Faça o melhor com as tendências de marketing 2021

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Faça o melhor com as tendências de marketing 2021

16 de março de 2021

A consultoria Gartner oferece diretrizes ao CMO da empresa tech, para ele agir diante das 6 principais tendências de marketing para 2021 e dos impactos da pandemia Covid-19.

Recentemente a consultoria Gartner apontou essas seis principais tendências de marketing para 2021. E elas refletem as mudanças profundas na sociedade ocorridas no início dessa nova década, principalmente em virtude da pandemia.

No documento, a consultoria aponta caminhos práticos para quem é CMO (Chief Marketing Officer), de modo que siga confiante à frente das estratégias de marketing da empresa de tecnologia. Compilamos as principais diretrizes e tendências neste post.

“Ler”o futuro nunca foi tão difícil

Diante de um cenário incerto, prever o futuro nunca foi tão difícil. A consultoria Gartner sempre foi referência em estudos de tendências no meio corporativo, mas a própria empresa admite que está difícil ler o cenário.

Porém, mesmo com essa dificuldade, é possível afirmar que são esperadas mudanças principalmente pautadas na transformação digital na empresa tech. Por isso, CMOs de marketing precisam se atentar a essas tendências do marketing de 2021.

Aproveite e veja o nosso artigo sobre Quais são as tendências para empresas de tecnologia no ano de 2021.

O que fazer diante das 6 principais tendências de marketing para 2021

1 – Ofereça experiências real-time e real-place

Em primeiro lugar, é fundamental que os CMOs reforcem a presença da marca no mundo virtual. Isso poderá ser feito, por exemplo, por meio da implementação de eventos remotos e capacitações à distância, entre outros serviços que devem ser oferecidos principalmente de forma digital.

Aliás, essa chave que abre o mundo digital precisa virar — com força.

Estávamos acostumados a planejar nossas ações a partir da possibilidade da presença e do contato físico direto. Eventos eram pensados para ser presenciais a priori e usuarem o digital para promoção de visibilidade. E o jogo virou.

As empresas tech devem enxergar ainda mais possibilidades nesse mundo virtual durante 2021, se souberem planejar com foco em uma experiência híbrida, entre digital e presencial. E isso inclui incorporar aos eventos digitais, experiências de realidade aumentada em tempo real, de modo a nos aproximar do interlocutor.

60% das empresas estão planejando usar experiências real-time e real-place em seus eventos

2 – Seja agnóstico quando o assunto for canal de comunicação

Uma das estratégias fundamentais do marketing está relacionada a formas de comunicação e divulgação relacionadas aos canais de venda. Mas a consultoria Gartner frisa que passaremos cada vez mais a ser “channel-agnostic”, ou seja, a usar esses canais mas não estabelecer uma distinção entre eles.

Precisamos ser, de fato omnichannel, e o marketing tem papel contundente nessa tarefa de receber o consumidor como se todos os canais fossem apenas um: a interface entre a empresa e o cliente. Essa mudança toma impulso quando as vendas prenciais, ou seja, por canais físicos ficam afetadas por estratégias de distanciamento social. Mas não pense que isso deixa de afetar a empresa tech.

O comportamento do consumidor muda e a visão que ele tem da marca também. Então, é mais comum que na visão do consumidor, o relacionamento com a marca possa se estabelecer por diversos canais simultâneos e a sua empresa precisa se preparar para isso.

Ser customer-first e channel-agnostic é o objetivo de 60% das empresas B2C (Business to Customer).

E a empresa de tecnologia precisa embarcar nesse movimento, pois o consumidor B2B (Business to Business) também espera ser prioridade.

3 – Tenha uma solução ou produto em oferta recorrente

Na Motor Tech Content nós temos um modelo recorrente de consumo. Oferecer soluções em conteúdo especializado em tecnologia é a nossa missão. Mas entendemos que os modelos de consumo mudaram e já oferecemos conteúdo pré-pago aos nossos clientes.

E o que isso tem a ver com as tendências de marketind de 2021?

O marketing da recorrência está com força total. É preciso estar presente e gerar visibilidade para que a marca consiga fechar cada vez mais negócios na economia da recorrência.

Todas as empresas precisam tomar decisões mais rápidas e isso tornou as relações comerciais mais fluídas. Sem compromisso, sem fee mensal, mas com garantia de qualidade e de entrega. Essa é a filosofia da recorrência, potencializada pelo cenário pandêmico que ainda perdura em 2021.

Portanto, aumentar o número de inscrições e leads e manter contato com a sua base é uma ação e uma tendência fundamental. Este é o caminho para você conseguir gerar mais visibilidade e vendas recorrentes.

Até 2025, 20% empresas que vendem para o consumidor final vão aderir à economia da recorrência.

Quem é tech, como a sua empresa é, já está fazendo ou planejando isso! 😉

4 – Crie uma área só para Marketing, Vendas e CX

Marketing, Vendas e Customer Experience vivem se trombando na empresa de tecnologia? Pois é, a tendência é que as funções dessas três áreas se fundam e passem a ser operadas em um mesmo núcleo. Isso reduziria a redundância, ou seja, o fato de que muitas vezes essas áreas disputam as mesmas ações e funções de forma dissonante.

Afinal se temos redundância de funções entre setores, estamos disperdiçando esforços e gerando atritos. Por isso a consultoria Gartner recomenda que o mapeamento end-to-end da jornada do cliente, para que as “passadas de bastão” ocorram de modo sinérgico entre esses três setores.

Até 2023, 25% das organizações vão unir as áreas de Marketing, Vendas e CX.

Sob uma única diretoria, essas três áreas conseguiriam olhar uma para a outra de forma mais sinérgica, você não acha?

5 – Olhe para dentro da empresa com foco na gestão de crises

Falamos de cancelamento e gestão de crises aqui no nosso blog e esse assunto continuam sendo uma das tendências de marketing para 2021. Mas ao invés de estar relacionada a forças externas, a imagem das empresas será cada vez mais posta à prova pelo público interno.

Como você tem tratado seus colaboradores? Você promove uma comunicação interna clara? Seus funcionários vestem a camisa da empresa? Eles têm orgulho de trabalhar para promover o seu negócio? são questões que o CMO precisa se fazer para promover resultados mais positivos para empresa tech.

Afinal, a consultoria Gartner prevê que em 2022 um terço do orçamento de gestão de crises será usado para apagar incêncios ateados pelos próprios (ex-)funcionários.

6 – Gerencie os comentários ou conteúdos gerados pelos clientes da redes sociais

Grandes empresas, principalmente multinacionais que pulverizam o controle de seus canais de divulgação, precisam de ferramentas para manter um olhar próximo das informações que chegam ao consumidor.

O que se torna viral ou trend nas redes sociais, por exemplo, é um convite para trazer mais visibilidade à marca. Mas nem sempre toda onda deve ser surfada. E isso precisa ficar claro para todos os que operam diretamente ações que impactam a visibilidade da sua marca.

O mesmo vale para que você ofereça mais poder a sua audiência de moderar e reportar violações. Um comentário racista em suas redes sociais, caso não receba um posicionamento da sua marca, pode gerar consequências negativas. Afinal, pode soar como omissão.

Investir em ferramentas que permitam aos seguidores apontarem esses problemas pode ajudar na gestão da imagem da sua empresa, principalemnte se a previsão é de que ela cresça muito em 2021. Se esse for o planejamento, prepapre-se para lidar com novos problemas decorrentes do crescimento do aumento do alcance da marca.

Por volta de 2024, 30% das grandes empresas vão investir na moderação do conteúdo gerado pelos usuários

Para você que chegou até aqui, vimos juntos que as tendências de marketing para 2021 são outras e que agora a transformação digital na empresa tech é o maior foco. A pandemia intensificou essas ações e fez que com muitos negócios alterassem seus planejamentos para se adequarem a essa nova realidade.

Se você curtiu esse assunto e quer ler um pouco mais, aproveite para saber mais sobre a tendência de Customer Data Ethics.

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