Você consegue pensar na magnitude da estratégia de marketing de conteúdo no mercado B2C? Maior do que qualquer um de nós podia imaginar, uma pesquisa realizada pela Content Marketing Institute nos mostra que 86% dos profissionais de marketing B2C utilizam do marketing de conteúdo como forma de aumentar o tráfego do site, atraindo novos clientes e fechando mais negócios.
Os consumidores passaram por uma grande mudança no seu comportamento que, atualmente, por possuir um grande leque de informações, os consumidores podem facilmente alterar o seu canal de compra e procurar outra empresa que melhor o satisfaça. Para acompanhar essa alteração de comportamento dos consumidores, o marketing de conteúdo se tornou um forte aliado do marketing B2C.
Fortalecendo a comunicação das empresas e aumentando a interação com os seus clientes e potenciais clientes, o marketing de conteúdo auxilia no aumento do engajamento das empresas com os seus clientes, elevando suas visitas, gerando uma maior quantidade de leads e mais vendas para o seu negócio.
Mas antes de colocar a mão na massa e produzir materiais para o seu negócio, confira algumas dicas essenciais para fortalecer o marketing B2C com o marketing de conteúdo:
Principais assuntos desta postagem:
#1 Mapeie a sua persona
O primeiro passo – e extremamente importante – é a criação da sua buyer persona. A persona nada mais é que um arquétipo do seu cliente ideal e, diferente do público-alvo – que possui informações amplas -, a persona busca entender o comportamento, dores, dúvidas e características do seu cliente ideal.
Por exemplo: uma empresa para entender melhor como funciona o comportamento do seu público, produziu uma pesquisa com os seus clientes. Com os dados coletados (como informações comportamentais, redes sociais mais usadas e problemas dos clientes), produziu a sua persona. Com a persona em mãos, a empresa pode orientar melhor a sua comunicação para ajudar na resolução de problemas da sua persona, ou seja, dos seus clientes e potenciais clientes.
#2 Entenda a jornada de compras
Quando falamos de marketing de conteúdo, a jornada de compras é parte fundamental dessa estratégia. Composta por quatro etapas, a jornada de compras mostra o caminho em que todo consumidor passará até finalizar a sua compra. A jornada é composta pelas etapas de aprendizado, reconhecimento do problema, consideração da solução e, por fim, decisão de compra.
Baseando-se na jornada de compras, o seu marketing B2C é capaz de orientar o conteúdo produzido para cada etapa da jornada e, assim, atingir cada tipo de consumidor. Por exemplo: um consumidor está com dúvidas sobre um determinado produto ou linha de produtos, cabe à empresa produzir conteúdo que oriente e auxilie o consumidor nessa dúvida. Assim, aos poucos, o consumidor irá caminhar entre as etapas da jornada de compras, até fechar negócio.
#3 Escreva para o seu cliente ideal
Em outras palavras, escreva para a sua persona. Nada adianta criar uma super persona e, no fim, não produzir conteúdo endereçado a ela. O seu marketing de conteúdo B2C precisa estar orientando aos gostos e preferências da sua persona, buscando sempre produzir conteúdo relevante para o seu cliente ideal.
Uma maneira de fazer isso é explorando temas que são de interesse da sua persona, por exemplo: uma persona que trabalha na área de marketing e utiliza diariamente o e-mail como ferramenta de trabalho. Neste caso, assuntos referentes a esse tema, como envio de e-mail marketing, é essencial. Também é importante utilizar uma linguagem que a sua persona se identifique, buscando sempre um ritmo para a leitura.
#4 Produza conteúdo com apelo emocional
Sempre que possível, busque conectar-se emocionalmente com o seu cliente. Quando se cria uma conexão emocional, uma identificação com a marca surge e assim, uma fidelização mais forte e duradoura é criada, proporcionando também uma experiência positiva ao seu cliente.
Um maneira de produzir conteúdo para a sua empresa B2C e, ao mesmo tempo, conectar-se emocionalmente com os seus clientes, é utilizando do storytelling no seu marketing de conteúdo. Assim, você pode contar uma história com uma ‘jornada do herói’ que, ao final, resolve os seus problemas com a ajuda da sua empresa, por exemplo. Além de enriquecer o seu material, é uma oportunidade de contar uma história e criar uma maior proximidade com os seus clientes.
#5 Crie títulos cativantes
Ao produzir um material, seja blog post, eBook ou infográfico, o título deve ser pensando de uma forma que se torne atraente e instigue o seu leitor. Com centenas de milhares de sites da internet, é fundamental buscar uma maneira de se destacar e mostrar ao seus clientes que você possui um conteúdo valioso. Independente do tipo de material produzido, é fundamental investir um tempo na produção de um bom título.
No momento de criar um título para o seu material, pense em como você pode, em poucas palavras, construir uma expectativa em seu leitor e logo em seguida atendê-la no conteúdo do seu texto. Você pode fazer isso ao utilizar um dado que chame a atenção do leitor, utilizando uma abordagem de texto que fale diretamente com o seu público, faça uma instigação ou deixe o seu leitor curioso. É importante também que o título deixe explícito o conteúdo do artigo, que seja instigante e mostre a relevância do tema à sua persona.
#6 Tenha um site com design atrativo – ajuda muito – é a embalagem para guardar o seu conteúdo!
A efetividade do seu conteúdo não depende apenas do seu texto. É necessário que o design do seu site seja atrativo, pouco poluído e intuitivo. Assim há maiores chances que seus visitantes continuem navegando em seu site, buscando novos textos, as suas redes sociais e contato com a sua empresa.
Ao tomar cuidado com o design do seu site, não esqueça de escolher a melhor tipografia, um fundo que não atrapalhe a leitura dos seus textos e de investir na interatividade do seu site. Caso seja do seu interesse, existem outros pontos importantes que também precisam de atenção para tornar o seu site mais atrativo.
#7 Utilize do e-mail marketing
Muito ligado ao marketing de conteúdo, as campanhas de e-mail marketing possibilitam uma comunicação mais direta, segmentada ao público correto, orientando assim o seu conteúdo para o tipo de cliente ideal. Campanhas de e-mail marketing também são uma ótima maneira de aumentar a sua comunicação, transmitindo credibilidade e fortalecendo as relações entre empresa e cliente.
Por se tratar de um marketing B2C, um bom e-mail enviado na hora certa para o cliente certo pode fazer toda a diferença. Nas suas campanhas de e-mail marketing, busque sempre por uma linguagem objetiva, fazendo links para o seu site, ofertando produtos do interesse do cliente e conteúdos que realmente irão o auxiliar na sua jornada de compras.
Na hora de investir em uma estratégia de marketing digital na sua empresa B2C, lembre-se dessas valiosas dicas que com certeza a sua estratégia de marketing de conteúdo será um fortalecimento para o seu negócio B2C.
Caso o seu marketing B2C precise de uma força no marketing de conteúdo, entre em contato com a gente. 😉