8 dicas para planejamento de conteúdo tech arrasador

Marketing de Conteúdo

8 dicas para planejamento de conteúdo tech arrasador

5 Minutos

18 de junho de 2021

Planejar significa decidir com antecedência o que fazer, a forma de fazer, o momento certo e quem será responsável pela execução. O planejamento é o mapa que nos leva de onde estamos para onde queremos ir. Pensando nisso, como está o planejamento de conteúdo da sua empresa tech

De acordo com o Hubspot, quase 40% dos profissionais de marketing entrevistados por eles afirmam que o marketing de conteúdo é uma parte muito importante da estratégia geral de marketing. Mas, para que tenha resultado, é fundamental ser bem executado.

Por sua vez, a execução da estratégia dependerá do planejamento. Pensando nisso, e voltando à citação da Wikipedia, como você faz o plano de criação de conteúdo para blog e redes sociais? Neste post, ajudaremos a começar no lugar certo: do começo!

O que não pode faltar no planejamento de conteúdo?

Um plano de criação de conteúdo para blogs e redes sociais não é algo difícil de ser elaborado. No entanto, isso não significa que o marketing não deva dedicar-se a ele. 

Como não queremos que você perca tempo em tarefas desnecessárias, separamos algumas dicas para ajudar sua empresa a se tornar referência em tech content

Mas antes, e reforçando a citação no início deste post, entenda que quando falamos de marketing digital devemos olhar para onde estamos: na geração de lead, nas conversões, nos acessos, entre outras métricas importantes e que dependem da estratégia de cada negócio.

Precisamos também olhar para onde queremos chegar: melhorar o ranqueamento, ultrapassar um concorrente na busca orgânica, dar visibilidade para marca, aumentar leads qualificados, entre outros. A partir disso, planejar quais serão as ações digitais a serem tomadas, assim como qual será o conteúdo a ser produzido. 

Isso vale para o planejamento de conteúdo para blog, redes sociais, ads, infográfico, webinars e por aí vai. Então, tenha em mente que tudo depende para onde sua empresa gostaria de ir, ok?

8 dicas para planejamento de conteúdo tech

No geral, as dicas que funcionam para todo plano de criação de tech content são:

1 – Análise dos principais competidores

Analisar o que seus concorrentes estão fazendo em termos de criação de conteúdo para blog e redes sociais ajudará sua empresa tech a verificar suas forças e fraquezas, bem como as oportunidades e ameaças.

Existe um acrônimo para isso: SWOT (das palavras inglesas strengths, weaknesses, opportunities e threats, ou forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em português). Uma análise SWOT mostra os diferentes fatores internos e externos que podem afetar o sucesso da estratégia de marketing à medida que você trabalha para atingir seus objetivos. 

Ela ajuda a entender:

  • Como impulsionar sua estratégia de criação de conteúdo;
  • Oportunidades em potencial que você está perdendo; 
  • Desafios que está enfrentando agora ou pode enfrentar no futuro.

Trata-se de uma ferramenta bem simples, mas muito eficaz no planejamento de conteúdo. Para conduzir a análise, em uma folha de papel você pode fazer uma tabela com quatro quadrantes, uma para cada categoria: pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças. 

Os pontos fortes e fracos estão relacionados à sua empresa, isto é, os fatores internos. Por exemplo, quando compara a estratégia de conteúdo de seus concorrentes, o que você diria que sua empresa faz que é melhor do que os competidores? Do mesmo modo, o que sua empresa está deixando a desejar?

Já as oportunidades são fatores externos que podem trazer sucesso, como alta geração de lead e engajamento, um evento que será realizado e atrairá a atenção da audiência, cobertura da mídia etc.

As ameaças também dizem respeito a fatores externos, como concorrentes emergentes, mudanças no comportamento da audiência etc.

2 – Avaliação das notícias e tendências do nicho

A empresa tech possui um público qualificado e antenado. Isso significa que é interessante que, no planejamento de conteúdo, estejam previstas ações para divulgar notícias e tendências de nicho.

Por exemplo, a empresa pode compartilhar assuntos de interesse nas redes sociais. Pode também elaborar artigos de análise ou abordar um tema que está sendo discutido de modo mais aprofundado no blog corporativo.

3 – O que especialistas/veículos especializados estão dizendo

Uma estratégia de tech content precisa igualmente considerar veículos especializados e especialistas da área. Este item está ligado ao anterior, mas fizemos a separação para que você entenda da importância de ter um plano de criação de conteúdo que englobe questões atuais.

Vale lembrar ainda que é bem provável que a sua audiência acesse esses veículos e conheça os especialistas. Citá-los como fonte de referência dará ainda mais credibilidade ao conteúdo divulgado em blog e redes sociais.

4 – O que os grupos de discussão do seu nicho ou persona das redes sociais estão dizendo

Se notícias, tendências e opiniões de especialistas são importantes, o que dizer do seu público-alvo? Uma boa dica para um planejamento de conteúdo tech de sucesso é avaliar os grupos de discussão do seu nicho ou da sua audiência.

Os grupos, aliás, são uma fonte riquíssima de temas que podem ser de interesse da sua persona. Isso porque ao analisar o que estão discutindo você pode pensar em criar conteúdo que aborde esses assuntos. 

Uma dica é associar os temas aos objetivos do marketing. Como comentamos neste post: “pense em conteúdos que obedeçam o funil de vendas, elabore materiais que estejam cada vez mais associados à uma oferta direta de venda”. 

5 – Pesquisas de palavras-chave e suas variações

Um bom planejamento não pode deixar de pensar na eficiência do conteúdo. Isso vale especialmente para a publicação de conteúdos no blog corporativo da sua empresa tech. E como conseguir ser eficiente?

A resposta você até já pode saber: fazendo com que ele seja localizado nos mecanismos de busca. Para tal, é necessário fazer bom uso das palavras-chave e suas variações. Neste artigo mostramos como utilizar as keywords da maneira certa.

6 – Análise de performance dos conteúdos já publicados

Outra atividade que não pode faltar no planejamento de conteúdo é como os conteúdos publicados estão performando. A análise permitirá que você identifique lacunas que precisam ser preenchidas para que o conteúdo tenha um melhor desempenho/ranqueamento.

Para conduzi-la, podem ser usados dados de relatório, ferramentas de auditoria do site e de rastreamento de posição.

7 – Análise e realinhamento aos objetivos de negócio

Toda estratégia de conteúdo deve atender aos objetivos do negócio. Como eles podem mudar por diversas razões, o marketing da empresa tech precisa estar atento a eles. 

Portanto, regularmente verifique se a estratégia de conteúdo que está sendo executada contribuirá com o atingimento dos resultados que a organização quer alcançar. Isso evitará que o planejamento fique obsoleto.

8 – Tenha frequência nas publicações

Por fim, mas não menos importante, está a frequência. Dentre os benefícios atingidos com a publicação regular de conteúdo estão:

  • Atração de visitantes regulares no blog ou na rede social;
  • Criação de conhecimento e visibilidade da marca;
  • Aumento do conhecimento da marca e da confiança (por exemplo, empresas com postagens semanais no blog há anos mostram que estão estabelecidas, oferecem um bom trabalho e são confiáveis);
  • Aumento do engajamento do público ao dar a seus seguidores mais conteúdo para interagir;
  • Importância para o SEO (destacamos que mais vale publicar uma vez por semana durante um ano do que postar dezenas de artigos em alguns dias e depois não publicar mais nada por alguns meses);
  • E muitos outros!

Sabemos que para as equipes de marketing pode ser difícil ter profissionais dedicados à produção de tech content. E essa falta de braço pode ser prejudicial para o desempenho do planejamento de conteúdo. É aí que o marketing de conteúdo pré-pago pode entrar como solução.

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