing e vendas.
Esteja você tentando melhorar a fidelidade e o engajamento do cliente, otimizar seu desempenho ou tomar decisões sobre precificação, o Big Data no marketing já é ferramenta indispensável, que gera inteligência de negócio.
Mas como o Big Data está transformando o marketing e as vendas? Essa já uma estratégia viável? Para aproveitá-la, é preciso investir em tecnologia de nuvem e selecionar, filtrar, processar e analisar o grande volume de dados coletados.
Neste artigo, mostramos como empresas vêm usando o Big Data no marketing.
Principais assuntos desta postagem:
Como o Big Data está transformando o marketing e as vendas
As empresas estão buscando formas de aproveitar o Big Data para melhorar seus resultados. A tecnologia consiste em um grande conjunto de dados que podem ser analisados para revelar padrões e tendências. Ela está alterando o modo como as organizações planejam as estratégias de marketing e vendas, permitindo criar campanhas mais direcionadas e personalizadas.
O Big Data ajuda as empresas a entender melhor seus clientes. Por meio da análise dos dados, é possível descobrir quais são os hábitos dos consumidores, suas preferências e necessidades. Com isso, é possível criar campanhas de marketing mais relevantes e direcionadas para cada público.
Além disso, a tecnologia também ajuda na identificação de oportunidades de vendas. A partir da análise das informações, os profissionais descobrem quais produtos ou serviços estão sendo procurados pelos clientes e planejam estratégias para conquistá-los.
As empresas estão percebendo que a análise de dados pode ser um grande aliado na obtenção de melhores resultados nas estratégias de marketing e vendas. Isso porque a criação de campanhas mais relevantes e direcionadas permite atingir os objetivos da empresa.
3 tipos de Big Data para profissionais de marketing
O Big Data pode ser usado para ranquear anúncios, personalizar a experiência do cliente e monitorar o sentimento nas redes sociais. Como a tecnologia está se tornando cada vez mais acessível, muitas empresas estão incorporando-a em suas estratégias de marketing.
Aqui, listamos três tipos de Big Data que os profissionais de marketing devem considerar:
1. Big Data estruturado
O Big Data estruturado é uma das principais fontes de informação para profissionais de marketing. Esse tipo de conjunto de dados é formado por dados que já estão armazenados em sistemas, como bancos de dados e CRMs. Ele pode ser usado para a criação de campanhas mais direcionadas e personalizadas, bem como para a identificação de oportunidades de vendas.
2. Big Data não-estruturado
O Big Data não-estruturado é composto por dados que não estão armazenados em sistemas, como sites de redes sociais, aplicativos e blogs. Esse tipo de análise de dados é utilizado para a criação de campanhas de marketing mais relevantes e direcionadas para o público.
3. Big Data semiestruturado
O Big Data semiestruturado é uma mistura dos dois tipos anteriores. Sua composição é feita por dados armazenados em sistemas, como bancos de dados e CRMs, mas também por dados não-estruturados, como sites de redes sociais, aplicativos e blogs. Esse tipo de conjunto de dados pode ser usado para criar campanhas de marketing mais direcionadas e personalizadas.
Big Data na prática: 7 cases de sucesso mostram o potencial da tecnologia
Desde o surgimento da tecnologia Big Data, em meados dos anos 2000, ela já foi responsável por grandes transformações nos processos de marketing e vendas das empresas.
A cada dia que passa, novas ferramentas e soluções são desenvolvidas para aproveitar ainda mais os dados disponíveis, permitindo que as companhias criem campanhas mais assertivas e direcionadas.
Nesse cenário, a tecnologia se tornou uma peça indispensável nas estratégias de marketing das organizações. Se a sua empresa ainda não está utilizando essa tecnologia para alavancar os seus resultados, confira a seguir alguns cases de sucesso que vão mostrar o potencial do Big Data na prática:
1. Loan Exchange
A plataforma de empréstimos Loan Exchange usa análise de dados para analisar o perfil do solicitante e oferecer as melhores opções de empréstimo. Com isso, a startup consegue reduzir o risco de inadimplência e, consequentemente, os juros cobrados dos seus clientes.
2. Kia
A montadora de veículos Kia Motors usou Big Data para criar um programa de fidelidade chamado Kia Soul Owners. O objetivo era aumentar a taxa de retenção dos clientes da marca, que estava na época em torno de 40%. Com o programa, a Kia conseguiu chegar a 70% de retenção de clientes.
3. Harley Davidson
A famosa fabricante de motocicletas Harley Davidson aplicou a tecnologia de dados para melhorar a eficiência na produção, o que resultou em um aumento de US$ 20 milhões na receita anual da empresa. Além disso, a Harley Davidson também usou conjunto de dados para criar um programa de fidelidade, que permitiu aumentar em 30% o número de clientes que permaneciam fiéis à marca.
4. Amazon
A gigante do e-commerce Amazon é uma das empresas que mais investem em Big Data. Utilizando a tecnologia para personalizar a experiência de compra dos seus clientes, a Amazon oferece produtos relevantes para cada tipo de consumidor. O Big Data também é utilizado para otimizar os seus processos logísticos e de entrega, garantindo assim maior eficiência no atendimento aos seus clientes.
5. Avon
Empresa referência em cosméticos, a Avon utilizou analise de dados para criar um programa de fidelidade, o “Clube Especial”. O objetivo era aumentar a taxa de retenção dos clientes da marca, que estava na época em torno de 30%. Com o programa, a Avon conseguiu chegar a 70% de retenção de clientes.
6. Upserve
A plataforma de gestão de restaurantes Upserve usa a tecnologia para ajudar os seus clientes a tomar as melhores decisões de negócio, com base em dados. Com isso, a startup consegue auxiliar os restaurantes a aumentarem as vendas, reduzirem o custo dos alimentos e melhorarem a experiência do cliente.
7. Tomorrow Sleep
A marca de colchões e travesseiros Tomorrow Sleep aplica Big Data para monitorar o sono dos seus clientes. Dessa maneira, a empresa consegue oferecer produtos e serviços personalizados, que ajudam as pessoas a dormirem melhor. Além disso, a Tomorrow Sleep também usa a mineração de dados para criar um programa de fidelidade, que permite aumentar o número de clientes fiéis à marca.
Como podemos ver, o conjunto de dados está transformando a forma como as empresas fazem marketing e vendas. Os cases mostram que a tecnologia pode ser usada de diversas formas para melhorar os resultados das empresas.
Se você ainda não está utilizando Big Data na sua estratégia de marketing, chegou a hora de começar!
Para saber mais histórias de sucesso e como integrar todo o potencial da tecnologia com as melhores estratégias de marketing, continue acompanhando o blog da Motor Tech Content.Em nosso site, além de cases inspiradores, publicamos dicas estratégicas para o sucesso do marketing na sua empresa de tecnologia. Acompanhe nosso blog!