Com o mercado em constante transformação, as empresas devem estar sempre atentas às novas tendências de tecnologia e marketing digital, para se manterem relevantes e crescer.
Diante dos desafios que a economia global enfrenta, incluindo problemas na cadeia de suprimentos, guerra na Ucrânia e Europa Oriental, dificuldades em encontrar talentos e a crise financeira, as empresas precisam buscar alternativas para adaptar a sua estratégia de negócios.
O Gartner, uma das principais empresas de pesquisa e consultoria em tecnologia, identificou as 10 principais tendências estratégicas para 2023 que vão desde otimizar TI até dimensionamento de redes.
Além de resumir as tendências apresentadas pelo Gartner, vamos destacar, no artigo, o papel do marketing digital como uma peça-chave para acompanhar essas tendências e se adaptar às mudanças no mercado.
Principais assuntos desta postagem:
Tecnologia e inovação: tendências apontadas pelo Gartner
Com três temas centrais, otimizar, dimensionar e ser pioneiro, é preciso entender as tendências tecnológicas estratégicas citadas pelo Gartner para lidar com os atuais desafios econômicos e do mercado em 2023.
1. Escale as plataformas de nuvem do setor verticalmente
A primeira tendência estratégica é a escalabilidade das plataformas em nuvem de forma vertical.
Com o aumento da demanda por cloud, as empresas estão procurando maneiras de tornar suas plataformas escaláveis e personalizadas. Isso permitirá que as empresas com necessidades específicas de setores como saúde, manufatura, cadeia de suprimentos, agricultura e finanças obtenham vantagens competitivas.
2. Reduza o atrito entre equipes de desenvolvimento e infraestrutura complexa
A segunda tendência estratégica é a redução de atrito entre equipes de desenvolvimento e infraestrutura complexa.
Com a crescente complexidade da infraestrutura, a exemplo de sistemas híbridos com aplicativos locais e outros na nuvem, as equipes de desenvolvimento estão enfrentando dificuldades para integrar e gerenciar suas soluções.
A redução de atrito permitirá que os times trabalhem de forma mais eficiente e colaborem melhor com outras equipes, o que resultará em mais velocidade e entregas melhores.
3. Flexibilizar os acessos com Wi-Fi
A terceira tendência estratégica é a capacidade de flexibilizar o acesso às suas soluções de qualquer lugar com Wi-Fi. Ela é baseada na previsão do próprio Gartner que prevê que até 2025, 60% das empresas usarão 5 ou mais tecnologias sem fio.
Com a crescente demanda por conectividade sem fio, as empresas estão procurando maneiras de fornecer Wi-Fi de alta qualidade para seus colaboradores em qualquer lugar.
4. Crie sistemas imunológicos digitais
A quarta tendência estratégica é a criação de sistemas imunológicos digitais.
O sucesso dos produtos digitais tem se tornado cada vez mais importante para as equipes de desenvolvimento, representando agora 76% do fluxo de receitas, segundo o Gartner.
Mas as abordagens tradicionais de desenvolvimento dificultam a criação de sistemas seguros e escaláveis. O que impacta as oportunidades de gerar receita.
O conceito da imunidade digital reúne várias práticas modernas em torno do ciclo de vida de desenvolvimento de aplicativos, como observabilidade e engenharia de confiabilidade. Tudo para melhorar a resiliência dos aplicativos.
O resultado potencial é na geração de lucro. Em suas pesquisas, o Gartner previu que as empresas podem reduzir o tempo de inatividade em até 80% adotando novas tecnologias.
5. Observabilidade aplicada para melhores operações
Com a crescente complexidade dos sistemas e aplicativos, as empresas estão enfrentando dificuldades para monitorar e gerenciar suas operações.
A observabilidade aplicada permitirá que obtenham uma visão mais clara de seus processos, tomem decisões melhores informadas e aumentem sua eficiência.
6. Gerenciamento de confiança, risco e segurança para IA
Com o aumento da adoção da inteligência artificial, as empresas estão enfrentando desafios para garantir que suas soluções de IA sejam seguras e confiáveis.
O gerenciamento de confiança, risco e segurança para IA permitirá que as organizações aumentem a segurança e confiabilidade de suas soluções de IA.
7. Comece a criar super aplicativos
A demanda por aplicativos personalizados e integrados é crescente. Logo, as empresas estão procurando maneiras de criar soluções que atendam essas demandas.
A criação de super aplicativos permitirá que elas ofereçam soluções para atender essas expectativas e aumentar a satisfação dos clientes. Além de aumentar a eficiência das suas operações.
8. IA adaptável para responder à mudança organizacional
Com a crescente adoção da inteligência artificial, as empresas estão enfrentando desafios para garantir que suas soluções de IA sejam flexíveis e adaptáveis às mudanças organizacionais.
Isso permitirá o ajuste de suas soluções para atender às necessidades e demandas de suas organizações, o que permitirá que elas aproveitem plenamente o potencial da Inteligência Artificial e sejam mais competitivas no mercado.
9. Metaverso combinará diferentes tecnologias
O metaverso combina diferentes tecnologias, como realidade virtual, aumentada e mista, para criar um ambiente de computação de imersão completa.
Isso permitirá que as empresas ofereçam novas experiências interativas para seus clientes e usuários, além de novas oportunidades de negócios em áreas como entretenimento, treinamento e colaboração.
10. A tecnologia terá um papel na sustentabilidade
Com a crescente conscientização sobre a importância de um mundo mais sustentável, as empresas estão procurando maneiras de usar a inovação para atingir alcançar seus objetivos, com iniciativas de responsabilidade social.
O que inclui a utilização de fontes de energia renováveis, a eficiência energética e a automação para reduzir o impacto ambiental das operações.
A tecnologia também pode ser usada para ajudar as empresas a medirem e reportarem sua produção de carbono. Essa ser uma ferramenta valiosa para a transparência e a responsabilidade ambiental.
Tecnologia e marketing digital em 2023: o que adotar?
Em um cenário de grandes mudanças, as empresas precisam estar preparadas para se posicionar com a tecnologia e marketing em 2023.
Estar atento às tendências estratégicas do Gartner, como escalabilidade, flexibilidade e segurança, e implementar iniciativas tecnológicas e de marketing digital são bons exemplos para acompanhar esses direcionamentos.
A importância do marketing digital em cenário de importantes desafios
O marketing digital será uma peça fundamental nesse ambiente de grandes mudanças e desafios. Ele permitirá que as empresas se conectem com seus clientes e usuários de maneira mais eficiente.
O desafio das empresas tech é adotar o uso de dados e análise, para entender melhor as necessidades dos clientes e personalizar as campanhas de marketing. Outra iniciativa importante é validar estratégias de automação para aumentar a eficiência e escalabilidade das operações de tecnologia e marketing.
O marketing digital também permitirá que as empresas se adaptem às mudanças no comportamento do consumidor. A crescente preferência por compras online e experiências digitais, como o metaverso e a realidade virtual, são alguns exemplos.
Esteja preparado para o futuro e coloque sua empresa na vanguarda da tecnologia e marketing digital, impulsionando os resultados de 2023! Para entender essas e outras tendências e se manter atualizado sobre as inovações do mercado, continue acompanhando o blog da Motor.
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