Com mais de 80 mil postagens em blog a cada hora, atrair e reter a audiência tem sido uma tarefa árdua. Não é à toa que as empresas têm buscado maneiras de inovar. Por isso, listamos 8 exemplos de conteúdo interativo.
O assunto ganha ainda mais força quando tratamos de conteúdo tech. Afinal de contas, sabemos que a concorrência no setor de tecnologia é acirrada. Para chamar a atenção, vale tudo (desde que tenha qualidade, claro).
Uma das estratégias utilizadas por organizações de vários setores, e que sua empresa de tecnologia pode usar e abusar, é o conteúdo interativo. Se você é leitor do nosso blog já deve ter se deparado com alguns dos nossos materiais interativos e entende o que queremos dizer.
E para que possa inovar ainda mais no seu planejamento de marketing tech, preparamos um artigo completíssimo sobre o tema. Siga na leitura e confira os conteúdos interativos que mais trazem resultados.
Principais assuntos desta postagem:
O que é conteúdo interativo?
Como o nome sugere, o conteúdo interativo busca o envolver quem o consome ao provocar interações. Ele depende da ação dos usuários para alcançar sentido completo. E cada um deles terá um resultado e uma trajetória diferente ao consumir o conteúdo. Ou seja, o conteúdo interativo só ganha sentido e um fim em seu próprio consumo. Quanto mais aberto a alterações e adaptações feitas por usuários, melhor.
Aliás, a própria definição de marketing de conteúdo traz o “envolver um público-alvo” como uma das premissas para colocar a estratégia em prática. Todavia, apesar de ser algo de conhecimento de todo profissional de marketing tech, conseguir atingir um alto grau de envolvimento é um grande desafio.
Esse é o motivo pelo qual o sucesso do marketing de conteúdo aparece quando a audiência consome o conteúdo ao mesmo tempo em que se diverte com ele. E é aí que está a beleza do conteúdo interativo: ele envolve a persona emocionalmente por meio da interação.
Ao compreender esse princípio o marketing da empresa de tecnologia torna-se mais capaz para aprimorar o conteúdo estático e criar conteúdo com o qual a persona consegue interagir.
Qual o objetivo do conteúdo interativo?
Seria chover no molhado dizer que a forma de consumir informação mudou muito nos últimos anos. Apesar disso, precisamos reforçar a necessidade do conteúdo tech se reinventar.
Quando tratamos de conteúdo para a empresa de tecnologia, a primeira ideia que nos vem à mente é um conteúdo mais robusto e aprofundado para atender a um público exigente e qualificado. Isso costuma se traduzir em artigos para blogs, whitepapers e e-books mais densos.
Todas as estratégias são válidas e, claro, extremamente necessárias. Contudo, muitos profissionais de marketing acabam ficando tão focados nelas, que se esquecem de trazer mais inovação. Basta pensar em como você consome conteúdo. Pode falar com sinceridade: não chega uma hora que os olhos cansam de ver artigos atrás de artigos?
Com a sua audiência é a mesma coisa. Assim como você, e nós, ela quer um respiro. Ela deseja aprender ao mesmo tempo em que se diverte. A magia por trás do conteúdo interativo é justamente a de fazer com que o conteúdo vá além, chegue aos olhos certos e seja apreciado.
4 motivos para começar hoje mesmo a inovar o conteúdo tech
Para que você entenda bem os objetivos de fazer sua audiência interagir com o conteúdo tech, separamos cinco motivos para começar a criar um conteúdo interativo:
1 – Aumento no número de leads e conversões
Segundo o Content Marketing Institute, 87% dos profissionais de marketing dizem que o conteúdo interativo chama a atenção e faz com que as pessoas invistam em sua marca.
A lógica é que, se o usuário investiu seu tempo preenchendo uma palavra-cruzada, respondendo a um quiz, etc., é bem provável que ele forneça seus dados de contato, como nome e endereço de e-mail.
2 – Oportunidade de iniciar uma conversa bidirecional
Reforçamos que o conteúdo estático é ótimo e agrega muito valor. Mas há situações em que o marketing da empresa de tecnologia precisa surpreender.
Se por um lado o conteúdo estático permite uma conversa unilateral com o cliente, por outro o conteúdo interativo o coloca no centro. Além disso, permite que a empresa aprenda mais sobre o cliente e consiga, desse modo, agregar mais valor.
3 – Reaproveitamento do conteúdo passivo
A demanda por criar conteúdo de alta qualidade aumenta a cada dia. O principal motivo é que precisamos fazer com que o lead caminhe pelo funil de vendas.
Com a demanda por mais, e com tanto conteúdo bom no seu site, como você se diferencia sem esgotar a criação de conteúdo? Indo direto ao ponto: reaproveitando conteúdo já utilizado.
Nesse sentido, o conteúdo interativo permite fornecer uma perspectiva diferente de consumir o mesmo material ou de educar o lead.
4 – Possibilidade de educar a audiência de forma mais eficaz
Não tem jeito, nós só conseguimos reter um conteúdo quando estamos envolvidos. Isso significa que se o objetivo do seu conteúdo tech for informar e educar a audiência sobre seus produtos/serviços/ofertas, garanta que ele a envolva ao mesmo tempo em que transmite a informação.
Lembre-se que, em uma época em que há muitas opções para escolher, quanto mais facilmente sua persona consumir a informação e quanto mais ela interagir, mais você se diferenciará de seus concorrentes.
5 – Tomadores de decisão B2B preferem conteúdo interativo
O público B2B costuma ser mais exigente que o B2C. Há ainda o fato de que as vendas do B2B são mais complexas.
Além disso, o estereótipo de conteúdo B2B (leia-se conteúdo tech) é de ser algo chato. A interatividade adiciona aquela camada de entretenimento normalmente ausente no espaço de marketing B2B. É por essa razão que uma pesquisa da Forrester constatou que “os profissionais B2B preferem ler e usar ferramentas de conteúdo interativo”.
Exemplos de conteúdo interativo
Até aqui você viu que apostar na interação é eficaz e pode trazer bons resultados. Agora, entramos num terreno mais prático e apresentamos a você alguns exemplos de conteúdo interativo.
1 – Quiz
Os quizzes são testes que costumam chamar a atenção do público por serem muito populares e divertidos. Afinal, em algum momento da vida a maioria de nós já respondeu a um questionário do tipo “com que tipo de personagem de Game of Thrones você se parece?”.
Embora tenham esse caráter de distrair o público, o quiz é levado super a sério pelo marketing para fins educacionais. Os resultados do questionário costumam recomendar conteúdo, o que faz com que o lead caminhe pelo funil.
Na Motor já fizemos alguns quizzes, como este para saber quanto vale o conteúdo de tecnologia e este com uma pegada mais divertida: quiz de Marketing de Conteúdo: que jogador de futebol é você?.
2 – Palavras-cruzadas
Praticamente toda criança já fez uma palavra-cruzada na vida. Apesar de ser uma peça de conteúdo simples, seu poder de engajamento é enorme.
Adicionalmente, trata-se de uma excelente maneira de atrair o público (quem é que não fica curioso com um conteúdo diferente do que está acostumado?). Do mesmo modo, este tipo de conteúdo interativo educa de um jeito muito mais leve.
3 – Planilhas
As planilhas são exemplos de conteúdo interativo porque são feitas para que o lead coloque a mão na massa. Por exemplo, como você poderia apresentar o orçamento de marketing digital aos seus gestores? Ou que tal pensar em um calendário de publicação?
Planilhas costumam chamar atenção porque resolvem um problema que a maioria de nós tem: falta de tempo – e até de skills – para criar uma do zero. Algumas das planilhas que já divulgamos são:
- Modelo de calendário de publicação
- Modelo de orçamento de marketing digital
- Modelo para cálculo de ROI para o marketing de conteúdo
- E outras
4 – Templates
Os templates resolvem o mesmo problema das planilhas, ou seja, a falta de tempo do profissional de marketing. Isso porque eles nada mais são do que modelos prontos para organizar processos.
Por chamarem a atenção da persona pela praticidade, oferecer templates é uma excelente ferramenta para geração de leads.
5 – Toolkits
Os toolkits são conteúdos que podem ser usados como ferramentas para várias ações. Você pode criar uma toolkit com dashboards e planilhas de gestão de orçamento e insumos, por exemplo. São tipos de conteúdo que também chamam a atenção pela praticidade.
Você compartilha com o lead um conjunto de ferramentas que vai ajudar em alguma tarefa do dia a dia. Talvez não resolva todas as dores, mas vai fazer esse futuro cliente pensar na sua solução como uma alternativa.
6 – Storytelling com mapas interativos
Neste exemplo temos a união de duas coisas a que estamos habituados: histórias e mapas. Estes últimos são uma forma instantaneamente reconhecível de conteúdo interativo e podem contar uma história por meio de geografias e regiões.
Empresas de tecnologia podem usar a criatividade e pensar em um mapa que mostre uma sequência de informações, por exemplo. Assim, a cada ponto do mapa que o usuário clicar ele recebe alguma informação que tenha o objetivo de educá-lo.
Sobre o storytelling mais especificamente, sugerimos a leitura do artigo: Como o storytelling pode agregar valor ao conteúdo de tecnologia?
7 – Infográficos interativos
Comumente associamos conteúdo visual com infográficos. Ao torná-los interativos você apresenta dados concretos além de despertar a curiosidade do leitor.
Imagine como exemplo um infográfico com as principais inovações tecnológicas do ano. Ao clicar em alguns pontos específicos do material o leitor recebe alguma informação extra.
Se você deseja ver um exemplo de experiência visual e interativa adotada em outro setor, confira o que fez a Carolina Foundation Solutions.
8 – Calculadoras
Outra boa sugestão de conteúdo interativo para a empresa de tecnologia são as calculadoras. Elas podem ajudar o lead a estimar e comparar os custos de vários recursos do produto, por exemplo.
De igual maneira, pode avaliar os benefícios das opções de compra, isto é, se o investimento trará um bom ROI. Já que tocamos no assunto, você sabe qual é o ROI do marketing de conteúdo da sua empresa?
Como criar conteúdo interativo?
A fim de começar com a criação de conteúdo interativo é necessário contar com diferentes profissionais. Para início de conversa, como se trata de conteúdo, é fundamental ter um criador de conteúdo.
Todavia, por ser também uma peça visual, é necessário ter um designer que a deixe atrativa. No caso de planilhas, o profissional precisa saber manipulá-las.
Já para criar o conteúdo propriamente dito, existem ferramentas específicas para cada tipo. Por exemplo, para criação de quiz há o quizlet e para a palavra-cruzada o EclipseCrossword pode ser bastante útil.
Como é necessário ter pessoas experientes, muitas empresas acabam deixando de adotar o conteúdo interativo como estratégia por falta de braço, ou porque dá mais trabalho que o conteúdo estático. É nessa hora que um parceiro especializado em conteúdo tech pode ajudar, como a Motor Tech Content.
Somos uma empresa que respira tecnologia e que possui profissionais experientes no setor. Por isso, temos expertise para criar materiais que “falem” com um público mais exigente.
E como amamos o segmento tech, também gostamos de ajudar empresas a se desenvolverem. Além de oferecermos um ecossistema de produção de conteúdo, estamos sempre criando materiais que possam apoiar o marketing a trazer mais resultados.
Conforme comentamos, o conteúdo interativo não elimina a necessidade dos artigos em blogs e postagens em redes sociais, para citar dois exemplos. Então, que tal conhecer diversos formatos e possibilidades de tipos de conteúdo? Caso tenha interesse, veja 30 modelos de conteúdo para um planejamento de marketing tech campeão.
Infográfico: 30 modelos de conteúdo para um planejamento de marketing tech campeão