Lista de palavras-chave: como atualizar a sua?

Marketing de Conteúdo

Lista de palavras-chave: como atualizar a sua?

27 de julho de 2021

O bom desempenho da estratégia de SEO está relacionado com as palavras-chave utilizadas. Confira dicas de como atualizá-las. 

A lista de palavras-chave que sua empresa de tecnologia utiliza traduz bem seu negócio e o interesse da persona? Quando foi a última vez que ela passou por uma atualização?

Sabendo que os ajustes nos algoritmos do Google são frequentes, é certo que a estratégia de SEO (Search Engine Optimization) precisa de uma atenção de tempos em tempos. 

Pensando nisso, neste artigo queremos ajudar você a fazer uma análise das keywords da sua organização tech com um pouco mais de segurança. Boa leitura!

Afinal, por que é importante realizar análises frequentes da lista de palavras-chave?

O fato de tudo mudar rapidamente no mundo do SEO já seria um motivo importante. Mas além dele, existem outras razões que precisamos considerar. 

Para começar, o marketing de conteúdo é um dos impulsionadores da relevância para a estratégia de SEO. Quando a lista de palavras-chave usadas em posts no blog da empresa de tecnologia está atualizada, e condiz tanto com o negócio quanto com a persona, as chances de aumentar o tráfego orgânico melhoram consideravelmente. 

Neste ponto, você pode perguntar: mas as keywords continuam sendo tão importantes assim? Sim! Elas são cruciais tanto para os buscadores quanto para profissionais de marketing compreenderem a intenção por trás de uma pesquisa.

Ou seja, sempre que uma pessoa pesquisa no Google, por exemplo, a empresa tech precisa entender três coisas:

  1. Quais são as consultas sendo realizadas?
  2. Como essas consultas  impactam no negócio?
  3. Tomando como base essas pesquisas, como o melhor conteúdo pode ser criado para responder à intenção da consulta?

Colocando em outros termos, sem uma análise efetiva da lista de palavras-chave que podem ser utilizadas pela sua organização você corre o risco de escolher as erradas. Consequentemente, poderá ter pouco ou nenhum tráfego para suas páginas.

Em contrapartida, ao fazer bom uso dos termos a empresa de tecnologia pode começar a atrair mais visitas ao site, envolver mais pessoas e melhores públicos e garantir conversões. O resultado disso será visto no aumento das receitas.

Dicas para ter uma lista de palavras-chave efetiva

Para analisar as palavras-chave com mais segurança e, assim, melhorar a estratégia de SEO, procure pensar sempre no seguinte:

  1. Os termos direcionam para o que as pessoas estão procurando?
  2. As pessoas que entrarem no meu site usando essas palavras-chave encontrarão as respostas para suas perguntas?
  3. O tráfego para determinada keyword ajudará a alcançar os objetivos da estratégia digital?

Via de regra, caso não consiga responder a uma dessas três questões é porque precisará alterar as palavras-chave do seu negócio. Para não errar na hora da escolha, estas dicas podem ajudar:

#1 Concentre-se na pesquisa

A lista de palavras-chave da sua empresa de tecnologia precisa reunir todas as variantes possíveis que podem ter relevância para o site, o conteúdo, os produtos e os serviços atuais. 

Sem a correta pesquisa de palavras-chave, a empresa pode cair na armadilha de utilizar termos errados. Quando isso ocorre é improvável que os visitantes que entrem na página, permaneçam lá. Isso aumenta a taxa de rejeição do site (conhecida por bounce rate), algo que afeta negativamente o SEO.

Ou, ainda, com keywords erradas o conteúdo pode nem mesmo ser encontrado na pesquisa orgânica.  Vale destacar que hoje os mecanismos de pesquisa são bons em reconhecer o conteúdo que melhor resolve os problemas dos usuários. Por isso é tão importante manter os termos atualizados.

Para fazer a pesquisa de palavras-chave você pode utilizar algumas ferramentas existentes no mercado (mais adiante falamos sobre elas). Depois que uma listagem inicial for construída será necessário reduzi-la para os termos que são realmente relevantes ao negócio.

Na estratégia de conteúdo, sempre que você perceber uma redução do número de visitantes no site, vale refazer a  pesquisa da lista de KWs da empresa tech. Assim, você faz os ajustes necessários na listagem de palavras-chave, buscando garantir o tráfego do blog e site.  

#2 Faça brainstorming

A fim de manter atualizada a lista de palavras-chave, considere envolver membros da equipe comercial, clientes e outras pessoas que podem contribuir  como processo de brainstorming

Ao fazer breves sessões com as partes interessadas é bem provável que surjam termos relevantes e ainda não utilizados.

#3 Crie uma lista de intenções

Uma vez que a relação de keywords esteja em mãos, é preciso determinar o que os usuários querem obter quando realizam a pesquisa. Por exemplo, vamos supor que a persona de uma desenvolvedora de software para gestão de pessoas utiliza os seguintes termos em um motor de busca:

  • Melhorar o RH;
  • Diminuir custos RH;
  • Processos de recursos humanos;
  • Gestão de Pessoas mais eficiente.

Com essas palavras-chave, a empresa de tecnologia em questão pode pensar em criar materiais para mostrar os benefícios da automação dos processos de RH, dar dicas de como melhorar a área e trazer mais resultados, abordar a gestão paperless (sem papel) e por aí vai. 

O ideal é que para cada palavra seja criada uma lista de intenção, isto é, o que tem por trás das pesquisas sendo realizadas. Para quem está atualizando a lista de palavras-chave, verifique as mudanças que precisam ser efetuadas nos termos atuais e a abordagem que pode ser dada aos assuntos já trabalhados.

Ferramentas que podem ajudar a criar a lista de palavras-chave

Há algumas ferramentas disponíveis no mercado que ajudam a manter a lista de palavras-chave em dia. Elas são especialmente úteis para ficar por dentro dos termos que a concorrência e o mercado utilizam, o volume de pesquisa e o valor monetário das keywords.

Confira algumas das principais ferramentas disponíveis:

  1. Google Analytics: ferramenta mais conhecida e utilizada, além de ser considerada indispensável para a maioria dos profissionais responsáveis pela estratégia de SEO. É 100% gratuita.
  2. Ubbersugest: super fácil de utilizar e bem completa. O lado negativo é que para uso gratuito existem algumas limitações (vale a pena mesmo assim). Para usar todas as funcionalidades é necessário adquirir um plano. 
  3. SEMrush: a ferramenta é paga e é considerada uma das mais completas do mercado. 
  4. Answer The Public: ótimo para quando a inspiração resolve não dar as caras. Basta digitar a palavra-chave de interesse, selecionar o país e o idioma. Na sequência, o site traz uma listagem de perguntas relacionadas ao termo. O uso é gratuito.

Com essas dicas você conseguirá ter uma relação de palavras-chave atualizada com potencial de gerar resultados efetivos. Agora, o próximo passo é produzir os materiais certos para a sua empresa de tecnologia.Por isso, não perca tempo e conheça 6 modelos de conteúdo que qualificam leads.

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