Você tem o desafio de criar conteúdos para a estratégia de inbound marketing e tecnologia? Saiba neste artigo como criar uma campanha com conteúdo de tecnologia de sucesso, com foco em engajamento e alto desempenho.
Para o setor de marketing das empresas tech, melhorar continuamente a eficácia – e os resultados – da estratégia de comunicação é um dos maiores desafios. Ainda bem que existem muitos recursos, ferramentas e métodos que podem ser explorados para otimizar o desempenho do marketing tech.
No desenvolvimento das campanhas de marketing e vendas, por exemplo, é possível ir sempre além, inovando e testando novas técnicas.
A criação de uma campanha com conteúdo de tecnologia é uma das possibilidades que estão ao alcance do seu time. Usando a estratégia de inbound marketing e tecnologia, você pode fazer uma campanha eficaz, gerando impactos positivos e aumentando o nível de engajamento, só com conteúdo especializado.
Quer saber como fazer isso na sua empresa tech? Neste artigo, mostramos como você e seu time podem fazer isso!
Principais assuntos desta postagem:
Por onde começar o desenho de campanhas com conteúdo de tecnologia?
O planejamento de marketing tech é o primeiro passo para garantir a eficácia de uma campanha de inbound marketing e tecnologia. É preciso ter em mente quais os resultados a serem alcançados e, principalmente, qual o tipo de abordagem a ser aplicada.
Afinal, do que você precisa para fazer uma campanha de divulgação da sua solução tecnológica usando somente conteúdo?
A seguir, elencamos um passo a passo que pode orientá-lo nesta jornada:
1 – Defina objetivos claros
Como vimos no texto sobre planejamento de marketing tech para as campanhas, analisar o perfil da sua persona, bem como os resultados de iniciativas anteriores, é fundamental para definir os próximos objetivos da empresa tech.
Sabendo disso, ao elaborar uma campanha com conteúdo de tecnologia, priorize a definição de metas e objetivos. De preferência, faça esse desenho em parceria com o seu time. Assim, todos terão clareza sobre quais os resultados a empresa tech pretende alcançar.
Suponhamos que o objetivo da campanha é aumentar as vendas de um ERP (Enterprise Resource Planning). Deixe isso claro para o time desde o princípio!
2 – Métricas de venda e conversão traçadas no início das ações
Além dos objetivos, é importante ter em mente quais métricas serão usadas para mensurar os resultados das campanhas e ações de marketing da empresa tech.
Essa etapa é muito importante, porque os indicadores revelam dados valiosos sobre o sucesso ou o fracasso das iniciativas executadas pelo seu time. Eles apontam, por exemplo, os pontos positivos e negativos das campanhas, auxiliam nas decisões relacionadas a investimentos e permitem calcular o ROI (Retorno sobre o Investimento).
Veja algumas das métricas relevantes que podem ser adotadas como referência para as campanhas com conteúdo tecnologia:
- Pedidos de orçamento;
- Recorrência de compra;
- Quantidade e valor total de vendas;
- Renovações de contrato;
- Percentual de churn.
Para inbound marketing e tecnologia, existem algumas métricas específicas:
- Pageviews;
- Usuários únicos;
- Conversões;
- Taxa de conversão;
- Taxa de rejeição;
- Sessões e conversões por canal.
Em uma campanha com conteúdo de tecnologia, orientada à promoção de um ERP, é importante acompanhar vários indicadores, como taxa de clique de e-mail, taxa de abertura de e-mail, custo por lead (CPL), custo por clique (CPC) e custo por aquisição (CPA) e taxa de conversão.
3 – Definição do briefing da campanha
É preciso compor o briefing das campanhas com conteúdo de tecnologia, fornecendo a temática central e a proposta de abordagem.
Como as companhias do segmento trabalham com soluções tecnológicas específicas, é sempre importante contextualizar os temas. Esse cuidado ajuda a orientar o time de produção.
No caso da divulgação de um ERP, vale usar como referência outros trabalhos já produzidos pela empresa tech sobre o tema. Além disso, é possível indicar fontes alternativas, inclusive de outros players do mercado.
4 – Desdobramento do briefing principal em um planejamento editorial
Nem só de uma pauta é feita uma campanha. Por isso, no planejamento de marketing tech é importante construir um plano editorial, com as orientações de cada pauta e os prazos previstos para as entregas.
Entre as principais decisões de planejamento, você deve pesquisar as referências para a produção dos artigos, lembrar de indicar a palavra-chave (KW) e definir bem a persona de cada peça.
Além disso, considere um intervalo entre o prazo de recebimento do material e a publicação. Dessa maneira, você e seu time conseguem fazer a revisão, a aprovação e até os possíveis ajustes com calma.
5 – Definição dos fluxos e e-mail marketing de divulgação da campanha
Plano editorial elaborado! O próximo passo é desenhar o fluxo de automação de marketing, definindo os e-mails que serão disparados para cada grupo de leads da base.
Por exemplo, na campanha de divulgação dos conteúdos sobre o ERP é importante criar uma landing page que será ativada assim que o lead baixar um material rico. A partir daí, você pode enviar uma sequência de emails com novos artigos sobre ERP para aqueles que converteram.
Por fim, o último e-mail do fluxo irá apresentar a solução com uma abordagem mais comercial, com a CTA chamando para o contato com a equipe técnica de vendas.
6 – Elaboração dos conteúdos
Abordar temas tecnológicos de maneira simples, com uma linguagem acessível, facilitando a compreensão do leitor não é uma tarefa fácil. É preciso buscar o equilíbrio perfeito: o conteúdo não deve ser extremamente técnico, nem raso demais.
Para produzir os conteúdos sobre ERP, na sua estratégia de inbound marketing e tecnologia, você pode prever a contratação de redatores tech, especialistas no segmento.
Eles têm repertório, expertise e domínio para entregar artigos e materiais com conteúdo relevante que gera impacto e engajamento. Um bom parceiro pode fornecer, além do apoio na produção, suporte em todo o planejamento editorial da campanha de ERP.
7 – Divulgação nas redes sociais
Bons materiais precisam de visibilidade! As campanhas com conteúdo de tecnologia ganham espaço na rede e leitores quando são divulgadas nas redes sociais da empresa tech.
Por isso, planeje a postagem dos artigos e materiais ricos no Instagram, no LinkedIn e no Facebook. Assim, você também entrega aos seguidores conteúdo de valor, reforçando a autoridade da marca da empresa de tecnologia. Muito além disso, garante a audiência do blog nos conteúdos sobre ERP, impulsionando as conversões.
8 – Avaliação de desempenho
Hora de avaliar a performance da campanha sobre ERP. Começamos com a definição de metas e o planejamento de marketing tech. Portanto, agora é o momento de checar quais objetivos foram alcançados.
Para fazer essa análise é importante usar algumas das métricas de marketing que mencionamos no artigo. As taxas de clique e as taxas de abertura de e-mail, por exemplo, podem revelar muito sobre o sucesso da sua campanha para promoção do ERP.
Com base na média referência de mercado, as taxas de abertura acima de 20% são consideradas excelentes. Vale lembrar que esse indicador considera o número de pessoas que, de fato, receberam o e-mail. Veja as categorias de taxa de abertura:
- Excelente: acima de 20%
- Bom: entre 10 e 20%
- Normal: entre 6 e 10%
- Fraco: abaixo de 6%
Já a taxa de cliques indica o percentual de pessoas que leram o e-mail e clicaram em algum link. Na divulgação de um artigo sobre ERP, com CTA para leitura no blog, por exemplo, é preciso ficar atento a taxa de cliques. Considere como média:
- Bom: acima de 3%
- Ruim: abaixo de 1%
Como vimos até aqui, você pode produzir campanhas com conteúdo de tecnologia e obter ótimos resultados. Basta usar a estratégia certa e seguir os passos indicados! 7
Quer saber como produzir um conteúdo perfeito para aumentar a taxa de resposta das campanhas de inbound marketing e tecnologia? Confira nosso artigo sobre o tema!