O cenário de mundo cada vez mais globalizado e digital, agravado pela necessidade de gerar leads qualificados, exige que as empresas invistam em marketing digital. Essa é a única forma de manter a competitividade no mercado de tecnologia e seguir crescendo. Dessa forma, boa parte das empresas já compreendeu que marketing digital é a solução para conquistar seus objetivos e vencer seus desafios.
No entanto, depois de compreender a necessidade de se investir em marketing digital, muitas dessas empresas não tem uma noção clara de qual caminho seguir e vão em busca de um parceiro. Então, a empresa se depara com a grande diversidade de agências que existem no mercado, divididas em diversos campos de especialização. Com tantas possibilidades, qual caminho tomar?
Compreender o que cada uma dessas agências se propõe a fazer é fundamental para escolher um parceiro adequado e fazer bom uso de seu orçamento de marketing. Confira alguns tipos de agência de marketing digital e quais vantagens cada uma pode trazer para sua estratégia:
Agência de Marketing de Conteúdo
Qual a melhor forma de atingir seu público-alvo de forma contundente e efetiva? O primeiro passo, certamente, é conhecer muito bem sua audiência. Uma agência de marketing de conteúdo irá ajudar sua empresa de tecnologia a analisar seus clientes e clientes em potencial para definir sua persona. A persona é um personagem fictício que contém as características mais importantes do seu público-alvo. Dessa forma, sua empresa receberá orientações para quem destinar sua mensagem e qual a linguagem mais adequada para se comunicar com essa persona. Afinal, é mais fácil conversar com uma pessoa específica, conhecendo bem suas preferências e gostos, do que discursar para um auditório de estranhos.
Tendo estabelecido essa primeira etapa, é o momento de conversar com sua audiência. É a hora de produzir conteúdo valioso e qualificado, que guiará o cliente em sua jornada de compra. A agência de marketing de conteúdo pode assumir toda a produção de conteúdo de sua empresa, ou pelo menos parte dela. Ter um parceiro especializado na produção de conteúdo é sempre uma ótima opção e oferece uma série de vantagens, principalmente se sua empresa não possui um time de marketing interno.
Agência de Inbound Marketing
Com o conteúdo já produzido, uma agência de inbound marketing ajudará sua empresa a fazer com que ele chegue até sua persona. O trabalho dessa agência muitas vezes passa também pela produção de conteúdo, mas seu ponto forte é a distribuição por diferentes canais.
Assim, a atuação das agências de inbound marketing se divide em diversas frentes. Uma delas é a postagem em redes sociais, direcionada sempre para a sua persona, assumindo diferentes abordagens e linguagens de acordo com o canal. Outra frente é a automação de marketing, visando nutrir seus leads com conteúdo adequado de acordo com sua posição no funil de vendas, garantindo sua qualificação. Além disso, as agências de inbound marketing também oferecem o estudo e o trabalho de otimização de SEO (Search Engine Optimization) para blogs, melhorando seu posicionamento na página de resultados dos sites de busca.
Agência de SEO
Segundo a Chitilka Insights, empresa especializada em pesquisas de mercado para o segmento de tecnologia, 91,5% dos cliques realizados em sites de busca são destinados aos resultados que aparecem na primeira página. Ou seja, para atingir sua audiência organicamente, é fundamental ter um bom posicionamento no ranking do Google. Somente assim, seu conteúdo será encontrado pela persona em pesquisas realizadas na Internet.
Isso se dá porque o Google, e outros sites de busca, possui um algorítimo que avalia a relevância de cada conteúdo e, dessa forma, estabelece uma credibilidade para cada portal. Assim, agências de SEO são especializadas na otimização de SEO, justamente para impulsionar o blog no ranqueamento dos buscadores, trazendo mais acessos e também mais credibilidade para a marca.
Agência de Marketing Digital
Uma agência de marketing digital se caracteriza por oferecer serviços mais abrangentes. Suas atribuições englobam todas as áreas de desenvolvimento técnico e criativo de produtos para a web. Portanto, a participação de uma agência de marketing digital em seu projeto pode começar nos primeiros passos de sua estratégia, como a criação e na atualização de sites, blogs e e-mail marketing.
Seu trabalho se estende dando continuidade ao projeto, com serviços mais específicos, como a criação de banners, otimização de SEO, desenvolvimento de conteúdos em diferentes formatos (como podcasts e webinars). Sua atuação é muito próxima a de uma agência de publicidade, embora uma agência digital dificilmente prestará serviços offline. Dessa forma, uma agência de marketing digital é a melhor opção para quem precisar começar do zero e fechar um plano mais completo possível.
Sabendo das atribuições e também das especializações de cada tipo de agência, é muito mais fácil identificar qual se encaixa mais com o momento de sua empresa e de sua estratégia de marketing digital. Caso precise de ajuda com seu projeto, converse conosco!