Você pode se valer de algumas estratégias para incrementar os scripts do seu chatbot: como criar conteúdo de tecnologia nas interações com leads, clientes e visitantes.
Empresas de tecnologia e inovação precisam acompanhar a transformação digital e as tendências no marketing tech tanto quanto nos outros departamentos. Várias ferramentas modernas ajudam a alavancar as vendas e esse é o caso do chatbot. Como criar uma estratégia bem planejada com os robôs inteligentes?
Menos invasivos do que um e-mail ou anúncio, eles são uma inteligência artificial para realizar o atendimento automático em vários negócios, como bancos, fintechs e e-commerce. A missão é entregar exatamente o que o usuário precisa na conversa, com uma linguagem acessível, amigável e natural.
De acordo com o Global Market Insights, essa tecnologia moverá mais de $ 1,3 bilhões no mercado mundial até 2024. Com muitas prioridades alteradas em torno da pandemia da Covid-19, a necessidade de automação foi acelerada nos últimos meses, inclusive no marketing.
Nesse contexto, entenda a seguir o papel do chatbot, como criar o melhor modelo para alinhar com os seus conteúdos e a importância dessa estratégia para os seus resultados.
Principais assuntos desta postagem:
Demanda por comunicação no despertar da crise em 2020
Segundo apuração da Inbenta, a necessidade de informação cresceu entre 150% e 300% nos picos de demanda durante a crise. É um momento favorável à adoção de chatbots, que são capazes de processar grandes quantidades de solicitações em curto espaço de tempo.
A velocidade com que uma empresa consegue passar as informações para seus clientes tem impacto direto no sucesso da comunicação, o que coloca os chatbots como uma importante peça dos canais. Mas eles precisam ser bem desenvolvidos.
Na pesquisa da Inbenta, um parâmetro interessante é traçado ainda no começo da crise da Covid-19 em relação ao conteúdo, mostrando a diferença do preparo entre empresas com pouca, média e grande demanda para utilizar os robôs inteligentes como tecnologia e inovação.
Aquelas de menor demanda resultaram em poucas respostas encontradas pelos bots entre fevereiro e março e, consequentemente uma base de conhecimento insatisfatória.
Enquanto isso, as empresas de média demanda mostram um aumento de consultas a partir de março, com sucesso das respostas próximo de 100%. Nas grandes demandas, o resultado mostra empresas com chatbots maduros e bem construídos para instruir o público, com alta precisão.
E qual é a relação do chatbot com o marketing?
A demanda por uma comunicação eficaz, em especial com os efeitos da crise, gera oportunidade ideal para adotar o chatbot como reforço das estratégias de comunicação. A tecnologia traz vantagens como tendências no marketing tech tanto quanto no departamento de TI ou Customer Success da sua empresa.
Para começar, permite atuar em frentes diversificadas, sendo um complemento das informações. Enquanto os conteúdos de marketing funcionam como uma ferramenta de relacionamento com o público, o chatbot é uma estratégia mais direta, que fica a postos para solucionar dúvidas imediatas.
É comum o usuário passar informações pessoais para conversar com o chatbot. Esses dados ficam registrados no sistema e podem servir como geração de leads para as estratégias de marketing.
Os usuários se envolvem mais no processo para passar seus dados, ficando mais à vontade. O interessante é que os bots podem inclusive fazer o filtro e a qualificação no funil.
Como consequência derradeira, as equipes de marketing e de vendas ganham agilidade nas estratégias, criando ações dinâmicas e tangíveis ao público-alvo.
Chatbot: como criar uma estratégia de conteúdo interacional
A implementação de chatbot na comunicação precisa estar alinhada com os conteúdos, pois é dali que ele vai encontrar as respostas para a audiência. Então, alguns cuidados são necessários durante o processo.
O primeiro passo é criar conteúdos sob demanda, entendendo quais são as perguntas do seu público para as quais você não tem resposta. A partir de então, o time de marketing poderá desenvolver o material adequado para solucioná-las.
Será preciso antecipar, desenvolver e adicionar as respostas ao script, de forma que os chatbots possam consultá-las no momento da interação com visitantes, leads e clientes. Um assunto que se torna chave, por exemplo, é a própria Covid-19 e qualquer influência que os efeitos da pandemia podem gerar no seu negócio.
Ao proporcionar respostas rápidas e interacionais com informações relevantes, fica reforçada a confiança do cliente em relação à sua marca. Com isso, a criação de um conteúdo bem desenvolvido para responder às dúvidas gerais por meio dos chatbots é um ponto crítico.
Engajamento e conversões com conteúdo especializado para chatbot
Assim como outras estratégias de marketing, o chatbot como tecnologia para criar engajamento precisa de um conteúdo especializado. Esse material é o que doutrina a forma de abordagem e interação do robô inteligente com os usuários, de acordo com a escrita desenvolvida.
O profissional responsável pela estratégia de conteúdo inteligente é o UX Writer, que precisa entender o que o público espera da interação. Além de responder às dúvidas dos usuários, o chatbot também pode encaminhá-los para setores específicos, com uma linguagem polida e educada.
Nesse sentido, o conteúdo certo para o seu chatbot deve ser pensando de modo a conduzir o seu potencial cliente pelo funil de vendas. Segundo a Forrester, 63% dos consumidores abandonam uma página empresarial após terem experiência ruim e quase dois terços não esperam mais de 2 minutos pelo atendimento.
Por isso, o site precisa estar preparado com tecnologia e inovação para uma automação bem construída. Um chatbot capaz de qualificar os leads pelo funil de vendas está preparado para fidelizar clientes e gerar essa experiência positiva.
Chatbot: como criar uma estratégia para movimentar o funil
A nutrição de leads pelo chatbot é diferenciada porque funciona com o elemento da interatividade. Eles podem ser personalizados de acordo com a página de navegação dentro do site, interagindo conforme o nível do funil.
Para isso, as tendências no marketing tech por inteligência artificial devem seguir uma estratégia de conteúdos direcionada para cada perfil de cliente. Personalizar o envio das mensagens e a capacidade de aprendizado do chatbot ajuda o lead a avançar na estrutura do funil, até chegar à etapa de fundo.
O chatbot pode inclusive ser programado para disparar conteúdos para educar o lead, mostrando por que sua solução pode ser útil. No fundo de funil, pode agir com mensagens personalizadas, anúncios e novos conteúdos informativos capazes de empurrar o visitante de vez para o momento da compra.
Para isso, conteúdos especializados com base nas interações e dados anteriores, além de respostas prontas para as perguntas mais comuns nesse estágio final, são estratégicos para finalizar a jornada no funil.
Ou seja, o marketing também pode usufruir e muito dos chatbots! Como criar uma estratégia diferenciada para alavancar vendas, só depende da sua empresa adotar esse modelo. Afinal, quando seu consumidor precisa de ajuda, o indicado é que ela seja a mais rápida possível.
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