Inteligência Artificial e marketing digital

Marketing Digital

Inteligência Artificial e marketing digital

9 Minutos

25 de fevereiro de 2022

Robôs atendem pessoas, ajudam a organizar tarefas cotidianas, entendem o Big Data. Veja o que Inteligência Artificial e marketing digital têm a ver com esse movimento.

Quando se tratam de dados objetivos e informações, algoritmos são os melhores redatores. Pelo menos, é isso que eles estão aprendendo, dentre tantas outras tarefas que já dominam.

Hoje, os robôs já estão presentes nas rotinas de reportagem. O The New York Times está aí para provar isso. Essa resenha de livro publicada pelo jornal Norte Americano foi escrita por um algoritmo.

Ao ler a resenha, você conseguiria afirmar isso se não tivesse lido o título?

Pois é, tem se tornado cada vez mais difícil distinguir quando estamos lendo o texto feito por um robô. Quando somos atendidos por um chatbot, também temos a mesma impressão. Quando o volume de texto é muito grande e a complexidade desses textos é muito baixa, robôs já podem se tornar a melhor opção.

Escrever 150 mil textos em 4 horas é demais para um humano. Mas não para a Inteligência Artificial. Por isso, a chegada dos robôs digitais inteligentes ao mercado da produção de conteúdo promete mudar o destino de profissões ligadas a essa área. 

Quer saber como? É só rolar!

O que esperar do casamento entre Inteligência artificial e marketing digital

Vimos que robôs são capazes de escrever notícias, principalmente quando tratam de informações repetitivas e de dados

Imagine que você tem um jornal e precisa divulgar os resultados trimestrais das maiores companhias americanas. Quem faria isso mais rapidamente?

Jornalistas X Robôs digitais

JornalistasRobôs
130 palavras500 palavras
15 a 20 minutos1 minuto após a divulgação

Esses números estão presentes na pesquisa da mestra e doutoranda em comunicação Krishma Carreira, que pesquisa as interfaces entre inteligência artificial e comunicação. Ela constata que um software já é capaz de substituir o trabalho de três jornalistas. O sistema criado especialmente para a escrita também pode elaborar 140 mil variações de frases a partir de um texto de três sentenças.

Em comparação ao texto produzido por jornalistas, a escrita robótica é mais descritiva, objetiva e precisa. O que gera credibilidade.

Ao casar Inteligência Artificial e Marketing Digital podemos ter um resultado parecido. Isso significa que a leitura humana de mundo e o toque de sensibilidade, principalmente em abordagens mais complexas, serão ainda mais valorizados.

Podemos criar muitos textos e materiais com ajuda dos algoritmos. Mas conteúdo para criar volume e presença nas páginas de pesquisa pode não ser a melhor estratégia para gerar engajamento. Então, esse casamento entre Inteligência Artificial e Marketing Digital tem que unir o melhor de dois mundos.

Qual é o papel do humano na relação entre Inteligência Artificial e Marketing Digital

Ainda existem tarefas que humanos desempenham melhor e elas dependem de uma característica principal: a humanidade

Robôs ainda não conseguem reproduzir ações que dependam da intuição como modo de raciocínio. Como agem principalmente pela lógica, acabam deficientes de qualidades que ainda preservam aos humanos um papel importante na escrita de histórias, notícias e conteúdos.

São quatro as principais características que garantem o lugar das pessoas no casamento entre Inteligência Artificial e Marketing Digital:

  1. Criatividade
  2. Empatia
  3. Jogo de cintura 
  4. Originalidade

Ainda depende também dos humanos a criação de robôs inteligentes. Sem humanidade, a conta não fecha. 

Editor de inteligência artificial 
Essa é a nova profissão que requer conhecimento de programação
+ Programadores = 

Continuam tendo papel importante, mas dependem de quem conhece as técnicas de escrita
Criação de robôs digitais cada vez mais inteligentes e capazes de desenvolver a produção de conteúdo 

5 mudanças provocadas pela união entre Inteligência Artificial e Marketing Digital e de conteúdo

O mercado de trabalho nos próximos 15 anos tende a se tornar irreconhecível São cinco as principais mudanças baseadas na automação da produção de conteúdo.

1-    SEO e engajamento

O desejo e a satisfação. O complemento perfeito agora é possível com o uso de robôs na produção de conteúdo. Aquilo que você procura, surge nas páginas de pesquisa não por acaso, mas pelo uso inteligente de SEO, palavras-chave adequadas. Fazendo um conteúdo mais bem preparado, é possível atrair e engajar audiência.

2-    Personalização

A sensação é de que tudo foi escrito para você. Isso porque os robôs são capazes de analisar dados que os humanos nem percebem que são gerados. Saber qual é o seu idioma, preferências e crenças são dados que os robôs consideram na escrita de conteúdo.

3-    E-commerce

Descrever produtos é uma tarefa que requisita precisão e repetição. Por isso essa vaga de emprego tem sido ocupada perfeitamente por robôs digitais. Eles são capazes de executar rápida e objetivamente uma tarefa que exige menos criatividade e mais padrão.

4-    Vídeos

A inteligência artificial já é capaz de criar vídeos a partir de textos. E o tempo para concluir uma edição é de dois minutos, distribuindo de forma automática para as redes sociais.

5-    Empregabilidade

A busca pela complementaridade entre humanos e robôs é a chave para um conteúdo de excelência. Quem se deixa acomodar em tarefas repetitivas e não preza pela qualidade das produções, pode ser substituído. Sair do automático é a melhor estratégia para continuar em um mercado de mudanças constantes. 

O debate ético em torno dos algoritmos

Será que o leitor se sente enganado? Ou essas mudanças não fáceis de perceber. Você saberia reconhecer um texto escrito por computador? Como teria certeza de que este conteúdo que está lendo agora não é fruto de AI?

Essas questões suscitam um debate ético. O leitor precisa ser avisado sobre a autoria das produções. Novos procedimentos levam a condutas diferenciadas tanto para humanos quanto para máquinas.

A fase atual ainda é de aprendizados constantes e a tendência é de que assim permaneça pelos próximos anos.

O equilíbrio entre a capacidade robótica de processar e a humana de criar é tudo que empresas ou consumidores precisam para ter acesso a conteúdos de qualidade.

E você, o que fará  diante deste cenário?

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