Newsjacking e conteúdo tech: pegue carona nas notícias do momento

Marketing de Conteúdo

Newsjacking e conteúdo tech: pegue carona nas notícias do momento

11 de fevereiro de 2021

Quando notícias relevantes estouram na mídia, a estratégia de newsjacking e conteúdo tech pode tornar sua marca referência no assunto. Veja como se posicionar como destaque e gerar resultados!

Quem não gosta de ler notícias fresquinhas? Somos movidos pela informação e pela necessidade de estarmos sempre por dentro de tudo o que acontece. Por isso, newsjacking e conteúdo tech são dois elementos que funcionam muito bem para promover um marketing eficaz na empresa de tecnologia.

É bem possível que você não saiba o que é newsjacking, mas, com certeza, tem consciência de que as tendências do momento são importantes para dar relevância à sua marca. Pois o conceito está bastante relacionado a esse cenário.

Neste artigo, iremos explicar exatamente o significado dessa técnica e como newsjacking e conteúdo tech podem se complementar como estratégias para gerar resultados. Confira a seguir!

O que é newsjacking e por que utilizá-lo no marketing tech?

O newsjacking é uma técnica que aproveita um assunto do momento para promover a própria marca. É uma maneira de inseri-la em um tema atual para construir relevância no mercado. Ao utilizar essa prática corretamente, as empresas conseguem trazer atenção de maneira natural e orgânica.

Como as pessoas estão cada vez mais ávidas por se manterem atualizadas, unir newsjacking e conteúdo tech faz total sentido. Existe inclusive uma síndrome conhecida como FOMO — “fear of missing out” ou, em português, “medo de ficar de fora”. É uma patologia ligada à fobia de ficar desatualizado do universo da tecnologia e não conseguir acompanhá-lo.

Correlacionando com o marketing digital e tech content, a ideia é construir textos relevantes e quentes. Ou seja, acompanhar as tendências e novidades do setor, inserindo a marca dentro do contexto para informar e atrair o público.

Indo mais além, uma empresa de tecnologia é capaz até mesmo de criar a notícia, desenvolvendo novas tecnologias e ferramentas em seus produtos. É uma maneira de atrair o interesse de jornalistas famintos por informações. Consequentemente, esses irão divulgá-las ao grande público, alcançando compradores potenciais em produtos modernos e atuais.

Como funciona o ciclo de vida do newsjacking

Todo tema tem um ciclo de vida, que começa em sua explosão midiática, passando pela exploração de novas informações e excitação da sociedade. Então, após atingir o ápice do interesse público, o assunto perde força e se torna ultrapassado.

No newsjacking, esse ciclo pode ser explicado da seguinte maneira:

1. A notícia surge

2. As empresas a utilizam em seus conteúdos e começam a fazer newsjacking

3. Os jornalistas publicam conteúdos sobre a notícia para gerar atenção entre o público

4. Para tal, entram em contato com as empresas que já estão inseridas no contexto

5. O interesse do público aumenta e os conteúdos passam a ser compartilhados nas plataformas digitais

6. A notícia alcança o auge de interesse

7. O assunto envelhece e perde relevância.

O ponto chave aqui é que a empresa precisa gerar conteúdo antes dos jornalistas se envolverem com o tema, tornando-se ponto de referência quando esses forem buscar a informação. Agir no momento certo é crucial para conquistar engajamento com newsjacking e conteúdo tech.

Vantagens da sua utilização

O newsjacking é bastante vantajoso para as estratégias de marketing, já que permite à empresa ter destaque no ápice de relevância de um assunto. Um dos principais benefícios é alavancar o SEO.

Não só seu negócio passa a ser citado em diversas reportagens como o site ganha linkagem em outras páginas. Esse fator tem relevância no ranqueamento dos buscadores, pois aumenta a confiança do website.

O número de visitantes também aumenta. Com o maior interesse por parte do público, a marca passa a receber mais leads inscritos na Newsletter e contatos interessados nas ofertas. Consequentemente, o número de conversões gera mais resultados para o negócio.

A maior movimentação também tem relação com a reputação da marca, que se torna autoridade no mercado. O público enxerga mais confiança pelas citações em veículos midiáticos, elevando o destaque na concorrência.

O pulo do gato: como relacionar sua marca a um assunto em alta

Se a estratégia é de brilhar os olhos, no entanto, é preciso ter cuidado para não exagerar. Não adianta querer se aproveitar de um assunto que esteja desalinhado com o seu negócio ou que não desperte uma conexão com o público.

Escolher bem os temas e criar um storytelling com a marca é a chave para evitar uma imagem desesperada ou sem autenticidade. Por isso, o segredo é identificar tópicos fluidos.

A criatividade tem papel fundamental para se relacionar de forma efetiva aos assuntos abordados. Quanto mais próxima sua marca estiver dos temas, mais facilmente o público poderá reconhecer sua personalidade.

Dicas para construir um newsjacking matador

Muitos já usaram newsjacking e conteúdo tech e ajudaram a definir as melhores práticas de aplicação. Entre as dicas que podem ajudar, é importante:

Manter-se antenado

Acompanhar o que acontece no mundo permite encontrar os assuntos certos na hora certa, principalmente no radar do seu negócio. Para newsjacking e conteúdo tech, encontrar as principais fontes de informações bombásticas é fundamental, mas sempre cheque a veracidade.

Ter discernimento

É essencial ter um faro aguçado para entender quais são os assuntos estratégicos para se envolver — e nem todas as empresas têm. O discernimento ajuda a planejar ofertas e promoções baseadas no ciclo de vida da notícia, alavancando os negócios nesse período.

Ser rápido

Com um tempo de vida limitado, quanto mais rápido você se envolver com a notícia, mais resultados você pode captar. Além disso, consegue uma vantagem frente à concorrência.

Criar conexões

Quanto mais adequada a história estiver no contexto da sua marca, mais fácil será para estabelecer conexões com o público. Contextos mais complexos, além de complicados para desenvolver, podem ser difíceis de serem absorvidos pelo público.

Usar palavras-chave

As palavras-chave são essenciais em todo texto para a internet. O newsjacking é usado para dar visibilidade ao conteúdo e, por isso, exige palavras-chave otimizadas e relacionadas com o negócio.

Exemplos de newsjacking no marketing de conteúdo tech

Para entender como relacionar newsjacking e conteúdo tech na prática, vamos ver alguns exemplos:

Pokemón Go

Quando o game Pokémon Go começou a gerar buzz, trouxe à tona a novidade da realidade aumentada. O assunto ganhou grande atenção na mídia e muitas empresas aproveitaram para explorar essa tecnologia em seus produtos e serviços. Empresas de telefonia como a T-Mobile, por exemplo, ofereceram dados ilimitados de graça por um ano para utilizar o aplicativo.

Celulares dobráveis

Quando a Apple estava para lançar o iPhone X e o iPhone 8, a Samsung aproveitou o momento para fazer um anúncio ainda mais quente: o desenvolvimento de um celular dobrável. Os anúncios da Apple eram previsíveis com data marcada, mas a Samsung utilizou esse elemento para fazer um pronunciamento surpresa.

Ataque do STJ

Um exemplo bem próximo aqui na Motor Tech Content ocorreu durante o ataque recente aos dados do STJ. Um de nossos clientes solicitou um artigo de urgência logo que a notícia sobre o hackeamento explodiu. Tratava-se da Penso, uma empresa que presta serviços de backup e TI.

Logicamente, o artigo explorou a importância de contar com esse tipo de tecnologia para monitorar redes e dados. No dia seguinte, o texto já estava no ar, tornando a Penso preparada para se beneficiar do burburinho causado pelo imediatismo da informação.

Notícias de última hora tendem a promover muitas buscas na internet e, uma vez que seu site tenha uma página com um texto sobre os assuntos do momento, pode se tornar referência para jornalistas nos buscadores. Agora que você entendeu a importância de usar newsjacking e conteúdo tech, que tal conhecer outras estratégias relacionadas à maturidade do seu marketing de conteúdo?

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