Content shock na empresa tech: 6 formas de vencer

Marketing de Conteúdo

Content shock na empresa tech: 6 formas de vencer

9 Minutos

8 de julho de 2021

Se seus conteúdos não são visualizados? Arenda a fugir do content shock na empresa tech.  

Ao criar conteúdo especializado, sua empresa de tecnologia mostra ao mundo que oferece mais do que apenas um produto ou serviço. Também ajuda a construir relacionamentos com seu público e a manter a conversa. A questão toda é que seu negócio não é o único a saber disso e, por essa razão, o Content Shock na empresa tech é uma realidade cruel

Com o excesso de conteúdo disponível atualmente na grande teia, o que sua organização tech produz pode acabar se perdendo. Content Shock é justamente o termo que traduz essa luta entre o crescente número de conteúdos produzidos e o consumo que não acompanha o ritmo dessa produção.

É esse o motivo pelo qual hoje não basta produzir os melhores posts. É preciso pensar em estratégias de visibilidade

A seguir, listamos seis ações para vencer o Content Shock na empresa tech. Confira.

1 – Use as redes sociais para viralizar

Segundo uma análise conduzida pela Kepios — uma consultoria de estratégia de marketing — a quantidade de usuários de mídia social no mundo representa um crescimento ano a ano de cerca de 14%. No Brasil, o número de pessoas que utilizam as redes sociais para propósitos profissionais chega a 59%.

Com isso, entendemos que se de um lado o poder da mídia social não pode ser ignorado, de outro a luta por um lugar de destaque em meio ao excesso de conteúdo aumenta. A fim de evitar cair no limbo do Content Shock, uma dica é publicar materiais que viralizem.

Mas quais tipos de postagens têm mais potencial viral do que outros? Estes dados podem ser úteis para o marketing da sua empresa de tecnologia:

  • 72% dos usuários tendem a compartilhar notícias;
  • 66% têm probabilidade de compartilhar histórias engraçadas;
  • 40% dos usuários tendem a compartilhar artigos de opinião; e
  • 34% dos usuários provavelmente compartilharão postagens ensinando a fazer algo (conhecido também por how-to).

Observe também que existem alguns fatores que contribuem para que o conteúdo especializado se torne viral. São eles: relevância, timing, emoção, qualidade e novidade.

2 – Tenha uma estratégia consistente de gestão de tráfego pago

As estatísticas de alcance orgânico das plataformas sociais caíram vertiginosamente. Se antes postar um conteúdo especializado no Facebook, por exemplo, era suficiente para a chuva de cliques, hoje a história é outra.

É aí que entra o tráfego pago, uma estratégia que não precisa agradar aos algoritmos. Dessa maneira, as chances de alcançar quem precisa ser atingido são consideravelmente maiores para quem investe na ação.

Colocando em outros termos, ao ter uma gestão de tráfego pago você não corre o risco de produzir um conteúdo que não será visto por ninguém. Vale destacar que ao adotá-la é essencial atentar-se às particularidades de cada canal (como Google Adwords, Instagram Ads, Youtube Ads, LinkedIn Ads e outros).

3 – Busque novas palavras-chave

Independentemente de investir ou não em tráfego pago, a estratégia de SEO nunca pode ser perdida de vista. Nesse sentido, é preciso estar sempre de olho nas palavras-chave utilizadas em cada conteúdo especializado produzido.

Normalmente, as empresas iniciam o marketing de conteúdo adotando as mesmas palavras-chave de seus concorrentes. Até aí tudo bem. O problema é que não há como fugir do Content Shock fazendo mais do mesmo

A fim de se diferenciar, frequentemente faça uma busca por palavras-chaves diferentes. Elas podem ser de cauda curta (short tail) ou cauda longa (long tail)

As primeiras são palavras únicas e possuem maior procura, mas menor taxa de conversão. Já as de cauda longa são formadas por três ou mais palavras que juntas criam uma pequena frase e permitem realizar uma busca mais personalizada. 

O uso de long tail permite especialmente a segmentação de visitas no topo de funil, focando a atração. Para saber mais sobre palavras-chave, recomendamos este artigo.

4 – Tenha sempre a persona como finalidade da sua estratégia 

Por melhor que seja a tecnologia ou as soluções da sua empresa, o que seu negócio desenvolve não é para todas as organizações e nem para todos os profissionais. 

Por isso, o seu conteúdo especializado precisa ser direcionado para as pessoas certas, isto é, para as personas do seu negócio. Identificá-las e tê-las como finalidade da estratégia significa construir materiais relevantes e focados nas dores reais de quem realmente interessa. 

Ao fazer isso, não somente o seu conteúdo será lido (adeus, Content Shock na empresa tech!), como você terá mais leads qualificados

5 – Em vez de criar novos conteúdos, revitalize os mais antigos

Se sua empresa de tecnologia já tem ações de marketing de conteúdo, por que não aproveitar os materiais que possui e reutilizá-los? É possível fazer isso atualizando conteúdos bem acessados com novas informações ou novos links, e ajustando títulos de página e outros elementos. 

Para os posts em blog você pode publicá-los nas redes sociais dando uma perspectiva nova – caso já o tenha publicado antes – ou até mesmo transformá-los em um vídeo. 

6 – Conte com um parceiro especializado para fugir do Content Shock na empresa tech

Verdade seja dita: se mesmo seguindo as cinco dicas o seu conteúdo especializado não for acessado, o problema pode estar:

  • Na falta de qualidade e/ou relevância nos materiais e/ou
  • Na falta de frequência. 

Para resolver isso é fundamental certificar-se como está a produção propriamente dita. Quem é responsável por definir as pautas e como é o processo? Em seguida, de quem é a tarefa de produzir, revisar e publicar os materiais? 

Os profissionais que produzem e revisam conteúdo precisam fazê-lo observando a persona e o objetivo do material sendo desenvolvido. Além disso, precisam ter conhecimento sobre a área de atuação da empresa.

É preciso lembrar que um bom conteúdo toma tempo para ser criado. Sem contar que é bem comum haver momentos de gargalo na produção. Afinal de contas, uma área de marketing tem várias frentes para se preocupar. 

A boa notícia é que esse problema pode ser resolvido com um parceiro especializado na produção de conteúdo para a indústria de tecnologia. Não apenas a empresa parceira assumirá os prazos, como garantirá a qualidade dos materiais e absorverá os impactos de rotatividade no time.

Nós, da Motor Tech, podemos auxiliar você nesta jornada de produção de conteúdo. Para saber mais, veja agora como ajudamos a sua empresa de tecnologia a lidar com o Content Shock.

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