Como investir em tecnologia em marketing na sua empresa tech?

Tecnologia e inovação

Como investir em tecnologia em marketing na sua empresa tech?

9 Minutos

11 de junho de 2021

Planejar investimentos em tecnologia em marketing pode alavancar seus resultados, principalmente no digital.

O Gartner estima que os gastos mundiais com TI deverão crescer 8,4% em 2021, em relação ao ano passado. De acordo com a empresa de consultoria, isso significa que os investimentos realizados no mercado de tecnologia poderão atingir a cifra de 4 trilhões. 

Esses investimentos serão destinados a diversas áreas: dispositivos, softwares empresariais, serviços de TI, data center, entre outros. Já parou para pensar qual fatia desse montante será destinada ao investimento em tecnologia em marketing?

Já que muito dinheiro vai circular no mercado tech, queremos saber se sua empresa está pronta para aproveitar o momento. Mais especificamente se você já sabe por onde começar a investir em tecnologia e marketing.

Para abordar o tema, iniciamos com uma pergunta:

Por que a tecnologia tem conquistado profissionais de marketing?

Existe um conceito muito utilizado hoje em dia que representa a convergência entre marketing e tecnologia. Este conceito, conhecido por martech, é relativamente novo e veio para atender a uma nova demanda. 

Para compreender, pense no marketing de anos atrás. Como explicamos neste post, anteriormente, o marketing era orientado ao produto e centrado no comprador. Hoje o foco está no ser humano, com os clientes sendo vistos como pessoas com emoções e uma necessidade de propósito.

Isso significa que nós, profissionais de marketing, precisamos pensar em cada ação com o objetivo de alcançar o cliente. Para tanto, é importante que usemos soluções martech, às quais unem marketing e tecnologia. 

Praticamente toda empresa tech lida com soluções martech. Mas se você ainda tem dúvidas de que o mercado valoriza cada vez mais a tecnologia em marketing, observe algumas estatísticas:

  • 39% dos profissionais de operações de marketing dizem que o envolvimento e a experiência do cliente é o motivo mais popular para investir em novas tecnologias.
  • 43% dos profissionais de marketing relatam que seu departamento é um dos primeiros a adotar novos canais e tecnologias.
  • Com as altas apostas em um cenário de tecnologia em rápida evolução, 93,8% dos profissionais de marketing sentiram que era “muito” (62,7%) ou “um pouco” (31,1%) importante para sua empresa realizar investimento em tecnologia emergente, com a experiência do cliente e engajamento (40,5%) provando ser a motivação número um.  

Segundo o State of Branding Report 2020, “os profissionais de marketing de hoje estão em uma busca constante para serem mais orientados por dados e habilitados para tecnologia a fim de trabalhar ‘mais rápido, mais inteligente, mais fácil’, alimentando o que parece ser o crescimento exponencial da indústria global de martech — agora estimado em até US $ 121,5 bilhão”.

Martech: como investir em tecnologia em marketing na sua empresa tech?

Outro relatório, o State of Branding Report 2021, traz a seguinte pergunta que foi realizada aos entrevistados: a tecnologia ajudará ou atrapalhará a criatividade no departamento de marketing da sua organização?

A resposta: para a grande maioria dos entrevistados (89%) a tecnologia ajudará na criatividade no departamento de marketing. 

Sobre o uso da automação, criatividade e tecnologia em marketing, “mais da metade dos entrevistados disse que a automação aumentará a eficiência, liberará tempo para que os membros da equipe da marca se concentrem em tarefas mais importantes e/ou melhorará a consistência da marca em sua organização”, pontua o relatório.

Já que tecnologia e marketing andam juntos, qual investimento em tecnologia o marketing da sua empresa tech pode fazer? Separamos algumas ideias:

Gestão de redes sociais

Não temos mais dúvidas de que o marketing nas redes sociais é uma das formas mais impactantes de influenciar a persona. Afinal de contas, as mídias sociais representam hoje uma das principais estratégias de marketing de conteúdo.

Além disso, as redes sociais tornaram-se importante ponto de contato das empresas com seus clientes. E como clientes querem uma experiência completa, as conversas por redes sociais são também um canal de atendimento.

Para que as mídias tragam resultados, tenha em mente que a chave para usá-las é saber qual é o seu objetivo com a estratégia. Isso servirá para direcionar o público, criar conteúdo relevante e manter uma marca forte.

Com relação à tecnologia, existem várias ferramentas que profissionais de marketing podem usar para ganhar mais visibilidade e engajar com a audiência.

Análise de SEO

A análise da otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é fundamental para melhorar o posicionamento orgânico da sua empresa tech no Google. No entanto, posicionar-se bem organicamente parece uma arte misteriosa porque o Google está sempre mudando seus algoritmos.

Por essa razão, o primeiro passo é ficar por dentro das mudanças. O segundo é colocar a mão na massa.

Mas é importante lembrar que um investimento em tecnologia é necessário para quem busca se classificar acima dos concorrentes. Assim como no caso das redes sociais, para análise de SEO existem muitas ferramentas no mercado que podem ajudar.

Planejamento de marketing de conteúdo

Segundo o State of Branding Report 2021, mais da metade das empresas entrevistadas planeja aumentar seu orçamento de tecnologia para dimensionar a criação de conteúdo. Eles também chamam atenção para o fato de que os profissionais de marketing estão diversificando seus investimentos a fim de dimensionar a produção de conteúdo.

Por essas e outras, é certo que o planejamento de marketing de conteúdo é uma estratégia que precisa ser vista com todo carinho pela sua empresa tech.

Reforçamos que a criação de conteúdo precisa ter como objetivo aguçar o interesse pelo produto ou serviço da sua empresa. Para que isso seja possível, a qualidade dos materiais produzidos é primordial. De nada adianta investir em ferramentas para gestão de conteúdo se a qualidade dos materiais for baixa.

Em outras palavras, investimento em tecnologia em marketing é necessário para automatizar processos e gerenciar todas as etapas da criação de conteúdo, mas sem qualidade os resultados não aparecerão. 

Geração de leads

Capturar mais leads é o que toda empresa busca quando investe em tecnologia e marketing. Como temos mostrado, o marketing digital é atualmente a principal ferramenta utilizada para a captação de leads.

De modo geral, o marketing conta com várias estratégias para ajudar a atrair o cliente. Das que trazem mais densidade e valor para o público, citamos o marketing de conteúdo. Então, se seu objetivo for melhor gerenciar seus leads, é preciso fazer uso do inbound marketing e enviar conteúdos com diferentes abordagens para o lead. 

Falando em geração de leads, queremos aproveitar o gancho e mostrar como sua empresa pode unir ações de inbound e outbound para atrair clientes altamente qualificados. Para saber mais, basta acessar o whitepaper: Receita Previsível – Ações inbound marketing e outbound para encher o funil de vendas.

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