O bom desempenho da estratégia de SEO está relacionado com as palavras-chave utilizadas. Confira dicas de como atualizá-las.
A lista de palavras-chave que sua empresa de tecnologia utiliza traduz bem seu negócio e o interesse da persona? Quando foi a última vez que ela passou por uma atualização?
Sabendo que os ajustes nos algoritmos do Google são frequentes, é certo que a estratégia de SEO (Search Engine Optimization) precisa de uma atenção de tempos em tempos.
Pensando nisso, neste artigo queremos ajudar você a fazer uma análise das keywords da sua organização tech com um pouco mais de segurança. Boa leitura!
Principais assuntos desta postagem:
Afinal, por que é importante realizar análises frequentes da lista de palavras-chave?
O fato de tudo mudar rapidamente no mundo do SEO já seria um motivo importante. Mas além dele, existem outras razões que precisamos considerar.
Para começar, o marketing de conteúdo é um dos impulsionadores da relevância para a estratégia de SEO. Quando a lista de palavras-chave usadas em posts no blog da empresa de tecnologia está atualizada, e condiz tanto com o negócio quanto com a persona, as chances de aumentar o tráfego orgânico melhoram consideravelmente.
Neste ponto, você pode perguntar: mas as keywords continuam sendo tão importantes assim? Sim! Elas são cruciais tanto para os buscadores quanto para profissionais de marketing compreenderem a intenção por trás de uma pesquisa.
Ou seja, sempre que uma pessoa pesquisa no Google, por exemplo, a empresa tech precisa entender três coisas:
- Quais são as consultas sendo realizadas?
- Como essas consultas impactam no negócio?
- Tomando como base essas pesquisas, como o melhor conteúdo pode ser criado para responder à intenção da consulta?
Colocando em outros termos, sem uma análise efetiva da lista de palavras-chave que podem ser utilizadas pela sua organização você corre o risco de escolher as erradas. Consequentemente, poderá ter pouco ou nenhum tráfego para suas páginas.
Em contrapartida, ao fazer bom uso dos termos a empresa de tecnologia pode começar a atrair mais visitas ao site, envolver mais pessoas e melhores públicos e garantir conversões. O resultado disso será visto no aumento das receitas.
Dicas para ter uma lista de palavras-chave efetiva
Para analisar as palavras-chave com mais segurança e, assim, melhorar a estratégia de SEO, procure pensar sempre no seguinte:
- Os termos direcionam para o que as pessoas estão procurando?
- As pessoas que entrarem no meu site usando essas palavras-chave encontrarão as respostas para suas perguntas?
- O tráfego para determinada keyword ajudará a alcançar os objetivos da estratégia digital?
Via de regra, caso não consiga responder a uma dessas três questões é porque precisará alterar as palavras-chave do seu negócio. Para não errar na hora da escolha, estas dicas podem ajudar:
#1 Concentre-se na pesquisa
A lista de palavras-chave da sua empresa de tecnologia precisa reunir todas as variantes possíveis que podem ter relevância para o site, o conteúdo, os produtos e os serviços atuais.
Sem a correta pesquisa de palavras-chave, a empresa pode cair na armadilha de utilizar termos errados. Quando isso ocorre é improvável que os visitantes que entrem na página, permaneçam lá. Isso aumenta a taxa de rejeição do site (conhecida por bounce rate), algo que afeta negativamente o SEO.
Ou, ainda, com keywords erradas o conteúdo pode nem mesmo ser encontrado na pesquisa orgânica. Vale destacar que hoje os mecanismos de pesquisa são bons em reconhecer o conteúdo que melhor resolve os problemas dos usuários. Por isso é tão importante manter os termos atualizados.
Para fazer a pesquisa de palavras-chave você pode utilizar algumas ferramentas existentes no mercado (mais adiante falamos sobre elas). Depois que uma listagem inicial for construída será necessário reduzi-la para os termos que são realmente relevantes ao negócio.
Na estratégia de conteúdo, sempre que você perceber uma redução do número de visitantes no site, vale refazer a pesquisa da lista de KWs da empresa tech. Assim, você faz os ajustes necessários na listagem de palavras-chave, buscando garantir o tráfego do blog e site.
#2 Faça brainstorming
A fim de manter atualizada a lista de palavras-chave, considere envolver membros da equipe comercial, clientes e outras pessoas que podem contribuir como processo de brainstorming.
Ao fazer breves sessões com as partes interessadas é bem provável que surjam termos relevantes e ainda não utilizados.
#3 Crie uma lista de intenções
Uma vez que a relação de keywords esteja em mãos, é preciso determinar o que os usuários querem obter quando realizam a pesquisa. Por exemplo, vamos supor que a persona de uma desenvolvedora de software para gestão de pessoas utiliza os seguintes termos em um motor de busca:
- Melhorar o RH;
- Diminuir custos RH;
- Processos de recursos humanos;
- Gestão de Pessoas mais eficiente.
Com essas palavras-chave, a empresa de tecnologia em questão pode pensar em criar materiais para mostrar os benefícios da automação dos processos de RH, dar dicas de como melhorar a área e trazer mais resultados, abordar a gestão paperless (sem papel) e por aí vai.
O ideal é que para cada palavra seja criada uma lista de intenção, isto é, o que tem por trás das pesquisas sendo realizadas. Para quem está atualizando a lista de palavras-chave, verifique as mudanças que precisam ser efetuadas nos termos atuais e a abordagem que pode ser dada aos assuntos já trabalhados.
Ferramentas que podem ajudar a criar a lista de palavras-chave
Há algumas ferramentas disponíveis no mercado que ajudam a manter a lista de palavras-chave em dia. Elas são especialmente úteis para ficar por dentro dos termos que a concorrência e o mercado utilizam, o volume de pesquisa e o valor monetário das keywords.
Confira algumas das principais ferramentas disponíveis:
- Google Analytics: ferramenta mais conhecida e utilizada, além de ser considerada indispensável para a maioria dos profissionais responsáveis pela estratégia de SEO. É 100% gratuita.
- Ubbersugest: super fácil de utilizar e bem completa. O lado negativo é que para uso gratuito existem algumas limitações (vale a pena mesmo assim). Para usar todas as funcionalidades é necessário adquirir um plano.
- SEMrush: a ferramenta é paga e é considerada uma das mais completas do mercado.
- Answer The Public: ótimo para quando a inspiração resolve não dar as caras. Basta digitar a palavra-chave de interesse, selecionar o país e o idioma. Na sequência, o site traz uma listagem de perguntas relacionadas ao termo. O uso é gratuito.
Com essas dicas você conseguirá ter uma relação de palavras-chave atualizada com potencial de gerar resultados efetivos. Agora, o próximo passo é produzir os materiais certos para a sua empresa de tecnologia.Por isso, não perca tempo e conheça 6 modelos de conteúdo que qualificam leads.
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