Como produzir conteúdo de tecnologia

Marketing de Conteúdo

Como produzir conteúdo de tecnologia

17 de julho de 2020

Não sabe por onde começar a produzir conteúdo de tecnologia? Fizemos esse post épico para ajudar você a ir além dos primeiros passos.

Como está a performance de funil de vendas da sua empresa? Os objetivos da sua estratégia de marketing digital estão sendo cumpridos?

Nós sabemos que produzir conteúdo especializado, sobretudo para empresas tech, nem sempre é uma tarefa fácil, mas também não é um bicho de sete cabeças. 

Para que o marketing de conteúdo gere leads suficientes para a área de vendas, é necessário entender toda a jornada dele com a sua marca e as estratégias capazes de mostrar mais resultados. 

Quer entender melhor como produzir conteúdo de tecnologia de forma que suas estratégias de marketing digital consigam melhorar o funil de vendas? Então, acompanhe este blog post e aprenda como otimizar o seu planejamento!

Qual a importância do marketing de conteúdo para tecnologia?

Investir em inbound marketing é 62% mais barato do que os custos com marketing tradicional. 46% das pesquisas on-line diárias são para obter informações sobre produtos e serviços.72% dos líderes de empresas disseram que mídias sociais ajudam no fechamento de negócios.
Fonte: Viver de blog

Os dados acima mostram que o marketing de conteúdo para empresas de tecnologia é a melhor estratégia para quem quer investir menos do que no marketing tradicional e busca:

  • Gerar tráfego no site
  • Aumentar o reconhecimento e engajamento do público com a marca
  • Conscientizar e preparar o mercado para a tomada de decisão
  • Potencializar as vendas
  • Reduzir custos com aquisição de clientes
  • Acompanhar a eficiência das ações digitais 

Para empresas de tecnologia, os benefícios do marketing de conteúdo são ainda maiores. 

Vamos imaginar que um potencial cliente liga para a sua central de atendimento para tirar dúvidas sobre seus produtos e serviços. Ele irá depender do atendente para entender as particularidades que realmente poderão atender as suas dores.

Com a publicação de conteúdos especializados, este prospect pode conhecer todos os produtos e serviços por meio do blog da empresa e entrar em contato com a equipe de vendas já decidido pela melhor solução

No entanto, como deve ter ficado claro na introdução deste blog post, as estratégias de marketing digital e produção de conteúdo tech só serão realmente eficientes se percorrerem alguns requisitos essenciais. Vamos conhecê-los a seguir. 

O que é jornada de produção de conteúdo e como criar uma estratégia de marketing digital eficiente?

Para saber como produzir conteúdo especializado é preciso planejamento. Existem algumas etapas anteriores “à mão na massa” que ajudam a sua estratégia de atração a alcançar o sucesso. Afinal, os futuros leads da empresa de tecnologia precisam de iscas — ou seja, conteúdos — que abordem necessidades específicas e que sejam bastante aprofundados. 

Pensando em toda essa jornada de como produzir conteúdo de tecnologia, listamos o seguinte passo a passo:

  1. Mapeamento de ofertas e soluções
  2. Definição dos objetivos de marketing para cada produto ou solução
  3. Identificação de palavras e perguntas-chave
  4. Descrição das personas
  5. Análise de visitantes no site e redes sociais
  6. Análise de concorrência
  7. Presença digital
  8. Elaboração do marketing de conteúdo
  9. Escolha de ferramentas e investimentos para alavancar estratégias

Vamos detalhar cada um deles a seguir.

1. Mapeamento de ofertas e soluções

O primeiro momento da construção da sua jornada do consumidor é mapear todos os produtos e serviços que a empresa oferece. Nesta etapa você descobrirá informações valiosas como:

  • Quais produtos e serviços vendem mais;
  • O que gera mais lucro;
  • Quais precisam de um incentivo para aumentar as vendas;
  • Se o portfólio da empresa engloba todas as dores e dificuldades do público-alvo e o que pode ser criado ou modificado para suprir essa necessidade.

Um das formas de analisar o desempenho dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa tech é utilizar a metodologia da Matriz BCG. Entre os objetivos deste método estão a identificação de produtos mais lucrativos no momento atual, que podem ser classificados como estrelas e ou vacas leiteiras. Já os abacaxis e as incógnitas merecem toda atenção do time de desenvolvimento, pois não disputam bem o mercado ou tem lucro desconhecido. 

Apresentamos brevemente a matriz BCG porque sabemos que o marketing pode e deve fomentar alterações em produtos. Afinal, a imagem da empresa e o posicionamento da marca estão fundamentalmente atrelados ao desempenho das soluções que a empresa tech oferta.

Além disso, vale se certificar de que o site da empresa é responsivo, intuitivo e está atualizado. Lembre-se sempre de que ele é a vitrine do seu negócio de tecnologia. 

2. Definição dos objetivos de marketing para cada produto ou solução 

Com uma visão abrangente de tudo o que a empresa tech oferece, chegou o momento de definir quais as necessidades de investimento para cada produto ou solução do portfólio. 

Muitas das análises apresentadas com a metodologia BCG podem ser úteis também no cumprimento desta etapa de planejamento da produção de conteúdo. Com a classificação de cada produto em relação ao desempenho e participação no mercado, alguns importantes fatos podem ser identificados, como:

  • Produtos ou serviços que são populares e lucrativos, porém demandam um alto investimento para continuarem nesta posição.
  • Soluções mais sustentáveis, ou seja, lucrativos por si só, sem a necessidade de maiores gastos com marketing.
  • Ofertas que possuem baixa participação no mercado e baixa taxa de crescimento.
  • Produtos que têm alto potencial de popularidade e lucro, mas continuam necessitando de grande investimentos e apresentando baixo retorno financeiro.

A partir desta classificação do portfólio da empresa tech é possível determinar as ações de marketing necessárias para aumentar a visibilidade de produtos pouco rentáveis, por exemplo. Ou criar estratégias para que os produtos com alto potencial realmente tragam o lucro esperado. 

Em tempos de crise, você precisa conhecer o potencial e rentabilidade de cada solução, de modo a conquistar uma receita previsível.

3. Identificação de palavras e perguntas-chave

No mundo do marketing digital, palavras-chave são os termos que farão com que o público chegue até as publicações da marca, ou seja, site, anúncios, conteúdos especializados, entre outros. As key words devem tentar reproduzir as palavras que o público-alvo poderia inserir ao fazer uma pesquisa no Google e, assim, encontrar a empresa. 

Vale lembrar que elas são diferentes de acordo com a etapa do funil de vendas que o prospect estiver. Quanto mais aprofundado o potencial cliente estiver no funil de vendas, mais específicas serão as palavras-chave.

Vamos imaginar uma empresa de tecnologia para contabilidade. Uma pessoa que ainda está descobrindo suas dores e soluções pode inserir as palavras “escritório contábil”. Se ela já sabe que seus desafios podem ser suavizados com o uso de um software contábil, pode inserir as palavras “software para escritório contábil” e ser direcionada para as soluções. 

Como definir as palavras-chave

A melhor forma de definir as palavras-chave para o seu negócio é pesquisando a incidência de cada termo, os Custos por Clique mais elevados, em caso de anúncios pagos, ou utilizando as ferramentas como Google Keyword Planner, Google Trends, SEMRush e a Ubbersuggest

Além disso, tão importante quanto identificar e inserir key words, é saber usar as perguntas-chave. Elas ajudam a entender mais sobre as questões respondidas pelos motores de busca. 

Usar tais perguntas em trechos das suas publicações é uma estratégia que ajuda o blog tech a conquistar a posição zero nos resultados de buscas, os featured snippets. São aqueles destaques de trechos de conteúdo que oferecem uma amostra do material que responde a pesquisa.

Para saber quais são as perguntas mais populares, você pode realizar consultas no Answer the public

4. Descrição das personas

O blog da Motor Tech Content tem muitos conteúdos de qualidade que mostram a diferença entre público-alvo e persona e a importância que mapear as personas do negócio tem na elaboração de um marketing digital mais assertivo e eficiente.

Mas como criar uma persona para a empresa tech? É necessário seguir alguns passos:

  1. Identificar, na base de clientes, dados básicos de quem já consumiu da sua marca para definir um público-alvo. Por exemplo, numa empresa que comercializa APIs, a maior parte dos compradores tem entre 30 e 40 anos e lidera uma empresa de serviços financeiros.
  2. Conhecer o ICP, ou Perfil do Cliente Ideal, ajuda a trazer dados concretos para o detalhamento da persona. é preciso considerar no ICP quais são os perfis de clientes que mais têm fit com o seu negócio. Busque essa resposta na análise dos contratos e vendas já fechados, pois neste caso as chances são mais concretas de encontrar traços marcantes e perenes do cliente ideal.
  3. Entrevistar clientes atuais, aqueles que já não compram mais da empresa e tech e os que poderiam fechar negócio. Nessas entrevistas, explore aspectos profissionais e pessoais. Reúna informações demográficas, dados sobre rotina, detalhes sobre hábitos e hobbies, além de identificar o nível de formação acadêmica dos entrevistados. Conhecer pessoal e profissionalmente esses três perfis ajuda a identificar traços que eles têm em comum, que podem ser gatilhos na hora de investir em tecnologia.
  4. Detalhar a persona a partir dos dados coletados em pesquisas e entrevistas. Para isso, você pode criar um enredo. Ou seja, crie um personagem com nome, idade e busque pensar no anseios desse ser fictício, como se ele fosse uma pessoa real. Descreva essa personagem em detalhes, listando acontecimentos de vida até chegar ao cargo que ocupa. 
  5. Por fim, para facilitar o acesso à história da persona, faça um resumo visual, listando as principais características dela. Assim, seus parceiros de conteúdo conseguem usar e relembrar a história da persona todos os dias.

É importante salientar que empresas que oferecem produtos e serviços para um público mais amplo precisam avaliar a necessidade de criar uma persona para cada segmento. Isso porque, as ações digitais devem ter o mínimo de personalização. Afinal, oferecer conteúdos sobre um software de gestão logística para alguém do marketing não surtirá efeito algum, pois é preciso direcionar o conteúdo certo à persona certa. 

5. Análise de visitantes no site e redes sociais

As métricas de visitas em sites e interações pelas redes sociais são fundamentais para que os líderes das empresas consigam mensurar o sucesso das ações digitais e definir o que deve continuar e o que deve ser mudado. 

Além disso, são estas métricas que podem gerar insights importantes como a identificação de problemas na atração de visitantes ou na conversão de lead. Entre as principais causas desse tipo de desafio estão:

  • Baixa qualidade das informações, rankeamento ou frequência;
  • Falha na distribuição de materiais entre as várias mídias sociais;
  • Mau uso de CTA;
  • Falta de landing pages, entre outros.

Existem muitas ferramentas disponíveis para este tipo de análise. Para as analisar o tráfego ao site da empresa tech, temos o Google Analytics como ferramenta principal. Ele mostra dados sobre sessões, taxa de rejeição e de saída, origem do tráfego, entre outros. 

Para as redes sociais, cada uma delas tem a sua própria ferramenta de análise. O Facebook Analytics, por exemplo, permite a análise de engajamento dos usuários com a sua empresa, taxa de conversão, etc. O Instagram, por sua vez, tem a própria aplicação nativa, chamada Instagram Analytics, que possibilita a análise de todos os seus esforços no aplicativo.

6. Análise de concorrência

A análise de concorrência, por sua vez, é a forma ideal de comparar a eficiência do seu negócio com o da concorrência e conseguir descobrir em que pontos ela se sobressai ao seu negócio. 

Às vezes o simples uso de palavras-chave tem feito com que o site dos concorrentes apareçam antes do seu. Além disso, segundo a pesquisa State of Marketing do HubSpot, profissionais de marketing B2B que apostam no uso de blogs acabam gerando 67% mais leads do quem não usa.

Ou seja, a análise de concorrência permite que você compare os dados de outras empresas parecidas com a sua para descobrir quais estratégias têm sido mais eficientes e que alterações são necessárias para gerar mais tráfego e conversão.

7. Presença digital

De acordo com o relatório anual da We Are Social, mais de 4,5 bilhões de pessoas usam a Internet, enquanto o número de usuários de mídias sociais ultrapassa 3,8 bilhões. Ou seja, quanto maior a presença da empresa na internet, maior o alcance das publicações e, consequentemente, maior a atração de leads e a conversão de vendas. 

Entre os inúmeros meios de manter a presença digital, podemos citar o site da empresa, blogs corporativos, perfis em redes sociais, cadastro no Google meu Negócio, e-mail marketing, entre outros.

Mas vale lembrar que nem todos os perfis de redes sociais são acessados por todos os tipos de público. É necessário conhecer bem a persona da empresa para criar conteúdos direcionados às pessoas certas. 

Além disso, é necessário definir um número de postagens em cada estratégia para que o público possa acompanhar sem dificuldade. Outro ponto importante da presença digital é elaborar as criações de marketing de conteúdo de forma que elas se complementem e colaborem com o alcance umas das outras.  

8. Elaboração do marketing de conteúdo

Neste ponto da jornada de produção, já mostramos os tópicos principais em relação ao mapeamento de produtos e soluções, definição do público-alvo e persona, estudo de palavras-chave e definição das redes sociais. Agora chegou o momento de elaborar os materiais que dão corpo ao marketing de conteúdo para a empresa de tecnologia

São inúmeros os formatos que podem ser criados. Com os meios de comunicação e as personas definidas, fica muito mais fácil entender as preferências de consumo de informação na hora de produzir seus conteúdos especializados. Dessa forma, você não corre o risco de investir em ações digitais ineficazes.

Neste ponto, é preciso definir um volume específico de conteúdos, seguir o cronograma à risca e trabalhar para que as mídias sociais complementem umas às outras e ajudem a cumprir os objetivos do marketing. Então, defina:

  • Quantas serão as postagens diárias nas redes sociais?
  • Quantas vezes por semana o blog será alimentado?
  • Quantos materiais ricos com landing page serão produzido por mês?
  • Como escrever conteúdo para tecnologia de qualidade?

Entre as perguntas acima, a última delas é a mais desafiadora. Será que a equipe de produção consegue alcançar a qualidade e a profundidade que os conteúdos especializados requerem? 

Existem algumas alternativas: 

O que empresas mais maduras escolhem

A sua escolha entre essas opções sinaliza o momento em que o marketing se encontra. Quanto mais madura as estratégias, maior a tendência de você escolher uma parceria especializada. Comprovamos isso diariamente ao atender grandes empresas do setor de tecnologia, que já passaram por vários momentos de sua história.

Se quiser medir o nível de maturidade do seu marketing, responda ao quiz: Quiz: Qual é o nível de maturidade do seu marketing digital?

Por tudo isso, a Motor Tech Content oferece duas formas de produção de conteúdo especializado: Plano on Demand e Plano Corporate. Na modalidade sob demanda, a empresa de tecnologia tem acesso ao ecossistema tech e faz compras de créditos de conteúdo através dessa plataforma. Na modalidade Corporate, fechamos um contrato com os clientes, que automaticamente já os coloca em contato com nosso ecossistema especializado em tecnologia. 

Em ambos os planos, a Motor é responsável por encontrar o profissional mais indicado para produzir o conteúdo e gerenciar todo o processo de produção e prazos de entrega. O que é uma excelente para empresa que já experimentaram problemas no prazo de entrega e na qualidade do material produzido, afinal todo os materiais passam por uma curadoria tech.

Enfim, o último passo na elaboração de uma jornada de marketing digital eficiente são as ferramentas de automação e anúncios pagos que a empresa tech utilizará para estruturar campanhas de distribuição. Vamos abordá-los agora.

9. Escolha de ferramentas e investimentos para alavancar estratégias

Um bom planejamento de marketing digital por si só já é capaz de aumentar a busca orgânica e o tráfego. Mas contar com ferramentas de automação e anúncios on-line potencializam ainda mais todas as estratégias.  

Entre as ferramentas de anúncio, podemos citar:

  • Facebook Ads: Esta ferramenta de gerenciamento de anúncios funciona também para o Instagram, Messenger e Audience Network. Nela o profissional de marketing pode criar os anúncios da empresa e definir quando e onde veiculá-los, assim como fazer o rastreio de desempenho das ações.
  • Google Ads: Esta é a plataforma de publicidade do Google. Por meio dela o profissional de marketing pode exibir seus anúncios sempre que um usuário da internet buscar informações correlatas à prestação de serviços da empresa. 
  • Bing Ads e Yahoo! Search Marketing: Exibir anúncios no Bing ou Yahoo, segundo e terceiro motores de busca mais populares atualmente, pode garantir que as milhares de pessoas que evitam utilizar o Google possam encontrar a sua marca. Além disso, o Bing Ads e o Yahoo! Search Marketing, por ter menor concorrência, quase sempre oferecer valores mais baixos.

A escolha pelos anúncios pagos não só aumentam o tráfego orgânico como também proporcionam maior fluxo de acesso e melhor chance de visibilidade dentro da base de leads já conquistados. Já as ferramentas de automação são a melhor forma de continuar em contato com quem já é ou ainda não se tornou cliente. 

Ou seja, o patrocínio ajuda a atrair novos visitantes e leads, enquanto a automação os mantém engajados nos temas propostos pela empresa tech.

É importante saber que esta tecnologia (de automação), aliada a seu plano de nutrição, faz com que sua empresa possa agir de acordo com o comportamento digital da audiência, de forma personalizada e escalável. Assim você conduz os leads qualificados para a concretização das vendas e consegue benefícios diretos para o resultado da sua empresa.
Fonte: Motor Tech Content

Entre os inúmeros benefícios, podemos citar aumento de produtividade da equipe de vendas, produção de conteúdo personalizado, melhor relacionamento com os clientes, aumento de conversões, entre outros. 

Existem muitas ferramentas de automação no mercado, algumas delas como a HubSpot e RD Station são muito completas e podem ser integradas ao CRM da empresa. Dessa forma as equipes de marketing e vendas podem se beneficiar de métricas e análises de dados muito mais abrangentes.

Algumas considerações finais

Ao longo desse artigo você percebeu que criar conteúdo para a empresa de tecnologia envolve muito planejamento e decisões estratégicas. Não se trata apenas da escrita.

Por isso, detalhamos toda a jornada que a produção de conteúdo tech deve percorrer para levar mais leads para a área de vendas e potencializar o alcance da marca, gerando mais vendas. 

E temos mais uma dica!

Você já sabe como produzir conteúdo de tecnologia. E isso é ótimo! Mas ainda podemos ajudar a sua estratégia de marketing com algumas dicas sobre as métricas que você precisa acompanhar para análise de resultados. Faça o download do ebook a seguir e domine todas elas.

Ebook: Métricas de marketing e vendas

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