Terceirizar ou não terceirizar a produção de conteúdo, eis a questão! Neste artigo, ajudamos você a acabar com esse dilema!
No início de uma estratégia de marketing de conteúdo é comum que algumas empresas tenham receio de terceirizar produção de conteúdo. Uma das razões é que muitos gestores têm dúvidas quanto ao conhecimento de seus possíveis parceiros sobre o negócio.
Além desse ponto, infelizmente existem diversos casos de empresas que tiveram experiências ruins ao investir na terceirização da produção de conteúdo. Isso se deve, muitas vezes, à falta de comprometimento e baixa qualidade do material entregue pelo fornecedor.
É normal e bastante compreensível que essas experiências traumatizem as empresas que passaram por uma situação semelhante. Por conta disso, surgem alguns mitos relacionados à contratação de fornecedor.
Neste artigo, apresentaremos alguns desses mitos e como evitá-los, e mostraremos a você as vantagens de contar com um parceiro para sua estratégia de conteúdo.
Principais assuntos desta postagem:
Quais os mitos da terceirização da produção de conteúdo?
Antes de vermos o que é e quais as vantagens de optar por terceirizar a criação de conteúdo, queremos dividir com você algumas barreiras que podem estar impedindo empresas de tecnologia a melhorarem sua estratégia de marketing.
Separamos quatro mitos da terceirização e apresentamos também o que fazer para evitá-los. Assim, caso você se identifique com algum deles, saberá como deve agir para que isso não se torne um problema.
1 – Conteúdo terceirizado é de baixa qualidade
Grande parte das empresas que apresentam traumas com produção de conteúdo terceirizada tiveram experiências frustrantes, onde a qualidade do material entregue deixou a desejar. Contudo, esse fator não está ligado à terceirização em si e pode ser evitado na hora de escolher seu fornecedor.
Pesquise o histórico da agência de marketing que irá lhe prestar o serviço, consulte seus clientes e certifique-se de que seu parceiro está interessado em entender a fundo seu negócio, o que é indispensável para fornecer um conteúdo de qualidade.
2 – Prazos não são respeitados
Este é outro problema que pode ser evitado no momento de decidir terceirizar a produção de conteúdo e escolher o seu parceiro. Eventualmente, atrasos na entrega podem acontecer.
Porém, é essencial que seu fornecedor esteja alinhado à sua empresa e mantenha uma comunicação próxima e honesta quanto aos prazos, reportando e justificando ocasionais atrasos.
3 – Produzir conteúdo é fácil e rápido
Esta é uma ideia que muitos profissionais que não atuam em marketing possuem. Como você sabe, escrever exige tempo, técnica, prática, conhecimento e muita pesquisa.
Portanto, produzir conteúdo não é uma tarefa tão simples assim e somente entender o seu negócio não é o bastante para sua estratégia de marketing de conteúdo.
Procurar o auxílio de um especialista é a solução para produzir um material relevante para sua persona, que conquiste sua confiança e gere resultados. Porém, certifique-se de que a agência de marketing de sua escolha é competente e preparada para suprir suas necessidades com excelência.
4 – Uma empresa terceirizada não saberá escrever sobre seu negócio
Quando escolher o seu parceiro, tenha certeza de que ele está interessado em conhecer a fundo a sua empresa, seus recursos e seus objetivos, para que possa contemplar suas necessidades. Também é necessário que seu fornecedor não produza o conteúdo sozinho.
Por isso, mantenha proximidade e acompanhe a produção, auxiliando para que o conteúdo fale com propriedade sobre o seu negócio.
Por que terceirizar a produção de conteúdo?
Normalmente, empresas tech que optam por terceirizar a produção de conteúdo o fazem pelos seguintes motivos:
- Há a necessidade de reduzir os custos de marketing com contratação de profissionais CLT;
- A equipe não tem tempo ou falta experiência;
- A empresa está em uma trajetória de crescimento e precisa alavancar a estratégia de conteúdo para conseguir leads qualificados;
- Um novo produto/serviço será lançado e é necessário contar com profissionais experientes para produção de materiais; e
- A organização precisa estar mais presente nas mídias sociais, para isso, precisa publicar mais conteúdos e com mais frequência.
Os motivos pelos quais uma empresa opta por terceirizar a produção de conteúdo podem ir além, pois são vários os pontos positivos de fazê-lo. Confira a seguir:
Vantagens da terceirização de produção de conteúdo
Para responder à pergunta, separamos cinco benefícios que mostram por que você deve considerar a terceirização da criação de conteúdo:
1 – Custo-benefício
Por mais que sua empresa entenda que é financeiramente viável montar um time interno para se responsabilizar pelo seu marketing de conteúdo, será que é um investimento lucrativo? Os custos para a montagem de uma equipe podem se tornar bem elevados.
Considere nessa conta os gastos de contratação, folha de pagamento com encargos trabalhistas obrigatórios mais as despesas com a gestão dessas pessoas. Você também precisa dispor de um posto de trabalho para cada profissional, gerando custos com o espaço físico utilizado (aluguel, mesa, computador, entre outros).
Além disso, lembre-se que você terá de contar com profissionais especializados, o que exigirá investimento de tempo e dinheiro para capacitação.
2 – Qualidade
Sua equipe interna deverá suprir sua demanda com materiais valiosos. Montar um time de marketing de conteúdo qualificado e com conhecimento requer tempo e dedicação.
Será necessário conciliar uma linguagem que converse com a sua persona, com conhecimento das dores do segmento de tecnologia, mais as características e vantagens da solução que sua empresa oferece. Caso contrário, seu esforço poderá ser em vão!
É claro que será muito importante também se certificar da qualidade do serviço oferecido pela empresa especializada. Conheça trabalhos anteriores e busque referências sobre a empresa antes de escolher seu fornecedor.
3 – Volume
Avalie bem sua demanda. É normal que empresas que contam com parceiros para terceirizar a produção de conteúdo elaborem mais materiais por mês na comparação com as organizações que trabalham somente com a equipe interna.
Muito disso se dá pela questão de que, estando no time de marketing, não será incomum que seus profissionais se envolvam em outras atividades, perdendo o foco e até tirando a prioridade da produção de conteúdo.
Ao fazer parceria com uma empresa especializada, você tem a garantia do foco no conteúdo e a comodidade de adequar a demanda sem aumento no custo fixo e sem maiores preocupações, pois caberá ao fornecedor se adequar às possíveis variações.
4 – Recursos tecnológicos
Para que sua campanha de marketing de conteúdo funcione com a maior eficiência possível, é necessária a utilização de ferramentas de mercado. Além disso, é importante acompanhar as tendências e manter-se constantemente atualizado sobre as novidades tecnológicas que podem impulsionar seu negócio.
Uma parceria com um especialista garante estes requisitos, pois esse é o core business do seu fornecedor, logo, sua atualização e evolução no setor serão constantes.
5 – Flexibilidade
Ao terceirizar a produção de conteúdo, você pode se ajustar rapidamente às necessidades de mudança da sua empresa. Se optar por freelancers, você tem a opção de contratar mais redatores quando precisar.
Caso faça parceria com uma agência, se não existir um contrato que determine a obrigatoriedade de uma quantia fixa de materiais por mês, você terá espaço para ajustar sua estratégia de conteúdo a fim de obter os melhores resultados possíveis.
Por isso, procure por agências de marketing que possuam a possibilidade de contratação sob demanda. Para entender, veja este whitepaper:
Whitepaper: Economia on demand, o que é e como funcionaComo terceirizar a produção de conteúdo?
Existem dois caminhos que você pode seguir: contratar um freelancer ou trabalhar com uma agência de produção de conteúdo.
Freelancers
Eles podem ser úteis para qualquer tipo de projeto – redação, design, SEO e outros. Você pode contratá-los caso precise de uma habilidade que seus funcionários em tempo integral não possuem.
O lado positivo é que freelancers podem ser contratados por projeto ou por tempo limitado, o que significa que você não é obrigado a mantê-los caso não precise mais dos serviços deles. Outro ponto que costuma ser bastante atrativo é com relação aos preços.
Na comparação com as agências, os freelancers têm menos despesas gerais. Dessa maneira, conseguem cobrar menos.
Por outro lado, como normalmente trabalham com diversos outros clientes, é possível que os freelancers se percam em prazos. Também por conta disso, eles podem não necessariamente entender o seu nicho tão bem quanto comparado a uma agência especializada.
Vale ressaltar que escolher os freelancers mais qualificados envolve tempo e atenção. Ao optar por essa opção, você terá que examinar seus portfólios de trabalho, pedir amostras e até mesmo verificar com seus clientes anteriores se eles são confiáveis.
E lembramos que para cada necessidade você terá que provavelmente contratar um freelancer. Por exemplo: um design e um redator. Isso resulta em trabalho duplicado para encontrar os profissionais.
Agências de marketing generalistas
Terceirizar a produção de conteúdo com uma agência de marketing significa contar com uma equipe de profissionais que possuem o treinamento, os padrões e as diretrizes de qualidade e a experiência de vários projetos concluídos.
Este tipo de agência é altamente capacitada para planejar, executar e mensurar os resultados das estratégias de marketing de conteúdo. Sua equipe costuma ser atualizada nas tendências do setor e está por dentro das boas práticas de criação dos materiais.
Contudo, agências generalistas focam em clientes de variados nichos, o que significa que seus redatores não têm expertise no segmento da tecnologia. Pela falta desse conhecimento, eles possuem uma certa dificuldade em encontrar o meio termo entre um conteúdo acessível e um mais técnico.
Agências de marketing especializadas
Quando tratamos de agências especializadas estamos falando de equipes com conhecimento não apenas nas melhores práticas e estratégias de marketing, mas também no segmento do cliente. Ou seja, são empresas totalmente focadas em atender somente um nicho.
Por serem especialistas em um setor, seus redatores e demais profissionais estão antenados às novidades da indústria em que seus clientes atuam e, consequentemente, sabem como atingir a persona.
Portanto, entenda que terceirizar a produção de conteúdo com uma agência especializada no segmento tech significa ter menos tempo de ramp-up e resultados mais rápidos e expressivos.
A Motor Tech Content é 100% focada em tecnologia. Para mostrar a você um exemplo real de como ajudamos empresas do setor, apresentamos a Alternativa Sistemas, desenvolvedora de soluções voltadas para comércio e e-commerce.
Após ter passado por uma mudança de estratégia geral de marketing, e somado aos conteúdos de qualidade produzidos pela equipe da Motor, a Alternativa conseguiu ter um aumento de 30% para 70% de engajamento no blog, além de 400% mais de visitantes no site. Leia o case completo aqui.
Por que a Motor é a melhor parceira de conteúdo?
Somos movidos pela tecnologia. Por esse motivo, sabemos como produzir conteúdos que promovam clareza sobre as dúvidas, dores e necessidades da persona tech. Isso porque, pelo fato de só termos clientes no segmento, é que nossos redatores – chamados de makers — são aptos a criar materiais especializados nesse setor.
Nosso time de colaboradores é capacitado para compreender o cenário em rápido movimento da tecnologia, pois procuramos sempre capacitá-lo compartilhando materiais e conhecimentos.
Do mesmo modo, temos toda a expertise para focar em uma estratégia que faça o lead avançar no funil de marketing.
E se caso você ainda tenha dúvidas sobre terceirizar a produção de conteúdo, pode adotar uma estratégia mais “light” para iniciar a parceria. Nesse caso, comece terceirizando apenas uma parte, mantendo ainda uma equipe interna responsável por ela. Assim, você ficará mais seguro e poderá atestar os ganhos do processo com mais tranquilidade.
Inclusive, a Motor inovou no modelo de contratação e oferece o plano de conteúdo sob demanda. Para utilizá-lo, você compra créditos e os consome como e quando bem entender, isto é, para criação de artigos para blogs, posts para redes sociais, conteúdo interativo e outros.
Então, se você ainda tem receio em terceirizar a produção de conteúdo, pode começar comprando apenas alguns créditos.
Conheça o Plano On DemandConclusão
Como você viu, na hora de buscar ajuda de um especialista para a produção de materiais para sua empresa, certifique-se da qualidade que será entregue. Analise também como é a comunicação entre sua organização e o fornecedor.
A Motor desenvolveu um ecossistema de criação de conteúdo que você já pode começar a utilizar gratuitamente para controlar o processo de produção. Trata-se de um ambiente colaborativo, na nuvem, que traz como benefícios:
- Visão do que está sendo produzido;
- Datas de entrega definidas para o planejamento das suas ações;
- Comunicação centralizada;
- Pautas melhor direcionadas;
- Maior produtividade dos envolvidos;
- Mais eficiência e qualidade para as etapas de criação.
Se sua empresa é de tecnologia, acesse gratuitamente nosso Ecossistema de Criação de Conteúdo e faça a gestão da sua produção de um jeito simples, prático e transparente.
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