Dicas para Linkedin: como vender mais tecnologia

Marketing Digital

Dicas para Linkedin: como vender mais tecnologia

9 Minutos

25 de outubro de 2021

Listamos algumas dicas para Linkedin que mostram como vender mais utilizando a plataforma. Entenda a seguir como obter resultados positivos com conteúdo especializado em tecnologia.

Faz tempo que o LinkedIn deixou de ser apenas uma rede s\ocial para facilitar o networking entre profissionais e busca por novas oportunidades de trabalho. Hoje, com ações de marketing no LinkedIn ganhando força, empresas de tecnologia têm a plataforma como uma aliada comercial, fazendo crescer as vendas no LinkedIn.

Uma grande parte do sucesso dessa rede para o segmento B2B é o fato de que, ao contrário dos outros algoritmos, a plataforma tem uma entrega maior de conteúdo para a audiência. Ou seja, há mais chances de viralizar no LinkedIn.

Um exemplo de empresa que entende do que estamos falando é a Hewlett Packard (HP). Em seu perfil, ela exibe uma ampla gama de conteúdo em diferentes formatos, como vídeos, notícias corporativas, posts em blogs e até um trailer de seu documentário sobre a história das fotografias impressas.

Existem vários outros casos de sucesso de empresas que aprenderam a utilizar a plataforma para alavancar resultados. Para que o seu negócio também se destaque, neste artigo trazemos dicas para Linkedin que podem alavancar suas vendas.

Dicas para Linkedin showcase page: como promover a sua empresa tech no LinkedIn

As Showcase Pages são extensões da LinkedIn Page e são criadas para destacar uma determinada marca, unidade de negócio ou iniciativa dentro de sua empresa. Elas funcionam como vitrines específicas para aumentar a personalização do conteúdo e sua consequente assertividade.

A grande vantagem em utilizá-las é que seu negócio de tecnologia pode criar páginas dedicadas a apresentar exclusivamente cada produto ou serviço. Isso permitirá uma comunicação mais direcionada, de acordo com o perfil da persona atendida por cada solução.

Por exemplo, se sua empresa oferece soluções para a agroindústria e também para a área educacional, é importante pensar em ações de marketing no LinkedIn que se comuniquem com esses públicos de forma segmentada. Criando uma página exclusiva para cada solução, é possível desenvolver uma relação específica com cada comunidade, abordando temas relevantes para os diferentes profissionais.

Para a solução focada no agronegócio, a Showcase pode explorar conteúdos voltados para a tecnologia aplicada na gestão de rebanhos, agrícola, sucroenergética ou máquinas, falando diretamente com os gestores dessas áreas. 

Caso sua persona seja o gestor financeiro de uma instituição de ensino, o foco pode ser em temas que detalhem como a solução ofertada impacta nos resultados da administração, ampliando a rentabilidade e evitando a inadimplência.

Portanto, com o modelo das Showcase Pages seu leitor (e potencial cliente) pode escolher qual página seguir para manter-se atualizado sobre os temas de interesse. 

Outra funcionalidade de destaque é a possibilidade de fazer mais de uma segmentação dentro da página. Assim, na hora de compartilhar uma atualização, você pode direcionar a postagem para um grupo específico dentre seus seguidores, tornando a comunicação muito mais eficiente. 

Consequentemente, as chances de vendas no LinkedIn aumentam.

Como criar uma Showcase Page

  • Primeiro, é preciso ser administrador de uma LinkedIn Page.
  • Identifique áreas do seu negócio que precisam de uma Showcase Page.
  • No botão azul “Editar” da LinkedIn Page (que fica no menu superior do lado direito), clique na seta para baixo e selecione “Criar Showcase Page”.
  • Determine quem será o administrador dessa nova página (para que outra pessoa administre a página, vocês precisam ter conexão de 1º grau).
  • Feito isso, é hora de “rechear” a showcase com uma imagem de capa e uma descrição da solução que será trabalhada. Além disso, inclua seu site e o logotipo da empresa.
  • Clique em “Publicar” e a página estará disponível, pronta para receber seus conteúdos e informar suas personas.

Cada LinkedIn Page pode criar até 10 Showcase Pages e cada uma delas deve ser divulgada separadamente. Você pode fazer isso publicando as atualizações na página principal ou, ainda, patrocinando os posts para que tenham um alcance maior.

O que postar no LinkedIn

Para tirar bom proveito das Showcase Pages é fundamental ter como base um plano de marketing de conteúdo. Afinal, somente com materiais realmente relevantes será possível manter seus leitores engajados. 

Além disso, a qualidade da informação é que vai reforçar o domínio de sua empresa de tecnologia sobre o tema, tornando-a autoridade no assunto. Para saber o que postar, acompanhe a seguir 5 dicas para Linkedin:

1. Posts do blog corporativo

Uma ótima maneira de desenvolver o conhecimento da marca, estimular o engajamento e mostrar que sua empresa tem autoridade, é compartilhando as postagens do seu blog no LinkedIn.

2. Notícias e pesquisas da indústria

Os usuários presentes no LinkedIn procuram ativamente por atualizações e notícias relacionadas ao setor em que atuam. Isso torna a plataforma o local ideal para compartilhar estudos de caso, novidades do segmento, relatórios do setor e pesquisas.

3. LinkedIn Ads

Uma boa ação de marketing no LinkedIn focada em vendas é por meio de anúncios com links patrocinados. Além de ser uma excelente estratégia para divulgação de produtos e serviços, permitem a segmentação do público, por nome, setor e tamanho das empresas, função, nível de experiência dos participantes da rede social, entre outros. 

Se sua organização está lançando uma solução para atender uma nova exigência fiscal, por exemplo, você pode criar um anúncio sobre isso, que direcione o leitor para uma página do seu site ou para uma landing page, com opção de baixar um ebook sobre o tema. 

Esse recurso, que pode aumentar as vendas no LinkedIn, exige um investimento de valor pago por clique (CPC) ou por mil visualizações (CPM). A estimativa do valor monetário é feita com base nas segmentações indicadas. Por isso, é importante conhecer bem sua persona.

4. Dicas para Linkedin rápidas e fotos

Postagens simples que incluem dicas funcionam bem no LinkedIn. Você pode, por exemplo, concentrar seus tópicos em assuntos que incentivem a produtividade, a liderança, o aumento nas vendas, a segurança de dados ou o sucesso profissional.

Procure também mostrar a personalidade da sua empresa para dar um tom mais humanizado à comunicação e aproximar-se da sua audiência. Fotos tiradas para mostrar a participação em feiras de negócios, congressos ou de eventos online, para compartilhar ações de RH ou mostrar o dia a dia dos seus profissionais dentro da empresa podem receber muita atenção na plataforma.

5. Conteúdo direto no LinkedIn

Embora a publicação de conteúdo diretamente na rede ignore seu blog de tecnologia e o site da sua empresa, oferece mais visibilidade na plataforma. Para isso, publique postagens que sejam exclusivas no LinkedIn. Nesse caso, opte por um tamanho entre 1.900 e 2.000 palavras.

Inclusive, Neil Patel, o guru de marketing, construiu um império em torno desse tipo de postagem.

8 dicas para Linkedin com foco em conteúdo

O planejamento faz o conteúdo trazer mais resultados. Pensando nisso, confira as dicas a seguir:

  1. Identifique sua persona: todo o conteúdo deve ser útil para sua audiência. Determinar quem é sua persona desde o início ajudará as ações de marketing no LinkedIn a serem mais assertivas. Dessa forma, sua empresa pode fornecer valor ao seu público dando a ele um conteúdo acionável sobre como pode aliviar alguns dos problemas que enfrenta.
  2. Defina os objetivos: pense em qual será sua meta de marketing de conteúdo. Exemplos incluem: gerar mais leads, promover produtos e serviços, construir uma comunidade, aumentar o conhecimento da marca, conectar-se com clientes atuais e futuros, entre tantos outros.
  3. Defina a pauta e o formato: é importante que o conteúdo para LinkedIn tenha diferentes tópicos para maximizar o envolvimento. Com relação ao formato, sua empresa pode explorar artigos, vídeos, fotos e postagens diretas.
  4. Delegue: tenha um profissional ou conte com uma agência de content marketing responsável por criar os materiais que serão divulgados no  LinkedIn.
  5. Construa um calendário editorial: com base nos seus objetivos, planeje a publicação de conteúdo de topo, meio e fundo de funil
  6. Publique regularmente: em qualquer estratégia de marketing de conteúdo,  consistência é a chave para o sucesso. O mesmo vale para o LinkedIn.  
  7. Qualidade das informações: Prefira sempre criar conteúdo autoral, viável mesmo se a sua companhia não tiver como produzir dados próprios. Por exemplo, é possível realizar análises do setor, traçar perspectivas sobre o mercado ou comentar o noticiário do segmento em que a empresa atua. 

O interessante é que os visitantes saibam que aquele conteúdo é algo exclusivo do seu canal. Isso reforça a autoridade da marca no tema de negócio da organização.

  1. Atenção ao horário de publicação: analisar o comportamento do seu público é o melhor indicador para saber quando postar conteúdo no LinkedIn. Contudo, como a rede é bastante utilizada por profissionais, o recomendado é que as postagens sejam em horário comercial.

Como e por que estar mais presente nos grupos de Linkedin?

Participar de grupos é uma excelente estratégia de marketing no LinkedIn, pois são ambientes em que se pode promover uma comunicação de nicho. O objetivo principal é conquistar autoridade em um determinado assunto, aumentar o fluxo de visitas para o seu site (ou blog corporativo) e, claro, gerar leads qualificados

Para isso, procure participar de grupos onde acontecem debates interessantes, que você possa contribuir com informação relevante. Por exemplo, ao participar de um grupo de discussão sobre temas da área de Recursos Humanos, você pode perceber que o tema do momento é o e-Social

Nesse caso, contribua respondendo às dúvidas, indicando material para leitura ou ainda postando informações sobre as exceções e peculiaridades, dando mais credibilidade à sua empresa.

Um bom termômetro para escolher de quais grupos participar é visitar os perfis dos seus clientes (ou potenciais clientes) e verificar em quais eles estão presentes. 

Entretanto, fique atento: existem grupos com um volume grande de participantes, mas que funcionam como banco de currículos ou vitrine de anúncios. Nessas situações, as pessoas não estão lá para trocar conhecimento, então não é o melhor espaço para o seu marketing de conteúdo.

Imagine que os grupos que você escolheu têm bastante interação e você não quer perder os comentários que podem render uma boa exposição para a sua empresa de tecnologia. Imaginou? Então, temos mais uma das dicas para LinkedIn para você: configure alertas diários ou semanais para verificar os grupos periodicamente. 

Interação nos grupos do LinkedIn

Para interagir nos grupos, procure:

  • Estruturar uma participação crescente: imagine que você entrou no grupo como se estivesse entrando em uma festa. Nada de sair vendendo seu produto em um alto-falante. Chegue devagar, vá conversando com as pessoas aos poucos, mostrando interesse por seus desafios profissionais e construindo relacionamentos.
  • Fomentar o movimento: faça perguntas, responda os comentários dos outros integrantes ou mesmo levante um novo tema para discussão.
  • Compartilhar informações relevantes: elas podem vir do seu site/blog ou de fontes confiáveis como jornais, revistas e sites de notícias. Aqui vale uma dica: ao invés de copiar e colar endereço eletrônico, comente o assunto ou faça uma breve introdução para gerar mais engajamento.
  • Manter a regularidade: dentro da página de cada grupo (do lado direito) existe um indicador do seu nível de contribuição ao grupo. Comece participando de poucos grupos para poder manter um bom nível de contribuição, visitando as páginas cerca de três vezes na semana.

Dicas para Linkedin sobre como avaliar seus resultados

Diga quais são os KPIs, que poderemos avaliar os resultados. O LinkedIn fornece uma série de informações ao administrador quanto ao desempenho das páginas das empresas por lá. Você já deu uma olhada? Sabe como interpretá-los? Então, confira:

Como está o alcance das suas publicações?

Alcance representa o volume de pessoas que viram suas publicações diariamente. O Linkedin oferece um gráfico, onde é possível analisar as tendências diárias de visualizações, tanto orgânicas quanto das campanhas patrocinadas.

Seu público está interagindo com seu conteúdo?

A interação do público demonstra o número de vezes que as pessoas gostaram, comentaram ou compartilharam cada publicação. Com essa informação, você poderá refinar o perfil da sua persona, avaliando os temas que mais agradaram ou a abordagem que mais gerou compartilhamentos na rede.

O engajamento do público está acontecendo?

Os números referentes ao engajamento demonstram o quanto as pessoas que viram suas publicações se envolveram com ela, compartilhando-as. Também por meio de um gráfico, você pode verificar o número de vezes que os usuários clicaram, gostaram, comentaram e compartilharam seu conteúdo de tecnologia. 

Você poderá, ainda, conferir o engajamento das campanhas patrocinadas para avaliar se vale a pena mantê-las ativas.

Quem são seus seguidores?

O LinkedIn também irá ajudar você a saber quem são os seus seguidores. Desse modo, além da quantidade, será possível analisar o perfil, quantos você conquistou naturalmente ou por meio de anúncios pagos, setor em que atuam, cargo, porte de empresa, entre outros.

Todas essas informações estão disponíveis para o administrador da página da sua empresa, na guia Análise. É importante avaliá-las, porque é por meio delas que você poderá acompanhar o desempenho da sua empresa no LinkedIn e direcionar ações para potencializar sua presença nessa rede social. 

Além disso, com essas informações, você pode, por exemplo:

  • Analisar o retorno das campanhas pagas, para verificar se o investimento foi direcionado adequadamente;
  • Saber quais conteúdos foram mais curtidos e compartilhados, de quais temas tratavam, e assim direcionar seu marketing de conteúdo;
  • Entender se o perfil dos seguidores da página da sua empresa é similar à persona que você desenhou para o seu negócio.

Para explorar melhor o tema, disponibilizamos um e-book gratuito. Então, confira as 10 principais métricas de marketing e vendas para você avaliar sua estratégia digital.

Ebook: Métricas de marketing e vendas

Conclusão

Apesar de o LinkedIn não ser a maior rede social, é a que mais vende. A observação foi feita por Neil Patel. Segundo ele, o sucesso da plataforma é o fato de ela estar repleta de profissionais que tomam decisões e de executivos que fazem networking

Por isso, vender no LinkedIn é algo muito possível e mostramos, neste artigo, o que você pode fazer para atingir bons resultados na plataforma. 

Outra estratégia que funciona bem nessa rede é o social selling, ação que busca gerar leads de alta qualidade – por meio da divulgação de artigos -, bem como capturar a confiança de um cliente em potencial. 

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