Branded Content: estratégia de comunicação ideal para empresas tech

Marketing de Conteúdo

Branded Content: estratégia de comunicação ideal para empresas tech

11 de julho de 2022

O Branded Content é um conceito relativamente novo, mas que tem ganhado cada vez mais espaço nas estratégias de comunicação das empresas. 

Trata-se de um tipo de conteúdo produzido por determinadas marcas e destinado aos seus públicos-alvo. Esse conteúdo não busca promover os produtos ou serviços da empresa, mas sim construir uma forte percepção da marca junto ao público

É claro que, as empresas de TI podem aproveitar o Branded Content para aumentar o reconhecimento da marca e, ao mesmo tempo, construir uma relação de confiança com os seus clientes.

Agora, você irá conhecer o conceito de Branded Content e também, entenderá como aproveitá-lo como parte de sua estratégia de comunicação!

Continue a leitura do artigo até o final!

O que é Branded Content e, porque as empresas de tecnologia devem usá-lo

Basicamente, Branded Content é um tipo de marketing que envolve a criação de conteúdo especificamente para promover uma marca.

Isso porque, ele pode assumir muitas formas diferentes, como postagens em blogs, vídeos, postagens em mídias sociais ou até mesmo conteúdo interativo, como questionários ou pesquisas.

Porque as empresas de tecnologia devem usar Branded Content? 

Há boas razões para isso. Primeiro, é uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento da marca e alcançar novos públicos.

Com tanto conteúdo sendo compartilhado online, pode ser difícil para as empresas se destacarem da multidão, é claro.

Ao criar conteúdo de marca relevante e interessante que as empresas de tecnologia sejam capazes de colocar seus nomes na frente dos clientes em potencial que podem não ter ouvido falar deles antes.

Em segundo lugar, o Branded Content pode ajudar a construir uma forte percepção da marca. Quando bem feito, pode humanizá-la e torná-la mais relacionável com os clientes. 

Em um setor como o de tecnologia, onde geralmente há muitos jargões e termos técnicos, essa pode ser uma maneira valiosa de se conectar com clientes em potencial em um nível mais pessoal. Cria-se uma relação de maior proximidade entre empresa e cliente.

Terceiro, o Branded Content pode ser uma ótima maneira de gerar leads e vendas. Ao incluir chamadas para ação (CTAs) em seu conteúdo, você pode incentivar os clientes a darem o próximo passo na jornada do comprador, seja se inscrever para uma avaliação gratuita, baixar um e-book, white paper ou agendar uma consulta.

A diferença entre Branded Content e marketing de conteúdo

Em sua essência, o marketing de conteúdo trata da criação e compartilhamento de conteúdo valioso com o objetivo de atrair e engajar clientes. 

Branded Content, por outro lado, é um tipo de conteúdo criado especificamente para promover uma marca ou produto.

Pode ser um anúncio em uma revista, um post patrocinado em um blog ou até mesmo um vídeo de marca no YouTube

A principal diferença entre conteúdo de marca e marketing de conteúdo é que o Branded Content é muito mais abertamente promocional por natureza. 

Embora ambas as abordagens possam ser eficazes, é importante considerar seus objetivos antes de decidir qual abordagem adotar. 

Se você está simplesmente procurando aumentar o reconhecimento de sua marca ou produto, o marketing de conteúdo pode ser o caminho a seguir

No entanto, se você está procurando uma maneira mais direta de aumentar as vendas, o Branded Content tende a ser a melhor a opção.

Então, como as empresas de tecnologia podem criar Branded Content eficaz? 

Selecionamos algumas dicas para ajudá-lo na sua estratégia:

É claro, depois de criar seu Branded Content, é importante medir o sucesso de sua campanha para determinar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.

Existem algumas métricas importantes que você deve acompanhar, como:

  • Mantenha-o relevante. Certifique-se de que seu conteúdo seja relevante para seu público-alvo e esteja alinhado com seus objetivos de negócios.
  • Torne-o interessante. Ninguém quer ler conteúdo promocional chato. Escreva algo que prenda a atenção do leitor e faça com que ele queira saber mais sobre sua marca.
  • Use recursos visuais. As pessoas são mais propensas a se envolver com conteúdo visualmente atraente. Inclua imagens, infográficos ou vídeos sempre que possível.
  • Seja estratégico com seus CTAs. Não inclua um CTA em cada parte do conteúdo que você criar, mas certifique-se de que eles sejam incluídos nas partes com maior probabilidade de converter leitores em leads.

Taxas de engajamento

Isso inclui diferentes formas de engajamento,  como curtidas, compartilhamentos e comentários.

Taxas de cliques

Isso mede quantas pessoas estão clicando em links em seu conteúdo.

Leads gerados

Este é o número de novos leads que você adquiriu como resultado de sua campanha de conteúdo de marca.

Ao acompanhar essas métricas, você pode entender melhor o que está funcionando e fazer os ajustes necessários para melhorar seus resultados.

Branded Content pode ser uma ferramenta poderosa no acervo de marketing de qualquer empresa de tecnologia

Ao criar conteúdo relevante, interessante e visualmente atraente, você pode aumentar o reconhecimento da marca, criar uma forte percepção da sua marca e gerar leads e vendas. 

Quando bem feito, o conteúdo de marca pode ajudá-lo a atingir suas metas de negócios e levar seu marketing para o próximo nível.

Para saber mais sobre Branded Content e ter acesso a dicas de como desenvolver a marca de sua empresa de tecnologia, continue acompanhando os  artigos em nosso blog. Produzimos conteúdo com orientações que fazem toda a diferença para o seu negócio.

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