Chamar atenção, construir autoridade e vender mais são ações que podem ter sucesso garantido com aplicação do marketing de influência. Então, confira essas dicas!
O marketing para os consumidores já foi um processo um pouco mais simples. As empresas colocavam anúncios na mídia impressa, compravam espaços de rádio e , se tivessem um negócio grande o suficiente, anunciavam também na TV.
Mas os tempos mudaram. Apesar dessas práticas ainda existirem, as empresas agora precisam prestar atenção a novos canais de comunicação, a exemplo das mídias sociais, serviços de streaming de áudio e vídeo, aplicativos móveis, entre outros.
De fato, o mercado está cada vez mais desafiador, então a questão que fica é: como alcançar o consumidor ávido por novidades e dependentes de tecnologia?
A resposta para essa dúvida é uma só: as empresas precisam se conectar e criar confiança junto aos seus clientes por meio de experiências, o que é possível por meio do marketing de influência.
Para entender melhor o contexto do marketing de influência e saber como ele pode ajudar as empresas de tecnologia, continue a leitura do nosso artigo até o final.
Principais assuntos desta postagem:
Marketing de influência: a voz de líderes-chave para direcionar a mensagem da sua marca para o mercado
Em vez de fazer marketing diretamente para um grande grupo de consumidores, as empresas contratam e pagam influenciadores digitais para divulgar o seu negócio.
O marketing de influência geralmente anda de mãos dadas com duas outras formas de marketing: mídias sociais e marketing de conteúdo. A maioria das campanhas que utilizam pessoas de referência no mercado digital tem algum tipo de componente de mídia social que espalha a palavra ou a marca por meio de seus canais sociais pessoais.
Muitas campanhas que abordam estratégias de marketing de influência também carregam um elemento de conteúdo. Na prática, você cria temas ou assuntos para que os influenciadores abordem em suas campanhas nas redes sociais e nos demais canais de comunicação.
Marketing de influência: a importância da estratégia para as empresas de tecnologia
A economia da influência mudou a forma como compramos coisas, para sempre. De acordo com pesquisa feita pelo Gartner, em 2020, os canais digitais representaram quase 80% dos orçamentos de marketing, com a publicidade digital representando 22% do total gasto.
Os profissionais de marketing estão, atualmente, envolvidos em alguma forma de marketing de influência. Neste cenário, provavelmente essa estratégia crescerá à medida que os influenciadores de mídia social ganham mais exposição.
Com a demanda em alta, a economia dos influenciadores está mudando para soluções mais simplificadas. O mercado já oferece ferramentas como redes de influenciadores, startups especializadas e até mesmo serviços programáticos para ajudar as marcas a acessarem as pessoas de referência no mercado com mais facilidade.
Marcas que não fazem parte disso estão perdendo o controle e o posicionamento no mercado. Os consumidores, agora, são protagonistas da jornada do comprador. Por isso, fica cada vez mais difícil alcançá-los somente com a publicidade tradicional. O digital tem feito total diferença.
Mas quais são as práticas de marketing de influência que devem ser adotadas pelas empresas de tecnologia, nesse novo contexto de marketing e vendas?
Se sua empresa optar por colocar a estratégia de marketing de influência em prática, temos pelo menos 5 práticas recomendadas para que o uso de influenciadores gere, de fato, resultados positivos.
1 – Sua empresa precisa estar presente nas mídias sociais para alcançar seu público
Torne-se sua empresa de tecnologia ativa nas redes sociais, além disso, acompanhe outras campanhas. Leia, assista e ouça todo o conteúdo que você puder colocar em suas mãos. Monitore e poste engajamentos e interaja com influenciadores. E principalmente, mostre autenticidade nas campanhas promovidas por sua empresa, compartilhe experiências e se envolva.
2 – Seja seletivo em suas escolhas
Não existe um número certo de influenciadores a serem usados em suas campanhas de marketing de influência. Você pode selecionar celebridades, clientes, funcionários, etc. Escolher os influenciadores certos será determinante para o sucesso de sua estratégia, por isso, é fundamental ser seletivo com quem você trabalha.
Na prática, escolher o influenciador certo pode ser uma grande desafio para uma empresa de tecnologia, então comece fazendo estas duas perguntas:
- O que sua marca representa?
- O que seus influenciadores podem fazer para sua marca?
Conecte-se com outros profissionais de marketing de influência ao longo de sua jornada. Pesquise influenciadores em potencial e converse diretamente com eles para saber se são adequados para sua marca.
O marketing de influência funciona melhor quando os influenciadores têm um alto grau de credibilidade e integridade, e se torna efetivo para as empresas quando eles endossam as marcas, objetivos e propósitos do negócio.
3 – Construa uma base sólida
Existem várias etapas a serem seguidas para construir uma base sólida com o uso do marketing de influência.
- Obtenha a adesão da liderança da empresa, apresentando o uso de outros programas de influenciadores e mostrando os resultados dessas campanhas;
- Mapeie as prioridades para o ano;
- Escolha a tecnologia e as ferramentas necessárias para executar seu programa;
- Crie um programa de influenciadores;
- Mensure o sucesso das ações com influenciadores;
- Obtenha o orçamento e os recursos necessários.
4 – Escolha seu tipo de conteúdo
Os tipos de conteúdo incluem blogs, fotos, vídeos, transmissões ao vivo, podcasts e infográficos. Mas não importa o tipo de conteúdo que você escolher, certifique-se de discutir um tópico e não um produto. Você também deve sempre ter uma chamada para ação.
Além disso, capacite os influenciadores para contar sua história e não coloque restrições sobre eles. Certifique-se de deixar o influenciador ser ele mesmo.
5 – Nunca pare de investir na melhoria contínua
Mesmo que você pense que já descobriu todo o processo do marketing de influência, é importante continuar evoluindo usando o seguinte método:
- Use tecnologia e dados para descobrir o que realmente está funcionando;
- Continue experimentando e testando novas ideias;
- Evolua com seu programa e deixe que dados e influenciadores guiem seu sucesso.
As pessoas estão falando online… faça parte da conversa
A mídia social mudou a forma como as marcas interagem com os clientes, promovendo um ambiente onde os consumidores têm acesso imediato à informação.
Por meio das mídias sociais, as pessoas coletam informações sobre marcas e produtos e, em seguida, tomam decisões de compra com base no que descobrem. Marcas de sucesso aproveitam as mídias sociais para se manterem conectadas com os consumidores, participando ativamente desse diálogo online.
No entanto, publicidade não é o mesmo que fazer parte da conversa. Em vez disso, os anúncios o distraem, desviando o foco das pessoas do que é importante para elas. Trabalhar com influenciadores permite que as marcas contribuam para a conversa em vez de inviabilizá-la.
Para saber mais sobre o impacto e a importância dos novos canais de comunicação para sua estratégia de marketing, continue sua leitura sobre o tema no artigo “Conteúdo e social selling para empresas de tecnologia”.
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