Redator: como escolher o ideal para sua empresa tech?

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Redator: como escolher o ideal para sua empresa tech?

9 Minutos

26 de janeiro de 2022

Saiba identificar qual tipo de redator você precisa e encontre todos em um só lugar, no Ecossistema Tech de Produção de Conteúdo!

Em uma estratégia de marketing de conteúdo, o redator desempenha um papel crucial para o alcance de resultados positivos, como aumento do tráfego, dos leads e das vendas da sua empresa. Mas, você sabia que, nesse universo, existem o redator freelancer, o redator publicitário, o redator online, o redator web e o redator jornalístico?

Para entender, neste artigo, explicamos o que é e o que faz um redator, e mostramos como escolher o melhor profissional para sua empresa tech. 

Boa leitura!

O que é redator?

Um redator é uma pessoa capaz de criar e revisar textos para artigos, revistas, blogs, materiais publicitários e outros. Como veremos adiante, existem profissionais focados em diferentes áreas como escrita jornalística, publicitária e para web, por exemplo.

Contudo, independentemente do ramo de atuação do redator, a tarefa desse profissional é a de escrever com o objetivo de atrair a atenção da audiência.

O que faz um redator?

Em poucas palavras, um redator é o profissional que redige textos destinados à publicação. 

Se ele escrever para um jornal, por exemplo, seu objetivo é o de elaborar artigos jornalísticos. Já se o redator trabalha no marketing, ele será responsável por elaborar materiais visando colocar em prática a estratégia de produção de conteúdo da empresa para a qual trabalha. 

Via de regra, trata-se de alguém que sabe escrever, e que, portanto, conhece as regras e técnicas para elaborar materiais com coerência, coesão e assertividade gramatical. 

Tipos de redator

A maneira como um redator escreve artigos para blogs será diferente da redação de  comunicados à imprensa, e-mails, e-books, infográficos e outros. Com isso em mente, agora que você entendeu o que é um redator e o que ele faz, conheça os tipos de profissionais existentes no mercado.

Redator publicitário

O redator publicitário é um profissional da comunicação cuja tarefa é criar textos para anúncios e diferentes tipos de campanhas. A mensagem que utiliza é mais voltada para uma abordagem de vendas, tentando convencer a audiência a comprar um produto ou a utilizar um serviço.

Redator jornalístico

O redator jornalístico é um profissional que possui conhecimento comprovado das técnicas de jornalismo. Ele tem como objetivo escrever textos que informam o leitor sobre algum acontecimento. Ou seja, não produz conteúdo como uma abordagem de vendas.

Esses profissionais são qualificados para realizar atividades de assessoria de imprensa, que incluem a redação de releases para serem enviados aos veículos jornalísticos. 

Redator web

O redator web, conhecido também por webwriter ou redator online, é responsável por escrever conteúdo para um site, blog ou para mídias sociais. Ele possui todo o know-how para pesquisar, escrever e revisar um texto, bem como conhece e domina técnicas de otimização para Search Engine Optimization (SEO)

Além disso, o profissional é capaz de escrever conteúdo adaptado à solicitação e às necessidades de seu cliente, levando em consideração a persona do negócio.

Redator copywriter

Copywriting é a arte de escrever textos e mensagens atraentes para promover uma marca, um produto ou serviço. A disciplina nasceu no campo da publicidade e tem o objetivo de facilitar a chamada para ação de leitores com texto de qualidade em um site.

Podemos dizer também que o copywriting é uma forma de redação que se baseia nas dores da persona de uma empresa, a fim de oferecer conteúdo que ela considere relevante e de qualidade, no momento em que for necessário para ela. 

A estratégia produção de conteúdo com o suporte de um redator copywriter vem sendo muito utilizada por empresas de tecnologia para se comunicarem com sua audiência mais assertivamente.

Ao contrário de um jornalista, que possui uma missão meramente informativa, o redator copywriter, embora possa até levar algum tipo de informação, faz com que o leitor tome alguma ação, como seguir a empresa nas redes sociais, falar com algum especialista, fazer download de um material, entre outras.

Para atingir seus objetivos, o copywriter escolhe as palavras certas para criar um elo emocional com o leitor. As técnicas utilizadas pelo redator se aplicam a todas as mídias de marketing digital, como:

Entenda também que o redator copywriter possui uma combinação de habilidades de escrita e de conhecimento da psicologia humana. Quanto a este último, o profissional utiliza esse know-how para escrever conteúdos que devem prender a atenção dos leitores e atingir um objetivo, que pode ser o de transformar um lead em cliente.

Destacamos ainda que, independentemente do tipo de redator, na hora de buscar por um profissional procure encontrar as respostas para as seguintes perguntas:

  • A pessoa tem conhecimento técnico para realizar o trabalho?
  • Qual é o estilo de escrita a que o redator está habituado? É mais descontraído ou técnico?
  • O estilo se encaixa em sua empresa e marca?
  • O profissional possui experiência em escrever para o seu nicho com resultados comprovados?
  • O redator é flexível, por exemplo, consegue criar um e-book e um social post?
  • O profissional tem um portfólio a apresentar que possa comprovar suas habilidades de escrita?

Vantagens de escolher um redator para o blog

Até aqui você entendeu o que é redator, o que ele faz e quais tipos existem. Agora, veja os benefícios que ele pode trazer para o blog de tecnologia:

Maior conexão com seu público

Todo profissional de marketing sabe que precisa engajar com a audiência para conseguir alcançar resultados com suas ações. Uma das melhores maneiras de atingir esse objetivo é cativar a persona com um conteúdo envolvente. 

Um bom redator sabe como criar essa conexão por meio do tom de voz certo.

Melhorar a visibilidade nos mecanismos de pesquisa

Ter um redator para o blog, e que possua conhecimento em estratégias de SEO, significa contar com um profissional que será totalmente capaz de criar conteúdo que seja atrativo também para os mecanismos de busca.

Dessa maneira, à medida que a estratégia evolui, a empresa tech vai ganhando melhor posicionamento no Google.

Aumentar os resultados com marketing de conteúdo

Em muitas empresas de tecnologia existe um profissional do marketing que assume diversas frentes, como planejamento, redação, revisão e criação de materiais. Isso pode até fazer algum sentido para negócios que estão dando os primeiros passos, porém, no médio e longo prazo essa atitude pode ser “um tiro no pé”.

O principal problema de centralizar todas as tarefas da área em um único profissional é que, no final do dia, ele fará muitas coisas, mas não conseguirá trazer os resultados esperados. Quando isso ocorre, muitas empresas caem no erro de acharem que as ações de marketing são um gasto e não um investimento.

Ao contar com um ou mais profissionais totalmente dedicados à redação, sua empresa tech poderá publicar conteúdos com mais frequência e, claro, mais qualidade. E se o redator tiver experiência, sua marca tem muito mais chances de ser a primeira a ser considerada na hora que seu lead decidir precisar de algo que você tem a oferecer.

Um redator profissional entende sobre como escrever para blogs de tecnologia

O esforço para redigir um texto de qualidade é, infelizmente, subestimado pela maioria das pessoas. Dentre as tarefas de um redator estão:

  • Realizar uma pesquisa sobre o tema;
  • Procurar por dados de mercado;
  • Inteirar-se sobre a persona para não errar na linguagem e no tom de voz; e 
  • Escrever conteúdo que seja facilmente identificado pelos mecanismos de pesquisa.

Tudo isso leva um tempo considerável, razão pela qual é importante que a redação de artigos para blogs seja realizada por profissionais dedicados à tarefa (e que não precisem exercer outras atividades de marketing).

Onde encontrar os melhores redatores para sua empresa tech?

Se o seu objetivo é formar uma equipe de redatores na sua empresa tech, pode divulgar a vaga no LinkedIn ou em sites de RH. Contudo, como a opção de contratação CLT costuma ser mais cara para as empresas de tecnologia, várias optam pelos freelancers. 

Nesse caso, existem algumas plataformas no mercado nas quais você pode encontrar redatores para colocarem em prática a estratégia de marketing de conteúdo da sua organização É o caso da 99freelas e Workana

Porém, o processo de seleção do profissional pode exigir alguns dias. Além disso, é preciso levar em consideração que o freelancer possui diversos outros clientes e que, por esse motivo, pode não ser um profissional que consiga cumprir prazos ou criar textos na frequência desejada.

Outra opção muito utilizada são as agências de content marketing, que já possuem redatores com conhecimento na área e fazem a gestão de todo o processo de criação de conteúdo. Ou seja, você não tem a preocupação de encontrar o profissional, realizar treinamentos, cobrar prazos e realizar outras ações de gestão. 

Se a agência for especializada no segmento da sua empresa, melhor ainda! Assim, você conta com a garantia de que os textos serão criados e revisados por alguém que está inserido no seu setor e que, portanto, sabe como atingir seus objetivos de forma muito mais rápida. 

É o caso da Motor Tech Content, agência de marketing de conteúdo 100% voltada para a indústria de tecnologia. Por conta disso, toda nossa equipe de redatores está habituada a criar materiais que realmente conversam com a persona tech e que são atrativos para uma audiência super exigente. 

Como estamos inseridos no universo da tecnologia, entendemos as demandas que as empresas possuem no que diz respeito ao marketing. Esse nosso entendimento nos fez inovar e criar o plano de criação de conteúdo sob demanda

Como o nome sugere, nesta opção sua empresa de tecnologia compra, conforme a necessidade, conteúdos especializados. Eles podem ser em diferentes formatos como blog post, post social, infográfico ou qualquer outro tipo de conteúdo do nosso portfólio.

Para isso, basta acessar Ecossistema Tech gratuitamente, configurar sua conta e comprar os créditos quando precisar. Em seguida, nós encontramos o profissional mais indicado para produzir o seu conteúdo de tecnologia e gerenciamos todo o processo de produção e prazos de entrega.

Por que contar com a Motor na produção de conteúdo para marketing digital especializado?

Conclusão

Com um redator experiente e qualificado, você com certeza terá muito mais chances de alavancar suas vendas e tornar sua empresa cada vez mais conhecida. Por isso, o importante é encontrar um profissional que possa ajustar sua abordagem a cada tipo de conteúdo, como por exemplo um texto para Google Ads e outro para uma campanha de e-mail marketing. 

Se você quiser ter menos trabalho para encontrar um redator experiente, reduzir custos e não deseja correr o risco de confiar seu conteúdo a uma agência que não entende de tecnologia, cadastre-se agora mesmo no Ecossistema de Produção de Conteúdo da Motor.

Então, não perca tempo! Faça a gestão dos materiais de maneira eficaz e, se precisar, conte com a ajuda de um redator qualificado.

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