Conteúdo on demand, o marketing da nova economia

Conteúdo sob demanda

Conteúdo on demand, o marketing da nova economia

6 Minutos

16 de julho de 2019

Quando a demanda por serviços e produtos de tecnologia é recorrente, o marketing também precisa ser, por isso conteúdo on demand é o ideal.

Economia da recorrência é um termo relativamente novo que está sendo muito discutido atualmente, pois tem sido responsável por grandes mudanças no mercado que conhecemos. E o marketing de conteúdo é altamente impactado por esse novo cenário.

Se antigamente estávamos acostumados a fazer compras pontuais, hoje em dia as empresas estão vendendo assinaturas, ou seja, você não adquire mais produtos, você paga mensalmente para ter a licença para usá-los.  

Difícil de compreender?

Observe este exemplo!

Há poucos anos, a Microsoft vendia mídias físicas com seu software (CDs e depois DVDs) e o cliente pagava apenas uma vez para instalá-lo em seu computador. Este tipo de transação única praticamente não existe mais. 

A empresa criou um novo modelo de negócios baseado em assinaturas. Agora os clientes pagam uma taxa mensal para adquirir a licença de uso do serviço e receber as novidades e atualizações sem maiores dores de cabeça.

Um tipo de marketing digital que acompanha perfeitamente este novo modelo de negócios é o conteúdo on demand. Um negócio com faturamento recorrente deve optar por serviços flexíveis, que possam ser usados sempre que necessário, mas sem obrigações contratuais para produção de conteúdo digital.

Em outras palavras, optar por um conteúdo on demand é manter os leads em alta por meio da produção de material especializado, porém, sem comprometer as finanças da empresa com gastos fixos.

Economia de recorrência x marketing digital

Este novo modelo de negócios tem sido o foco das áreas de tecnologia. Sua base desde o início sempre foi o uso de novas ferramentas tecnológicas que proporcionam eficiência, redução de custos e automação e flexibilização de processos para as empresas. 

Em relação ao marketing digital, ele também teve que mudar seu formato para acompanhar as necessidades deste novo mercado e seus clientes. Antigamente, o foco das empresas era em estratégias de Buzz marketing. Atualmente, o objetivo é atrair leads qualificados que trarão mais receita e valor para a empresa. 

Além disso, o marketing digital deve se unir a outras áreas da empresa e auxiliar no customer success, já que essa junção de conhecimentos pode ser muito benéfica na busca da aquisição e fidelização de clientes.

Como já mencionamos, uma parceria que pode fazer muito sucesso é aliar empresas que atuam na lógica da economia recorrente ao marketing de conteúdo

Por meio de um material bem fundamentado, escrito por um especialista dentro das diretrizes de SEO (Search Engine Optimization) podem transformar uma pessoa interessada em informação em um novo cliente. 

Ou seja, a jornada de compras mudou profundamente!

Economia de recorrência x jornada do cliente

No modelo de negócios antigo, a jornada do cliente não tinha uma importância tão grande quanto agora. Como as compras eram pontuais, as empresas não se preocupavam tanto com assuntos como fidelização, expectativa do cliente e, muito menos, inovação.

Com a economia de recorrência, se as empresas não forem disruptivas e não investirem tempo e dinheiro em customer success (experiência do cliente, inovação e fidelização), podem estar com tempo contado.

Em relação aos clientes, eles têm sido bem adeptos desta nova estrutura por conta dos benefícios. Por meio da taxa mensal, seus serviços estão sempre atualizados e seguros. A comodidade, transparência e facilidade de aquisição fazem com que a economia de assinaturas cresça cada vez mais. 

Além disso, utilizar um conteúdo digital bem estruturado, produzido por especialistas no assunto, também faz parte da jornada do cliente. É uma troca, o marketing de conteúdo oferece informação de qualidade ao mesmo tempo em que atrai potenciais consumidores que podem se tornar clientes no futuro. 

Em algumas áreas, na de tecnologia, principalmente, oferecer conteúdo é uma tarefa desafiante. Afinal, não são todos os profissionais que estão preparados para desvendar esses temas de forma aprofundada. Por isso a sua empresa precisa de especialistas para criar bons materiais.

Já ouviu falar dos makers?

Eles são muito mais do que redatores, porque se tornam por experiência especialistas em vários temas da TI (Tecnologia da Informação). 

Empresas de tecnologia exigem materiais especializados e só quem viveu imerso neste ambiente e tem atualização constante pode produzir informações profundas e atrair as personas certas. 

Aposte nos makers! 

Motor Tech Content, para um marketing de conteúdo on demand

A Motor Tech Content é especialista em marketing de conteúdo para negócios de tecnologia. Fundada por três mulheres com um amplo conhecimento no segmento e em produção de conteúdo, vem fazendo a diferença no dia a dia de inúmeras organizações. 

Desde sua fundação, a Motor Tech Content mantém um foco rígido em seus diferenciais. A empresa que busca fazer uma parceria com essa especialista em marketing de conteúdo para negócios de tecnologia adquire também:

Com o conteúdo on demand não existem contratos nem pagamentos mensais. Você compra créditos pré-pagos e os utiliza sempre que necessário dentro do período de vigência. Levam meses para os créditos expirarem e você pode usufruir aos poucos da produção de conteúdo especializado em tecnologia.

  • Bagagem tecnológica

Por terem vivido dentro da realidade de diversas empresas de tecnologia, os profissionais da Motor Tech Content conhecem as dificuldades e entendem exatamente os objetivos que os parceiros querem atingir com o conteúdo proposto.

  • Ecossistema tech

O ambiente proporcionado pela Motor Tech Content integra clientes e makers de forma que a comunicação flua e todos saiam ganhando.   

  • Gestão de conteúdo e entregas

Após a utilização dos créditos e a criação do briefing, não há mais preocupações. A própria Motor Tech Content se encarrega de elaborar os conteúdos com profundidade e embasamento, revisão e entrega sempre nos prazos propostos.

Além da leveza, rapidez e flexibilidade que a Motor Tech Content proporciona para seus colegas e clientes, ela oferece um outro tipo de plano: Corporate

Neste plano, o cliente compartilha seus objetivos e a Motor cuida do planejamento completo do conteúdo. Esta opção é adequada para empresas que possuem um planejamento de marketing com volume e frequência alto e já pré-definidos e que por isso preferem um atendimento mais consultivo. 

Mas é no Plano On Demand que a economia da recorrência encontra o marketing de conteúdo.

Um pouco mais sobre conteúdo on demand

A Motor Tech Content oferece um ambiente gratuito em que o cliente pode gerenciar seus materiais, criar briefings e, sempre que necessário, ter um maker à disposição para elaborar os conteúdos sob demanda

Por meio da aquisição de créditos pré-pagos, o cliente encontra agilidade na contratação e produção de conteúdo especializado. Tudo isso sem a pré-definição de quantidade, ou seja, não se trata de um modelo engessado. 

Essa solução é perfeita para empresas que precisam atender a demandas flutuantes estabelecidas pelas estratégias de marketing. Grandes nomes como a Zendesk e Linkedin utilizam e acreditam no potencial do conteúdo on demand.

Além disso, ao utilizar o ecossistema tech gratuito da Motor Tech Content, os clientes estarão em contato com outras empresas do ramo e ainda têm acesso às ferramentas disponíveis para organizar seu marketing.

Se tornar um parceiro da Motor Tech Content e adquirir créditos do plano de conteúdo on demand só traz vantagens!

Mas você não precisa pagar para estar próximo do Ecossistema Tech de produção de conteúdo. Coloque hoje mesmo seus briefings na nossa plataforma gratuita e veja como é fácil gerenciar a produção de conteúdo. 

O cadastro na ferramenta de gestão Motor Tech Content é grátis. Você só paga se quiser comprar créditos do Plano on Demand ou se desejar assinar o Plano Corporate. Mantendo as pautas em um só lugar fica mais fácil terceirizar a produção ou compartilhá-las com membros da equipe e parceiros de trabalho.

Quer conhecer o ambiente de gestão de conteúdo da Motor Tech Content?
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