Não revitalizar conteúdo de tecnologia e mais 6 erros do marketing

Marketing de Conteúdo

Não revitalizar conteúdo de tecnologia e mais 6 erros do marketing

6 Minutos

3 de dezembro de 2020

Está na hora de fazer o planejamento de marketing. Que tal revitalizar conteúdo de tecnologia? Veja porque explorar essa estratégia e evite os principais erros na produção de conteúdo.

No mundo distópico atual, o marketing de conteúdo de tecnologia nunca foi tão necessário. Em tempos de isolamento social, não há como fugir da força da internet, inclusive para os negócios. E se antes muitas empresas já apostavam no marketing digital para impulsionar os negócios, hoje é uma lei de sobrevivência.

O ano praticamente acabou e já é hora de pensar no planejamento para 2021. As empresas de tecnologia saem na frente, uma vez que um marketing de conteúdo de tecnologia com qualidade e bem distribuído pode ajudá-las a gerar mais leads sem prejudicar o seu orçamento. Muitas organizações sabem disso, mas mesmo assim continuam cometendo os mesmos erros e os resultados acabam não atingindo as expectativas.

Por isso, é preciso evitar alguns equívocos. Entre eles, não revitalizar conteúdos de tecnologia periodicamente e não reutilizar conteúdos tech. Você tem certeza que faz tudo certo quando o assunto é marketing de conteúdo de tecnologia? Então prossiga na leitura do post e veja alguns dos principais erros.

Os 7 erros mais comuns do marketing de conteúdo

1- Pensar que conhece tudo sobre seu cliente

Mesmo as empresas que têm muitos anos de atividade e têm certeza que conhecem seu cliente pecam no marketing de conteúdo. O maior desafio delas continua sendo conhecer seu público-alvo em detalhes: saber suas dores, problemas e preocupações mais comuns. 

Para maior sucesso nessa missão é ideal desenvolver pesquisas para criar uma persona porque, sem conhecê-la, o conteúdo não será assertivo. A persona é um personagem fictício que representará sua audiência e serve para orientar a produção de conteúdo. O objetivo é criar um perfil que sintetize as principais características dos clientes, para que a marca consiga criar estratégias alinhadas ao seu público e capazes de atender suas demandas. Veja como fazer em 3 passos:

#1 Pesquise a base de seus clientes: 

Você tem muitas informações sobre os clientes dentro da sua própria empresa, que resumem características fundamentais de quem compra a sua solução. São dados demográficos, motivos pelos quais seu cliente optou pela sua solução, entre outros. Por isso, sua base de clientes é o lugar ideal para começar esse processo.

#2 Converse com a persona: 

A melhor forma de conhecer a persona é conversar com ela. Sempre existe aquele cliente mais próximo, que participa das atividades da sua empresa, não é? Então aproveite e marque uma conversa. Faça perguntas como, por exemplo: 

  • Quais são os principais desafios no dia a dia na empresa?
  • Que tipo de informação consome e onde costuma consumir a informação?
  • Em quais horários prefere consumir informações?
  • Quais tendências que influenciam o negócio em que atua?
  • Como a tecnologia influencia seu trabalho e sua vida?
  • Quais são suas preocupações e inspirações?

#3 Como criar o perfil da persona: 

Com as informações detalhadas é hora de criar o perfil da persona que deve conter dados como:

  • Profissão, formação e média de idade;
  • Porte e segmento da empresa que trabalha;
  • Rotina profissional e atividades que demandam mais energia;
  • Desafios;
  • Processos que fazem parte do trabalho;
  • Ferramentas utilizadas;
  • Recursos necessários para melhorar o desempenho profissional dele e do time;
  • Objetivos a curto, médio e longo prazo.

2- Focar muito em conteúdos para vendas

Muitas empresas de tecnologia produzem conteúdos voltados para os melhores benefícios oferecidos pelas suas soluções, quando na verdade deveriam focar em ajudar as personas com conteúdos de valor. Isso denota falta de conhecimento sobre a persona.

Para vender, que tal começar ajudando de verdade seu potencial cliente? Para fazer a estratégia funcionar, publique conteúdos que visem apoiar seu público nos problemas que enfrentam no dia a dia e desafios da sua jornada de compras, por exemplo. 

Usar o conteúdo somente com informações sobre a sua solução, em vez de atrair, pode ter o efeito contrário. Com um conteúdo realmente interessante, seu alvo estará sempre por perto. E com o tempo e o aumento do nível de maturidade do cliente em potencial, a escolha pela sua solução será natural.

3- Não manter regularidade na produção de conteúdo

Muitas empresas iniciam a produção de marketing de conteúdo de tecnologia em um ritmo acelerado. Mas não conseguem manter essa toada. Na verdade, não há regras sobre o volume de postagens semanais. Porém, para um bom resultado com o marketing de conteúdo, a frequência é fundamental.

Imagine um potencial cliente que busca uma solução como a sua e vai parar no seu blog para ler conteúdo relacionado aos desafios que possui. Se ele percebe que seu blog não é atualizado, acaba preferindo continuar a navegação para o próximo resultado da busca, não é? 

Portanto, o ideal é planejar o objetivo do conteúdo, temas, briefing e calendário de publicação com antecedência. Afinal, leva tempo para produzir, revisar e ajustar. Para ter uma ideia, dê uma olhada neste ebook gratuito “10 super dicas para começar já a produzir conteúdo atrativo de tecnologia”.

Contar com uma empresa especializada faz toda a diferença para ter mais êxito. Além disso, evita o risco de a tarefa ser deixada para depois no caso de outras prioridades para o time de marketing.

Uma estratégia de conteúdo bem pensada e vinculada aos seus objetivos de negócios servirá como seu guia durante o processo de desenvolvimento de conteúdo.

4 – Não revitalizar conteúdo de tecnologia

Revitalizar conteúdo de tecnologia é uma saída prática e bem utilizada no marketing digital, porém muitas vezes acaba sendo esquecida no planejamento anual. Isso ocorre porque há muito o que ser incluído nas ações do marketing da empresa de tecnologia. 

Revitalizar conteúdos já prontos pode ajudar a sua empresa de diversas maneiras. Significa atualizar dados e informações, pois quanto mais recentes melhor. Alguns destes dados a serem atualizados são:

  • Estatísticas e tendências;
  • Informações sobre planos e produtos;
  • Técnicas e tecnologias;
  • Todas as temáticas relacionadas ao segmento de tecnologia;
  • Todas as imagens, se você mudou a comunicação visual.

Como o seu o seu blog é focado em tecnologia é preciso ter uma atenção extra para não manter conteúdos desatualizados. Afinal o mundo tech muda todo dia e revitalizar conteúdo de tecnologia é uma ótima estratégia para acompanhar esse ritmo.

5- Não mensurar os resultados

Outro engano é não acompanhar os resultados. Afinal, como saber se o conteúdo está atingindo as metas? Somente por meio do acompanhamento das métricas será possível saber o que está funcionando e o que não está. 

A forma mais comum de  fazer esse acompanhamento é por meio de visualizações de página, vídeos, downloads e comentários nas redes sociais. Aliás, há um post bem bacana sobre isso, falando sobre como medir os resultados no marketing de conteúdo.

Outra forma de acompanhar é medir o resultado de compartilhamentos no Facebook e retweets no Twitter, por exemplo. Além disso, a sua grande fonte para medir os leads gerados é por meio dos dados informados nos formulários e downloads de materiais ricos ou o recebimento de e-mails. A partir disso, é só acompanhar os leads para verificar quantos deles passaram para uma conversão em venda.

6 – Não diversificar os tipos de conteúdo

As estratégias de marketing de conteúdo de tecnologia devem considerar, além da sua persona e dos tipos de conteúdo que lhe interessam, os formatos mais eficientes para transmitir as informações. Além disso, é interessante explorar o mesmo conteúdo de formas variadas. 

Conheça, neste post, 30 formatos que todo profissional de marketing de conteúdo precisa considerar.

7 – Não ter um time especializado em produção de conteúdo

Para que uma estratégia de marketing de conteúdo de tecnologia dê certo é preciso que esteja alinhada aos objetivos da empresa. Ter uma área de marketing e diversas ações sendo feitas não é garantia de estratégia bem definida. 

Muitas empresas de tecnologia estão produzindo conteúdo digital porque todas as outras estão fazendo, mas isso gera riscos. Entre eles, não conseguir resultados. Então, além de continuar lendo esse texto, confira 5 lições aprendidas com projetos de conteúdo digital que não deram certo.

Como revitalizar conteúdo de tecnologia

Estratégia importante atualmente é a revitalização de conteúdos de tecnologia que já são bem ranqueados. E melhor ainda se eles forem de fundo de funil, já que são importantes para uma conversão mais rápida em vendas.

Revitalizar conteúdos de tecnologia envolve atualizar as informações, as KWs e trabalhar um novo título para trazer acessos mais interessantes do que na primeira versão da publicação.

Veja abaixo como revitalizar seus conteúdo tech:

1. Selecione os campeões na busca orgânica: Revitalizá-los promove aumento desses resultados de busca. Isso é especialmente importante agora, em que todos as empresas precisam acelerar e aumentar resultados.

2. Identifique materiais relacionados à atualidade: Na revitalização, é importante identificar os materiais fazem sentido para o momento atual da sua persona. 

3. Refaça os títulos e intertítulos: Títulos e intertítulos chamam a atenção do lead. Atualizá-los ajuda a alinhar o material ao objetivo atual das suas ações. 

4. Substitua dados de mercado defasados: Traga sempre dados atualizados, pois aumenta a credibilidade do conteúdo.

5. Traga novos exemplos: Exemplos mais atuais combinam com os novos cenários de mercado.

6. Busque novos backlinks: Os backlinks ajudam bastante na indexação, além de trazer tráfego. Aproveite para revisar os links utilizados. 

7. Renove a Call To Action: A CTA estimula seu lead a tomar uma ação. 

8. Revise a utilização das palavras-chave: É preciso revisar a utilização das palavras-chave no conteúdo. Principalmente em títulos, intertítulos, primeiros e últimos parágrafos. 

9. Reavalie as regras de SEO (Search Engine Optimization): As regras e práticas mais atuais do marketing digital também devem ser reavaliadas aqui. Isso pode ajudar ainda mais no ranqueamento do material.

Por que revitalizar conteúdo de tecnologia?

Utilizando uma boa estratégia de conteúdo é possível atualizar os materiais de maior qualidade. Revitalizar conteúdo de tecnologia é comum para manter sites e blogs ativos. É uma ação que pode aumentar a visibilidade da empresa.

Em vez de elaborar sempre materiais novos, o melhor é aperfeiçoar os que você já tem, se ainda forem atuais e relevantes para seu público. De quebra, auxilia seu blog a manter metas de duas ou três publicações por semana, o suficiente para um bom ranqueamento, se estiver tudo certo com o SEO.

Assim, veja abaixo 5 motivos para revitalizar conteúdo de tecnologia

1 – Maior visibilidade e otimização do site

Ao reutilizar conteúdos tech você otimiza o site segundo as palavras-chave mais pesquisadas. Isso porque conteúdos muito antigos, em alguns casos, não estão mais adequados às técnicas usadas para o ranqueamento nos mecanismos de busca. 

Estamos falando sobre SEO, a melhor tradução em ações do que o Rank Brain do Google e outros algoritmos buscam.

Era comum, antes, ver textos lotados de palavras-chave, que se repetiam de forma truncada. Em vez de tentar encaixar essas peças a todo custo, para o algoritmo do Google é muito mais importante trabalhar a temática em profundidade e melhorar aspectos de UX (User Experience) do seu site. O que importa agora é o engajamento.

2 – Conteúdos antigos podem ser negativos para o funil

Um conteúdo antigo pode fazer um estrago significativo para sua empresa, se um visitante vira lead interessado em ofertas que a empresa de tecnologia não oferece mais. Sem atualização, o material pode atrair leads inadequados às suas soluções e afugentar os que procuram por algo que sua empresa passou a oferecer. 

O que acontece é que as informações destes conteúdos antigos não mostram os diferenciais e novas soluções aplicadas ao seu produto ou serviço. Reutilizar conteúdo tech para o funil de vendas é válido, desde que ele entregue ao lead informações e diferenciais que a sua empresa oferece atualmente.

3 – Prolonga a vida útil do conteúdo

Nesta nova era as coisas se tornam obsoletas muito rapidamente e não é diferente para as informações presentes em um conteúdo. O que é novo hoje, amanhã pode estar defasado em função do surgimento de novas tendências ou mudanças nos algoritmos.

O conteúdo tem vida útil. Não há como controlar o tempo que ele permanecerá atual, mas é possível prolongar esse status ao reutilizar conteúdos tech. As informações do site são revitalizadas e novas práticas de otimização podem ser aplicadas junto ao conteúdo.

Com isso, o conteúdo não somente ganha mais vida útil, como também aumentam as chances de ele ser visto por mais pessoas, por mais tempo. 

Aliás, um conteúdo fresco é importante para o bom posicionamento nos resultados de busca. O chamado “freshness factor” é considerado pelos algoritmos de busca, que priorizam conteúdos recentes e com qualidade, quando comparados aos demais.

4 – Oferece uma imagem mais positiva da marca

Embora o marketing de conteúdo de tecnologia não seja uma ferramenta direta de vendas, é uma prática que leva a empresa a fechar mais negócios por meio da promoção da autoridade e da imagem da marca. É, portanto, uma forma de relacionamento por meio da informação e, às vezes, da personalização.

Ocorre que as mudanças em ofertas de solução e produtos levam a novos posicionamentos de marca. Às vezes, é preciso até mudar o domínio do site. Nestes casos, revitalizar os conteúdos tech será a forma para voltar a atrair mais visitantes. Isso porque você também atualiza os objetivos por trás de cada material antigo.

Quando não se faz a atualização os clientes e leads podem ficar com uma imagem negativa da marca. Até mesmo as imagens usadas nos posts do blog podem indicar isso, pelo tipo de edição e pelas mudanças na sua comunicação visual ao longo dos anos.

5 – Ajuda a alcançar novos públicos

Em geral, conteúdos recém-publicados não conseguem atingir o desempenho esperado. A razão é que leva tempo para que atinjam um bom número de acessos, conquistando autoridade e melhor ranqueamento nos motores de busca.

Quando um conteúdo é reutilizado, a tendência é atrair novos visitantes. Quem pratica essa estratégia percebe que o tráfego gerado por esses conteúdos atualizados é bastante positivo, sobretudo quando também são atualizadas as técnicas de SEO.

Por que priorizar o marketing digital tech na sua empresa?

Em janeiro de 2020, o número de sites, registrado pela Netcraft, foi de mais de 1,2 bilhão no mundo. Dez anos atrás, este número era de 255 milhões. Contrariando todas as expectativas, o Brasil vem se destacando na expansão do acesso à internet. 

O crescimento do número de usuários é, em grande parte, alavancado pelos dispositivos móveis, que também já são os preferidos por aqui. De acordo com a última pesquisa TIC Domicílios, o número de brasileiros conectados chega a mais de 126 milhões.

Ou seja, será cada vez mais importante para os negócios as empresas conhecerem as melhores práticas de marketing digital. Para entender melhor como revitalizar conteúdos de tecnologia, leia 9 passos para revitalizar seus conteúdos rapidamente da Motor Tech Content.

Infográfico: Revitalização de conteúdo de forma rápida e fácil

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