Vivemos tempos diferentes, controversos. A pandemia que começou na China foi se alastrando pelo mundo até chegar ao Brasil e nos fez inventar um “novo normal”. E isso repercute em todas as áreas. Por isso pergunto: o que é mais importante quando o assunto é estratégia de marketing digital? Vamos entender o que o conteúdo tem a ver com isso.
Há algumas semanas participei de uma live com Bruno Moreira, cofundador da Ekyte, e Gabi Gonçalo, head de Marketing da Netshow.me. Juntos debatemos justamente sobre este tema: quais devem ser as prioridades do marketing nesse período de retomada das atividades pós-quarentena.
E sabe qual foi uma das principais conclusões a que chegamos? Agora é a hora do marketing de conteúdo. Vou explicar porque apostamos nisso. Mas primeiramente, vamos entender o que mudou.
Principais assuntos desta postagem:
As mudanças no comportamento do cliente
O momento que vivemos é complexo e cada empresa tem uma realidade diferente, seja a redução no time ou no budget destinado às mais diversas ações. O fato é que, como as empresas, o comportamento do consumidor também mudou — e muito.
Estamos vendo hábitos de consumo se transformarem. No B2C o brasileiro está fazendo mais compras online focadas em alimentos, bebidas, móveis para trabalhar em casa. De acordo com o Google, esses termos tiveram um crescimento de 30% a 90% nas pesquisas.
Há um uso maior da casa e a preocupação com o seu asseio, o que leva a uma alteração natural do uso de itens que antes não eram tão populares. No B2B, área de atuação da Motor Tech Content, os desafios trazidos pelo home office também foram muito discutidos.
O ponto principal é entender o que essas mudanças trouxeram e transformar essas percepções em decisões estratégicas. E isso pode significar a reformulação de produtos, serviços e soluções.
A importância do conteúdo no marketing digital
Tudo indica que é hora de revisitar a persona e entender o que ela está vivendo agora. É importante fazer uma análise sobre o momento atual, seus novos desafios e anseios para direcionar a comunicação.
Após fazer essa avaliação, se você já tem uma base de leads bem trabalhada, o ideal é priorizar os conteúdos de fundo de funil, já que eles são mais diretos e ajudam a converter leads em clientes.
Um outro ponto a ser avaliado é entender que tipos de conteúdos estão em evidência neste momento. Um estudo publicado pela Global Web Index mediu o consumo de mídia durante a pandemia pela faixa etária. A Geração Z, por exemplo, passou a consumir mais vídeos online. Já a Geração X prefere TV online (streaming) e broadcast. Se o seu negócio tem forte apelo nesses públicos é preciso avaliar como estar presente nesses meios.
Um outro exemplo de inovação em conteúdo vem do Airbnb. A empresa teve 70% de redução nas reservas pela plataforma nos mercados europeus e asiáticos. Como solução, eles têm estreitado o relacionamento com a comunidade de anfitriões e usado as habilidades da própria comunidade para criar experiências online.
Mais tempo para consumir conteúdo
As pessoas estão com mais tempo para consumir conteúdo e isso leva a uma outra reflexão: rever o seu planejamento de marketing de conteúdo e pensar em ajustes a curto prazo. Estamos falando de fazer previsões para 15 dias, no máximo. Agilidade é palavra de ordem.
Adie as ações que tenham um ciclo de vida mais longo e procure desenvolver conteúdos que ajudem o time comercial a criar um engajamento empático com os prospects. A integração entre marketing, vendas e produto é muito importante!
Trabalhe também a retenção de quem já faz parte da sua base, com conteúdos que estimulem o consumidor a utilizar melhor o seu produto ou serviço. Ou mesmo webinars e vídeos gravados que ajudem essas empresas a simplesmente continuarem vivas durante esse período tão difícil. Todos temos responsabilidade em manter nossos clientes e prospects e ajudá-los a superar essa fase.
Quer exemplos de conteúdo que ajudam a fazer isso?
- Como encontrar o seu público?
- De que maneira migrar do offline para online e vender em um marketplace?
Esses são temas que podem ser facilmente explorados em vários materiais e formatos.
Atualização de conteúdos
Uma outra estratégia de marketing digital importante a ser utilizada é a atualização de conteúdos existentes, já que materiais novos podem demorar para serem indexados. Escolha os que já performam bem e revitalize os mesmos, de modo que eles atendam às demandas deste momento. Fazer uma campanha paga para um público segmentado pode ser uma boa alternativa de reuso também.
Percebeu o valor de priorizar o marketing de conteúdo? Ele tem ganhado cada vez mais importância e as empresas que o utilizarem a seu favor devem sair mais fortes lá na frente.
Vou deixar aqui um link para um material que traz um apanhado bem bacana das estratégias sobre as quais debatemos. Com certeza você poderá tomar ações aí na sua empresa com esses insights.
Por Jaque Oliveira Hansen
Artigo originalmente publicado no perfil da cofundadora da Motor Tech Content, Jaque Hansen. Siga-nos nas redes sociais para acessar conteúdos exclusivos de especialistas em marketing de tecnologia.