Ausência de planejamento estratégico de marketing tech afeta seus resultados

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Ausência de planejamento estratégico de marketing tech afeta seus resultados

29 de dezembro de 2020

A falta do planejamento estratégico de marketing tech é um dos motivos para campanhas fracas e sem resultados, podendo gerar outros problemas na equipe de marketing e na empresa de tecnologia.

Quando o marketing de conteúdo de tecnologia não dá o resultado esperado, algo com certeza está faltando nas campanhas. E é muito comum no mercado que a resposta seja o próprio planejamento estratégico de marketing tech!

  • Sua empresa tem objetivos claros? 
  • Você sabe quais são as próximas ações do seu marketing? 
  • Como esse departamento tem contribuído para alcançar os objetivos? 
  • O marketing de conteúdo e tecnologia está de fato ajustado para alcançar as metas?

Se você não for capaz de responder a essas perguntas, realmente está na hora de rever o planejamento de marketing tech. Confira neste artigo a importância dessa etapa nas estratégias e quais impactos sua ausência pode causar em uma empresa de tecnologia!

Por que o planejamento de marketing tech é tão importante

O planejamento de marketing tech é fundamental para garantir o sucesso das ações. O setor precisa ter um guia para conectar as diferentes estratégias realizadas e conseguir acompanhar a jornada do lead.

É muito comum ver no mercado empresas de tecnologia com campanhas rasas de divulgação, sem o devido valor que elas deveriam receber. Mesmo produzindo conteúdos de valor, de nada vai adiantar ter boas informações sem um plano coeso com técnicas e ações eficazes para levá-las ao público.

O planejamento permite mensurar os caminhos percorridos e sua validade no processo. A partir dele, é possível identificar quais campanhas funcionam para se relacionar com o consumidor e traçar planos para melhorar a experiência.

Além disso, a equipe consegue controlar melhor o orçamento e as despesas das ações. Os recursos passam a ser investidos com mais qualidade e melhores retornos.

Como funciona o planejamento estratégico de marketing tech

E o que considerar na hora de definir o seu planejamento de marketing tech? O ideal é utilizar informações concretas com base em resultados testados previamente e no perfil da sua empresa.

Dessa maneira, sua equipe será capaz de responder às perguntas que sustentam o planejamento e ajudam a guiar as estratégias. Não só se consegue resolver as questões listadas no começo deste artigo, mas também determinar os 4 itens a seguir:

1 – Pesquisa de mercado

Será que o seu produto tem vantagem em relação à concorrência? Quais são os diferenciais que ajudam a posicioná-lo melhor para aumentar as vendas? Quem é a concorrência e quais são as características das soluções disponíveis no mercado? O preço do seu produto faz sentido para convencer o público-alvo?

A pesquisa de mercado é ideal para responder a essas perguntas e direcionar o seu marketing de conteúdo e tecnologia. Sabendo como posicionar o produto, a equipe de marketing consegue fazer um plano personalizado para se relacionar com o público e promover as vendas.

2 – Análise de público-alvo

Saber o que o público espera é importante, mas você também deve determinar quais os perfis que se engajam melhor com a sua marca. Ou seja, é necessário entender quem são as personas.

Essa segmentação inclui a rotina das pessoas, as necessidades, os problemas enfrentados e como o seu produto pode fazer a diferença para elas. Essas informações ajudam a criar conteúdos mais estratégicos para atrair e engajar o consumidor.

3 – Definição de metas

As metas estão relacionadas aos objetivos da empresa, mas também aos resultados a serem alcançados com as campanhas. Isso inclui números referentes a:

4 – Acompanhamento de métricas

Para medir os resultados e verificar se as metas e objetivos do seu marketing de conteúdo e tecnologia foram alcançados, é preciso definir também as métricas a serem acompanhadas. 

O diagnóstico ajuda, por exemplo, a alterar as estratégias se os resultados estiverem fracos em determinado momento. Então, as métricas precisam estar alinhadas com as metas estipuladas.

Impactos da falta de planejamento estratégico de marketing tech

Agora você já conhece a importância do planejamento de marketing tech. Mas será que compreende os impactos da ausência dele nas suas campanhas? Os resultados baixos são evidentes, mas o que mais está incluído no pacote?

Chegou a hora de descobrir! Confira os 5 principais desafios na lista a seguir.

1 – Ausência de valor das ações do marketing

Um marketing de conteúdo e tecnologia desalinhado com as demais estratégias da empresa resulta em ações fracas e sem relevância para os negócios.

A falta de objetivos e metas leva a uma perda de valor para as campanhas. Elas deixam de gerar oportunidades e, muitas vezes, passam batidas.

2 – Dificuldade em convencer o board em novas ações

O planejamento estratégico de marketing tech é, em grande parte, responsável pelos resultados das campanhas. Sem ele, os números têm muitas chances de serem insatisfatórios.

A consequência é a falta de justificativa para os investimentos nas ações, já que falta consistência nos dados apresentados ao board. Assim, o quadro de decisores terá desconfiança em liberar mais verba para o setor.

3 – Falta de credibilidade pelas demais áreas

Quando um setor não traz resultados, toda a empresa tende a ser afetada. Assim como o marketing tem como missão gerar credibilidade da empresa para o mercado, o próprio setor cai em descrédito dentro da empresa se não apresenta os resultados esperados.

Diante dos maus olhares, muitos colaboradores podem entender que o marketing é uma área sem sentido. No pior cenário, isso pode levar à desativação desse setor tão essencial para a empresa e o desligamento da equipe, que precisará ter inteligência emocional para lidar com a situação.

4 – Dificuldade em saber se os investimentos estão trazendo retorno

Sem as metas estabelecidas no planejamento estratégico de marketing tech, a empresa tem uma visibilidade nebulosa sobre o retorno que os investimentos trazem. Resultados baixos podem até ser um parâmetro para mostrar que algo está errado, mas não apontam o que poderia melhorar.

Dessa maneira, líderes e gestores ficam impossibilitados de identificar onde estão as oportunidades para aumentar a efetivação das vendas.

5 – Estratégias muito limitadas

No marketing de conteúdo e tecnologia o planejamento também ajuda a definir uma campanha mais diversificada. Apostar em canais e formatos mistos ajuda a aumentar o alcance das ações, mas é preciso entender quais deles fazem sentido.

O problema é que as empresas sem planejamento de marketing tech têm uma visão limitada de como explorar seus conteúdos. Assim, tendem a criar apenas os materiais mais tradicionais, como artigos para blog e e-books. Formatos como o vídeo, por exemplo, acabam ficando de fora das ações.

Esses são alguns impactos de criar ações sem um planejamento estratégico de marketing tech definido, mas muitos outros problemas podem surgir. Para começar a ter as respostas para as perguntas feitas neste artigo e evitar os problemas listados, não deixa de criar os planos de ação!

Para que as suas estratégias tenham bom rendimento, você pode inclusive revitalizar os seus conteúdos. Descubra como fazer isso de uma maneira fácil e rápida!

Infográfico: Revitalização de conteúdo de forma rápida e fácil

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