Já percebeu o quanto sua atividade profissional mudou? Por isso precisamos e vamos falar sobre como será o marketing de tecnologia em 2020.
Uso da tecnologia em nuvem cada vez mais forte, inteligência artificial, machine learning, IoT, hiperconectividade com a internet, bots, uberização, economia da recorrência, plataformas como serviço. As tendências tecnológicas para os próximos anos — algumas delas já em prática — estão a todo vapor.
E obviamente impulsionam movimentos no marketing de tecnologia.
Para que sua empresa seja vista e lembrada, consiga mais negócios e alcance os objetivos traçados para o próximo ano, é bom estar de olho nas principais tendências de marketing para 2020.
Principais assuntos desta postagem:
Marketing de tecnologia: dados e mais dados
O uso incansável do imenso universo de dados que transacionamos todos os dias é fundamental para o marketing de tecnologia, assim como está sendo para demais áreas de negócio.
Não é de hoje — e não é à toa — que os dados foram chamados de “o novo petróleo”. Eles realmente podem acelerar o crescimento e o alcance das ações de marketing tech, por meio do desenvolvimento analítico e preditivo das ideias.
Onde seu potencial cliente está?
Ao analisar os dados de acesso e engajamento do seu público, você poderá entender onde estão e o que consomem em termos de marketing digital. As interações também são fundamentais e você vai ver que elas servirão de insumo também para a última tendência apresentada neste post.
Quando sua empresa está onde seu potencial cliente está, você poderá ratificar quais as suas dores e necessidades, de acordo com o conhecimento prévio que você já detém do segmento. Faça com que ele lembre da sua empresa e conforme seu engajamento, você poderá mostrar como sua marca tem credibilidade no assunto e como pode ajudá-lo.
Qualquer semelhança com a jornada de compras da sua persona, não é mera coincidência. Mas com dados em mãos você tem uma espécie de bússola, para levar suas ações na melhor direção.
Ferramentas que ajudam o sucesso do marketing de tecnologia
Mesmo que você ainda não tenha acesso a uma solução com Inteligência Artificial (IA) para analisar dados, você pode usar outras ferramentas que fornecem uma série de informações importantes para direcionar suas ações.
Ferramentas de automação como o RD Station e o Hubspot são essenciais para que você possa estabelecer um processo de comunicação e engajamento com seu público. Também para entender como ele é impactado por suas publicações no blog, por exemplo.
O SEMrush ajuda na análise da sua posição nos buscadores em relação aos seus principais concorrentes com uma série de dados relevantes sobre SEO e posicionamento na busca orgânica. Além do Google Analytics, do Google Search Console e do Google Tag Manager que também disponibilizam métricas importantes sobre seu site ou blog.
O Buffer e o MLabs ajudam na gestão das redes sociais. Isso porque, trazem dados que podem contribuir para o entendimento do desempenho das redes sociais da empresa.
Ah, vale a pena também conferir ferramentas como O Zapier e o Pluga, que ajudam a integrar várias ferramentas de forma simples, para que você possa gerar visões unificadas de dados para ter visões mais ampliadas dos resultados das suas ações.
Esses são alguns exemplos de como conseguir dados para direcionar melhor suas ações de marketing de conteúdo para negócios de tecnologia.
Marketing de conteúdo: mais diversificação nos formatos
Nós já falamos aqui na blog da importância de diversificar as formas de levar conteúdo para seu público alvo. Blog posts são importantíssimos para ajudar na relevância das buscas orgânicas no buscadores (Google!).
Mas a evolução das tecnologias e do marketing digital fez com que passássemos a consumir conteúdos em outros formatos, e por canais diferentes.
A pesquisa State of Inbound, divulgada pela Hubspot mostra que o Youtube, o Facebook Vídeo e o Instagram são os canais mais visados pelos profissionais de marketing para suas estratégias de distribuição de conteúdo.
Essa mesma pesquisa mostra que:
- 32% dos profissionais de marketing dizem que as imagens são a forma mais importante de conteúdo para seus negócios.
- 51% dos profissionais de marketing B2B priorizam a criação de ativos visuais como parte de sua estratégia de marketing de conteúdo.
- 45% dos profissionais de marketing de B2C acreditam que o conteúdo visual é o tipo mais importante de conteúdo.
Isso comprova que os conteúdos visualmente ricos são meios excelentes de nutrição e conversão de leads. Se sua empresa ainda não usa esses recursos, já é hora de pensar nisso.
DICA: Que tal experimentar um formato novo, mesmo que no seu time você não tenha profissionais ou ferramentas para tal? Aqui na Motor temos os skills necessários para produção de materiais de fundo de funil e com recursos visuais para impactar sua persona. Veja como nosso plano de conteúdo tech sob demanda vai ajudar sua empresa nesses experimentos.
Tecnologia: um olhar mais humano e com sentimentos
Inteligência Artificial e machine learning são tecnologias que estão mudando a forma como as empresas se relacionam com seus clientes, funcionários e leads.
Algoritmos ajudam as máquinas a desenvolverem conhecimento que as faz aprenderem uma série de tarefas antes realizadas por pessoas. No atendimento ao cliente, por exemplo, os chatbots já fazem atendimentos de primeiro nível, deixando para os atendentes humanos apenas a resolução de problemas mais complexos.
No marketing, mudanças importantes também estão acontecendo, pela utilização da inteligência artificial.
Mas a humanização e a empatia, mesmo com a utilização da tecnologia, tem sido foco de discussão em diversos fóruns. O IT Forum EX 2019, por exemplo, teve como tema a Sociedade 5.0, uma proposta para organização social onde as tecnologias são usadas para criar soluções com foco nas necessidades humanas.
No marketing, trazer a empatia com sua persona é uma das maneiras mais efetivas de gerar e manter relacionamento.
Não à toa, quando estratégias de marketing digital são discutidas, fala-se tanto sobre conhecer a persona com quem se deseja falar, entender suas dores e desafios e falar sobre elas ao invés da solução ou serviço que você entrega. As tecnologias devem ser aliadas dos gestores de marketing para aumentar seu alcance e sua visibilidade quanto às ações a serem tomadas. Mas a persona ou decisor do outro lado precisa estar no centro dessas estratégias.
Dados, imagens e tecnologia com olhar humano: no ano de 2020 esses são temas que precisam estar no seu radar. Conte com a Motor para ficar bem informado ao deixar nosso blog na sua barra de favoritos.