O que é Pix: qual a melhor forma de explicar aos seus clientes?

Tecnologia e inovação

O que é Pix: qual a melhor forma de explicar aos seus clientes?

26 de novembro de 2020

O que é pix? O novo serviço de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC) ainda nem começou e cerca de 63% dos brasileiros já estão interessados em usá-lo. Ele promete revolucionar o mercado financeiro. No entanto, antes é preciso que as pessoas entendam o que é Pix.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Bain & Company, há um mês do lançamento do Pix, mostrava que somente 24% das pessoas entrevistadas conheciam a inovação e 38% ainda não sabiam do que se tratava.

Para ajudar no desafio de explicar o Pix, neste texto vamos apresentar ideias criativas de formatos para conteúdo de tecnologia. Continue lendo!

Em primeiro lugar, o que é Pix?

Finalmente as transações bancárias se renderam ao mundo digital. É provável que você já saiba o que é Pix. Porém, antes de decidir o melhor formato para apresentar um conteúdo, é preciso se certificar de não esquecer nenhum detalhe do assunto. 

Então, vamos lá!

O Pix é um meio de pagamento em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. Ele pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

Para se cadastrar, é preciso criar uma chave Pix. Ela pode ser o seu CPF, e-mail, telefone ou, até mesmo, um código único aleatório.

O lançamento do Pix será em 16 de novembro, em etapas, e é totalmente gratuito para pessoas físicas e microempreendedores individuais. Para empresas, o BC vai cobrar apenas o custo da operação, sem intenção de auferir lucro.

Inovação coloca R$ 97 bilhões em jogo

No mercado financeiro brasileiro, considera-se que o que está em jogo são R$ 97 bilhões. Esse é o valor calculado que os bancos, processadoras de cartões e bandeiras podem perder em cinco anos com as tarifas que eram cobradas para transferências.  

O Pix tem feito os bancos temerem como nunca as fintechs – startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro. Por isso, há uma corrida por encontrar formas de ganhar com o novo arranjo.

Para tentar suprir o prejuízo da redução das transações via TED e DOC, as instituições financeiras tentam fidelizar os clientes para usar o Pix dentro do próprio banco.

O objetivo é garantir que os clientes cadastrem as três chaves principais – CPF, telefone e e-mail – na instituição. Isso porque, ainda que seja menos lucrativa, a estratégia faz com que as pessoas continuem usando outros produtos e serviços.  

Também não é por acaso que os bancos e processadoras de cartões estão em uma corrida pela abertura de contas digitais.

Tecnologia que transforma

Ao simplificar e baratear transações bancárias, esse novo arranjo de pagamentos vai acelerar a inclusão dos atuais 22 milhões de brasileiros ”desbancarizados”.

Tudo isso significa uma transformação profunda nos papéis e relações das instituições financeiras brasileiras. Além disso, a mudança também será grande para os consumidores e empresas usuárias do sistema de pagamentos.

Mas tudo isso só vai acontecer se as pessoas conseguirem entender o que é Pix e como usá-lo no dia a dia. Por isso, se a sua empresa tem interesse nesse mercado, é importante acertar nos conteúdos que podem exemplificar o novo serviço de pagamentos instantâneos e suas formas de uso.

Marketing de conteúdo para ajudar a explicar o Pix

Todas as grandes instituições financeiras estão apostando alto na comunicação para explicar o Pix a seus clientes. Isso porque as pesquisas mostraram que ainda há um grande desconhecimento sobre a inovação.

Por isso, é preciso comunicar com didática e assertividade. Mais do que explicar o que é, é preciso transmitir a segurança sobre o novo sistema e ilustrar como ele pode ser útil no dia a dia.

A utilização das estratégias de marketing de conteúdo pode fazer diferença. O planejamento de uma campanha que gere resultados precisa levar em consideração, além da persona e dos tipos de assunto que interessam a ela, quais formatos são mais eficientes para transmitir as informações.

Imagine que a sua empresa possui um blog post sobre o que é Pix. Agora imagine se ele for acompanhado de um vídeo animação e uma chamada para ação convidando a baixar um eBook sobre a mesma temática.

Seduzir para esses materiais ricos, gera maior engajamento, autoridade e aumenta as chances de conversão.

Lista de formatos

Abaixo, listamos quatro formatos que não podem ficar de fora da sua estratégia de marketing para conteúdo de tecnologia:

1.    Blog post – Esse é o formato mais comum no marketing de conteúdo. Ele permite explorar um assunto em texto. Para ter sucesso, é preciso observar a persona para qual o post se destina e as boas práticas de Search Engine Optimization (SEO) para garantir o ranqueamento nos buscadores. O blog post mais explorado pelas empresas é o de 1 mil palavras, mas formatos com 2 mil ou 3 mil palavras também são utilizados.

2. Vídeo animação – Vídeos são os queridinhos da internet. Há vários modos de produzi-los. Entre eles, o de animação, que são cada vez mais explorados pelas empresas de tecnologia. Eles ajudam a transmitir a mensagem desejada de um jeito leve. Capriche no roteiro e no texto que irá acompanhar o vídeo para garantir o sucesso desse formato.

3.    Infográfico – Precisa apresentar um conteúdo com vários dados, números e informações? Ou, simplesmente, quer um ar mais visual para sua argumentação? Os infográficos fazem isso com beleza e atratividade. Esse formato permite explorar bem a temática escolhida e a palavra-chave selecionada. Ele é muito indicado para temas de tecnologia, que podem ser complexos para quem nunca teve contato com o assunto. Além disso, faz sucesso nas mídias sociais.

4. História em Quadrinhos – Sim! Já pensou em contar as vantagens de usar o Pix por meio de uma HQ? Essa é uma excelente alternativa para ter engajamento, compartilhamento e identificação. Melhor ainda se casar esse formato com um conteúdo relevante que se conecte com a dor da sua audiência.

Pronto para ajudar quem ainda não entendeu o Pix?

Como vimos, o Pix pode revolucionar as transações bancárias no país. Ele tem potencial para facilitar – e baratear – de verdade a vida das pessoas. Se para o seu público faz sentido compreender melhor o que é Pix, empenhe-se em apresentar conteúdos nos formatos mais adequados.

Isso é fundamental para fazer sua persona evoluir no funil de marketing com qualidade.

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