Existem alguns desafios diários vividos por muitas empresas de tecnologia quando falamos sobre planejamento de marketing. Descubra como o conteúdo sob demanda pode resolver seus problemas!
O marketing digital envolve uma série de frentes. É importante, por exemplo, investir em AdWords no Google e nas redes sociais, em ferramentas para automação do marketing e gerenciamento de campanhas, em eventos, entre outros. Para tudo isso, é necessário conteúdo.
Por envolver tantas estratégias, às vezes é difícil conseguir verba suficiente para suprir todas as necessidades. E, como você sabe, fazer marketing de conteúdo com o orçamento apertado pode ser um desafio.
Por essa razão, muitas empresas acabam produzindo e publicando menos do que deveriam. Ou, o que pode ser pior, fazem “mais do mesmo”. É claro que um bom planejamento de marketing poderia acabar com esses problemas, mas nem sempre a ação acompanha as ideias.
Muitas vezes, não há um time tão robusto quando é necessário colocar todo planejamento em prática. É aí que contar com um conteúdo sob demanda, especializado e flexível, pode ser o diferencial da sua marca diante da concorrência. Entenda tudo sobre esse modelo!
Principais assuntos desta postagem:
O que é produção de conteúdo sob demanda?
Como o nome sugere, trata-se de um modelo no qual conteúdos são produzidos conforme as necessidades, isto é, as demandas do cliente. Essa forma de produção tem tudo a ver com a economia de recorrência, responsável por grandes mudanças no mercado que conhecemos.
Se antigamente estávamos acostumados a fazer compras pontuais, hoje em dia as empresas estão vendendo assinaturas. Em outras palavras, em vez de adquirirmos mais produtos, passamos a pagar mensalmente para termos a licença para usá-los.
Difícil de compreender? Observe este exemplo:
Há poucos anos, a Microsoft vendia mídias físicas com seu software (CDs e depois DVDs) e o cliente pagava apenas uma vez para instalá-lo em seu computador. Esse tipo de transação única praticamente não existe mais.
Como diversas outras empresas, a Microsoft criou um novo modelo de negócios baseado em assinaturas. Agora, os clientes pagam uma taxa mensal para adquirir a licença de uso do serviço e receber as novidades e atualizações sem dor de cabeça.
Um tipo de marketing digital que acompanha perfeitamente este novo modelo de negócios é o conteúdo sob demanda. Optar por essa forma de contratação de produção é manter os leads engajados por meio da divulgação de material especializado, porém, sem comprometer as finanças da empresa com gastos fixos.
Veja que, sob demanda, você pode contratar um post, uma chamada para rede social ou um infográfico. Tudo dependerá da estratégia e de quanto você pode investir.
Como funciona o conteúdo sob demanda?
O raciocínio segue o mesmo dos planos pré-pagos que ficaram conhecidos na telefonia. Ou seja, a pessoa compra créditos e gasta-os conforme a necessidade.
No caso do conteúdo sob demanda, a empresa tech garante que sempre terá algum crédito para produzir o material que precisa. Ademais, assim como em um plano de telefone pré-pago, não existem burocracias de contrato e nem uma despesa fixa mensal.
Em outros termos, em um plano de conteúdo sob demanda o marketing da empresa decide quantos créditos deseja comprar de acordo com o orçamento. Do mesmo modo, consome como e quando bem entender.
Como surgiu o conteúdo sob demanda?
Lembra de quando os celulares se tornaram mais populares? Pois é, como comentamos, o surgimento do conteúdo sob demanda teve tudo a ver com os planos pré-pagos, criados em 1995. Sem contas mensais vinculadas aos números de telefone, o modelo foi um sucesso na telefonia.
Graças a ele, mais pessoas tiveram acesso aos aparelhos celulares, pois deixaram de ter medo de ver os gastos aumentarem subitamente. Além disso, passaram a ter mais controle e a chance de comprar créditos quando desejassem.
Foi algo semelhante que fez nascer essa oferta pré-paga para a produção de conteúdo no marketing dos negócios de tecnologia. Mais especificamente, a estratégia surgiu para atender 5 necessidades principais. São elas:
1 – Dificuldade no planejamento e na execução dos conteúdos
Executar o planejamento de marketing de uma empresa a longo prazo pode ser desafiador. Imagine, por exemplo, ter que criar ações e campanhas, identificar personas e objetivos, bem como estabelecer uma comunicação clara.
Para completar, ainda existe a necessidade de planejar e executar a produção de conteúdo propriamente dita.
Ao traçar o planejamento editorial para blogs e redes sociais é preciso considerar que cada material tem que conversar com as demais ações do marketing de atração. Além disso, há toda uma estratégia de outbound que também deve ser levada em conta no planejamento do conteúdo. Esse é um tremendo cabo de guerras!
Infelizmente, o que acaba acontecendo no marketing da maioria das empresas de tecnologia é que o conteúdo se apresenta como o lado mais fraco da corda. Aliás, costuma ser a primeira opção de corte em tempos de crise.
2 – Falta de redatores especialistas no assunto
É possível dizer que todas as empresas que produzem soluções tecnológicas são promotoras da transformação digital. Reconhecer isso significa compreender que há uma série de conceitos e termos muito complexos, em constante atualização. Esse é o cenário que quem produz conteúdo para empresas de tecnologia precisa entender.
Automação e automatização, por exemplo, são palavras muito parecidas. Entretanto, elas não podem ser usadas como sinônimos uma da outra. Quem cria tech content sabe que sistemas automatizados precisam da interferência humana para operar, diferentemente dos automáticos.
Ainda, apresentar um conteúdo aprofundado, porém claro, é um desafio constante. Isso porque o público-alvo precisa compreender termos, novidades e funcionalidades dos serviços e produtos oferecidos pelas empresas.
O conteúdo sob demanda, quando especializado, pode trazer redatores especialistas para o seu time.
3. Volume de produção sazonal
O planejamento de marketing e a produção de conteúdos digitais não podem ser engessados, fixos e padronizados. Muitas vezes, é preciso ter senso de oportunidade e embarcar nas tendências ditadas pelas redes sociais e pelo mercado. Ou seja, para aumentar a aquisição de leads e, consequentemente, o número de clientes, é necessário ousar.
Uma opção que resolve facilmente este tipo de circunstância comum ao marketing é o conteúdo sob demanda. Isso porque sua empresa pode comprar os créditos dos materiais que quer produzir e sem contrato fixo, evitando a burocracia, a superficialidade de temas e a sobrecarga da sua equipe.
Como veremos, quando o conteúdo é on demand, é você quem escolhe os melhores formatos de conteúdo digital. Eles podem ser blogposts, infográficos, vídeos, roteiros, webinars, palavras-cruzadas e outros materiais interativos.
Em suma, com o marketing pré-pago sua empresa produz conteúdo de qualidade de maneira flexível, flutuante e sem amarras.
4 – Pouco tempo dedicado à produção de conteúdo
É fato que executar um planejamento de marketing demanda tempo e dedicação, especialmente se você decidiu unir os benefícios do inbound e do outbound para mostrar tudo o que sua empresa tem a oferecer.
Não podemos esquecer ainda que desenvolver conteúdos digitais de qualidade, que traduzam exatamente os serviços e produtos oferecidos, pode ser desafiador. Para quem busca resultados eficientes, bem como crescimento exponencial, é necessário dedicação exclusiva.
Tenha em mente que um material raso e sem informação relevante pode causar o efeito contrário e afastar clientes. Nesse caso, a contratação de conteúdo sob demanda é a melhor e mais inovadora alternativa.
Enquanto especialistas produzem materiais ricos e atrativos para levar os leads ao fundo de funil, você fica livre para investir seu tempo na estratégia de marketing da sua empresa tech.
5 – Gerenciamento de produção sem foco em dados e resultados
O modo com que as empresas fazem o gerenciamento de produção também pode impactar diretamente nos resultados esperados. Basta observar como várias empresas de tecnologia têm falhado na estratégia de conteúdo.
Existe um termo, conhecido por Content Shock, que pode explicar isso. Segundo o conceito, o conteúdo disponível na internet aumenta muito mais rapidamente do que o tempo e a atenção dispensados aos indivíduos a quem esse conteúdo se destina.
Por consequência, o alcance orgânico dos materiais diminui junto com as taxas de engajamento.
Pelo fato de o conteúdo sob demanda atender às necessidades pontuais e gerais das empresas tech, o marketing torna-se mais assertivo e, assim, consegue atrair o público e garantir melhores resultados.
Impactos do conteúdo sob demanda no marketing
Até aqui, entendemos que o conteúdo on demand atende as empresas de tecnologia que precisam de flexibilidade e autonomia de compra sem precisar de um alto orçamento. Além disso, é ideal para aquelas que querem, por exemplo, fugir de um processo burocrático de aprovação de fornecedores e contratos mensais.
Apesar de esses fatores já explicarem os benefícios do conteúdo sob demanda, existe um outro igualmente importante. Estamos falando da agilidade na produção de materiais.
Isso significa que, mesmo empresas com uma estratégia de marketing bem redonda podem se beneficiar dessa forma de contratação rápida e sem contratos. Em outros termos, o conteúdo sob demanda significa mais escala e agilidade. Contudo, os impactos vão além.
Uma das grandes vantagens competitivas que uma empresa de tecnologia pode ter quando falamos de marketing de conteúdo é investir na diversificação de formatos.
Por exemplo, que tal explorar aquela novidade importante do mercado em um infográfico? Ou produzir um vídeo explicando a nova funcionalidade do seu produto? Gostamos de bater na tecla da diversificação de materiais porque sabemos que têm coisas que ficam muito mais simples quando explicadas visualmente.
Como cada formato pede um texto e uma linguagem específicos, pode faltar braço para fazer isso internamente. Então, mais uma vez, a contratação de conteúdo sob demanda faz a diferença.
Onde contratar conteúdo sob demanda
Quando o plano pré-pago para celulares surgiu, a grande dificuldade se tornou a compra dos créditos. Hoje em dia, esse desafio foi simplificado, já que os smartphones conseguem controlar contas bancárias a ponto de permitirem compras via aplicativo. Sem contar o fato de ser possível adquirir créditos ao fazer uma ligação para a operadora e pagar com o cartão.
No caso do conteúdo sob demanda, o desafio de contratação também foi simplificado. Empresas de tecnologia interessadas podem comprar seus créditos por meio de um ecossistema tech de produção de conteúdo.
Esse ecossistema foi desenvolvido pela Motor Tech, empresa especialista em marketing de conteúdo para negócios de tecnologia. É um ambiente gratuito, na nuvem, que conecta sua empresa aos especialistas em criação de conteúdo de tecnologia.
Sim, a aplicação web é de uso livre e gratuito e foi criada para ajudar organizações tech a gerenciarem os planos editoriais e suas campanhas. De vez em quando, nos momentos em que os gargalos aparecem, existe a possibilidade da compra de créditos para produção de conteúdo sob demanda.
A dinâmica é simples: você determina os formatos e quantidades de materiais de marketing necessários no momento da compra e já consegue visualizar o quanto precisará investir. Ao chegar no melhor orçamento, finaliza a compra, cadastra o briefing e passa a receber conteúdos já revisados pelo nosso time.
Portanto, no conteúdo sob demanda você diz qual é sua necessidade. Em seguida, nós encontramos o profissional mais indicado para assumir a tarefa. Gerenciamos, também, o processo de produção e os prazos de entrega.
Assista ao vídeo e veja como funciona a aplicação web da Motor:
Então, pode abandonar as planilhas e gerenciar gratuitamente seu conteúdo, com a possibilidade de gerar relatórios e visualizar mais claramente suas estratégias de conteúdo para marketing digital.
Conheça o Ecossistema Tech de Produção de ConteúdoVantagens de usar nosso ecossistema de conteúdo tech sob demanda
A Motor Tech foi fundada por três mulheres com um amplo conhecimento no segmento de tecnologia e em produção de conteúdo. Além da economia e flexibilidade, empresas que utilizam nosso ecossistema para contratação de conteúdo sob demanda têm vantagens como:
Bagagem tecnológica
Por terem vivido dentro da realidade de diversas empresas de tecnologia, os profissionais da Motor conhecem as dificuldades e entendem exatamente os objetivos que seus clientes querem atingir com o conteúdo proposto.
Profissionais com conhecimento em marketing e tecnologia
A seleção e desenvolvimento dos profissionais que escrevem, revisam e fazem a diagramação dos materiais é rígida. Sabemos, também, que a qualidade do conteúdo tech vai além de ortografia e gramática.
Para que o conteúdo possa contribuir para alavancar resultados, ele precisa ser elaborado respeitando as técnicas de marketing de conteúdo digital, como as melhores práticas de SEO, por exemplo. Contudo, é essencial que seja escrito por quem entende do assunto e está inserido no setor de tecnologia.
Os profissionais que trabalham na Motor possuem experiência no segmento tech. Eles entendem o que um material precisa para atingir as dores da sua audiência.
Então, ao seu know how, a Motor busca unir profissionais que também tragam essa pegada do conhecimento especializado para serem os parceiros de criação de conteúdo da agência.
Chamados de makers, eles são profissionais selecionados por suas habilidades de elaboração de conteúdo digital. Além disso, são capacitados para se tornarem cada vez mais especialistas em temas de tecnologia.
Ecossistema tech
O ambiente proporcionado pela Motor integra clientes e makers de forma que a comunicação flua e todos saiam ganhando. Além do mais, permite que empresas como a sua consigam:
- Planejar a produção de conteúdo;
- Desenhar campanhas;
- Gerenciar processos de produção;
- Integrar e manter um histórico de comunicação entre as equipes envolvidas;
- Visualizar dados gerenciais.
Gestão de conteúdo sob demanda e entregas
Após a utilização dos créditos e a criação do briefing, não há mais preocupações. A própria Motor se encarrega de elaborar os conteúdos com profundidade e embasamento, revisão e entrega sempre nos prazos propostos.
Processos e padrões
Contar com o apoio de uma empresa especializada na produção do conteúdo para o segmento de tecnologia garante acesso às melhores práticas por meio de processos e padrões já validados. Eles permitem:
- Capacitação prática de como acontece a produção de conteúdos relevantes;
- Implementação de um processo adequado ao marketing de conteúdo;
- Conhecimento de ferramentas mais práticas para implementação da produção de conteúdo;
- Aumento da produtividade e a velocidade da criação de conteúdo;
- Utilização de templates e modelos já validados na prática;
- Checklists e orientações para validação do conteúdo;
- Otimização de recursos com um processo bem estruturado;
- Orientação para apresentar para toda empresa a importância do trabalho do time de marketing na criação de bons conteúdos;
- Desenvolvimento e expansão das suas estratégias de marketing;
- Aumento do nível de conhecimento do time interno na gestão do conteúdo;
- Ajudar o time de marketing a se tornar ainda mais estratégico para a empresa.
Exemplos de uso do conteúdo sob demanda
Para ilustrar bem como usar o conteúdo sob demanda, separamos dois exemplos:
1 – Um gestor de marketing precisa de um ebook para atrair leads em uma determinada campanha. Todavia, ele não conta com profissionais disponíveis para tal atividade.
Como não tem verba para contratos mensais de produção de conteúdo, esse mesmo gestor não possui uma demanda fixa para contar com um fornecedor. Embora ele tenha a opção de contratar um freelancer, já passou por experiências que não deram muito certo.
A solução está na compra de créditos para produzir conteúdo. Assim, ele só precisa acessar nosso ecossistema e solicitar o e-book de que necessita. Em seguida, fechamos o prazo e o gestor aguarda a entrega.
2 – Um coordenador de marketing está com dificuldades para manter suas ações nas redes sociais, pois está sobrecarregado com outras atividades. Para piorar a situação, tem pouca verba disponível. Contratar outra pessoa, então, nem pensar!
Ao acessar nosso ecossistema para conteúdo sob demanda, ele pode comprar um artigo para sua estratégia de social selling. Ou, quem sabe, usar os créditos para solicitar a elaboração de chamadas para redes sociais, com ou sem imagem, na quantidade que precisar.
Seja como for, a partir do momento que a produção fica por conta de uma agência especialista, o coordenador utiliza seu tempo para analisar os resultados. Quem sabe, isso poderá ajudá-lo a justificar um orçamento mais alto no ano que vem.
Inclusive, o coordenador poderá utilizar nosso modelo de orçamento de marketing digital para ser ainda mais eficiente na gestão do orçamento.
Cases de sucesso
Já que você chegou até aqui, está na hora de ver alguns resultados de empresas de tecnologia que utilizam o conteúdo sob demanda da Motor.
Uma delas é a Alternativa Sistemas, desenvolvedora de soluções voltadas para comércio e e-commerce. Gustavo Andrade, gerente de marketing da empresa, conta que tinha como desafio encontrar um parceiro para atender a uma demanda recorrente de curto prazo.
Foi assim que a Alternativa encontrou a Motor e, consequentemente, passou a utilizar o plano on demand. Com frequência na produção de conteúdo e materiais adequados à persona, a Alternativa obteve um aumento de 400% no número de visitantes no site. Saiba mais aqui.
A Kyros Tecnologia, empresa que desenvolve, gerencia, implanta e mantém os sistemas de seus clientes funcionando, também opta pela compra de conteúdo sob demanda. Como relatado neste post, as diferenças na qualidade dos materiais produzidos pela Motor foram observadas desde o primeiro texto recebido.
Outro case vem da UseAll, que desenvolve soluções de gestão inteligente para outros negócios de vários setores. Para a coordenadora de marketing, Kenia Rozeng, a flexibilidade é uma das grandes vantagens do conteúdo pré-pago.
“Eu gosto desta flexibilidade de poder usar o que paguei de forma mais proveitosa. Então, esta questão de poder fazer um material diferente com a utilização de crédito foi o que mais chamou minha atenção”, explica a coordenadora.
Conclusão
Todos os setores da economia, sobretudo as empresas de tecnologia, sofrem mudanças diárias. O papel do marketing é justamente o de acompanhar e entender estas transformações para produzir conteúdos que estejam de acordo com o cenário.
O conteúdo sob demanda para empresas de tecnologia é a aposta certa para produzir um material rico, bem elaborado e flexível, exatamente do jeito que seu negócio precisa. Como mostramos, o ecossistema da Motor pode trazer muitas vantagens para sua empresa.
Sabemos que o conteúdo é um pilar fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Essa é a razão pela qual entendemos que você precisa ter convicção de que conta com o parceiro certo.
Por isso, elaboramos um whitepaper para que você saiba mais sobre a Motor Tech Content, empresa de marketing de conteúdo especializada em tecnologia. Conheça a percepção dos nossos clientes sobre nosso jeito de oferecer uma parceria especializada em conteúdo de tecnologia. Clique aqui e leia agora mesmo.
Veja o que nossos clientes falam sobre nós