Produção de conteúdo especializado para fintechs: por que e como investir!

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Produção de conteúdo especializado para fintechs: por que e como investir!

19 de novembro de 2020

Com uma concorrência em ascensão, as startups precisam entender a importância da produção de conteúdo especializado para fintechs como forma de sobreviver ao mercado.

As fintechs crescem em um ritmo acelerado no Brasil. Segundo dados do Distrito Fintech Report, já são mais de 700 startups voltadas para o segmento financeiro no país. Então, esses negócios precisam de estratégias para se destacar no mercado. Um caminho bastante eficaz é a partir da produção de conteúdo especializado para fintechs.

Com tantas empresas apostando no setor financeiro, há uma corrida intensa para conseguir conquistar e fidelizar clientes. Principalmente após a pandemia, o marketing de conteúdo tech é a chave para tornar uma marca conhecida, por uma série de fatores.

Neste artigo, vamos entender qual é o papel do conteúdo de tecnologia como reforço de uma marca, bem como os principais desafios das empresas nesse contexto. Veja a seguir!

Porque a estratégia de marketing digital das fintechs depende do conteúdo

Quase metade das fintechs brasileiras surgiu entre 2016 e 2019, mostrando como o setor tem sido promissor. Com uma taxa de mortalidade baixa — o estudo do Distrito aponta apenas 5,7% entre as identificadas entre 2019 e 2020 — elas só precisam criar uma carteira de clientes sólida para se manter na ativa.

Os serviços são importantes para um público-alvo considerável, já que todo mundo lida com dinheiro o tempo todo. A internet é uma fonte bastante utilizada para solucionar dúvidas e o marketing de conteúdo tech permite educar os leads a lidarem melhor com os ganhos.

Várias dúvidas podem ser solucionadas pela produção de conteúdo especializado para fintechs. Os temas de gerenciamento financeiro vão desde conceitos de economia, como a definição de tesouro direto, a dicas práticas de como economizar e criar um rendimento mensal.

A sua fintech pode se tornar o ponto focal desse tipo de informação, utilizando artigos e outros formatos de materiais digitais para criar um relacionamento com o público. O conteúdo de tecnologia tem esse poder: conscientizar sobre os problemas e revelar soluções de acordo com o produto oferecido.

Não é à toa que 91% das marcas B2B usam a estratégia como forma de alcançar consumidores. A partir da produção de conteúdo especializado para fintechs, é possível alavancar o awareness da sua empresa, conectar-se com os clientes e fidelizar aqueles já conquistados.

4 principais vantagens de investir em conteúdo de tecnologia

A produção de conteúdo especializado para fintechs traz várias oportunidades como estratégia de marketing digital. Desde a possibilidade de conversar com o público de uma forma mais acessível até a geração de demanda, as vantagens permitem um melhor posicionamento de marca.

Separamos a seguir 4 benefícios do marketing de conteúdo tech para a sua startup financeira!

1. Linguagem acessível

Um senso comum no mercado financeiro é a quantidade de termos técnicos do setor. Quando falamos em tecnologia, a complexidade tende a aumentar, com soluções que demandam um conhecimento mais aprofundado, como o blockchain.

O público-alvo das fintechs tende a ser mais leigo no assunto, precisando compreender a importância dos conceitos para a sua rotina. O conteúdo de tecnologia entra como um alicerce para estabelecer esse contato.

A partir da estratégia, é possível trabalhar o público-alvo para se tornar mais preparado para entender os seus serviços de uma forma mais simples. Os materiais podem ser produzidos com uma linguagem acessível, além de explicar termos complexos do setor e como funcionam as tecnologias mais sofisticadas.

2. Autoridade para a marca

Criar uma consciência de marca é essencial para conquistar a confiança dos consumidores e impulsionar vendas. Esse é um desafio comum para as fintechs iniciantes, já que não são conhecidas.

Estabelecer-se no mercado depende diretamente de como a empresa se posiciona e constrói seu valor de marca. Nesse sentido, o marketing de conteúdo tech é a chave para estabelecer uma imagem digital de impacto, gerando interação para posicionar as fintechs na rotina dos potenciais consumidores.

Dessa forma, sua marca consegue gerar a interação necessária para conquistar clientes e resultados, mostrando que tem o conhecimento adequado para entregar os serviços.

3. Comunicação de visão e valores

No mundo moderno, não basta mais ter os melhores serviços. O público precisa se identificar com os valores de marca e enxergar uma visão adequada para resolver problemas. Uma pesquisa da Accenture revela que 52% dos clientes preferem usar serviços de uma empresa com um propósito maior e com valor pessoal claro.

Por isso, as visões e propósitos dos fundadores precisam estar bem posicionadas no branding da fintech. É comum deixar essas informações disponíveis na página “Sobre nós” do site, mas a produção de conteúdo especializado para fintechs também pode ser usada como reforço.

Algumas estratégias muito usadas são entrevistas com os sócios, vídeos institucionais e artigos correlacionados com os valores.

4. Exposição da cultura interna

Seja para atrair colaboradores alinhados com a proposta da empresa ou mesmo para mostrar o seu funcionamento, o conteúdo de tecnologia também pode explorar as nuances do trabalho e dos processos da empresa.

Explicar as habilidades e mentalidades necessárias para fazer parte do time são importantes para atrair colaboradores satisfeitos com a cultura da sua fintech. Essa vantagem se mostra valiosa principalmente se levarmos em conta como os profissionais de tecnologia, como cientistas e engenheiros de dados, são escassos no mercado.

Aproveitar o marketing de conteúdo tech como forma de dar mais segurança a esses colaboradores é uma forma estratégica de conseguir gerar mais credibilidade e se destacar na retenção dos melhores profissionais.

3 dicas para a produção de conteúdo especializado para fintechs

Para que a sua estratégia de conteúdo de tecnologia seja de fato eficaz, os textos precisam ter apelo ao público. Confira agora 3 dicas para um bom material!

1- Muita inovação

Inovação é palavra de ordem na era digital. Quando pensamos em produção de conteúdo especializado para fintechs, significa utilizar técnicas modernizadas e adaptadas para atrair o cliente à leitura. A proposta é investir em formatos diferenciados, com títulos atrativos, leitura escaneável e chamadas engajáveis.

Apostar em mais de um tipo de material torna a produção dinâmica e amplia o alcance da estratégia. Os formatos podem ser artigos, e-books, infográficos e até vídeos. Já a leitura escaneável permite ao leitor identificar os pontos mais relevantes, determinando se vale a pena ler o artigo completo ou não. O mesmo vale para os títulos e chamadas, que precisam explorar as palavras-chave.

2- Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa

Um conteúdo de tecnologia bem feito envolve pesquisa aprofundada sobre o tema. O redator precisa buscar fontes confiáveis e de qualidade para desenvolver um texto com as melhores informações.

Por isso, é importante acompanhar o mercado internacional, identificando pesquisas, relatórios, dados, tendências e novidades do setor. Além disso, essas informações devem ser adaptadas à realidade do seu negócio e do país.

3- Conteúdo visual que engaje

Se o texto é importante, o conteúdo visual também precisa de atenção. As imagens devem se conectar com o material produzido, pois elas são, junto com o título, um dos primeiros elementos visualizados pelo leitor.

Em um material mais denso, como os e-books, a diagramação também deve ser bem planejada. Isso significa investir em um design propício para facilitar a leitura, com conforto no posicionamento dos elementos e uso de cores.

Quanto tempo você acredita que pode esperar para entregar marketing de conteúdo tech que gere valor para o mercado e atraia leads qualificados de verdade? Com as dicas e informações apresentadas neste artigo, a sua produção de conteúdo especializado para fintechs está pronta para engajar e colocar a sua empresa na rota do público-alvo.

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