Planejamento de conteúdo tech deve ser prioridade

Marketing de Conteúdo

Planejamento de conteúdo tech deve ser prioridade

16 de fevereiro de 2021

O planejamento de conteúdo tech ganhou ainda mais destaque nas campanhas de marketing após a pandemia. Veja por que essa é uma das estratégias mais eficazes para alavancar resultados na empresa de tecnologia!

O planejamento de conteúdo tech é uma parte crítica da estratégia de comunicação de qualquer organização — e isso não vai mudar em 2021. A pandemia da Covid-19 acelerou os processos de transformação digital e as campanhas virtuais se transformaram em prioridade.

Segundo a pesquisa “Panorama PMEs: Os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada”, realizada pela Resultados Digitais, mais de 85% das empresas participantes enxergam o marketing de conteúdo como essencial na retomada dos negócios. Esse dado aponta para um cenário em que as empresas sem foco nessa estratégia devem perder espaço no mercado.

O planejamento de conteúdo tech avança como indústria e, mais do que nunca, chegou a hora de priorizá-lo. Se você ainda não está convencido, separamos neste artigo 6 razões para que um gestor de marketing de uma empresa de tecnologia dê a devida importância ao marketing de conteúdo. Confira a seguir!

1. Reforça a inovação da marca

Empresas de tecnologia estão no centro da transformação digital. Por isso, devem inspirar e respirar inovação. Igualmente, o planejamento de conteúdo tech é o centro das estratégias no marketing digital para alavancar o engajamento digital.

O comportamento do público mudou muito nas décadas mais recentes, assim como as expectativas em relação às marcas. As pessoas estão digitais e a internet é o modo mais moderno de estabelecer contato com os potenciais consumidores.

Por isso, se a empresa de tecnologia deixa de investir em interação digital, perde espaço na concorrência. Há diferentes formatos de conteúdo para mostrar o quanto o seu negócio está focado em inovação, seja nos processos internos, nos produtos e serviços que oferece ou mesmo na forma de se relacionar com o público.

2. Proporciona engajamento personalizado e empático

O “novo normal” desperta hábitos e necessidades especiais no consumidor e isso precisa ser considerado para o relacionamento. Transmitir empatia e personalizar o engajamento requer insights aprofundados, estudando e readequando a persona do negócio.

É nesse contexto que o planejamento de conteúdo tech surge, com mensagens e ofertas adequadas para esse público. As informações devem mostrar as vantagens do leitor em se relacionar com a sua marca, focando em suprir as necessidades pessoais do consumidor.

Mostrar que você está atento ao momento do seu consumidor é uma forma de demonstrar empatia e preocupação com o bem-estar dele. Isso reforça o relacionamento, favorece a fidelização e gera resultados para o negócio.

3. Facilita a captura de dados

Se investir em inovação é uma necessidade nas empresas tech, os profissionais de marketing consequentemente têm novas ferramentas para trabalhar as campanhas de relacionamento, como a inteligência artificial. Segundo o relatório “State of AI in 2020” da McKinsey, 79% das equipes de marketing tiveram aumento de receita ao adotarem IA no ano passado.

O marketing de conteúdo é o principal foco dessa tecnologia, pois fornece diversos formatos para atrair leads e realizar a captura de dados. O fluxo de conteúdos traz artigos, e-books, infográficos, vídeos e até eventos on-line (webinars).

Esses materiais servem como pretexto para criar landing pages e formulários de capturas de dados, entregando até três vezes mais leads que outros canais de marketing. Além disso, podem ser usados para a automação de e-mails personalizados, disparados automaticamente para a base de leads capturada.

4. Transforma relacionamentos confiáveis em valor comercial

Os profissionais de marketing acompanham métricas de resultado para entender as estratégias que funcionam na jornada do cliente. São parâmetros como satisfação do consumidor, engajamento digital e vida útil do cliente, que permitem transformar relacionamentos confiáveis em valor comercial.

Para o Google, três características fundamentais são consideradas no posicionamento de SEO nas buscas, além das palavras-chave. Elas formam o acrônimo EAT: experiência (expertise), autoridade (authority) e confiança (trust).

Essas características e as métricas dificilmente existiriam sem um bom planejamento de conteúdo tech. Os artigos e outros materiais produzidos são essenciais para desenvolver o relacionamento, pois incentivam o público a interagir com a marca e a posicioná-la como referência no mercado. Consequentemente, a confiança dos consumidores também aumenta.

5. Molda o posicionamento de marca

Mostrar conhecimento sobre o setor de tecnologia, como tendências e novidades, é fundamental para que os internautas se interessem pelo que você tem a dizer. Ter um plano de marketing focado em conteúdo de tecnologia ajuda a sua empresa a se organizar e publicar materiais relevantes, que aumentam a credibilidade da marca e despertam o interesse do público.

E  você pode se posicionar por meio de vários formatos e estratégias em diferentes plataformas — não só os artigos, como vídeos, imagens, infográficos e conteúdos específicos para as redes sociais, entre outros. Promover uma ampla visão da sua marca aumenta o awareness e o alcance de novos públicos.

Além disso, o engajamento é impulsionado a partir das interações dos usuários, que passam a se relacionar com a empresa. Nesse processo todo, o público passa a conhecer mais sobre a marca, seus produtos, valores, diferenciais, entre outras características.

São fatores imprescindíveis para conseguir um bom posicionamento de marca no mercado. Porém, direcione seu planejamento de conteúdo tech para uma linguagem alinhada e concisa em todas as plataformas, pois isso favorece a personalidade do negócio.

6. Favorece o fluxo de caixa e é mais barato

O marketing de conteúdo pode trazer até três vezes mais leads do que outras estratégias. Esse contexto traz outro número bastante animador, como apontado por dados levantados pelo Hubspot: empresas que adotam a estratégia conseguem até 13 vezes mais ROI do que aquelas que optam por outros canais.

Além de favorecer os resultados, trata-se de uma opção muito mais barata, já que custa 62% menos que as demais. A combinação de baixos investimentos com receitas mais expressivas leva a um fluxo de caixa mais interessante, sendo o motivo derradeiro para colocar o planejamento de conteúdo tech como prioridade nas suas campanhas de marketing.

Vemos nos itens apontados neste artigo que engajamento, resultados, posicionamento estratégico e investimentos otimizados são os principais benefícios do planejamento de conteúdo tech. Porém, nada disso adianta se seu material não for relevante o suficiente para o público. Por isso, é sempre melhor ter uma ajuda especializada para desenvolver uma estratégia assertiva. Conte com a Motor Tech Content no seu marketing de conteúdo!

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