Na prática, como você planeja a estratégia de social selling na empresa de tecnologia? Veja o caminho que traçamos para ajudar.
Muito antes de imaginarmos a internet e as tecnologias das quais dispomos hoje, o processo de vendas já era baseado na interação. Com as redes sociais as possibilidades se ampliaram.
Como exemplo, as organizações passaram a utilizá-las também para mapear o comportamento de seus prospects. Desse modo, é muito difícil termos um planejamento de marketing das empresas tech que não conte com ações nas mídias sociais.
Essa é a razão pela qual o social selling – estratégia em que profissionais aproveitam as redes sociais para se conectar com os clientes certos e criar relacionamentos mais profundos e significativos – emergiram como tendência para equipes de marketing e vendas, e também para os executivos do setor de tecnologia.
Apesar de ser uma tendência, muitas organizações ainda não a adotaram ou precisam fortalecê-la. Se a sua se encaixa em uma das situações, acreditamos que este artigo irá ajudar. Boa leitura!
Aproveite para entender como evitar a Cultura do Cancelamento nas redes sociaisPrincipais assuntos desta postagem:
Como implementar o social selling na empresa de tecnologia?
O social selling possibilita um processo de vendas mais eficaz, o que por consequência ajuda a gerar mais vendas. Para isso, é importante entender que a adoção da estratégia necessita de dedicação, uma vez que estamos falando em estabelecer e melhorar relacionamentos, algo que leva tempo.
Então, tenha em mente que os passos a seguir precisam ser avaliados e executados constantemente. Adicionalmente, lembre-se que sem constância e qualidade toda a estratégia pode ser comprometida.
Então, confira a seguir o que fazer:
1 – Analise o perfil de LinkedIn dos executivos da empresa
Conteúdos publicados pelos próprios executivos ajudam na reputação da marca da organização. Por esse motivo, o primeiro passo para adotar o social selling na empresa de tecnologia é analisar os perfis desses profissionais na maior rede de network, o LinkedIn.
Comece analisando o básico, como por exemplo se as informações relevantes sobre o executivo constam no perfil. Uma dica é verificar o Índice de Vendas Sociais (SSI) fornecido pela própria rede.
O SSI é um índice para avaliar o quão eficaz está o perfil no quesito social selling.
Já para o conteúdo propriamente dito, o foco será a publicação de artigos autorais, os quais além de compartilharem um ponto de vista e análises aprofundadas, trarão mais autoridade.
Tudo isso será ligado ao nome da empresa e, como resultado, levará audiência a ela também. Acrescentamos ainda que os artigos publicados em perfis pessoais podem ser divulgados na página oficial da organização.
2 – Entenda o público-alvo
Não tem como definir uma estratégia sem saber quem é o público a ser atingido. Algumas perguntas para ajudar são:
- Que tipo de informação o público consome e onde costuma consumi-la?
- Quais tendências influenciam o negócio em que clientes e prospects atuam?
- Quais são suas preocupações e inspirações?
- Que problemas precisam resolver?
- Que desafios enfrentam?
No caso dos perfis dos executivos, eles podem se basear nas personas da empresa em que atua e nos perfis que têm mais fit com o negócio.
3 – Definir objetivos e metas
Após a delimitação do público, o passo de definição de objetivos e metas a serem atingidos é fundamental para pensarmos em ações para atrair os leads certos. Uma vez que isso seja estabelecido, o gestor de marketing consegue melhor definir o tipo de conteúdo a ser publicado.
Por exemplo, o objetivo é aumentar a interação em 20% em 30 dias? Nesse caso, além de se envolver em discussões do setor, o executivo terá que publicar conteúdo para criar conversas.
Percebe como a estratégia de social selling depende dos resultados esperados?
4 – Definir a Brand Voice do executivo
A Brand Voice é a forma com que o executivo se aproximará do seu público e como interagirá com ele. Essa definição é importante, pois evita que o profissional use o tom errado com a audiência (se a persona é mais séria, um tom mais descontraído irá afastá-la).
Social selling é também sobre envolvimento. Por isso, observe que esta é uma etapa essencial para conseguir fazer com que o executivo consiga engajar da maneira correta (evitando fazer ou dizer o que pode prejudicar sua imagem ou da empresa).
5 – Planejar os conteúdos a serem publicados no perfil
Até aqui focamos em definições para melhor direcionar a estratégia de social selling na empresa de tecnologia. Agora, entramos no universo da produção de conteúdo em si. Você pode analisar:
- Quais temas serão abordados?
- Qual será o formato (posts, vídeos, imagens)?
- Qual será a frequência?
Além das informações coletadas nas etapas anteriores, na hora fazer o planejamento de marketing das empresas tech e planejar o conteúdo, o gestor de marketing pode analisar sobre o que os executivos de empresas concorrentes estão falando (mas lembre-se de levar em consideração o que o público espera receber).
Colocando de outra maneira, pense sempre em agregar valor.
Aproveite para entender como evitar a Cultura do Cancelamento nas redes sociais6 – Publicar frequentemente
Reforçamos que não tem como adotar uma estratégia de social selling na empresa de tecnologia sem haver consistência. Gerar conteúdo significa educar o cliente e mostrar a ele que a organização e seus executivos entendem da sua realidade e de suas dores.
Para o marketing de conteúdo, é praticamente impossível fazer isso quando as publicações são esporádicas.
Existe outra questão da qual não podemos esquecer: empresas de tecnologia vivem cercadas de novidades. Quando o executivo está por dentro do que acontece em seu setor, compartilha opiniões, tendências e análises, e acaba subindo mais degraus na busca por posicionar-se como autoridade na indústria em que atua.
7 – Contar com um parceiro especializado
Não basta chegar até aqui se um quesito não for cumprido: a qualidade do conteúdo compartilhado no perfil do executivo.
O setor de tecnologia possui uma concorrência acirrada e, por isso, empresas não podem cometer o erro de publicar apenas para fazer volume. Fazer social selling com sucesso exige conteúdo especializado, que seja atrativo e publicado com frequência.
Os executivos da empresa tech podem não ter “talento” para isso ou, o que é muito provável, podem não ter tempo. Para evitar que tudo acabe virando uma grande dor de cabeça, certifique-se de contar com um parceiro especializado, como a Motor Tech Content.
Temos o know-how teórico exigido para as ações de social selling na empresa de tecnologia, pois somos especializados em produzir conteúdos sob demanda para o setor. Assim, conseguimos atender as organizações que precisam de flexibilidade e autonomia de compra.
Por estar inserida e ter vivência no setor, nossa equipe se mantém atualizada constantemente em relação aos mais diversos segmentos e nichos que a tecnologia pode alcançar. Podemos contribuir — e muito — com o planejamento de marketing das empresas tech, o que inclui, claro, os artigos mais aprofundados para os executivos.
E se você quiser saber mais sobre a prática, veja aqui como começar já a fazer social selling na sua empresa de tecnologia.
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