A pandemia da Covid-19 mudou o cenário do marketing das empresas. Sem possibilidade de reunir pessoas, o orçamento de eventos presenciais passou a ser repensado. A tendência recai sobre as estratégias digitais, em especial a criação de conteúdos.
Segundo uma pesquisa divulgada pelo Mercado Livre, o tempo de navegação na internet aumentou em 17% entre fevereiro e início de maio de 2020, assim como a busca de produtos pela internet, que subiu para 37%.
Essa relevância do meio digital mostra a importância de investir nas ações online. Mas como exatamente as empresas passaram a se organizar para ajustar o orçamento de marketing? É isso que veremos neste artigo!
Principais assuntos desta postagem:
Investimento em marketing recua
Diante da crise, o fluxo natural nas empresas é reduzir o orçamento de marketing. Segundo uma pesquisa da Marketing Week no Reino Unido:
- 64% das empresas entrevistadas tiveram cortes no setor no segundo trimestre;
- Os investimentos reduziram mais de metade do valor do primeiro trimestre.
Aqui no Brasil, os números são similares. A Inflr realizou um levantamento que aponta:
Retração de 60% nos investimentos do setor de comunicação entre 9 e 30 de março. Outro dado é que boa parte dessa verba reduzida se origina do orçamento de eventos presenciais, que precisaram ser cancelados.
No entanto, o plano é realocar mais de 53% desses recuos para outras campanhas, como a divulgação de novos canais — a construção de aplicativos para atender o público, por exemplo, tornou-se prioridade — e campanhas institucionais.
A busca por alternativas para gerar resultados
Para os profissionais de marketing, a missão é revisar os projetos de divulgação e realocar a verba de forma inteligente, evitando o impacto nos resultados de comunicação. Embora o setor seja o primeiro a ver diminuição de verba, é um dos mais importantes para que uma empresa se sustente na crise.
Sem a roda do marketing, alcançar bons resultados é uma meta praticamente inatingível nessa situação. Por isso, é necessário traçar estratégias eficazes para o crescimento da marca, no objetivo de manter e reforçar a relevância no mercado.
Com a baixa no orçamento de eventos e a pausa nos encontros físicos, estratégias como o evento online ganham força. O foco é otimizar os custos, evitando gastos com veiculação e anúncios pagos.
É nesse contexto que a criação de conteúdo passa a ter ainda mais destaque. A interação digital com o público pode ser feita de várias formas, seja com um artigo, um e-book ou até em vídeos nas redes sociais.
Dados da Abcomm revelam que as lives de Instagram cresceram 70% só no mês de março. Esse é um dos formatos que se tornaram alternativas para compartilhar conhecimento, mesmo à distância, dividindo espaço com webinários e videoaulas.
A importância do conteúdo para o orçamento de marketing
Dentre todas as estratégias online, a produção de conteúdo tem um papel essencial para atrair leads, pois é aquela que direciona as demais. A partir de um material bem produzido, é possível conquistar posicionamento orgânico de referência, reforçar a divulgação de um evento online e muito mais.
Como o aumento das buscas pelos consumidores — como apontou a pesquisa do Mercado Livre — ter uma estratégia de SEO de qualidade se torna essencial para conseguir a atenção do público. E isso só é garantido a partir de textos bem escritos, seja no próprio site ou no blog.
As palavras-chave e a postagem frequente de conteúdos são pontos fundamentais para garantir as primeiras posições nos buscadores como o Google. Então, o orçamento de marketing voltado para conteúdos tem uma boa justificativa para receber destaque neste momento.
As empresas, mais do que nunca, buscam essa visibilidade para levar a mais conversões de vendas online. A otimização de SEO ajudará tanto na superação da crise como na manutenção da relevância no futuro.
Ainda em relação ao conteúdo, a busca por influenciadores também tem crescido. Para determinados nichos, usar famosos com base consolidada de público nas redes sociais traz bons resultados.
A situação do isolamento social incentivou valores como solidariedade, sensibilidade e sintonia. Por isso, as pessoas passaram a ouvir mais essas vozes, que já tinham um bom destaque antes.
Segundo pesquisa do Ibope Inteligência de 2019, 52% dos internautas seguem esses perfis nas redes, os números ainda mostram um alto índice de influência pela exposição a esse tipo de conteúdo.
O poder dos conteúdos especializados bem produzidos
Se as empresas apostam no orçamento de marketing digital, por outro lado, há um peso que precisa ser considerado: a concorrência. A limitação das campanhas para o ambiente online acirra mais a busca por esse espaço, principalmente no setor de tecnologia, onde novos produtos são lançados frequentemente.
A qualidade dos conteúdos é um dos pesos para garantir as melhores posições pelo SEO. Não basta usar palavras-chave, mas aplicá-las com contexto e inteligência. Elas precisam estar bem inseridas na construção das frases.
E as técnicas vão além: quanto mais informativo e preciso é um artigo, mais ele consegue segurar o leitor. Mais um ponto estratégico para melhorar o posicionamento: o tempo em uma página é usado como parâmetro de relevância para os algoritmos.
Produzir conteúdo de tecnologia estratégico é uma tarefa mais complexa do que muitos pensam — e todo profissional de marketing deve saber disso. Porém, gestores e suas equipes nem sempre têm tempo hábil para imprimir a qualidade necessária em um conteúdo especializado.
Com a pandemia, principalmente, o tempo se tornou mais valioso. Enquanto o orçamento de eventos migra para o conteúdo, os times ainda precisam desenvolver estratégias e experimentos para assegurar resultados.
Então, a tarefa de revisar e ajustar conteúdo deixou de ser um luxo. A solução? Contar com parceiros especializados!
Conteúdo especializado para empresas de tecnologia
Dedicar parte do orçamento de marketing para serviços de conteúdos especializados tem sido uma tática bastante aplicada no mercado. Entre as vantagens, a equipe tem mais tempo para focar em outras atividades sem se preocupar com a qualidade dos textos.
E essa é a missão da Motor Tech Content: oferecer serviços de conteúdo especializado sob demanda para empresas de tecnologia que precisam reforçar presença no meio digital. Nossa equipe se preocupa em conhecer o seu negócio para entregar materiais estratégicos e bem produzidos para as campanhas.
Esse cuidado justifica o nosso histórico: são mais de 40 empresas atendidas no segmento, como TOTVS, Zendesk, TopDesk e muitas outras que confiam na nossa qualidade.
Os conteúdos on demand são uma forma diferente de oferecer nossos serviços aos clientes. Você só paga pelo que precisa sem um contrato fixo, garantindo aquela economia necessária na quarentena.
Mais do que um parceiro para gerar conteúdos especializados, compartilhamos nosso conhecimento para ajudar na criação das suas campanhas. Por isso, finalizamos este artigo com mais uma dica!
Você já entendeu como o orçamento de eventos tem sido readequado no mercado durante a pandemia. Então, veja neste infográfico como organizar um evento online. Spoiler: você também vai precisar de conteúdo.
Infográfico: 9 passos para criar seu evento digital na empresa tech