As 6 tendências de marketing para 2021 segundo Gartner

Tecnologia e inovação

As 6 tendências de marketing para 2021 segundo Gartner

6 de abril de 2021

Saiba, neste post, o que os CMOs precisam ter ‘no radar’ quando o assunto são tendências de marketing em 2021

Todos os anos o Gartner, importante empresa de consultoria e principal autoridade em assuntos como transformação digital, tecnologia e tendências para diversos mercados, publica estudos que ajudam tomadores de decisão a entenderem as melhores práticas para seu setor de atuação.

Recentemente a Gartner publicou o estudo Gartner Marketing Predictions for 2021 and Beyond: Marketing Hits Reset, que lista as 6 principais tendências de marketing para 2021.

A seguir, mostraremos os principais highlights mostrados na publicação, sempre que possível comparando com a realidade brasileira para tornar todos os assuntos ainda mais úteis para o profissional de marketing digital. Aproveite a leitura!

6 tendências de marketing 2021 segundo o Gartner

A pandemia acabou afetando desde a vida social e corporativa da população mundial, até os modelos de negócios, lazer, eventos, compras e turismo, entre tantos outras transformações profundas. 

E os profissionais do marketing digital, sobretudo aqueles que atuam em empresas de tecnologia, foram afetados em uma escala ainda maior.

Passou a ser imperativo compreender, de uma hora para outra, a maneira com que todas estas mudanças, ligadas à crescente necessidade de inovação e transformação digital, podem impactar o marketing a curto prazo. 

E é aí que as tendências de marketing 2021 do Gartner aparecem como uma ajuda muito positiva. Vamos citar as 6 previsões agora.

1 – Mais investimento em experiências híbridas

Março de 2020, o início de tudo. De uma hora para outra, lockdown total, eventos, casamentos, viagens, reuniões, congressos, tudo cancelado por tempo indeterminado. Corporações criativas e ágeis conseguiram aderir à tranaformação digital para criar alternativas virtuais e substituir a necessidade de contato físico com clientes. E isso amenizou prejuízos. 

Um novo nicho surgiu, empresas digitais criaram modelos de negócios para eventos online. No Brasil, o mercado de streamings viveu um aumento de 50% nas audiências de lives pelo Instagram e 4.900% pelo YouTube.

Mas, como afirma a publicação do Gartner, “o apetite do público por experiências digitais não é infinito”. A ampla aceitação por eventos virtuais começou a diminuir. 

E agora? 

Empresas que apostaram tudo nos eventos virtuais agora estão incorporando elementos em tempo e espaço real. Cabe aos profissionais do marketing digital, a partir de agora, criar experiências híbridas atraentes que encantem tanto o público virtual quanto o presencial. 

2 – O cliente em primeiro lugar

Podemos acreditar que nos próximos anos, as empresas passarão a ser ainda mais omnichannel quando o assunto é canais de comunicação e vendas. Teremos uma estrutura organizacional funcional, em vez de baseada em canais.

Durante a pandemia, as estratégias omnichannel, que já eram uma tendência, passaram a ser um investimento de vida ou morte. O que acontece é que a crise sanitária obrigou a população a consumir de e-commerces e aplicativos de entrega.

No Brasil, segundo a pesquisa Shopping During the Pandemic, 47% das pessoas estão comprando mais pela internet. No entanto, 15% dos entrevistados ainda frequentam estabelecimentos com a mesma frequência de antes. 

Isso quer dizer que, independentemente de oferecer um ótimo atendimento por meio dos canais digitais, ainda é necessário entregar a mesma qualidade nas lojas físicas. Ou seja, encontrar formas de colocar o cliente em primeiro lugar em todas as etapas da jornada de consumo, sejam físicas elas ou digitais.  

3 – Crescem as ofertas por assinatura

Você se lembra da última vez em que comprou um CD para instalar um software no seu computador? Não, né? A economia de recorrência foi enraizada no cotidiano das pessoas nos últimos anos. 

E, conforme o tempo passa, mais e mais negócios são adaptados para funcionarem dentro do modelo de assinaturas, desde tecnologias até roupas, alimentos, games, livros, transportes e produtos de saúde, entre outros. 

Mas de que forma essa nova economia impacta nos negócios? Primeiro que o aumento da concorrência torna a necessidade de se destacar muito mais difícil. Além disso, a rotatividade de clientes acabará obrigando as marcas a aumentar o custo de aquisição de novos assinantes.

E como os CMOs e profissionais do marketing digital podem atuar para diminuir estes novos desafios? Criando estratégias inovadoras que sejam capazes de chamar a atenção do público novo e ajudar na retenção de assinantes. 

4 – Marketing, Vendas e CX se fundem

O marketing digital, nos últimos anos, tem sofrido uma constante sobrecarga para adaptar seus serviços às mudanças de consumo e às exigências de agilidade e eficiência. Mas, ao mesmo tempo em que essas mudanças são esperadas, crescem também as cobranças de redução de custos.

É necessário investir em transformação digital, tecnologia e novas estratégias para tornar o setor de marketing digital mais ágil e eficiente, mas sem gastar muito. Complicado, não é?  Também por isso, começar a aumentar a colaboração entre as equipes e a troca de insights sobre necessidades dos clientes é tendência forte em 2021.

5 – Ativismo social entre funcionários

Você se lembra dos quadrados pretos e das mensagens de Vidas Negras Importam que viralizaram em 2020 no Instagram? Ou as inúmeras mensagens de apoio às causas feministas que aumentam significativamente todo dia 08 de março? O ciberativismo é uma realidade que deve ser encarada pelos profissionais de marketing digital e que foi potencializada durante a pandemia.

Grande parte da população ao redor do mundo grita por condições dignas de trabalho, salários iguais, liberdade sexual, religiosa e cultural, quebra do patriarcado, entre tantos outros, e a internet tornou-se o palco perfeito para este ativismo.

O apelo é gigante, e os colaboradores de empresas que viveram na pele preconceitos, desrespeitos e abusos estão preferem ignorar o RH e fazer a denúncia pelas redes sociais, aproveitando o boom da cultura de cancelamento. 

Esse não é um tema comum, mas as empresas de tecnologia também vão precisar pensar sobre ele em 2021.

6 – Moderação de conteúdo

Para termos uma ideia, o site Reclame Aqui, em 2020, alcançou a 780º posição no ranking de sites mais acessados do mundo. Entre os brasileiros, ele está entre o top 10. Estes dados afirmam que, mais do que nunca, comentários negativos e reputação online das empresas têm sido considerados antes que as pessoas consumam ou façam negócios. 

Além disso, o marketing digital tem enfrentado uma crescente produção de conteúdo negativo, que afeta diretamente a confiança dos consumidores. E o investimento em serviços e sistemas de moderação de conteúdos tem sido uma escolha popular. 

Estas foram as 6 tendências de marketing 2021 apontadas pelo Gartner que podem contribuir com o futuro das suas estratégias de marketing digital. Agora, se quiser entender melhor quais estratégias podem ser criadas a partir destas 6 previsões, leia agora mesmo este outro post

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