Conhecer mais sobre social selling para empresas de tecnologia é tarefa primordial na era da comunicação 4.0, afinal pessoas compram de pessoas. Mas muito mais importante do que isso, compram de pessoas que confiam.
Seguindo esse raciocínio, empresas passaram a se atentar ao fato de a confiança ser a questão mais influente nas decisões de compra. Isso não é exatamente uma novidade para o setor de tecnologia com suas vendas complexas.
Sabemos o quanto gerar confiança é importante no longo caminho para fechar um contrato. Nesse contexto, fornecer valor, responder às perguntas e atender às necessidades tornou-se essencial para atrair o interesse e iniciar uma relação com futuros clientes.
Apesar de tudo parecer muito simples, entendemos que na prática nada é tão fácil quanto parece ser. Para que você, como gestor de marketing, consiga que sua organização desenvolva relacionamentos, é importante conhecer sobre o social selling para empresas de tecnologia.
Aproveite para entender como evitar a Cultura do Cancelamento nas Redes SociaisPrincipais assuntos desta postagem:
O que é social selling para empresas de tecnologia?
Em uma tradução literal para o português, falamos de “venda social”. É uma estratégia de uso das redes sociais para encontrar os clientes certos e construir relacionamentos de confiança, com objetivo de gerar receita para a empresa tech.
Como bons relacionamentos não são criados da noite para o dia, o primeiro item que ressaltamos é que social selling para empresas de tecnologia é um compromisso de longo prazo.
Para entender, basta pensarmos no antigo modelo de vendas, as famosas cold calls. Em tradução livre significa “ligações frias” — e a frieza desse contato está no fato de a pessoa que recebe a chamada não saber nada sobre a sua empresa, porque vocês não se conhecem.
Agora, ao invés de uma abordagem fria com anúncios e e-mails promocionais, por exemplo, as redes sociais são usadas para alcançar novos clientes em potencial. Assim como o blog, são uma oportunidade de apresentar sua marca e mostrar como a empresa pode ajudá-los a expandir seus negócios.
Tudo isso por meio de divulgação de conteúdo qualificado e construção de relacionamento, até que esses clientes estejam prontos para comprar.
O segundo item importante é que, ao contrário do que muitos podem pensar, social selling não tem a ver com compartilhar diversos conteúdos no feed e esperar a mágica acontecer. É uma questão de qualidade, consistência e envolvimento.
Então, social selling é o mesmo que marketing de mídia social?
Essa é uma dúvida muito comum, uma vez que as empresas já usam as mídias sociais para vender, certo? Mas, na verdade, refere-se a duas ações diferentes que podem constar no planejamento de marketing das empresas tech.
Entenda que o objetivo do marketing de mídia social é construir autoridade em um setor específico, no nosso caso, o de tecnologia. Compartilhamento de conteúdo, de imagens e vídeos são grandes contribuintes para o marketing nas redes.
A venda social, por sua vez, busca gerar leads de alta qualidade por meio da formação de parcerias com base no valor, bem como capturar a confiança de um cliente em potencial. Por essa razão, podemos dizer que a principal diferença entre social selling e marketing de mídia social é gerar receita.
Vale destacar que uma técnica não exclui a outra, pois as duas andam de mãos dadas.
Observe que enquanto o marketing de mídia social entrega o conteúdo certo na hora certa, a outra estratégia garante que a empresa crie um relacionamento com os possíveis clientes. Por isso, juntos, ambos têm o potencial de impactar positivamente os resultados financeiros de um negócio.
Aproveite para entender como evitar a Cultura do Cancelamento nas Redes SociaisPor que social selling é importante para empresas tech?
Entendida a diferença entre marketing nas redes sociais e social selling para empresas de tecnologia, precisamos compreender que a estratégia de venda social tem a principal vantagem de ampliar e facilitar as vendas por meio do fortalecimento da reputação da marca e da criação de autoridade junto ao público-alvo.
Isso porque a técnica ajuda a otimizar o crescimento orgânico da visibilidade do perfil da empresa ou dos próprios executivos (quando conteúdos relevantes são publicados no perfil pessoal).
Segundo um estudo interno do LinkedIn, a maior rede social de networking do mundo, constatou-se uma forte correlação entre atingir metas de vendas e o uso de social selling.
De acordo com a pesquisa:
- 45% dos perfis que adotam social selling encontraram mais oportunidades de vendas.
- 51% têm mais probabilidade de atingir a meta.
- 78% dos vendedores vendem mais do que os colegas que não usam mídia social.
Resumindo, com a estratégia a empresa tech está apta a mostrar ao seu público que é ativa, consciente e acessível. Além disso, a técnica fornece aos gestores de marketing dados para transformar essas conexões em vendas.
Qual a principal ferramenta de social selling para empresas de tecnologia?
Sem dúvidas, de todas as redes sociais é o LinkedIn que ganha destaque no social selling para empresas de tecnologia.
A razão é simples, pois além de empresas, executivos podem aproveitar a rede para criar conteúdo interessante da indústria tech e estabelecer um relacionamento.
Inclusive, quando os próprios executivos começam a se tornar relevantes no LinkedIn eles acabam atraindo a atenção para suas empresas de um modo muito mais sútil.
E isto é algo que não podemos esquecer sobre as vendas sociais: em primeiro lugar seu foco deve estar em construir confiança e não em vender. Em outras palavras, não se trata de querer vender em todas as postagens.
Ao invés disso, tenha em mente que adotar a estratégia na prática significa compartilhar informações do setor, envolver-se com histórias da sua indústria e mostrar-se como uma fonte de conhecimento do seu segmento.
Para mostrar o quanto ter essa atenção é importante, o próprio LinkedIn define quatro pilares para que a aplicação da técnica tenha sucesso:
- Estabeleça uma marca profissional forte.
- Foque nos prospects certos (e não “atirar para todo lado”).
- Interaja mostrando suas percepções e insights.
- Construa relacionamentos de confiança, ajudando a fornecer informações relevantes para pontos comuns de dor.
Os quatro pilares são utilizados pelo LinkedIn para calcular a eficácia da estratégia nos perfis. Caso queira consultar como está o da sua empresa, veja gratuitamente o Índice de Vendas Sociais (SSI), o qual é atualizado todos os dias.
E para colocar em prática a estratégia no planejamento de marketing da sua empresa tech, confira nosso artigo com o passo a passo para iniciar ou fortalecer o social selling da sua empresa tech.
Aproveite para entender como evitar a Cultura do Cancelamento nas Redes Sociais