Por que usar um sistema de transmissão ao vivo na empresa tech

Marketing Digital

Por que usar um sistema de transmissão ao vivo na empresa tech

11 de junho de 2020

Veja quais as vantagens de usar um sistema de transmissão ao vivo profissional na sua estratégia de marketing de conteúdo digital na empresa de tecnologia. 

Quando falamos sobre o mercado de conteúdos digitais, as transmissões ao vivo são uma tendência cada vez mais forte neste nicho. Com a popularização deste formato, os recordes de audiência são constantemente desafiados — a live da cantora Marília Mendonça é a maior da era da internet, com 3,2 milhões de usuários simultâneos.

Desta forma, este recurso se mostra uma opção interessante para a sua estratégia de marketing digital. Além de fazê-lo nas redes sociais, é possível usar um sistema de transmissão ao vivo profissional. Mas qual é a melhor opção para o seu negócio e quando utilizar?

Neste artigo, falaremos sobre como surgiu o live streaming e daremos algumas dicas de como usá-lo na sua estratégia de marketing. Além disso, explicamos qual a diferença deste modelo e uma videoconferência e quais as vantagens de adotá-lo. Vamos lá?

A evolução do sistema de transmissão ao vivo como estratégia de marketing

Este tipo de transmissão é possível graças à tecnologia de streaming. Graças a ela, é possível consumir um conteúdo sem baixá-lo previamente, pois a plataforma o fará durante a exibição.

Assim, o streaming pode ser aplicado não só aos conteúdos previamente gravados, mas também às transmissões ao vivo. Seu primeiro uso para tal finalidade foi em 1993, quando a banda Severe Tire Damage se tornou pioneira do live streaming e transmitiu online seu show no Centro de Pesquisa da Xerox.

Como é necessário ter uma conexão rápida e estável para este tipo de transmissão, os conteúdos em áudio foram os primeiros a aderirem à tendência – ou seja, rádios online e podcasts.

Transmissões ao vivo de outros formatos se tornaram mais viáveis quando a internet  evoluiu e a conexão discada deu lugar à banda larga. Com o crescimento no consumo de conteúdos digitais, o live streaming passou a ser uma solução cada vez mais atrativa -principalmente para os profissionais de marketing.

Por quê? A evolução da tecnologia de live streaming faz com que este tipo de conteúdo se posicione como uma boa maneira de atrair o público. Segundo pesquisa da The New York Magazine, 80% do público entrevistado prefere este formato aos posts em blogs e redes sociais.

Mas como utilizar as lives na sua estratégia de marketing digital? Para este recurso ser bem utilizado, é necessário conhecer a persona que você deseja atingir. Assim, é possível saber qual será a melhor maneira de usar as lives no seu planejamento de conteúdo.

Além disso, este conhecimento permitirá que você saiba em qual etapa do funil de vendas você pode posicionar sua transmissão ao vivo. É possível utilizá-la para anunciar produtos, fazer anúncios e até captar leads. Lembre-se: precisa fazer sentido dentro da sua estratégia.

Vale ressaltar a importância de realizar este tipo de ação de maneira planejada. Estabeleça metas e saiba como acompanhar os resultados com as métricas adequadas. Neste artigo, detalhamos quais KPIs você pode usar na sua transmissão ao vivo.

Em qual sistema fazer a sua transmissão ao vivo?

A facilidade de acesso à internet de maior qualidade e o crescimento no consumo de conteúdos digitais também refletem nas opções de plataformas para fazer lives. Assim, a lista se tornou cada vez mais vasta desde 2011, quando o YouTube passou a dar suporte à funcionalidade.

Após o sucesso obtido pela plataforma do Google, ferramentas como Periscope e a rede social Facebook passaram a permitir lives em 2015. No ano seguinte, o Twitter e o Instagram acompanharam o movimento. Em 2019, o LinkedIn começou a implementar as transmissões ao vivo.

Todas estas opções são gratuitas e você só precisa se preocupar em garantir os equipamentos adequados e uma boa conexão de internet. Caso considere interessante, é possível até contratar uma equipe de produção de vídeo para trazer mais profissionalismo à sua live nestas plataformas.

Também existe a opção de utilizar um sistema de transmissão ao vivo profissional. Apesar de precisar de maior investimento, esta solução pode ser interessante para o seu projeto.

Antes de escolher, é necessário ter em mente a importância de não olhar só para os valores a serem destinados à ação. Pense na sua persona e use o que você souber sobre ela para definir qual plataforma será mais estratégica para atingir os objetivos de sua live.

Por que usar um sistema de transmissão ao vivo profissional?

Para ajudar você a decidir se vale a pena fazer sua live num sistema de transmissão ao vivo profissional, separamos algumas vantagens das quais você poderá desfrutar caso opte por este caminho:

1.   Aumenta o alcance do seu evento

Entre as vantagens de uma transmissão ao vivo profissional está o maior alcance para o sua live, ou seja, ao fazê-la você pode atingir um público maior. Como exemplo, vale destacar o sucesso obtido na transmissão do evento de investidores da Gerdau. Ao optar por usar o recurso, a multinacional conseguiu quadruplicar sua audiência.

E quando falamos de organizar eventos, esta tecnologia permite que você não precise se ater ao modelo presencial, ou seja, não é necessário fazê-lo com a presença física do público. Assim, as questões logísticas também podem ser facilitadas.

2.   Monetização

Ao utilizar um sistema de transmissão ao vivo profissional, você pode escolher quem pode acessá-la. Isto permite sigilo de informações caso o conteúdo possa ser divulgado somente a um público restrito. Além disso, você pode vender acesso à sua live e, consequentemente, ter mais possibilidades de monetização.

3.   Captação de leads

Outro ponto pertinente é o fato da plataforma profissional permitir a captação de leads. Para acessá-la, o usuário precisará fornecer um e-mail e outros dados que você desejar. Isto permitirá que você estabeleça contato com este cliente potencial e construa um relacionamento nas etapas da jornada de compra,podendo convertê-los em vendas.

4.   Conta com o suporte de quem é referência

Além disso, utilizar um sistema de transmissão ao vivo profissional permite que você conte com o suporte de quem possui experiência no mercado. Ao optar por utilizar lives na sua estratégia, é necessário garantir que elas sejam realizadas sem grandes sustos. Afinal de contas, é a imagem da sua empresa de tecnologia em jogo — e você não quer colocá-la em risco.

Como incorporar uma videoconferência à sua live?

Quando falamos sobre o universo de transmissão ao vivo, muitas pessoas confundem o conceito de videoconferência com o de live streaming. Apesar de semelhantes, ambas possuem diferenças na abordagem.

Também conhecida como webmeeting, a videoconferência conecta duas ou pessoas mais na mesma transmissão. Nela, todos os participantes trocam informações em tempo real via áudio e vídeo ou somente uma das duas opções. Além disso, é um modelo onde a qualidade  da imagem não é uma prioridade e, por isso, usado para transmissões de menor porte – geralmente reuniões no meio corporativo.

Este recurso pode ser incorporado ao sistema de transmissão ao vivo profissional, assim permitindo que nem todos os participantes estejam presentes no mesmo local. Assim, é possível reunir todas estas pessoas numa webmeeting e embedar esta sala à sua live.

Para fazê-lo, é necessário utilizar um encoder profissional. Ou seja, um software que vai converter os dados deste vídeo e os repassará para o software de transmissão ao vivo. Como exemplos deste tipo de programa podemos destacar WireCast, Vmix e Netshow.me Live.

Vale ressaltar: apesar de estar incorporando uma videoconferência à live, você deve tomar todos os cuidados necessários para a solução profissional. Ou seja, é imprescindível usar bons equipamentos e garantir uma conexão de internet rápida e estável para todos os dispositivos que transmitirem conteúdo.

Como você conferiu neste artigo, a tecnologia de live streaming é um recurso que pode ser utilizado de diversas maneiras na sua estratégia de marketing. Seja o fazendo através das redes sociais ou por um sistema de transmissão ao vivo profissional, o importante é ter em mente o fato de usá-lo da maneira que fizer sentido dentro dos seus objetivos – e isso só você e sua equipe saberão.

Este artigo foi escrito pela Netshow.me. Fundada em 2013, a empresa já realizou mais de 10 mil transmissões ao vivo no mundo inteiro — e a sua pode se juntar a este número.

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