Conheça os principais cursos que podem melhorar o desempenho do profissional de marketing na era da tecnologia
Com a entrada das novas gerações no mercado de trabalho, que já nasceram imersas num mundo globalizado, os costumes e diretrizes que sempre regeram bem as corporações vêm sofrendo inúmeras mudanças. E a área de marketing e vendas não ficaria de fora.
Quem está pronto para assumir a missão de trabalhar com o marketing em empresas de tecnologia?
Por mais qualificação que o profissional de marketing tenha, a velocidade das mudanças sempre gera um pouco de insegurança, que, se acompanhada da curiosidade, abre vários caminhos na busca por mais conhecimento. Não é mesmo?
Mas como direcionar a vontade do seu time de saber mais sobre Inbound Marketing, marketing de conteúdo, growth hacking e outras áreas?
No planejamento de marketing e na produção de conteúdo digital, por exemplo, existem muitos cursos (até mesmo gratuitos) que podem contribuir na atuação e na valorização do profissional do ramo. Esta é uma ótima forma de deixar sua equipe sempre atualizada. Por isso você precisa compartilhar este texto com seu time.
Nos próximos tópicos, falaremos um pouco mais sobre as habilidades e cargos de marketing que estão em alta no momento. Ao final, listamos vários cursos disponíveis que podem turbinar a carreira do profissional de marketing. Confira!
Principais assuntos desta postagem:
Novas tendências para o planejamento de marketing
Como dissemos acima, o novo mercado de trabalho exige uma polivalência de conhecimentos de modo que toda a corporação se beneficie de com as novas contratações.
A própria área de marketing tem sido essencial na busca de novos clientes. E de que forma a conquista acontece? Por meio das estratégias de inbound marketing e na criação de diferentes conteúdos digitais profundos e de qualidade que chamam a atenção dos leads.
Ou seja, com o marketing se tornando peça-chave no dia a dia corporativo, é de se esperar que a polivalência de conhecimentos seja necessária. É preciso conhecer as ferramentas de marketing a fundo. Além disso, esse profissionais devem dominar a produção de conteúdos digitais de qualidade, na mesma medida em que têm que conhecer o público-alvo com que se relacionam. Portanto, existem muitos conhecimentos implicados em produzir e divulgar materiais de excelência online.
Para gerenciar uma equipe de marketing de sucesso, é necessário focar na contratação ou desenvolvimento de profissionais com múltiplas habilidades. Dentre as mais importantes, temos conhecimento de mercado, familiaridade com mídias sociais, SEO e demais ferramentas, entre outros.
A seguir, falaremos um pouco mais sobre os novos cargos em alta para o marketing digital.
Novos cargos para o profissional de marketing
A Robert Half, maior empresa de recrutamento especializado no mundo, elabora, anualmente, guias de remuneração e tendências de recrutamento para diversas áreas. Dentre as profissões que estão em alta para o ano de 2020, a pesquisa lista as seguintes:
- Diretor de Marketing;
- Head of Growth;
- Analista de Inbound Marketing.
Em relação aos papéis desenvolvidos pelo profissional de marketing, o diretor fica responsável pela criação da identidade da empresa e pelo desenvolvimento de campanhas que promovam os produtos e serviços. Além disso, ele ainda precisa estudar e entender as tendências de mercado para estabelecer ações que estejam de acordo com o que o público espera.
Já o Head of Growth fica à frente do time de growth hacking e se responsabiliza por estudar e criar estratégias tecnológicas e de marketing voltadas para o crescimento acelerado da empresa. Em tempos de startups, este cargo é uma forte tendência para quem busca formas de escalar seus negócios de maneira saudável.
Enquanto isso, o Analista de Inbound Marketing estuda seu público-alvo e cria estratégias para aproximá-los de seus produtos e serviços. Além disso, ele se envolve no planejamento dos briefings e calendários de publicação, assim como cuida do compartilhamento desses materiais.
Off-line perdeu espaço
O que podemos analisar, com as breves descrições das responsabilidades dos cargos que estão em alta na área de marketing é que o marketing tradicional ou off-line não é mais a grande prioridade nas corporações.
Segundo o relatório da Robert Half, “o desejo das empresas por mapear métricas, como por exemplo de cliques, acessos e conversões, tem feito com que o marketing offline se torne cada vez mais escasso”.
Ou seja, as empresas estão buscando profissionais com perfis analíticos, capazes de identificar os resultados da ação e possíveis pontos de melhoria. Diferentemente do que ocorria com as métricas off-line, o marketing digital possibilita a visualização direta das métricas de modo on-line, às vezes em tempo real.
E não é só isso. Para que esta tendência digital continue em alta, os recrutadores têm valorizado habilidades e conhecimentos em ferramentas de análise e otimização de buscas, como SEO, AdWords, Google Analytics, entre outros. É o uso estratégico destas ferramentas que permite que os conteúdos digitais recebam tráfego orgânico.
Mais uma vez é a polivalência de conhecimentos que melhora a atuação dos profissionais. Quanto mais estudo, melhores são as estratégias de marketing e, em consequência, os resultados.
Cursos para turbinar a carreira do profissional de marketing?
É de se esperar que, com o inbound marketing em alta, assim como a busca por profissionais com conhecimentos nas diversas ferramentas disponíveis, o mercado tivesse uma grande oferta de cursos para quem quer se atualizar. E é exatamente o que tem acontecido.
Listamos 3 categorias de cursos nos quais sua equipe precisa se inscrever. Veja a seguir quais são elas.
1 – Automação de marketing
Em relação à automação de marketing digital, que é o uso da tecnologia para aumentar o alcance das estratégias de marketing, existem cursos gratuitos e pagos para quem quer turbinar seus conhecimentos:
- Mini curso on-line da Escola do Marketing
- Automação de marketing, da Udemy
- Inbound marketing e automação, da ESPM
- Curso de Marketing Digital, da Learn Café
2 – Ferramentas de marketing
Para quem quer aprender a utilizar melhor as ferramentas de marketing, mas não pode gastar muito, temos:
- Curso de SEO da Conversion
- Curso de Google Adwords da Partners Academy University
- Cursos de estratégias de marketing para redes sociais (Facebook e Instagram) da Facebook blueprint
- Curso de Google Analytics da Analytics Academy
- Curso de técnicas, ferramentas e estratégias da Udemy
3 – Marketing Digital
Quanto aos cursos de marketing digital com outros focos, podemos listar:
- Curso de marketing digital com foco em gestão e análise de marketing da RD University
- Curso On-line de Analista de Marketing da Portal Educação
- Growth Hacking, estratégias de crescimento exponencial da Descola
- Growth Hack básico, Pro e programação para profissionais de marketing da Growth Hack Cursos.
Enquanto você avalia essas sugestões, que tal entender melhor como nutrir seus leads tech? A Motor Tech Content, empresa especialista em gerar conteúdos para negócios de tecnologia, criou um infográfico completo com dicas quentes que podem ajudar na qualificação dos seus leads.
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