Estratégia de marketing tech: como gerenciar uma equipe distribuída

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Estratégia de marketing tech: como gerenciar uma equipe distribuída

27 de dezembro de 2022

Em um mercado competitivo de aquisição de talentos, um time de marketing distribuído globalmente oferece às empresas os benefícios de trabalhar com os melhores profissionais do mundo. 

Com o mercado de talentos também exigindo flexibilidade, é apenas uma questão de tempo até que essa equipe se torne uma necessidade e não apenas uma opção.

A dúvida é: como ter um time de marketing distribuído com ótimo desempenho, usando o modelo de anywhere office? 

Listamos as melhores práticas que adotamos na Motor Tech. 

Práticas recomendadas para um time de marketing distribuído

A equipe distribuída apresenta várias vantagens em termos de produtividade e eficiência. No entanto, gerenciar essa equipe pode ser uma tarefa árdua, especialmente se o gestor não estiver familiarizado com as melhores práticas.

Aqui na Motor, optamos pelo anywhere office desde a criação da empresa e conseguimos ter sucesso com nossa operação. Isso porque mesmo a distância mantemos o time conectado na nossa plataforma, interagindo e colaborando para cada entrega.

Veja algumas práticas valiosas para garantir que esse processo funcione.

1. Comemorar vitórias

Não se esqueça de comemorar os sucessos ao longo do caminho! Mesmo que o time de marketing seja distribuído, ainda é importante reservar um tempo para comemorar as vitórias coletivas, a exemplo da produção de conteúdo. Fazer isso ajudará a manter o moral elevado e motivará todos a continuar trabalhando duro.

Celebrar os sucessos é uma ótima maneira de aumentar o moral da equipe e manter todos motivados. Também mostra à sua equipe que você está investindo no sucesso deles.

2. Programar momentos para a formação do time de marketing e vendas

Não é segredo que o trabalho em equipe é essencial para que qualquer organização funcione de forma eficaz. Mas o que acontece quando seu time está espalhado por diferentes locais? E quando essa equipe também é composta por um redator freelancer?

Como você pode garantir que todos estejam na mesma página e trabalhando para o mesmo objetivo? A resposta é simples: invista em exercícios de formação de equipe, mesmo quando seu time de marketing e vendas estiver distribuído.

Há uma série de benefícios em fazer isso:

1.Ajuda a construir confiança e relacionamento dentro da equipe. 

2. Permite que todos se conheçam melhor e compreendam os pontos fortes e fracos de cada um. 

3. Dá a todos a chance de desenvolver uma estratégia de marketing tech em conjunto antes de enfrentar o desafio, na prática.

Portanto, se você deseja garantir que sua equipe consiga trabalhar unido de forma eficaz, independentemente da localização, certifique-se de investir em exercícios de formação de equipe. Vai valer a pena no longo prazo.

3. Ter momentos de check-in

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para a gestão de um time de marketing distribuído é garantir que você permaneça conectado com os membros de sua equipe, mesmo que não esteja no mesmo local físico.

Cultivar momentos de check-in regulares é uma ótima maneira de fazer isso. Se você agendar bate-papos por vídeo semanais ou por e-mail, ou bate-papo diariamente, os check-ins dão a todos da sua equipe. Inclusive se o time tiver um redator freelancer, a chance de se conectar e se comunicar sobre projetos, metas e quaisquer desafios que possam estar enfrentando.

4. Ter fluxos de trabalho claros em um time de marketing distribuído

Mesmo quando sua equipe é distribuída, é fundamental estabelecer fluxos de trabalho objetivos. Ter uma compreensão clara de quem é responsável por quais tarefas garante que todos estejam na mesma página e que o trabalho seja feito com eficiência.

Pode ser útil criar uma representação visual de seu fluxo de trabalho, como um fluxograma ou mapa de processo. Isso facilitará para todos entenderem as etapas envolvidas na conclusão de uma tarefa.

Além disso, certifique-se de definir prazos e expectativas claros para cada estágio do fluxo de trabalho. Aqui na Motor, vimos, na prática, que com processos bem definidos e uma plataforma de gestão, a equipe se mantém, produtiva e eficiente, mesmo trabalhando remotamente.

5. Usar as melhores ferramentas

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para preparar seu time para o sucesso é escolher as ferramentas certas.

Mesmo que todos estejam trabalhando em locais diferentes, escolher as melhores ferramentas pode ajudar a criar uma sensação de coesão e melhorar a comunicação.

Com colaboradores atuando em várias regiões, a nossa plataforma centraliza os processos e ajuda nosso time de marketing distribuído a trabalhar com mais eficácia e eficiência, garantindo a qualidade dos conteúdos produzidos.

6. Priorizar a comunicação assíncrona

Para a gestão do trabalho remoto, uma das coisas mais importantes a fazer é priorizar a comunicação assíncrona. Isso significa garantir que todos na equipe tenham acesso às mesmas informações e que comunicações importantes não podem depender da interação em tempo real.

Daí a importância de usar documentos compartilhados e um software de gerenciamento de projetos.

Na Motor, nossa plataforma de conteúdo mantém todos – colaboradores e clientes – na mesma página.

7. Definir expectativas claras

Reserve um tempo para comunicar suas expectativas claramente desde o início.

Certifique-se de ser específico sobre o que você precisa de cada membro da equipe e quais são os prazos. Também é útil manter esse planejamos acessível online, para que todos possam consultar a qualquer hora e em tempo real. 

8. Exercitar a empatia

Em um mundo onde empresas estão se tornando globais, é fundamental conseguir ter empatia com pessoas de outras culturas. Busque exercitar a empatia e construir relacionamentos fortes.

Primeiro, tente aprender sobre a cultura dos seus colaboradores. Quais são seus valores e crenças? Quais são seus estilos de comunicação? O que pode ser considerado ofensivo em sua cultura? Ao entender tudo isso, você será mais capaz de se relacionar com os profissionais.

Em segundo lugar, seja paciente e flexível. Não espere que todos operem de acordo com sua programação ou se comuniquem da mesma maneira que você. É claro que manter padrões e processos é importante. Mas conhecer diferentes maneiras de fazer as coisas e estar disposto a fazer ajustes quando necessário pode levar à inovação

Terceiro, sempre mostre respeito por cada colaborador do seu time e, mesmo que você não concorde com ele. Evite fazer suposições ou julgamentos sobre sua cultura e caráter. Em vez disso, aborde cada interação com uma mente aberta e vontade de aprender.

Exercitando a empatia, conseguimos  construir relacionamentos fortes e parcerias duradouras com colaboradores de todo o mundo.

Gerenciar um time de marketing distribuído é um desafio para gestores e colaboradores. Mas aprender a administrar e estar em uma equipe distribuída é um grande passo rumo à conquista da produtividade no ambiente de trabalho. 

E você: já pensou em adotar o anywhere office na sua empresa? Qual o modelo de trabalho do seu time hoje?

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