O navegador Google Chrome não permitirá mais cookies de fontes de terceiros a partir de 2023. Essa decisão tem gerado muita discussão no mundo do marketing digital, pois o impacto dessa mudança ainda pode impactar a presença digital de muitas empresas.
Embora ainda haja tempo para fazer alterações, o Google já deu inicio ao processo de evitar o uso de cookies de fontes de terceiros desde 2020. Ao final desse período de transição, as empresas não terão mais acesso a dados sobre pessoas que visitam seu site usando o Chrome.
A mudança faz parte dos esforços do Google para criar uma experiência na web mais focada na privacidade. No entanto, também pode ter um grande impacto na maneira como as empresas coletam dados e segmentam anúncios.
Mas você sabe porque essa medida afeta o marketing digital nas empresas de tecnologia?
Principais assuntos desta postagem:
O que são cookies?
Um cookie, basicamente, é um pequeno pedaço de texto que um site armazena em seu navegador quando você visita à página. Eles são usados para lembrar suas preferências, como o idioma que o usuário prefere no site e suas configurações de login.
Os cookies também são usados para rastrear suas atividades online e coletar dados sobre você. Por exemplo, um site pode usar um cookie para saber se você já visitou a página e, se sim, quando foi a última vez.
As empresas usam esses dados para criar perfis de comportamento dos usuários e segmentar anúncios para eles. Por exemplo, se um site sabe que você costuma comprar livros de ficção científica, eles podem exibir anúncios de livros semelhantes quando você visitar o site.
Como os cookies afetam o marketing digital nas empresas de tecnologia?
As empresas de tecnologia, em sua estratégia para construção de sua presença digital, usam os cookies para criar perfis dos usuários e segmentar anúncios para eles. Os cookies permitem mostrar anúncios relevantes para o usuário, aumentando as chances de clique e conversão.
No entanto, com a recente decisão do Google de não permitir mais o uso de cookies de terceiros em seu navegador Chrome, as empresas precisarão repensar sua estratégia de marketing digital.
Tipos de cookies
Os cookies podem ser classificados de acordo com diversos critérios, mas os principais são:
- First-party cookies;
- Third-party cookies;
- Session cookies;
- Persistent cookies.
A maioria dos cookies usados na Internet são o First-party e Third-party, pois eles permitem rastrear o comportamento do usuário em diversos sites e coletem dados sobre ele.
O Session e o Persistent cookies são arquivos temporários que servem, basicamente, para armazenar preferências do site e navegador. Isso sem impacto na estratégia das empresas Tech de criar conteúdo de tecnologia e ampliar sua presença digital.
Qual a diferença entre first e third-party cookies?
First-party cookies são aqueles emitidos pelo próprio site que o usuário está visitando. São utilizados para rastrear as atividades e lembrar de suas preferências. Esses cookies permitem a comunicação e personalização da experiência do cliente na página.
Por outro lado, o Third-party cookies são aqueles emitidos por um domínio diferente do site que o usuário está visitando. São utilizados para rastrear as atividades dele em diversos sites e coletar dados sobre ele.
Além disso, o Third-party cookies permite que as empresas criem um perfil do usuário com base nas suas atividades em toda a web e, assim, consigam mostrar anúncios direcionados.
Porque os cookies terceiros vão acabar?
Porque as pessoas estão se conscientizando de seus direitos e privacidade na internet. Com a era sem cookies, os profissionais de marketing das empresas tech devem repensar suas estratégias ligadas à construção da presença digital, pois não terão mais acesso às informações pessoais dos visitantes do site.
Diante dos recentes incidentes de segurança e vazamento de informações por grandes empresas, como o Facebook, as pessoas estão ficando cada vez mais cautelosas com o que compartilham online.
Com a nova Lei de Proteção de Dados (LGPD), os usuários passam a ter mais controle sobre suas informações pessoais, o que pode impactar diretamente as estratégias de marketing digital nas empresas de tecnologia.
A era sem cookies também afetará os anúncios baseados em comportamento. Isso significa que as propagandas que você vê online podem não ser tão relevantes para você, pois eles não terão acesso às suas informações pessoais.
Como o marketing digital das empresas de tecnologia irá responder a essa mudança?
As empresas tech terão que repensar suas estratégias de marketing digital para se adaptarem à era sem cookies. Isso significa que elas precisarão encontrar novas maneiras de criar sua presença digital, além de alcançar e engajar seus clientes potenciais.
Uma das maneiras de fazer isso é investir em marketing de conteúdo. As empresas tech podem criar conteúdo de tecnologia, distribuindo para o seu público-alvo, ajudando-os a se engajar com sua marca.
Outra estratégia é investir em SEO. Dessa forma, as empresas podem melhorar a visibilidade de seus site e conteúdos nas buscas orgânicas, aumentando assim as chances de serem encontrados pelos seus clientes potenciais.
Finalmente, as empresas tech também podem investir em mídias sociais. Elas são um ótimo canal para criar presença digital, alcançar e engajar o público-alvo.
Com as mídias sociais, as empresas podem criar conteúdo de tecnologia relevante, interagir com os seus seguidores e desenvolver uma comunidade engajada em torno da sua marca.
Marketing digital: o que a empresa tech pode fazer para adaptar sua estratégia para criar conteúdo de tecnologia?
Para se adaptar à era sem cookies, as empresas de tecnologia precisarão passar por um processo de adaptação que consiste em três fases:
1. Entender o impacto da nova Lei de Proteção de Dados;
2. Avaliar as estratégias de marketing atuais e identificar os pontos fracos;
3. Repensar a estratégia de marketing e investir em novas táticas, como o marketing de conteúdo e o SEO.
Nessa primeira fase, as empresas precisam compreender o impacto da LGPD na sua estratégia de marketing. É importante lembrar que, com essa nova lei, os usuários terão mais controle sobre as suas informações pessoais, o que pode afetar diretamente o modo como as empresas de tecnologia tratam esses dados.
Na segunda fase, as empresas devem avaliar as suas estratégias de marketing atuais e identificar os pontos fracos. Essa é uma etapa importante para que as organizações saibam quais táticas precisam ser ajustadas ou substituídas.
Por fim, na terceira fase, é preciso repensar a estratégia de marketing e investir em novas táticas, como o marketing de conteúdo e o SEO. Dessa maneira, os negócios poderão alcançar e engajar seus clientes potenciais, mesmo sem cookies terceiros.
6 passos para seguir a partir de agora
A seguir, listamos 6 passos que as empresas tech devem seguir para adaptar-se à nova realidade:
1. Entenda o impacto desta mudança para o seu negócio
O primeiro passo é analisar o impacto que a mudança poderá ter para o seu negócio. É importante lembrar que a principal fonte de receita de muitas empresas são os anúncios, e estes são veiculados por meio de cookies de terceiros.
Portanto, é importante compreender como será o funcionamento da publicidade sem esses cookies.
2. Repense como você mede o sucesso das suas campanhas online
Uma das principais consequências da mudança será a falta de informações sobre o comportamento do usuário em sites que não são da sua empresa. Isso significa que as métricas que você usa para medir o sucesso das suas campanhas devem ser reavaliadas.
Uma das alternativas para contornar esse problema é investir em métricas first-party, ou seja, aquelas coletadas diretamente pelo site da sua empresa.
3. Dê mais importância à experiência do usuário
Com a mudança, os sites terão que rever o tratamento usado com seus usuários, pois não terão mais acesso às informações referentes ao seu comportamento em outros sites.
Uma boa estratégia para contornar esse problema é investir em uma boa experiência do usuário, oferecendo conteúdos relevantes e personalizados.
4. Foque em canais de marketing que não dependam de cookies de terceiros
Existem outros canais de marketing que não dependem de cookies de terceiros, como o e-mail marketing, o marketing direto e o marketing offline. Eles podem ser uma boa alternativa para as empresas que não querem depender exclusivamente da publicidade online.
5. Invista em tecnologias que possam substituir os cookies de terceiros
Existem algumas tecnologias que podem ser usadas para substituir os cookies de terceiros. No entanto, é importante lembrar que elas ainda estão em evolução e podem não ser tão precisas quanto os cookies.
6. Fique de olho nas novidades
A situação está em constante mudança, portanto, fique de olho nas novidades para não ficar para trás. A melhor forma de fazer isso é acompanhar as principais fontes de informação sobre o tema, como o blog do Google Chrome e também da Motor Tech Content.
Sua empresa já definiu como será sua estratégia de marketing digital sem cookies de terceiros? Com estes 6 passos, a empresa tech pode se preparar!
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