Porque sua estratégia de marketing tech não traz resultados

Marketing de Conteúdo

Porque sua estratégia de marketing tech não traz resultados

24 de dezembro de 2020

Você produz conteúdos, mas não percebe resultados significativos em autoridade, visibilidade e conversão de clientes? Saiba que o problema pode estar na sua estratégia de marketing tech.

A falta de um planejamento claro impede que muitas empresas de tecnologia aproveitem os benefícios do marketing de conteúdo. Também contribuem para isso problemas como publicações pontuais, sobrecarga da equipe e falta de análise dos resultados.

Continue lendo para saber por que isso ocorre e para descobrir como superar esses desafios.

Onde foi que eu errei?

Parece fácil, mas exige muito planejamento. Gerar conteúdos que realmente agreguem valor à sua empresa e saber respeitar as técnicas para ranquear nas plataformas de busca têm o potencial de alavancar resultados. No entanto, sem uma estratégia clara, todo esse esforço gera apenas frustração.

A ausência de retorno do seu investimento em conteúdo pode acontecer por diversos fatores. Entre eles, estão a falta de cadência necessária nas publicações, o excesso de tarefas do seu time e o não acompanhamento regular dos resultados.

Se alguma dessas faltas faz sentido para você, está na hora de repensar seu planejamento de marketing tech.

Ranquear bem leva tempo

Sabemos que não existe uma resposta pronta para a famosa pergunta: “Quanto tempo demora para a minha página aparecer nas melhores posições da SERP (Search Engine Results Page)?”.

Alguns dados podem comprovar que esse é um resultado que exige tempo e dedicação. A Ahrefs, ferramenta de SEO que analisa domínios de forma avançada, decidiu percorrer os dados históricos de classificação disponíveis no sistema da empresa e apresentar uma resposta.

Eles analisaram 2 milhões de palavras-chave aleatórias e os resultados nas páginas de classificação. Com isso, concluíram que, em média, os domínios que estão nas 10 primeiras posições possuem mais de dois anos de existência. Já as páginas que se encontram no primeiro resultado, têm em sua maioria mais de três anos de idade.

De fato, apenas 22% das páginas que estão entre os 10 melhores posicionamentos foram criadas em menos de um ano.

Então, a dica de ouro para a sua empresa de tecnologia é: paciência aliada à consistência.

Leve a cadência em conta na sua estratégia de marketing tech

Para além de seguir as boas práticas de marketing de conteúdo e respeitar as técnicas de SEO, observe se a sua empresa de tecnologia tem a cadência de publicações necessárias.

Caso não exista um planejamento dos conteúdos tech, tem algo muito errado. Se essa é uma preocupação apenas esporádica, pode ser esse o motivo da falta de resultados. Afinal, as publicações não precisam ser em quantidade exagerada, mas têm que ser constantes e relevantes.

Se sua empresa faz publicações apenas de forma pontual, é porque não há um objetivo traçado. Consequentemente, não há como avaliar se os resultados esperados foram alcançados. E quem não sabe para onde vai, não sai do lugar.  

Seu time pode estar com atribuições demais

Pensar na comunicação, tom de voz, planejamento de marketing tech, redes sociais, produzir os conteúdos, postar, atender aos clientes, acompanhar resultados, inovar e ainda pensar nas outras áreas. Se tudo isso está sobre os ombros de um time enxuto na sua empresa, está na hora de buscar parceiros para ajudar em algumas frentes.

Busque soluções especializadas em oferecer apoio por meio de um time de especialistas em conteúdos sobre tecnologia. Isso pode ajudar a garantir a frequência de publicações adequada, além qualidade e variedade.

Ajuda muito se esses parceiros forem especialistas em tecnologia.

A Motor Tech Content tem experiência comprovada na produção de conteúdo para estratégias de marketing digital de empresas de tech.

Confira alguns benefícios que empresas como a Motor podem trazer para melhorar a sua estratégia de marketing tech:  

  •  Acabar de uma vez por todas com os conteúdos pontuais e garantir cadência;
  •  Desenvolver uma linha editorial clara para os materiais;
  • Compreender e trabalhar com respostas para as dores reais das suas personas;
  • Ter continuidade, mas com a flexibilidade de orçamento – ideal para quem tem um orçamento variável;
  • Dar um respiro para a sua equipe, que poderá focar em outras demandas importantes.

Acompanhe os resultados e ajuste a estratégia

Depois que você já estabeleceu um bom planejamento dos conteúdos tech, organizou a frequência das publicações e garantiu um reforço para sua equipe, está na hora de analisar os resultados.

No marketing de conteúdo, o acompanhamento de métricas é essencial. No meio digital, medir esses resultados também é muito mais fácil.

Há uma gama bastante variada de métricas que podem ser observadas. Por isso, é preciso compreender quais delas fazem mais sentido para os objetivos traçados.

Há dois grupos de métricas, as sociais e as de negócio. Ambos são importantes e, se usadas em conjunto, podem gerar insights significativos para complementar — ou corrigir — sua estratégia de marketing tech.

Além disso, as métricas podem ajudar as equipes de marketing e vendas a trabalharem mais afinadas, pois mostram de que maneira as estratégias estão contribuindo com os resultados da empresa.

Algumas dicas importantes ao se falar de métricas são:

  • Uma métrica isolada pode não mostrar o que você precisa ver;
  • Avalie se as métricas sociais de fato são relevantes para as suas estratégias;
  • O marketing também deve analisar métricas financeiras, como ticket médio e LTV;
  • Avalie o perfil dos leads trazidos pela busca paga e pela busca orgânica;
  • Calcule o ROI ou ROMI dos seus investimentos de marketing individualmente;
  • Ofereça conteúdos de qualidade e relevância para sua persona para ter bom desempenho em conversões e cliques;
  • Quanto mais você conhecer da sua persona e quanto mais dominar o marketing de conteúdo, melhores serão seus resultados.

Aposte em quem é especializado em marketing de conteúdo tech

Vimos que ter uma boa estratégia de marketing tech, cadência, consistência e análise ajuda a alcançar melhores resultados. Se a sua empresa não trabalha esses itens, sem dúvida os objetivos vão passar longe do desejado. Veja o exemplo da Gr1d, que conseguiu transformar suas estratégias em resultados a partir de uma parceria. 

Case de Sucesso: Como a Gr1d aumentou em 70 vezes os acessos no blog

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