Quais foram as marcas que o novo normal deixou na sua empresa tech? Você precisa ter novas estratégias de marketing digital para enfrentar 2021.
Se o ano passado foi, no mínimo, surpreendente, 2021 segue acelerando a transformação digital nas empresas de tecnologia. E, por mais que seja necessário pensar antecipadamente em estratégias de marketing digital, você, como gestor, precisa se preparar para realizar mudanças rápidas se for preciso.
E, o mais importante: sem deixar de lado o uso da tecnologia e inovação. É mandatório ter um plano proativo de ação que leve em conta a maneira como você lidera sua equipe, fala com clientes e gerencia sua marca.
O desafio é grande, mas não impossível de vencer. Continue a leitura deste post para descobrir como construí-lo e colocá-lo em prática.
Principais assuntos desta postagem:
Por que a aceleração das estratégias de marketing digital são importantes em 2021?
Mesmo antes do início da pandemia as empresas vinham em um ritmo constante de adoção de novas tecnologias e inovação. Porém, quando os casos de Covid-19 começaram a aumentar, muitas organizações implantaram o home office e a grande maioria das interações começou a ser virtual. Houve uma necessidade de agilizar
os esforços nas estratégias de marketing digital.
Essa urgência foi comprovada por uma pesquisa realizada pelo Gartner: 69% dos conselhos de administração dizem que os efeitos da crise pandêmica, da crise econômica e da crise social estão acelerando as iniciativas de negócios digitais.
E esta aceleração é importante agora por três razões. E, para responder a essa crise e suas consequências, o papel do CMO como consultor para questões de negócios digitais também mudará cada vez mais:
- COVID-19: A pandemia demonstrou o valor das iniciativas digitais em e-commerce, entregas, virtualização da cadeia de suprimentos, automação de processos e outras atividades, especialmente onde as atividades físicas não eram mais possíveis.
- Custos e operações: A recessão gerou a necessidade de revisar os custos e agilizar as operações.
- Resultados: As respostas rápidas à pandemia fazem com que a aceleração dos negócios digitais pareça viável e também crítica para a sobrevivência de uma empresa de tecnologia.
4 estratégias de marketing digital necessárias em 2021
Sem dúvidas um dos maiores desafios das estratégias de marketing digital é prever como os desejos, necessidades, expectativas e decisões de compra do cliente irão evoluir. Ainda mais em um ano como esse que estamos vivendo.
Você não pode esperar os problemas aparecerem ou que o mercado aponte para uma direção para somente depois traçar planos e agir. Veja, a seguir, um plano de ação de quatro etapas que o ajudará a definir cenários, monitorar clientes e planejar mudanças que levem à transformação digital na sua empresa de tecnologia.
1- Envolva-se no planejamento de cenários
Defina os melhores e piores cenários que podem ocorrer nas perspectivas do negócio, seus clientes e parceiros. Você deve se aprofundar para identificar os desafios específicos que cada um deles pode enfrentar em cada cenário, identificando as ações principais a serem tomadas.
Se o melhor cenário de negócios envolve campanhas digitais especiais durante as Olimpíadas de Tóquio, o pior cenário é que esse evento seja cancelado mais uma vez. Quais outras estratégias de marketing digital podem ser utilizadas para alcançar os clientes?
2- Perceba as mudanças no sentimento e comportamento do cliente
A crise atual parece destinada a amplificar a desconfiança que os clientes têm das marcas, inclusive da sua. Você pode lutar contra essa onda, aproveitando a ocasião para restabelecer a confiança por meio de ações centradas no cliente.
Agora, mais do que nunca, é importante saber o que os clientes sentem e fazem e por quê. Defina programas de voz do cliente para ouvi-lo, usando essa escuta social para monitorar as discussões dos clientes sobre informações relevantes para a sua marca.
Além de monitorar as redes sociais, pergunte às equipes de vendas e de pós-venda o que ouvem das linhas de frente. Acompanhe também e-mails e bate-papos de atendimento ao cliente, registrando preocupações ou sentimentos.
3- Antecipe os impactos operacionais
Os desafios para a entrega de produtos e serviços abundam durante esta crise, podendo criar um fornecimento reduzido de um lado do negócio, enquanto as dúvidas dos clientes criam uma demanda crescente do outro. Você deve coordenar o seu time para adaptar suas mensagens. Algumas etapas a serem seguidas incluem:
Gerencie suas promessas: Defina expectativas realistas sobre os níveis de serviço, datas de lançamentos e disponibilidade. Considere realizar estratégias extras de marketing digital, avaliando também as políticas atuais e considerando mudanças racionais – por exemplo, permitindo cancelamentos ou estendendo os prazos de pagamento.
Crie capacidade para atender aos volumes de atendimento ao cliente: Elabore mensagens proativas para distribuição por e-mail, mídia social e web para responder a perguntas comuns. Tenha também scripts reativos para ajudar os representantes de atendimento ao cliente a lidar com interações pessoais ou confidenciais.
Aumente a entrega digital: Promova aplicativos e outras ferramentas e serviços móveis, aumentando a capacidade para interações digitais. Utilize tecnologia e inovação ao pensar novas maneiras de entregar seu produto ou aspectos dele online. No entanto, mesmo ao habilitar as opções digitais, entenda que algumas pessoas sempre precisarão ouvir uma voz humana empática, especialmente agora, prepare-se para oferecê-la.
4- Adapte o plano de marketing
Os próximos meses trarão muitas mudanças sociais que afetarão o plano de marketing. Use os melhores e piores cenários para antecipar mudanças possíveis e prováveis, tomando ações alternativas. Algumas áreas de foco incluem:
Programas baseados em eventos: As restrições a grandes aglomerações estão afetando as empresas que atendem a esses eventos e os profissionais de marketing que direcionam suas campanhas a eles. Desenvolva ideias alternativas de marketing para eventos, pensando que eles podem inclusive ser online. Não espere até que ele seja cancelado para desenvolver um plano.
Forneça conteúdo atraente: Até que toda a população seja imunizada a orientação é que as pessoas continuem em casa. Uma estratégia de marketing digital essencial é que a sua empresa invista em marketing de conteúdo, oferecendo conteúdos informativos e interessantes sobre o mercado de atuação da sua empresa de tecnologia, por exemplo.
Viu como não é tão difícil adaptar suas estratégias de marketing digital? Conte com elas para ajudar na transformação digital na sua empresa de tecnologia. E, se você mesmo assim ainda precisar de uma ‘mãozinha’ no planejamento de mudanças rápidas, não deixe de ler esse guia. Organize todas as informações indicadas pelo Gartner e gere seu plano em uma página!
Planilha: Planejamento de mudanças rápidas com dica Gartner