6 tipos de agência de marketing digital: qual contratar?

Marketing Digital

6 tipos de agência de marketing digital: qual contratar?

25 de fevereiro de 2020

Vamos mostrar é a melhor agência de marketing digital! Ela vai ajudar a sua empresa de tecnologia a ter mais sucesso na conquista de leads e na conversão deles em clientes.

As suas ações de marketing estão alcançando o resultado esperado? Talvez seja a hora de ter especialistas como parceiros da sua empresa. Com o mercado cada vez mais globalizado, a necessidade de investir em marketing digital se torna fundamental para as empresas. 

Mas por onde começar a investir em parcerias? 

Saber a hora certa e a qual o tipo de agência de marketing digital recorrer é algo importante para o sucesso das empresas de tecnologia

E aí surge outra pergunta: qual é a melhor opção?

Há uma diversidade de agências no mercado, que oferecem vários tipos de serviços. Cada uma delas se propõe a fazer um tipo de trabalho. E quanto mais especializadas, melhor, ainda mais para lidar com o segmento de tecnologia.

Confira os 6 tipos de agência de marketing digital e qual o papel de cada uma delas na busca do sucesso da empresa de tecnologia.

1 – Agência de Marketing de Conteúdo

Muitas pessoas têm a ideia formada de que é fácil escrever sobre o próprio negócio e atrair clientes através do conteúdo criado. Mas não é sempre que você tem tempo para isso. Por mais que goste da criação, tem sempre um assunto mais estratégico dominando o seu foco. E criar um conteúdo do zero leva tempo, tanto para pesquisa quanto para a organização das ideias.   

Além de produzir um bom conteúdo, ainda é preciso atingir o público certo e estar por dentro das estratégias de marketing digital. Por isso, as agências de marketing de conteúdo, que são especializadas na criação de materiais em diversos formatos, desde posts de blog até webinários e vídeos digitais precisam ser uma das parceiras da sua empresa de tecnologia.

A especialidade da agência de conteúdo é dar corpo a sua estratégia de marketing de atração, ao fornecer materiais informativos, interessantes e aprofundados. Afinal, além de atrair leads, você quer que a sua empresa de tecnologia se torne referência no mercado.

Essa agência parceira pode assumir toda a produção de conteúdo de sua empresa ou pelo menos uma parte. E o ideal aqui, é que a empresa de tecnologia encontre uma parceria especializada. Porque não são todas as agências que conseguirão criar conteúdos que realmente sejam interessantes e promovam engajamento.

Além de especializada, a agência de conteúdo precisa oferecer flexibilidade e agilidade na contratação e na entrega. Você sabia que já existe marketing de conteúdo pré-pago? 

Pois é! É possível comprar créditos de conteúdo e consumir aos poucos, sem ter uma despesa fixa mensal. 

Para finalizar, além da contratação e consumo simplificados, observe se a agência de conteúdo agrega valor à entrega dos materiais. É possível que algumas ofertem como diferencial ferramentas de gestão de conteúdo, por exemplo. Então, preste atenção nisto também e faça uma ótima escolha.

2 – Agência de Inbound Marketing

O Inbound Marketing nada mais é do que o marketing de atração. Trata-se de um conjunto de estratégias planejadas para atrair e converter leads em clientes por meio de conteúdos de qualidade. Neste caso, ele se diferencia do marketing tradicional, já que não é a empresa que vai atrás de novos clientes, mas sim o contrário. 

Depois que vários materiais são  produzidos pela agência de marketing de conteúdo, chega a hora da agência de inbound marketing voltar a lidar com esses materiais. Isso porque, é ela quem define a estratégia de divulgação dos conteúdos e recebe esses insumos, para colocar em prática as ações que vão atrair visitantes e leads para o seu site.

É comum que algumas  agências dessa especialidade também realizem a produção de conteúdo, mas esse não é o seu ponto forte. Por isso, muitas vezes, a especialista em inbound tem uma ou mais parcerias de produção de conteúdo.

A especialidade de uma agência de inbound marketing é distribuir os materiais produzidos em diferentes canais, utilizando algumas estratégias. Nesse caso, a agência parceira assume diversas frentes para que o conteúdo atinja ao público. Normalmente, ela:

  • Atualiza as redes sociais da sua empresa com postagens direcionadas a sua persona, assumindo diferentes abordagens e linguagem adequada a cada canal; 
  • Planeja e executa a automação de marketing, como uma forma de nutrir seus leads com o conteúdo produzido, adequado a sua posição dentro do funil de vendas, gerando mais leads qualificados;
  • Realiza a otimização de SEO (Search Engine Optimization) para site e blogposts, melhorando o posicionamento da página nos resultados de sites pela busca orgânica (gratuita). 

Tudo isso é feito com o uso de ferramentas adequadas ao inbound marketing, para que as ações planejadas sejam executadas de maneira eficiente, de modo a melhorar os resultados. Ter uma agência de Inbound é essencial quando não se pode contar com alguém dentro da equipe de marketing para realizar essas tarefas. 

3 – Agência de SEO

Um total de 91,5% dos cliques realizados em sites de busca são destinados aos resultados que aparecem na primeira página. Isso significa que, para atingir a sua audiência pelo tráfego orgânico, é extremamente necessário ter um bom posicionamento no ranking de resultados de busca do Google. 

Em alguns casos, pode ser necessário a parceria com uma agência de SEO (Search Engine Optimization), para que tanto os conteúdos produzidos, como também o seu site ou blog, estejam otimizados conforme as exigências dos mecanismos de busca, sobretudo para o Google que é hoje líder nesse segmento. 

Isso é necessário porque o próprio Google, assim como outros mecanismos de busca, possuem um algoritmo para avaliar a relevância de cada conteúdo encontrado da internet. 

As agências de SEO são especializadas na otimização do seu site. Dessa forma consegue ajudar a melhorar o posicionamento da sua empresa nos resultados de pesquisa dos principais buscadores, trazendo principalmente mais acessos e chances de conversão de visitantes em leads.

Embora a otimização em SEO pareça algo simples, envolve técnicas e conhecimentos bastante específicos. Não basta apenas que o conteúdo apresente de maneira adequada as palavras-chave, por exemplo, é preciso mais. 

O SEO é aplicado on e off page. Na otimização on page toda a estrutura do site passa por uma análise em seu código HTML, na qual:

  • são aplicadas palavras-chave nas páginas e conteúdos do site;
  • uso da tag alt nas imagens;
  • é feita a hierarquia de títulos, com o header h1 para o principal, h2 para subtítulos e h3 em diante, para os demais;
  • criação das meta description e URLs amigáveis.

Para o off page, é necessário criar relevância ao site e seus conteúdos, em que outros sites irão apontar para o da sua empresa. Dessa forma, é feito o direcionamento de links com técnicas de link building e guest posts. 

Quando a empresa de tecnologia tem como objetivo um melhor posicionamento de seus conteúdos em motores de busca, a agência de SEO é a parceira ideal.

4 – Agência de Marketing Digital

As agências de marketing digital são caracterizadas pela oferta de serviços abrangentes que envolvem todas as áreas de desenvolvimento de produtos na web, dos técnicos aos criativos. Ela costuma ser necessária em um projeto desde os primeiros passos de criação do seu site.

A agência fica responsável por dar os primeiros passos em uma estratégia de marketing, o que envolve a criação ou atualização de sites, blogs e a automação de marketing, criando fluxos para o envio de e-mail marketing, jornada de compras e até auxiliando na definição da persona

Normalmente, uma agência de marketing digital é procurada quando empresas querem centralizar estratégia e execução em um mesmo parceiro (que pode ter outras agências e parcerias também). Portanto, se caracteriza como ideal para negócios de grande porte e para aqueles que estão iniciando no mercado. 

Seu trabalho é centralizado nos seguintes serviços:

  • a criação de banners para websites;
  • otimização de SEO;
  • desenvolvimento de conteúdos em formatos variados, como podcasts e vídeos, por exemplo.
  • criação de anúncios em mídia paga, utilizando ferramentas como o Google Ads e Facebook Ads;
  • gestão das redes sociais;
  • desenvolvimento de sites e muitos outros serviços.

E ainda há muitas outras atribuições de uma agência de marketing digital. Ela acaba sendo bem similar a uma de publicidade tradicional, mas dificilmente executa serviços voltados para a mídia offline.

5 – Agência ou plataforma para contratação de digital influencers

No marketing tradicional, quando é necessário usar a imagem de alguém em uma propaganda, é preciso recorrer aos agenciadores de artistas. Mas hoje em dia, outras figuras ganharam notoriedade, os digital influencers

Os influenciadores estão por aí e algumas agências já são capazes de catalogá-los. Elas são mais conhecidas por criarem plataformas que identificam o desempenho das redes sociais dos influencers. Dessa forma, fornecem a empresas e outras agências um ranking de influencers.

Por conta do alcance dos creators, cada vez mais empresas de tecnologia têm procurado por eles. Ter um influenciador vinculado a marca ajuda em diversos aspectos a estratégia de marketing, melhorando o  alcance de uma campanha e trazendo mais credibilidade à marca

As campanhas com criadores de conteúdo têm como foco principal ajudar o consumidor a tomar uma decisão. Os resultados são bastante positivos e o retorno chega a ser até 11 vezes maior do que o valor investido. 

De um modo geral, este tipo de agência facilita o contato da empresa de tecnologia com o influencer. Mas nem sempre atua como um intermediária em fins constratuais. 

6 – Agência de produção audiovisual

As agências de produção audiovisual são responsáveis por dar vida a materiais de imagem e som, como vídeos, podcasts, webinários e muito mais. Sua função é executar roteiros e captar em imagens aquilo que a sua empresa de tecnologia precisa para encantar clientes e leads. 

As empresas tech recorram a essas agências por serem especializadas na criação de materiais audiovisuais, já que nem sempre há uma equipe especializada neste tipo de produção em outras agências. Fazer captações externas, contratar atores, lidar com cenários, locações e figurinos. Tudo isso são coisas que essa agência resolve, com as quais você não deveria se envolver.  

Esse tipo de agência acaba recebendo mais investimento do marketing tradicional, ou seja, offline. No entanto, a criação de audiovisuais exclusivos para divulgação online tem aproximado essa agência das demais nativas da era digital.

E qual é a melhor agência?

A resposta depende da demanda que a sua empresa de tecnologia possui. Agora que sabe das atribuições e também das especializações de cada tipo de agência, é muito mais fácil identificar qual a necessidade da sua empresa em relação ao marketing digital. 

Pense nos seus pontos fracos hoje e use as agências para fortalecê-los!

Em alguns casos a sua empresa tem a necessidade de melhorar o posicionamento do site em mecanismos de busca, como o Google. A parceria com uma agência de SEO pode ajudar com a otimização on e off page de seu site. 

Se a sua equipe precisa de reforço, pode contar com o apoio de uma agência de marketing digital, que executa serviços como desenvolvimento de sites, gestão de sites e outros, e uma de inbound marketing para divulgação de conteúdos produzidos por uma terceira agência, neste caso a de marketing de conteúdo. 

Aliás, a produção de conteúdo especializado é uma expertise muito procurada por empresas de tecnologia. Isso porque se tornou vital para o sucesso das estratégias de marketing digital.

A melhor agência é a que resolve suas principais dores! É assim com seus clientes. É assim também com a sua empresa de tecnologia.

E se quiser saber mais sobre parcerias entre agências e como se beneficiar delas, acesse esse material gratuito. Explicamos como uma agência de inbound e outra de conteúdo fortalecem o seu marketing.

Case: Como a parceria entre agências potencializa resultados

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