Sistema de Informação de Marketing (SIM) refere-se basicamente ao uso de tecnologia para coletar dados relevantes relacionados ao mercado, vendas, preço, concorrência e alocação de bens e serviços. Essas informações são adquiridas após uma adequada análise e compreensão do ambiente de marketing para garantir a tomada de decisão eficaz na empresa.
De forma geral, o SIM lida principalmente com a coleta de dados internos e externos. Gera informações úteis a partir deles e demonstra o resultado aos tomadores de decisão. Os painéis de um SIM estão organizados por categorias e entregam dados consolidados para que gestores de marketing tomem decisões data driven.
Para entender melhor o conceito e os benefícios do Sistema de Informação de Marketing aplicado às empresas de tecnologia, continue a leitura do nosso artigo até o final.
Principais assuntos desta postagem:
Sistema de Informação de Marketing e seus recursos
O SIM é atualmente utilizado por diferentes tipos de empresa para obter vantagem competitiva e sucesso em seus negócios.
Na era digital e de alta conectividade que vivemos hoje, desenvolver estratégias de marketing eficazes requer das empresas de diferentes tamanhos e segmentos, um planejamento cuidadoso e uma pesquisa completa de dados.
Reunir informações e dados relevantes do mercado é fundamental, mas também é essencial organizar, analisar e distribuir os resultados adequadamente.
Vamos conhecer os múltiplos recursos utilizados pelo SIM para obter uma compreensão clara do conceito e entender como a coleta de dados é feita, processada e apresentada. Esses componentes funcionam dentro de uma estrutura de decisões de marketing e comunicação.
Sistema de Inteligência de Marketing
O sistema de inteligência de marketing é utilizado para coleta e análise de dados, mantendo a empresa informada sobre as atualizações diárias do mercado.
Essas atualizações incluem ambiente de marketing externo, tendências recentes, desenvolvimentos, transformação das necessidades dos clientes, avanço tecnológico, estratégia da concorrência e condições de mercado. Isso leva a se preparar para os próximos desafios e planejar futuras oportunidades de negócios.
Sistema de Pesquisa de Marketing
Um sistema de pesquisa de marketing consiste em uma ferramenta avançada que estuda a questão ou problema de marketing percebido. É feito com a ajuda de dados primários ou secundários coletados e apresentados em formato de tabela, ajudando os gestores a tirarem conclusões significativas.
O sistema de pesquisa de marketing também fornece aos tomadores de decisão possíveis soluções aos desafios apresentados e propõe múltiplas oportunidades de marketing.
Sistema de Relatórios Internos
Os dados disponíveis nos registros internos da empresa, a exemplo dos sistemas de controle de vendas, fluxos de caixa, contas a receber, contas a pagar, estoque, pesquisas, pessoal de marketing e custo, são registrados, analisados, monitorados, comparados e comunicados aos departamentos relevantes envolvidos na tomada de decisão.
Sistema de Apoio à Decisão de Marketing
No sistema de apoio à decisão de marketing, várias ferramentas matemáticas e econômicas (regressão, programação linear, otimização, estatística, análise de séries temporais, etc.) são utilizadas para gerar importantes insights para que gestores possam tomar as melhores decisões de negócio, dando base para um crescimento estratégico da empresa.
Uso do Sistema de Informação de Marketing para tomada de decisão
O Sistema de Informação de Marketing tem tudo a ver com a tomada de decisão correta para atender aos requisitos e objetivos organizacionais.
Existem três principais decisões de marketing tomadas com a ajuda do Sistema de Informações de Marketing.
1 – Decisões estratégicas
Decisões estratégicas são fundamentais para os gestores, uma vez que estão relacionadas aos objetivos, estrutura e políticas organizacionais que são cruciais ao negócio e afetam toda a empresa.
Por exemplo, decisões sobre marketing global e aquisição de mercado.
2 – Decisões de controle
As decisões gerenciais de controle são fundamentais para ações corretivas em caso de desvios e melhorias. Isto antecedido pela adequada avaliação e acompanhamento da implementação dos planos estratégicos definidos por gestores de nível superior.
Por exemplo, adotar uma estratégia de marketing adequada para aquisição de mercado potencial.
3 – Decisões operacionais
Decisões operacionais impactam diretamente nas atividades do dia a dia e na realização de tarefas específicas (como a utilização adequada de recursos), essenciais para a adequada implementação dos planos formados pelos gestores.
Por exemplo, direcionar os esforços das equipes de marketing e vendas durante campanhas de lançamento de novos produtos.
Importância do Sistema de Informação de Marketing para as empresas de tecnologia
O sistema de informações de marketing simplificou a tomada de decisão para os gerentes de marketing e também forneceu uma ferramenta útil para o planejamento estratégico das atividades empresariais aplicada às empresas de tecnologia.
Vamos agora entender seus vários benefícios:
Preenche a lacuna de informações
O sistema de informações de marketing facilita as empresas de tecnologia envolvidas no varejo global e outras práticas de comércio internacional. O objetivo do SIM é atender suas necessidades de informação e estar atento ao cenário mundial.
Facilita a tomada de decisão
O SIM, é uma ferramenta útil para a tomada de decisões futuras envolvendo escolhas estratégicas, operacionais e relacionadas ao controle da empresa.
Planejamento de marketing
O sistema de informações de marketing avalia a demanda do mercado e as vendas potenciais para garantir o planejamento eficaz das operações de marketing.
Auxilia nas decisões não relacionados a preço
O SIM também é usado para adotar estratégias de competição não relacionadas a preço. Facilita a imagem da marca, personalização e diferenciação do produto, relações públicas, serviços adicionais, etc., ajudando reter consumidores sem qualquer guerra de preços.
Criação e atendimento de demanda
O Sistema de Informação de Marketing aplicado às empresas de TI, também fornece informações sobre os requisitos do cliente. Assim, gerando a necessidade dos produtos desejados pelo consumidor, por meio de pesquisas de marketing e atendendo os desejos dos clientes.
Redução de custo e economia de tempo
O sistema de informações de marketing visa atender áreas deficitárias e auxilia em decisões voltadas para atender a desafios relacionados ao desperdício de tempo, custo e esforços em atividades desnecessárias.
Registro sistemático de dados
Fornece um arranjo ordenado dos dados coletados para fornecer informações úteis para planejamento de marketing e tomada de decisão.
Melhor avaliação e controle
O sistema de informação de marketing ajuda a monitorar e avaliar as operações e programas de marketing. Também prevê a tomada de ações corretivas no caso de não obter os resultados desejados.
Lidar com o ambiente e as tendências de marketing:
Manter-se regularmente de olho em quaisquer tendências de mudança nos ambientes econômicos, políticos, tecnológicos e competitivos é um desafio. O SIM ajuda as empresas de tecnologia a encontrar novas oportunidades e a preparar-se para os próximos desafios.
Sistema de Informação de Marketing na empresa de tecnologia
A empresa de tecnologia de sucesso tem foco no cliente. Então, desenvolve soluções que precisam estar em constante desenvolvimento para resolver desafios que sempre se transformam.
O Sucesso do Cliente externo é uma constante e nem sempre conseguimos criar soluções que resolvam as dores dos internos. O que é importante para o setor de marketing da empresa tech, por exemplo, fica restrito a planilhas e dashboards improvisados.
Ter um SIM elimina essa pulverização dos dados e torna o acesso à informação muito mais imediato. Conheça essa solução que vai ajudar o marketing da sua empresa a estar mais alinhado com os objetivos de negócio.