Será que é hora de pausar os investimentos em marketing de conteúdo? Leia a seguir e saiba o que fazer para atravessar a crise.
Em tempos de crise, como o momento que vivemos agora, é muito importante ficar atento aos números envolvidos em ações de marketing de conteúdo, principalmente no que tange o ROI (Return On Investment). E a gestão do orçamento de marketing é fundamental para garantir a aplicação adequada das verbas disponíveis na área e obter o maior retorno.
Continue a leitura e entenda como é importante manter os investimentos em marketing nas empresas tech mesmo durante a pandemia.
Principais assuntos desta postagem:
Como fica o orçamento para marketing de conteúdo em meio à crise?
A crise causada pela pandemia de Covid-19 pode custar US$2.7 trilhões à economia global. Diante deste cenário, muitos negócio já diminuíram suas projeções de crescimento e estudam onde é possível cortar gastos.
E sobre os investimentos em marketing, será que é melhor pausar?
Para sobreviver à pandemia será fundamental investir em estratégias sólidas, focadas em brand e ROI. Portanto, não é hora de cortar investimentos do marketing.
Na verdade, o ideal é redirecionar o orçamento para estratégias online. Elas ajudarão sua empresa a atravessar o momento e ser lembrada quando o consumo voltar à normalidade.
Os números de acesso à Internet vêm crescendo vertiginosamente durante a pandemia e até sinais de lentidão na rede já estão sendo sentidos. Consumo de vídeos, games, realização de videochamadas, reuniões online e o próprio home office têm gerado esses impactos.
E claro, quando seu potencial cliente está online por mais tempo, as chances de você ser visto são maiores.
E você enquanto indivíduo tem passado por momentos de tensão com o isolamento social? Refletir sobre como você tem lidado com a situação pode ajudar a se conhecer melhor e até mudar sua visão sobre as coisas. Responda ao Quiz: Qual é o vilão da sua quarentena? e descubra qual emoção prevalece nesse momento. |
Por isso, investir em conteúdo digital pode ser o diferencial em tempos de crise. Oferecer informações de valor para a sua persona em cada etapa do funil de vendas, contextualizadas com o momento atual, é uma boa estratégia para gerar empatia com sua marca.
Vale a pena criar conteúdos voltados para a lembrança de marca. Eles demonstrarão o que a sua empresa pode propor, ensinar ou fazer pelos clientes neste momento e no futuro.
O momento é de explorar ações de baixo custo, mas que manterão marca à vista e relevante.
Como manter seu blog atualizado para movimentar o funil de vendas?
Agora é um bom momento para investir parte do orçamento de marketing na produção de conteúdo de valor e se posicionar de forma relevante nas buscas orgânicas. Focar esforços em otimizações de SEO (Search Enginee Optimization) durante a pandemia é uma estratégia que pode ser bastante relevante para estar próximo de sua persona neste momento.
A forma como a sua empresa tech irá se posicionar durante a pandemia pode influenciar nas decisões de compra quando esse cenário passar.
Com o blog recebendo atualizações frequentemente, você vai otimizar os investimentos em marketing com visibilidade e conversão. Elas podem gerar receita a médio e longo prazos.
Mas como fazer isso se também é preciso controlar o orçamento – e em alguns casos até reduzir a verba?
Dica 1: Revitalizar e reutilizar seus conteúdos
Você pode selecionar conteúdos que são bastante acessados e fazer uma revitalização dos mesmos. O objetivo é torná-los mais atuais, e com isso, ainda mais atrativos.
E veja que, como estamos em um momento onde é preciso fazer mais com menos, usar conteúdos que já foram indexados e ranqueados pelos buscadores como o Google, vai fazer você ganhar tempo.
Na revitalização de um conteúdo, você pode:
- Acrescentar novos dados;
- Trazer novas tendências e sugestões de inovação;
- Aplicar regras e práticas mais atuais do marketing digital quanto a:
- Títulos
- Intertítulos
- Palavras-chave
Outra dica interessante é utilizar materiais ricos, como e-books, para geração de blog posts. Como um e-book normalmente é bastante extenso, ele pode ser uma fonte muito boa para geração de novos materiais. Mas é claro, neste caso, você precisará aguardar indexação por parte dos buscadores.
Utilize essa estratégia para aumentar a “vida útil” do material e para aumentar o seu alcance. Além disso, o chamado “freshness factor” é considerado pelos algoritmos de busca, que priorizam conteúdos publicados mais recentemente e com qualidade, é claro.
Dica 2: Contar com os profissionais da empresa para ajudar na produção
É possível que por conta da redução na demanda de trabalho nas suas posições originais, alguns profissionais estejam com algum tempo livre que pode ser utilizado na produção de conteúdo.
E podem ser pessoas da área de marketing ou não. Analistas de negócios, vendedores, agentes do suporte e SDRs (Sales Development Representative), entre outros, podem ajudar e muito a escrever sobre assuntos que venham ao encontro das dores do seu cliente.
Sim! Lembre-se que conteúdo digital que engaja e gera resultados fala da sua persona e não da sua empresa.
Mas como sabemos que fazer marketing de conteúdo digital não é tão simples assim, sugerimos que você faça um “manual” que ajude na orientação desses “redatores”. Eles precisam conhecer a estratégia digital do seu negócio, informações e diferenciais da sua solução, assim como a persona com quem irá de comunicar.
Além disso, para poupar tempo de revisão e refação, é essencial ter um resumo das boas práticas de redação para os meios digitais.
Dica 3: Fazer (e refazer) seu planejamento de marketing olhando para frente
Nesse momento, mais do que nunca, o planejamento que você havia feito precisa ser revisto. E seu olhar, apesar das incertezas, precisa estar direcionado não apenas para o agora, mas para o futuro também.
Recentemente Jaqueline Hansen, nossa cofundadora, participou de uma live onde o tema foi a priorização do marketing digital neste momento. E uma das perguntas trazidas pela audiência foi justamente sobre a perenidade dos investimentos realizados agora no pós-pandemia.
E sim, esses investimentos precisam ser feitos hoje para tornar sua empresa mais forte amanhã.
Nossa sugestão nesse caso é que você revisite sua persona para entender quais as novas dores e desafios enfrentados por ela agora. E o que ela espera daqui para frente. Dessa forma você poderá, por exemplo:
- Propor ações no marketing que vão ao encontro da nova realidade;
- Produzir conteúdos que engajem neste novo cenário;
- Contribuir com as áreas de produtos e vendas para identificar novas oportunidades de negócio;
- Obter insights para propor – com pequenos ajustes – novos serviços ou produtos.
Dica 4: Usar tecnologia gratuita para fazer a gestão
Para colocar seu planejamento de marketing em ação você vai precisar gerir a produção dos conteúdos. E ter visibilidade disso, principalmente se contar com vários profissionais para produzir esses materiais.
Claro que, para isso, é preciso tecnologia!
Por isso queremos destacar aqui a solução que usamos na Motor Tech Content para manter o planejamento editorial de todos os nossos clientes.
Nossa plataforma, que mantém todo o ecossistema conectado e produtivo, está em uso e aprimoramento constante. Desde o segundo ano de empresa, pois como trabalhamos sob os conceitos da economia sob demanda, contamos com profissionais moram em diferentes cidades do Brasil e do mundo.
A solução organiza o processo de planejamento e produção do conteúdo especializado com formatos, campanhas e informações relevantes para a produção, entre outros aspectos indispensáveis para o marketing de conteúdo.
Estamos falando isso para que você a acesse de forma gratuita, aproveitando os recursos disponíveis para organizar a produção do seu conteúdo. Basta criar uma conta para sua empresa e convidar o seu time para acessá-la.
No mesmo ambiente você vai gerenciar a demanda e alocar os profissionais necessários para a produção, sem custo algum. E toda a comunicação pode ser feita lá.
Sobre a Motor Tech Content e a economia sob demanda Somos especialistas em marketing de conteúdo para negócios de tecnologia. Falamos sobre carreira, inovação, tendências, temas de negócios dos diversos nichos e segmentos de tecnologia. Também produzimos conteúdos mais complexos e técnicos, mas sem “tecniquês” e para todos os estágios do funil de vendas. Se você precisar, pode nos acionar para contratar créditos e solicitar a produção de algum conteúdo sob demanda. Mas só se precisar. Veja aqui quando o conteúdo sob demanda pode ser útil para sua empresa. |
Lembre-se: não há uma receita de bolo para enfrentar a crise do Coronavírus, mas avalie essas dicas frente à realidade da sua empresa e mãos à obra.
Parafraseando o poeta: “amanhã vai ser outro dia”. E não podemos deixar a peteca cair! Acesse nossa plataforma e comece a fazer seu planejamento editorial agora mesmo.
Plataforma de gestão de conteúdo gratuita