Geração de demanda via WhatsApp: como explorar a ferramenta no marketing?

Marketing de Conteúdo

Geração de demanda via WhatsApp: como explorar a ferramenta no marketing?

21 de janeiro de 2021

A geração de demanda via WhatsApp cresceu após a pandemia, mas você sabe como explorar todo o potencial da ferramenta para o seu marketing de conteúdo tech?

O novo momento das empresas, impulsionado pelo sistema home office, tem aumentado a geração de demanda via WhatsApp. Com o distanciamento social, o atendimento que antes era feito pelas ligações recebidas no escritório passou a ser realizado pela ferramenta, favorecendo também o marketing de conteúdo tech.

Como forma de relacionamento com o cliente, o WhatsApp permite interagir de forma direta com os leads da empresa tech. Assim, é possível transmitir informações ao compartilhar os links mais impactantes do seu blog tech, entre outras informações.

O potencial da geração de demanda via WhatsApp pode ser uma novidade para muitos empresários, mas é uma tendência que precisa ser avaliada para suas ações atuais e futuras. 

Vamos entender como aproveitar essa estratégia no seu marketing de conteúdo tech?

O crescimento da geração de demanda via WhatsApp

De acordo com uma pesquisa da empresa de atendimento ao cliente Aivo, a geração de demanda via WhatsApp teve um salto de 516% entre os meses de fevereiro e maio de 2020. O levantamento mostra que as empresas estão cada vez mais focadas na comunicação digital principalmente pela diminuição dos agentes nas centrais telefônicas.

De fato, o WhatsApp permite que os colaboradores possam realizar o atendimento pelo modo home office, facilitando o sistema das empresas em tempos de distanciamento social. A tendência tem tudo para se manter, segundo o que aponta outro relatório, o CX Trends.

Desenvolvido pela startup Octadesk e pelo Opinion Box, o material revela que a ferramenta já vinha crescendo antes mesmo da pandemia do coronavírus. O WhatsApp já era o meio preferido de 57% clientes para se comunicarem com as empresas até o mês de fevereiro.

No relatório anterior, de 2019, o telefone ainda estava na liderança para 54% dos consumidores — o WhatsApp vinha em segundo lugar, com 48% de aprovação. Esse constante crescimento reflete a agilidade da ferramenta para as respostas, alavancadas por soluções de inteligência artificial, como os chatbots.

Porém, um atendimento mais personalizado ainda traz mais humanização para as empresas. Então, a geração de demanda via WhatsApp abre espaço para focar também no marketing de conteúdo tech como reforço de vendas, ajudando a tirar dúvidas de clientes indecisos.

Marketing de conteúdo tech ajuda a capturar o contato dos leads

O WhatsApp se tornou estratégico para as empresas e facilita trabalhar o lead no funil de vendas, alimentando-o com conteúdos. Porém, você não precisa necessariamente esperar que o seu público entre em contato. O próprio marketing de conteúdo tech pode ajudar conseguir voluntariamente os números telefônicos para contato.

É natural que as pessoas pesquisem sobre prestadores de serviço na internet, deparando-se com os sites mais relevantes nas buscas. Por isso, você precisa trabalhar muito bem o SEO dos seus conteúdos para que eles cheguem até você — mas esse é só o primeiro passo.

Uma vez que você consiga gerar movimentação no site, precisa garantir que o lead entre em contato ou, pelo menos, deixe seus dados à disposição. Nesse sentido, os materiais ricos, como e-books e infográficos, são fundamentais.

A partir de uma landing page com formulários de preenchimento, os usuários podem baixar materiais especiais para entender melhor sobre os temas de interesse. É preciso investir em conteúdos de relevância para despertar o interesse, levando o visitante a deixar os dados para ter acesso ao material.

Como usar o WhatsApp nas ações de marketing digital

O WhatsApp é a ferramenta de mensagens mais usada no Brasil, superando inclusive o Facebook Messenger. São cerca de 130 milhões de usuários no país, o que valoriza seu uso para as empresas. Inclusive, existe uma versão específica para esse fim: o WhatsApp Business.

Essa ferramenta permite criar um perfil empresarial no aplicativo, inserindo informações como endereço, site, e-mail e horário de funcionamento. Além disso, você recebe um selo de verificação, garantindo a autenticidade da conta. Dessa forma, você gera um cartão de visitas para seus clientes.

Porém, a geração de demanda via WhatsApp vai além. Assim como o Facebook e o Instagram, por exemplo, é possível publicar stories, compartilhando momentos que desaparecem depois de 24 horas. Essa é uma forma de gerar conteúdos, publicando informações importantes sobre seus produtos e soluções, ou mesmo sobre tecnologia.

Você também pode aproveitar para fazer chamadas para artigos do blog ou materiais ricos. Ao atrair o lead para o seu site, você aumenta as chances de conversão, já que ele saberá mais sobre as vantagens do seu produto e como pode se beneficiar com ele.

Esse compartilhamento também pode ser feito de forma direta, durante o contato por mensagens. Sempre que o consumidor tiver dúvidas sobre soluções ou uma tecnologia, você pode compartilhar um conteúdo mais informativo, facilitando a explicação. Explore o potencial dos grupos para tirar dúvidas comuns e interagir com seus clientes!

E se você optar pelo atendimento por chatbots, pode utilizar os conteúdos para alimentar as informações do assistente virtual. Inclusive, você pode programá-lo para sugerir conteúdos que podem tirar dúvidas dos clientes.

Conteúdo como peça fundamental para resultados eficientes

O conteúdo é a peça mais importante de uma estratégia de marketing, porque reúne as informações de uma forma mais densa e atrativa para o público. Além disso, vários temas podem ser abordados, o que facilita despertar a atenção dos visitantes.

Esse poder de atração pode ser entregue em diversos formatos, bem como por uma variedade de canais. E o WhatsApp é um deles. Assim como outras redes sociais, a ferramenta também permite utilizar o conteúdo como forma de gerar resultados.

Por isso, procure investir nos materiais informativos como estratégia do seu marketing de conteúdo tech para WhatsApp. Quanto mais o seu lead conhecer os seus produtos e serviços, mais ele poderá ser convencido a fechar negócio!

5 dicas para não cometer erros

Como toda ferramenta, entretanto, é importante se atentar para não cometer erros no WhatsApp. Confira 5 dicas a seguir:

  1. Tome cuidado para não exagerar no uso da ferramenta e deixar outras estratégias de lado. O aplicativo deve ser usado como complemento do seu marketing de conteúdo tech, mas não prioridade exclusiva;
  2. Mensagens muito longas são cansativas. Evite enviar textos grandes nas conversas para não cansar o lead. Por isso, o uso de links de artigos pode ser estratégico em algumas situações. O mesmo vale para os áudios;
  3. Em relação aos grupos, nunca adicione um lead sem autorização prévia. Sugira a opção a partir dos seus canais de comunicação e estratégias específicas, como no caso dos eventos online;
  4. Manter uma linguagem correta, sem erros gramaticais, também é essencial para gerar confiança. Outra dica é evitar o uso excessivo de emojis para que sua empresa seja levada a sério;
  5. Tenha uma estratégia bem planejada e estruturada. Manter o padrão utilizado em outros canais de marketing garante uma comunicação alinhada e consistente.

A geração de demanda via WhatsApp é uma ótima maneira de expandir o seu marketing de conteúdo tech e trabalhar os seus contatos. Com tantas vantagens, basta explorar o potencial da ferramenta com consciência para que os resultados comecem a aparecer!

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