Redes sociais: o que esperar em 2023?

Marketing Digital

Redes sociais: o que esperar em 2023?

15 de março de 2023

As redes sociais se mostraram ferramentas valiosas para empresas de tecnologia alcançarem suas personas e aumentarem a presença digital. Porém, com a evolução constante dessas plataformas e as mudanças repentinas nas preferências dos usuários, é preciso ficar atento às tendências de mídia social para que as estratégias usadas nesses canais não sejam ultrapassadas.

Abaixo, confira as previsões para as redes sociais em 2023 e como elas podem ser aplicadas para melhorar as estratégias de marketing e criar conteúdos de tecnologia relevantes.

1- O interesse pelo TikTok aumentará

O TikTok tem se destacado como uma das redes sociais mais populares dos últimos anos devido a sua abordagem única de promover vídeos curtos. Em 2023, espera-se que mais empresas invistam em campanhas de marketing no TikTok, a fim de alcançar um público mais jovem e engajado.

Para ter sucesso nessa plataforma, a regra é clara: deve-se criar conteúdos de tecnologia que sejam autênticos, divertidos e que acompanhem as preferências dos usuários. 

2- Regras de conteúdo de vídeo

Os usuários estão preferindo cada vez mais conteúdos em vídeo ao invés de textos ou imagens. Prova disso é a popularização do Tik Tok, Stories do Instagram e Youtube. Nesse ano, espera-se que a tendência se intensifique, com mais empresas investindo em conteúdo em vídeo para aumentar o engajamento e a interação.

Na prática, os vídeos devem ser curtos e objetivos para que os usuários possam consumi-los facilmente, e ao mesmo tempo, ter uma compreensão mais clara acerca de sua mensagem.

3- O orçamento de anúncios está crescendo

Apesar de muitas empresas preferirem investir em conteúdo orgânico, o uso de anúncios pagos nas redes sociais se tornou bastante comum e em 2023, mais empresas devem investir nessa estratégia para alcançar maior audiência. A pesquisa do GroupM e Magna prevê que a publicidade digital global cresça 8%, atingindo US$ 557 bilhões, respondendo por 65% da receita total de anúncios em 2023.

Assim como criar conteúdos de tecnologia, os anúncios devem ser bem planejados e direcionados para a persona certa.

4- A autenticidade venderá melhor

De acordo com o Global Consumer Pulse 2020 da Accenture Strategy, 83% dos consumidores brasileiros escolhem comprar de empresas que defendem propósitos alinhados aos seus valores de vida, dispensando marcas que se mantenham neutras. Por isso, a autenticidade será uma das chaves para o sucesso nas redes sociais em 2023. 

Os usuários estão procurando marcas que sejam transparentes e autênticas, e que reflitam seus valores e sua identidade. Investir em conteúdos originais, que estejam alinhados com os valores da marca e que demonstrem a sua personalidade, é uma tendência que deve ser levada ainda mais em consideração, pois ajuda a construir uma conexão mais forte com a persona, favorecendo sua fidelização.

5- A escuta social aumentará

A escuta social é uma técnica de análise que permite monitorar e avaliar o feedback dos clientes nas redes sociais. A escuta social funciona, basicamente, através do uso de ferramentas de análise de mídia social que rastreiam e coletam dados de plataformas de mídia social como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.

Espera-se que mais empresas invistam em escuta social para entender melhor as necessidades e desejos da sua persona. E com base nesse conhecimento, aprimorar seus produtos, serviços e campanhas de marketing.

Dica: a escuta social deve ser realizada de tempo em tempo para que as empresas possam acompanhar tendências e a evolução do seu nicho.

6- O público se transformará em comunidades leais

Para criar um vínculo forte com sua persona, será vital transformá-la em uma comunidade. Criar conteúdos de tecnologia atraentes, bem como oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades e desejos dos usuários, é crucial para manter a comunidade engajada. Além disso, entregar benefícios ocasionais, como, por exemplo, brindes e prêmios, também pode tornar o público mais leal.

7- Realidade aumentada e realidade virtual cresce em popularidade

A realidade aumentada e virtual estão se tornando populares nas redes sociais, oferecendo uma experiência mais imersiva e envolvente para os usuários. Segundo o site Statista, realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) devem atingir a marca de 250 bilhões de dólares em 2028.

Apesar dos passos lentos na adesão das tecnologias, espera-se que em 2023 mais empresas invistam em conteúdo de realidade aumentada e realidade virtual para promover seus produtos e serviços de maneira mais personalizada e atraente. Isso pode ajudar a aumentar o engajamento e a interação.

8- Micro e nano influenciadores serão favorecidos

Uma pesquisa realizada pela YouPix sobre “Os desafios do Marketing de Influência”, mostra que:

  • 76% das pessoas compram porque os influenciadores recomendam; 
  • 69% das lembranças de anúncios vem de publicidades feitas por influencers.

Até então, os influenciadores são uma das parcerias mais efetivas para promover produtos e serviços de tecnologia nas redes sociais. No entanto, em 2023 espera-se que as empresas deem preferência aos micro e nano influenciadores, que possuem um número menor de seguidores, mas que são especializados em um nicho específico de TI.

A estratégia pode ajudar a alcançar uma audiência mais engajada e interessada nos produtos e serviços da empresa, aumentando a taxa de conversão e o ROI das campanhas de marketing.

9- O áudio social se tornará mais popular

Nos últimos anos, o conteúdo em áudio, como podcasts e lives, se tornaram populares nas redes sociais, e existe um motivo óbvio para isso: é uma forma conveniente de consumir conteúdo enquanto se faz outra atividade, como dirigir o carro ou se exercitar. 

O áudio social oferece uma forma única de conexão entre os usuários. Ouvir a voz de alguém ao invés de uma música ou som comercial cria uma sensação de proximidade e intimidade — algo que pode ser difícil de alcançar com outros tipos de conteúdo.

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10- As redes sociais serão usadas para atendimento ao cliente

As redes sociais também se tornaram uma estratégia interessante para prestar suporte ao cliente, permitindo que as empresas respondam rapidamente às perguntas e solicitações. Os usuários podem enviar mensagens diretas ou fazer comentários em publicações, e as empresas têm a possibilidade de responder às dúvidas em questão de minutos.

Além do suporte, as mídias sociais permitem que as empresas recebam também mais feedbacks. Ao monitorar as menções da marca nas redes sociais, pode-se ver o que as pessoas estão dizendo sobre seus produtos e serviços, e responder diretamente a qualquer preocupação ou problema que possam ter.

Investir em conteúdos autênticos e relevantes, usar anúncios pagos de forma inteligente, monitorar o feedback do cliente e criar uma comunidade leal são estratégias que os profissionais de marketing precisam adotar para se destacar nas redes sociais em 2023. O uso de tecnologias, a colaboração com micro e nano influenciadores e a oferta de conteúdos em áudios também devem ser aplicadas para aumentar o engajamento e a interação.

Os profissionais de marketing e empresas de tecnologia que conseguirem acompanhar todas essas mudanças e aplicar as tendências às suas estratégias terão destaque. Você está preparado para colocá-las em prática e conquistar uma audiência fiel e engajada? 

Se você gostou de saber sobre as tendências de mídia social para 2023, confira o artigo “Redes sociais para empresas tech: como usar da melhor forma?

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