Reunimos 6 dicas de ouro para vocês desenvolver o employer branding na sua empresa de tecnologia.
É normal as empresas concentrarem suas marcas na maneira como são vistas pelos clientes e mercado. O que muitas esquecem é que precisam dar um foco igual no employer branding, isto é, na visão que os colaboradores têm sobre a marca.
Quem falou sobre isso pela primeira vez foi Simon Barrow, no início dos anos 90. Desde então, o termo tornou-se amplamente adotado pela comunidade global de gestão.
Neste artigo, mostramos como seus funcionários podem se tornar nanoinfluenciadores da sua marca a partir da adoção do employer branding aí na sua empresa de tecnologia. Vamos lá?
Principais assuntos desta postagem:
Por que uma estratégia de employer branding é importante?
Imagine o produto ou serviço como o rosto da sua empresa. Já o talento por trás de tudo seria sua alma. É assim que os autores e executivos Hank Stringer e Rusty Rueff, no livro “Talent Force: A New Manifesto for the Human Side of Business”, se referem à importância do employer branding.
Os benefícios da estratégia são vistos em três esferas: rentabilidade, lealdade e reputação. Pense o seguinte: uma marca com boa reputação pode atrair e contratar e reter os melhores talentos, aqueles que são entusiastas e apaixonados por suas funções.
Uma empresa que entende quais são as necessidades de seus funcionários inspira lealdade. Por sua vez, os colaboradores se sentem motivados e melhoram o desempenho, o que se traduz em uma entrega aprimorada de produtos e serviços.
Isso deixa os clientes mais satisfeitos, a reputação melhora, as vendas crescem e todos saem ganhando. Conseguiu entender como tudo está ligado?
Se considerarmos ainda que as mídias sociais estão nas mãos dos colaboradores da empresa, podemos ainda em outras vantagens do employer branding:
- A organização torna-se mais conhecida por meio da prova social;
- Os colaboradores geram visibilidade nas mídias sociais;
- Novos ou antigos: não importa quanto tempo estejam na empresa. Os profissionais podem fazê-la ter 10 vezes mais alcance orgânico do que o próprio perfil da marca.
Employer branding na prática: 6 estratégias para começar a fazer hoje!
Já que benefícios não faltam quando falamos em employer branding, confira a seguir como adotá-lo na sua empresa tech:
1 – Tenha uma rotina de comunicação interna
Os canais de comunicação interna podem ser ferramentas valiosas para impulsionar o employer branding. Como as possibilidades são variadas – intranet, newsletter, mural, TV corporativa, redes sociais e blog, por exemplo – o ideal é ajustar a comunicação para atender a todas as necessidades.
Explicando melhor, significa que um funcionário pode verificar os e-mails apenas duas vezes por dia, mas em contrapartida visualizar o mural da empresa quando vai pegar um café. Outros podem preferir se manter informados pelas redes sociais, enquanto há aqueles que gostam de tirar alguns minutos para ler a newsletter.
O que queremos dizer é que a comunicação interna precisa levar em consideração a rotina dos colaboradores e suas preferências. O foco é mantê-los sempre bem informados sobre o que está acontecendo na empresa, compartilhar insights, conhecimento e também entreter.
Destacamos que assim como no marketing de conteúdo, as ações de comunicação interna precisam ter frequência. Não adianta enviar dois boletins semanais por três meses para depois fazê-lo apenas quando dá tempo.
Da mesma maneira, não faz sentido ter um perfil na rede social se ele não é atualizado com frequência. Em outras palavras, a comunicação interna precisa se encaixar na rotina da empresa tech e ter consistência.
2 – Incentive os colaboradores a se tornarem ou se verem como nano influenciadores
Sabia que sua empresa tech tem potenciais nanoinfluenciadores? Isso mesmo, e são eles que ajudarão a marca a ganhar visibilidade.
Para entender, basta pensarmos na premissa básica das redes sociais: como usuários nós prestamos atenção no que nossa rede está falando e/ou no que nossos amigos estão postando. Sendo assim, por que não incentivar os colaboradores a falarem da empresa em que trabalham?
Para isso, vale reforçar que é fundamental pensar em postagens que não apenas atraiam a atenção dos funcionários, mas que dêem a eles vontade de compartilhar com sua rede. Isso nos leva ao próximo ponto:
3 – Compartilhe imagens dos funcionários no perfil da empresa
Os cases de sucesso são uma ótima ação de marketing especialmente por um motivo: eles mostram como uma empresa real e conhecida atingiu resultados com determinados produtos ou soluções.
Ao compartilharmos os ganhos de uma organização que contou com a sua para solucionar seus problemas, o mercado tem uma prova de que pode confiar também nos mesmos serviços/produtos. Assim, chama a atenção de outras empresas que ainda não são suas clientes.
O mesmo princípio segue quando as imagens dos funcionários são compartilhadas no perfil corporativo. Em vez de apenas dizer que a empresa é “um bom lugar para trabalhar”, mostre os colaboradores trabalhando.
No lugar de mostrar que apoia o home office, por que não apresentar o ambiente de trabalho do seu pessoal? Ou, então, já que seus talentos são os melhores, destaque-os em sua rede.
Lembre-se que pessoas se comunicam com pessoas. Uma imagem da rotina da sua empresa vale muito mais do que frases impactantes de marketing.
Sem contar que essa é uma ótima maneira de incentivar nanoinfluenciadores na empresa tech. Uma vez que suas imagens aparecem no perfil organizacional, os colaboradores desejarão compartilhá-las.
4 – Promova ações colaborativas em que funcionários possam sugerir postagens
Como seus funcionários influenciam depende muito das ações que são realizadas na empresa. Isso significa que é preciso usar a criatividade.
Pensando em employer branding, campanhas com alguma hashtag diferenciada e relacionada ao negócio podem ser uma ótima ideia. Já que mencionamos o home office, uma sugestão é cada colaborador tirar uma foto sua trabalhando de casa e postar nas suas redes. Para divulgar as imagens, podem utilizar a hashtag #homeofficenaempresatal.
Outra ideia é incentivar os funcionários a criarem posts ou artigos compartilhando conhecimento, insights, informações e outros.
5 – Tenha uma parceria qualificada para criar conteúdos relevante nas redes sociais
Employer branding é apenas uma das tantas ações que você precisa se preocupar. Muitas vezes, faltam braços e cabeças para dar conta de tudo. Se é isso que acontece aí no seu time, o recomendado é contar com uma parceria para criação de conteúdos.
A empresa parceira pode ficar responsável por criar conteúdos a serem divulgados nas redes sociais. Isso inclui ações de social selling, que podem ser adotadas pelos seus executivos.
6 – Crie postagens que sejam interessantes para os funcionários
Comentamos que o employer branding atua em três pontos (lealdade, rentabilidade e reputação). Principalmente no que diz respeito à reputação, a estratégia encontra um grande aliado nas redes sociais.
Sempre que acharem um post interessante no perfil da empresa, os funcionários terão vontade repostá-lo, aumentando assim a visibilidade da marca. Existem materiais que funcionam muito bem para esse objetivo, como o quiz.
Além de entreter, ele educa, informa e é uma peça que nos dá vontade de compartilhar. Quer ver na prática sobre o que estamos falando?
Para isso, convidamos você a dar uma pausa rápida. Acesse nosso quiz e descubra qual é seu nível de conhecimento sobre o universo da Inteligência Artificial.
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