Marketing de conteúdo tech na crise: por que investir?

Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo tech na crise: por que investir?

7 de maio de 2020

A seguir, saiba como marketing de conteúdo pode diferenciar sua empresa tech em momentos de crise e confira 3 possibilidades para aplicar agora. 

Não podemos negar que a pandemia de Covid-19 pela qual estamos passando afeta todos os segmentos de mercado. Como a principal orientação para conter o avanço acelerado da doença é o distanciamento social, muitos negócios precisaram parar suas operações presenciais.

Por outro lado, o que não pode parar — e nem deve — é o investimento em marketing de conteúdo, especialmente para aquelas empresas tech que atuam no ramo B2B (Business to Business). A produção de conteúdo pode ser feita home office, tanto por sua equipe interna quanto por uma agência especializada, e é fundamental neste momento para manter a comunicação com seu público. 

Neste texto, aprenda como a produção de conteúdo sob demanda, personalizado e especializado para cada etapa do funil de vendas pode alavancar o consumo durante e após a crise do novo coronavírus. 

Marketing de conteúdo para negócios tech: como vender mais em tempos de pandemia 

O Banco Central divulga regularmente o Boletim de Mercado Focus, com projeções de indicadores. Até o momento da publicação deste artigo, a previsão era de queda no PIB de -2,96% em 2020. Na semana anterior, era de -1,96%. Ou seja, os números mudam rapidamente e fica mais difícil tomar decisões com base neles.

Diante dessas incertezas trazidas pela pandemia, é ainda mais importante buscar diferenciais no mercado B2B. Por isso, o marketing de conteúdo pode ser uma oportunidade das empresas tech mostrarem para seu potencial cliente que investir em tecnologia pode ser a saída para sobreviver a crise.

Para garantir que sua empresa possa cumprir esse papel, é necessário que ela seja encontrada facilmente pelo potencial cliente em todas as etapas do funil de vendas. Ou seja, desde o momento em que ele inicia sua pesquisa até o momento em que está pronto para comprar.  

Veja esses dois exemplos: 

  • se a sua empresa oferece um ERP, produza conteúdos que mostre como a tecnologia pode otimizar a produtividade do seu potencial cliente;
  • se você oferece um BI (Business Inteligence) no varejo, demonstre como ele pode ajudar a entender o comportamento do consumidor neste momento para direcionar melhor as ações de oferta.

Neste momento em que todos estão cheios de dúvidas a respeito da doença, é por meio do marketing de conteúdo que sua empresa tech será capaz de disseminar informações de valor sobre o assunto e ajudar sua persona.

Esse é um dos maiores desafios do marketing de conteúdo para empresas B2B: idealizar maneiras inteligentes, inovadoras e interessantes de vender seus serviços para seus clientes. Ou seja, é necessário ser relevante na vida do consumidor.

A seguir, conheça algumas possibilidades de marketing de conteúdo para colocar a estratégia em prática. 

3 formas de fazer marketing de conteúdo 

Para criar conteúdos que realmente agreguem valor, é fundamental um levantamento detalhado sobre quem é e como se comporta a persona da sua empresa tech. O sucesso do marketing de conteúdo se baseia na interação intensa, cada vez mais personalizada e que entrega conteúdos relevantes para o público. 

A ideia é distribuir conteúdos que vão agregar valor, construir a autoridade da sua marca e aumentar a competitividade da empresa tech no mercado. Por exemplo: 

  • Estudos de caso;
  • Materiais ricos, como infográficos; 
  • E-mail marketing;
  • Blog posts;
  • Entre outros. 

Vamos detalhar 3 destas possibilidades: 

1 – Forneça estudos de caso 

Estudos de caso têm forte influência, especialmente para empresas B2B. Normalmente as pessoas pesquisam produtos antes de tomar uma decisão de compra, e os estudos de caso podem ajudar a provar que você está oferecendo um produto ou serviço de qualidade. 

Uma pesquisa da Gartner de 2019 mostra que compradores de empresas passam cada vez mais tempo fazendo suas pesquisas online e com outros grupos do que falando com fornecedores. Na verdade, apenas 17% desse tempo é reunido com potenciais fornecedores. 

Confira aqui alguns cases que vão fazer você acreditar no potencial que o marketing digital tem para trazer sucesso à sua empresa de tecnologia.

2- Keep in touch: use e-mail marketing

É necessário que a sua empresa mantenha contato com quem demonstra interesse em adquirir os produtos ou serviços oferecidos. Com a automatização de e-mail marketing, é possível disparar periodicamente conteúdos relevantes para cada etapa do funil, por meio da segmentação de listas. 

Assim, sua empresa cria um relacionamento com os potenciais clientes, marca presença e mantém contato, algo fundamental durante e após a crise.  

Leia também: 5 Dicas para fazer nutrição de leads eficiente em empresas tech

3- Aposte em conteúdo rico 

Além de produzir conteúdo para o blog corporativo e para as principais redes sociais, é importante para a empresa tech demonstrar seu diferencial. E com conteúdo rico e diversificado fica muito mais fácil atrair a atenção do público. 

Por exemplo, que tal resumir um blog post de 3.000 palavras em um infográfico? Ou torná-lo um e-book de fácil leitura e apelo visual? Essa inovação vai ajudar sua persona a reter mais rapidamente as informações e considerá-lo uma fonte confiável. 

Porém, quando o assunto é propor e fazer formatos diversificados, como um infográfico ou quiz, falta equipe ou habilidades necessárias para a confecção do material? Nesse momento, o conteúdo sob demanda é uma alternativa para empresas tech apostarem em inovações como essa. 

Pacotes on demand: conheça essa inovação da Motor 

Encontrar o parceiro certo para produzir conteúdos especializados em tecnologia é a chave mestra para fazer dar certo a contratação sob demanda, pois é importante que sejam materiais diferenciados e aprofundados.

Nós somos uma empresa especializada em produzir conteúdo para negócios de tecnologia, com pacotes on demand de compra e, claro, também queremos ajudar a sua empresa a passar por esse período. 

Na contratação sob demanda, qualquer empresa tech pode acessar o ecossistema, online e gratuito, para usar nossa solução e os recursos disponíveis para organizar a produção de conteúdo. Nosso modelo on demand acompanha as tendências de consumo e economia da recorrência. Por isso, inova em diversos pontos, como:

  • Não é necessário assinatura de contrato com fee mensal;
  • Você pode comprar um formato específico;
  • É possível comprar só texto, só imagem ou só diagramação;
  • Nosso ecossistema pode ser acessado sem custo;
  • Você só paga pelo conteúdo que contrata, quanto contratar;
  • A preocupação com prazo, conhecimento e qualidade é nossa. 

Ainda tem dúvidas se o marketing digital de fato gera resultados? Quer descobrir por que contar com o conteúdo sob demanda é o ideal? Entenda como essa estratégia de compra de créditos pode ser a oportunidade que sua empresa precisava para manter o marketing de conteúdo ativo. Reunimos no One Page a seguir algumas razões para sua empresa tech optar por conteúdo on demand.

Descubra por que a sua empresa deve optar pelo conteúdo on demand

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