Marketing industrial: produção de conteúdo acelera vendas

Marketing de Conteúdo

Marketing industrial: produção de conteúdo acelera vendas

1 de setembro de 2020

Entenda como o marketing industrial e a produção de conteúdo podem potencializar a jornada de vendas das empresas de tecnologia

Robôs executando tarefas antes desempenhadas por humanos. Máquinas conversando entre si e programas tornando a manufatura mais inteligente. Essas são apenas algumas das ferramentas atualmente exploradas pela indústria.

De acordo com dados da Conferência Nacional da Indústria, dos 24 setores da indústria brasileira, 14 precisam implementar com urgência novas tecnologias. Esse é o requisito para se tornarem competitivos internacionalmente.

Neste cenário, as organizações que investem em novas tecnologias estão muitos passos à frente dos concorrentes. Mas não basta caminhar rumo à Indústria 4.0, se a companhia não divulgar este tipo de estratégia para o mercado e os seus clientes. É preciso fazer e comunicar para todos os stakeholders.

Daí a importância de investir no marketing digital para indústria. Além de melhorar muito o posicionamento da marca e a reputação, a estratégia impacta na diminuição do ciclo de compra, na fidelização de clientes e na redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

Neste artigo, apresentamos o conceito de marketing industrial e mostramos como ele pode trazer resultados positivos para as empresas de tecnologia

Quer saber mais? Avance na leitura do artigo!

A revolução da tecnologia precisa ser comunicada pelo marketing industrial

Cada vez mais a tecnologia revoluciona processos e a operação das companhias. São várias as soluções que podem ser aplicadas para garantir inovação e um ritmo constante de crescimento.

Com o uso da Internet das Coisas (IoT), por exemplo, é possível estabelecer conexões entre máquinas ou objetos (produtos, prédios, veículos). As Smart TVs são resultados de sistema baseado em IoT.

Na indústria, a aplicação dessa tecnologia avançada é conhecida como IIoT (Industrial Internet of Things). A partir do uso dela, as companhias:

  • Desenvolvem ou melhoram máquinas para coletar e analisar grandes quantidades de dados;
  • Fazem rastreamento da produção; e
  • Realizam manutenção preventiva dos equipamentos;

E estes são só alguns exemplos de como a IIoT traz vantagens para a indústria, melhorando a eficiência operacional e o desempenho da organização. Na prática, a ela permite:

Aperfeiçoar a análise e diagnóstico da produção: a partir da coleta e avaliação de uma grande quantidade de dados;

Flexibilizar a produção: com os dados obtidos e um bom planejamento, a produção é adaptada com mais facilidade, de acordo com o momento do mercado;

Melhorar o gerenciamento de estoque: o uso de sensores no estoque e nas linhas da produção automatiza a gestão das encomendas e suprimentos, evitando desperdícios. Além disso, libera os colaboradores deste tipo de controle para que assumam tarefas estratégias. 

Diminuir as perdas e aumentar a eficiência operacional: com as máquinas conectadas é possível prever problemas e identificar rapidamente falhas na produção. Além disso, diminui também o número de paralisações na produção e a quantidade de perda de material.

Além da IIoT, a indústria vem apostando em outras tecnologias avançadas como robótica, softwares industriais e Big Data.

Por que a indústria deve investir em marketing digital?

Muitas das indústrias têm modelos de negócio B2B (Business to Business). O foco, neste caso, não é o consumidor final. Empresas de tecnologia, indústrias de produção de material hospitalar e produção de milho para o setor agropecuário são alguns dos exemplos de negócios B2B. 

Neste modelo, o ciclo de vendas ganha complexidade e tende a ser mais longo. Afinal, as transações entre empresas envolvem vários tomadores de decisão e altos valores. 

O cliente corporativo busca excelente custo-benefício e parceiros confiáveis, com credibilidade. Para fidelizar, o segredo é construir um relacionamento duradouro que irá beneficiar as duas empresas. 

Mas, para fidelizar, antes é preciso saber vender. 

Neste contexto, o marketing industrial é indispensável. Isso porque ele orienta a definição de um processo estruturado de venda, ancorado em estratégias de produção de conteúdo.

Quer saber como isso funciona? Esse é o próximo tópico do artigo!

Marketing industrial: entrega de valor para o cliente 

O marketing digital da sua empresa tem sido bem planejado e executado? Essa é uma questão fundamental para a estratégia das indústrias desejam crescer. Isso porque a presença on-line, muitas vezes, é o primeiro contato do cliente com a sua marca.

Tenha em mente que o marketing industrial abrange uma série de canais digitais que precisam ser considerados no planejamento das ações. Um dos aspectos que exige atenção das indústrias é o desenvolvimento de um site completo, responsivo e bem estruturado. 

Pode parecer óbvio e básico, mas não custa reforçar: o site é o cartão de visitas da empresa. Portanto, invista no desenvolvimento dele. Lembre-se de incorporar técnicas de SEO, escolher as palavras-chave de cada página e colocar a usabilidade em primeiro lugar. 

Com um bom site no ar, você precisa movimentá-lo e entregar conteúdo para os potenciais clientes. Como o ciclo de vendas dos negócios B2B costuma ser mais longo, o ideal é se aproximar do público oferecendo conteúdo relevante. 

Com a produção de conteúdo, as indústrias podem educar os leads, apresentando a sua solução e trazendo-o para o fundo do funil de vendas. E sabe o que é melhor? Sem colocar um vendedor ativo nesta função. É o conteúdo que engaja o usuário e o conduz pelo funil até que ele esteja pronto para a compra. 

Basicamente, a produção de conteúdo para o marketing industrial é dividida em duas categorias:

Conteúdo para demandas já criadas

As indústrias que trabalham com demanda consolidadas, como insumos para indústria alimentícia e motores para carros, produzem conteúdos mais educativos. Neste caso, a abordagem inclui mostrar as melhores aplicações deste tipo de solução. Já a escolha das palavras-chave é orientada para a própria demanda. 

Contéudo para criação de demandas 

As indústrias que trazem soluções inovadoras, como as empresas de tecnologia, precisam apresentar essas ferramentas para os consumidores. Os aplicativos e novos tipos de software, por exemplo, precisam deste tipo de conteúdo. 

Neste caso, a seleção de um amplo conjunto de palavras-chave é fundamental. Isso porque muitas empresas não sabem que aquela solução ou produto existe. Daí a importância de usar palavras-chave mais abrangentes, que podem ser encontradas na busca com mais facilidade.

O principal objetivo da produção de conteúdo é atrair novos visitantes para o seu site, transformando a sua marca em uma autoridade no assunto que trabalha. Assim, será possível gerar e nutrir leads sempre.

O conteúdo pode ser apresentado em vários formatos. Posts de blog, webinários, e-books, infográficos, whitepapers e podcasts são apenas alguns de uma lista extensa de possibilidades. 

Vale destacar que a produção de conteúdo é indispensável para fomentar os demais canais digitais como redes sociais, links patrocinados e email marketing. 

Portanto, se a sua empresa de tecnologia está participando da transformação digital, comece a contar hoje mesmo para o seu público. Não deixe para depois! 

Busque um parceiro de produção de conteúdo especialista no segmento de soluções tecnológicas. Assim, você tem a certeza de que terá redatores experientes e uma excelente curadoria de temas de interesse para as personas do seu produto.

A Motor Tech é especialista em produção de conteúdo para empresas de tecnologia. Associada à ABII, a Motor produz materiais com o objetivo de levar ainda mais conhecimento sobre a indústria 4.0 e tecnologias associadas. 

Quer saber mais sobre a importância da produção de conteúdo para empresa de tecnologia no atual cenário? Confira o infográfico desenvolvido pela Motor:  Transformação digital: a visão da IBM sobre a pandemia. Agora é o momento de digitalizar o seu negócio e contar para o seu público!

Infográfico: Transformação digital: a visão da IBM sobre a pandemia

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