Saiba como se preparar para mudanças rápidas com essa dica de planejamento que é uma tendência Gartner.
Atualmente, os gestores de marketing digital e negócios de tecnologia encontram uma série de desafios. A estratégia do setor precisa contribuir para o crescimento sustentável da companhia, com estabilidade. Além disso, é preciso se conectar com os clientes e leads, marcando presença na vida deles com conteúdos e serviços de valor. Tudo isso com a ajuda do time de marketing e, claro, dos outros setores também.
Acontece que, na prática, transformar o marketing no principal driver de direcionamento da empresa é uma tarefa complexa, que requer energia, disciplina e compromisso de todos os envolvidos.
Neste contexto, é fundamental que os líderes da área priorizem a criação de um planejamento de marketing tech. Para ter sucesso na estratégia, você precisa conhecer as tendências no marketing tech e saber, precisamente, como aplicá-las e executá-las na empresa de tecnologia.
Sabendo do tamanho deste desafio, especialmente em um cenário marcado por tantas mudanças e incertezas, buscamos as tendências Gartner. Para ajudá-lo na construção do planejamento do setor, compartilhamos quatro etapas que podem orientá-lo na definição e na execução dos objetivos estratégicos.
Você quer mudar rápido e se adaptar melhor aos cenários de mercado? Continue lendo o artigo, conheça as tendências no marketing tech em planejamento e aprenda a produzir um plano de marketing simples, claro, eficaz e mensurável.
Principais assuntos desta postagem:
Benefícios do planejamento de marketing tech
A fim de orientar o planejamento de mudanças no marketing das empresas de tecnologia, o Gartner lançou o guia rápido Gartner: Strategic Planning for Marketing.
O material apresenta uma metodologia de planejamento para realizar mudanças em ambientes que se transformam rapidamente. Para empresas tech, acompanhar essa tendência Gartner nas estratégias de marketing é imperativo.
Isso porque essa abordagem simples, ágil e enxuta de construção do plano traz uma série de benefícios. Veja só:
- Construção de estratégia com agilidade, rapidez e mais: de maneira colaborativa;
- Comunicação mais rápida e eficaz para os colaboradores do time;
- Correção da estratégia adotada anteriormente, se for o caso;
- Medição de resultados mais objetiva com mapeamento de possíveis lacunas de desempenho entre a formulação e a execução da estratégia.
Planejamento de marketing tech em 4 etapas da tendência Gartner
Muito bem! Você já conhece os benefícios de uma abordagem de planejamento mais enxuta, simples e adaptável às mudanças. Mas, afinal, como fazer isso na prática?
Confira as quatro etapas propostas pela consultoria Gartner:
1 – Identificar métricas
Elas são indispensáveis para descrever o destino da estratégia de marketing. Os colaboradores precisam saber onde devem chegar.
Para definir métricas adequadas, primeiro converse com gestores de outras áreas. Assim, você terá certeza de que a estratégia do setor está alinhada aos objetivos gerais de negócio.
Em seguida, identifique as métricas que se relacionam diretamente com os resultados desejados. No planejamento de marketing tech, você pode estimar o valor das métricas no primeiro dia do plano e acompanhar seu progresso.
O prazo para atingir essas metas pode ser curto ou longo, de até cinco anos. Tudo depende da volatilidade do ambiente atual. Além disso, vale considerar o tempo que o setor de marketing precisa para fazer determinada estratégia funcionar. Metas de longo prazo ainda devem ser monitoradas, pelo menos, trimestralmente.
2 – Documentar principais pressupostos
As premissas que sustentam a estratégia de marketing são ferramentas essenciais para a comunicação. Afinal, elas refletem o destino final, o alvo da estratégia, e mostram as iniciativas necessárias para que o time consiga obter esses resultados.
Ao articular as principais ações e iniciativas do plano, inclua uma causa explícita e efetue relacionamentos e interdependências entre eles. Busque conectar, por exemplo, o ecossistema de negócios, detalhando o ponto de partida e o destino final, as principais iniciativas e as forças motrizes externas.
A partir dos pressupostos definidos e compartilhados no planejamento de marketing tech, os profissionais podem compreender quais dessas relações são “verdades” altamente confiáveis. Além disso, é igualmente importante identificar quais têm dinâmica incerta, difícil de controlar ou prever.
Por fim, avalie se as suposições são concretas, com atributos mensuráveis para acompanhamento.
Periodicamente, monitore os limites de suposição para observar o aviso prévio de uma violação iminente. A violação de uma dessas premissas desencadearia uma urgente correção de curso.
3 – Estabelecer iniciativas e pontos de controle
Para identificar e definir ações estratégicas, que sejam capazes de impulsionar um planejamento de marketing tech simples e ágil, inclua iniciativas que:
- Estimulem a mudança na agenda de negócios: o plano precisa ser flexível e adaptável;
- Tenham potencial de gerar valor para a companhia e seus clientes: é preciso ir além do patamar em que a empresa tech estava no início do plano;
- Demonstrem compromisso real com o crescimento e a maturidade do negócio: busque agrupar projetos menores sob o guarda-chuva do planejamento macro.
Vale destacar que o plano não precisa incluir ações relacionadas à condução do negócio, como “continuar atendendo nossos clientes” ou “manter o envolvimento dos funcionários”.
A Gartner orienta o gestor de marketing a manter o foco na definição de iniciativas novas e específicas, com critérios e prazos para entregas importantes e para conclusão.
4 – Sintetizar a essência da mudança
Por fim, crie uma mensagem simples, clara e criativa para orientar o time de marketing digital e negócios de tecnologia.
Busque apresentar a essência e os elementos centrais de uma estratégia em uma frase única e inspiradora, se possível. Mas não deixe de fornecer detalhes para o time. Se for preciso, deixe a concisão de lado e prefira a clareza e a precisão.
Os colaboradores precisam compreender os componentes do plano estratégico e você pode documentar esse conteúdo em uma única página, facilitando a compreensão, a comunicação e a execução do planejamento de marketing tech.
Esse é o caminho proposto, mais uma tendência Gartner que promete ser o seu guia rápido para aplicar mudanças nos negócios de tecnologia. Agora, você pode colocar a síntese do plano estratégico em uma página que exibe o estado atual da empresa tech, o planejamento e o estado futuro.
Ficou interessado e quer usar a metodologia na prática?
Confira a planilha que ajuda a colocar esse passo a passo de planejamento rápido em prática.
Comece agora mesmo!
Planilha: Planejamento de mudanças rápidas com dica Gartner