Martech: o que é, como surgiu, tipos e benefícios

Tecnologia e inovação

Martech: o que é, como surgiu, tipos e benefícios

12 Minutos

16 de junho de 2020

Mais do que nunca, o marketing precisa da estreita coordenação da tecnologia. Essa união resulta no termo conhecido por martech, essencial para o cotidiano das empresas tech. Saiba mais.

A palavra martech representa a convergência entre marketing e tecnologia. Pode designar tanto ferramentas quanto ações que combinam ambos os mundos.

Como mostraremos no decorrer deste artigo, ferramentas de martech são a alma do marketing. Aliás, você sabia que elas, provavelmente, já estão na sua empresa?

Para entender do que estamos falando, invista alguns minutos na leitura deste post completíssimo e alavanque os resultados do seu negócio. Boa leitura!

O que é martech?

Martech é a palavra que se refere ao universo das principais iniciativas, esforços e ferramentas que aproveitam a tecnologia para atingir as metas e objetivos de vendas e de marketing, como aquisição de leads. A explicação vem de Scott Brinker, uma das principais referências do setor. 

Outra definição é dada por John Koetsier, vice-presidente da Insights for Singular. De acordo com ele, “toda peça de tecnologia que um profissional de marketing usa para alcançar um cliente em potencial é martech.”

Sumariamente, podemos dizer que essa união do marketing com a tecnologia ajuda profissionais a planejar, executar e analisar campanhas, bem como a medir e rastrear o desempenho do time.

Em outras palavras, martech é essencial se sua empresa deseja permanecer lucrativa, eficiente e competitiva.

Como a martech funciona?

Martech tem a ver com estratégia. Portanto, entenda que não se trata apenas de escolher uma ferramenta (mais adiante mostraremos as principais), mas de usá-la de tal maneira que ela ajude seu negócio a alcançar seus objetivos.

Outro ponto importante a considerar é a elaboração da estratégia em si, que não acontece da noite para o dia. Além disso, ações martech devem estar em constante evolução, afinal, o mundo da tecnologia muda rapidamente, com novas ferramentas aparecendo quase diariamente.

Para colocar a estratégia martech em prática, é preciso compreender as lacunas da sua empresa. Nesse sentido, há alguns pontos a serem analisados. Confira a seguir:

Plano de negócios

Esta é a pedra angular da sua estratégia de marketing. Seu plano e roteiro precisam:

  • Envolver a jornada do cliente;
  • Criar rotina de divulgação em todos os canais digitais;
  • Focar na produção de conteúdo relevante;
  • Identificar ações para criar engajamento.

Antes de chegar ao âmago da questão, entenda o modelo de negócios da sua organização. 

  • Qual é o seu produto? 
  • Sua empresa atua no ramo B2B ou B2C? 
  • Em que setor você está trabalhando? 
  • Qual é a estrutura de preços e quanto tempo dura o ciclo de vendas?

Responder a essas perguntas-chaves fornecerá clareza ao escolher as ferramentas martech.

Objetivos

Você deve ter em mente suas metas e os resultados desejados dos seus próximos investimentos na martech. Agora é hora de apresentar metas alinhadas ao seu negócio. 

Durante este exercício, lembre-se de especificar os resultados desejados do investimento na construção de uma estratégia martech.

Pessoas

É preciso pensar nas habilidades e treinamento das pessoas, parceiros e na estrutura da equipe necessária para fazer acontecer sua estratégia. 

Isso significa envolver profissionais de diversas competências como parceiros de plataforma, profissionais de automação e de operações de marketing, por exemplo.

Processos

Os processos envolvem trilhar e cumprir dois caminhos. O primeiro é a configuração e implementação de suas soluções martech. Já a segunda etapa é a definição de como será a operação e execução das plataformas escolhidas. 

Nos dois casos serão necessários velocidade, adaptabilidade, experimentação rápida e otimização.

Como surgiu o termo martech?

O termo martech foi criado para designar a fusão entre as estratégias de visibilidade das marcas e o mundo digital. Para entender sua ascensão é preciso compreender o passado.

Anteriormente, o marketing era orientado para o produto e centrado no comprador. Hoje, nosso paradigma tem foco no ser humano, com os clientes sendo vistos como pessoas com emoções e uma necessidade de propósito.  

Com o surgimento de mídias sociais e smartphones, cresceu a necessidade de uma quarta era: o marketing 4.0. E, para colocá-lo em prática, é preciso, mais do que nunca, usufruir de benefícios martech

As ferramentas disponibilizadas por negócios martech capacitam os profissionais de marketing a interagir com públicos mais amplos e tomar decisões mais inteligentes. Agora, é possível aproveitar o poder da internet para expandir os negócios de maneiras que antes não eram possíveis.

Quais os impactos do martech no marketing?

Listamos as 8 principais funções de uma martech para empresas de tecnologia:

  1. Automatizar processos e economizar tempo: adicionar automação a um processo repetitivo permite que o profissional gerencie vários projetos com maior precisão com facilidade.
  2. Enviar mensagens personalizadas ao cliente: ser capaz de identificar onde está o lead na jornada de compras ajudará a entregar a mensagem certa no momento certo. Uma ferramenta martech consegue tornar essa tarefa mais palpável, mesmo que você tenha uma base de leads gigantesca.
  3. Gerar mais e melhores leads qualificados: ferramentas martech podem combinar vários critérios, incluindo dados demográficos e gráficos comportamentais, com um sistema de pontuação de leads para gerar e identificar os que estão qualificados para vendas.
  4. Melhor alinhamento das metas comerciais: ajuda a alinhar os esforços de vendas e marketing para garantir que os representantes estejam trabalhando com leads prontos para vendas. Ao trabalhar cooperativamente para definir parâmetros de pontuação e leads qualificados, esses dois setores se tornam uma equipe.
  5. Ter visão multicanal do comportamento do cliente em potencial: ao integrar vários canais e dispositivos, incluindo mídias sociais e dispositivos móveis, é possível criar perfis de clientes em potencial mais abrangentes e ter uma visão holística de comportamento.
  6. Fomentar melhores relacionamentos: fortaleça o relacionamento com clientes, sempre sabendo a coisa certa a dizer, com fácil acesso a conversas anteriores e interações, por exemplo.
  7. Aprimorar a comunicação interna: forneça uma maneira de se comunicar abertamente sobre temas como o status de um projeto e as metas da equipe para melhorar o rastreamento. Isso dá a todos os membros da equipe total visibilidade de cada etapa de progresso.
  8. Criar conteúdos de tecnologia mais inteligentes: faça com que seu público sinta que realmente o entende ao usar insights e dados nos tech contents. Isso ajuda a avaliar o desempenho, otimizar experiências e fornecer conteúdos direcionados.

Aproveite e confira:

10 super dicas para começar a produzir conteúdo de tecnologia

Mas, para começar a utilizar na prática todo o potencial de soluções martech, é preciso adotar as ferramentas certas. Conheça as principais a seguir.

Tipos de ferramentas para martech 

O cenário das soluções martech reúne inúmeras ferramentas e técnicas. Conheça, abaixo, as 7 principais categorias.

1. Marketing de conteúdo

As ferramentas martech voltadas ao conteúdo consistem em uma ampla variedade de sistemas que atendem a diferentes facetas: 

  • Gerenciamento de conteúdo: software essencial para publicar na web. É a principal ferramenta para trabalhar com conteúdo e comporta ações que vão da escrita à publicação. Exemplos: WordPress e Joomla  Brasil.
  • Otimização para mecanismos de busca (SEO): as ferramentas de SEO são usadas para coletar dados sobre palavras-chave e concorrentes. Ajudam um site a aumentar sua classificação orgânica nos motores de busca. Exemplos: Yoast SEO brasil e Ubersuggest.
  • Landing pages e testes A / B: facilitam a criação de landing pages rapidamente, sem a necessidade de conhecimento de programação. São intuitivas e permitem testar qual versão funciona melhor em respostas e downloads, por exemplo. Exemplos: Unbounce, Instapage, Launchrock e CrazyEgg.  
  • Gestão de processos de produção de conteúdo: existe uma ferramenta gratuita e online que ajuda a gerenciar o processo de produção de conteúdo da sua equipe. Além de organizar o fluxo de trabalho, você pode comprar conteúdos especializados em tecnologia ao adquirir créditos e cadastrar briefings no sistema. Exemplo: Motor Tech Content.

2. Rich Media

As ferramentas rich media também são utilizadas para produzir conteúdo de tecnologia, mas tratam principalmente dos aspectos de design, vídeo e áudio do conteúdo. 

  • Criação de vídeos: ferramentas que possibilitam a fácil criação e edição de vídeos. Exemplo: Adobe Spark.
  • Marketing em vídeo: permitem carregar, compartilhar e promover seus vídeos nas mais diversas plataformas. Exemplos: Vimeo e YouTube.
  • Podcasting: para realizar um podcast será necessário equipamentos para gravação e, em seguida, fazer a edição e mixagem, quando necessário. Algumas ferramentas podem ajudá-lo desde a gravação do conteúdo de áudio até a publicação do produto final. Exemplos: Audacity, SoundCloud, Google Podcasts e iTunes

Para arrasar na produção do podcast tech, confira tudo o que você precisa saber no e-book Como fazer um bom podcast de tecnologia.

  • Design Gráfico: ferramentas que ajudam a criar artes a serem usadas na estratégia de divulgação de conteúdos. Exemplos: Canva e Adobe Creative Cloud.
  • Conteúdo interativo: em vez de criar conteúdo de tecnologia que exija apenas o envolvimento passivo do público, use ferramentas para criar pesquisas, palavras-cruzadas, quizzes e outros tipos de conteúdo interativo. As ferramentas a serem utilizadas dependem do material que sua empresa irá criar. Exemplo: para pesquisas você pode utilizar os Formulários do Google e SurveyMonkey

3. Mídia social

Para ter resultados positivos nas redes sociais é necessário investir na comunicação com o seu público. Existem algumas ferramentas que contribuem com essa tarefa a se tornar mais profissional e próxima dos seguidores. Veja quais são elas:  

  • Gerenciamento de mídia social: ajudam os profissionais com agendamento, publicação, gerenciamento e análise da comunidade para contas de mídia social. Exemplo: Hootsuite.
  • Automatização de postagens nas redes sociais: ferramentas que realizam ações como agendamento de posts de maneira automática, além de ajudar a avaliar fanpages de empresas concorrentes. Exemplos: mLabs, Buffer e SocialOomph.  
  • Monitoramento de mídia social: a escuta social ajuda a acompanhar as interações com sua marca, a concorrência e as tendências do setor. Exemplos: Brandwatch e Alertas do Google.
  • Marketing de influenciadores: você pode usar essas ferramentas para se conectar com os líderes e influenciadores do seu setor. Exemplos: Followerwonk, Upfluence e Influencer.

4. Automação de marketing

Por ser um termo bem extenso e genérico, vamos mostrar cada tipo de ferramenta que o compõe.

  • Automação de marketing: a automação se refere ao software que automatiza tarefas repetitivas, como a compilação de dados e o envio de e-mails. Exemplos: RD Station Marketing, Pardot Marketing Automation, Marketo Engage, HubSpot e Eloqua.
  • E-mail marketing: muitas vezes confundidas com a automação de marketing, essas ferramentas se concentram exclusivamente na automatização do envio de e-mails. Exemplos: Constant Contact, MailChimp, GetResponse e SendInBlue.
  • Mobile marketing: se esforçam para aprimorar a experiência do usuário de aplicativos móveis, enviando notificações push, promoções e ofertas. Acompanham o comportamento do usuário ao produzirem relatórios. Exemplos: Swrve e CleverTap.

5. Propaganda

As plataformas de propaganda são responsáveis ​​pela racionalização dos esforços de anúncios pagos. Incluem marketing em mecanismos de pesquisa, propaganda em mídias sociais, nativa e programática.

  • Mecanismos de pesquisa (SEM): as ferramentas de SEM podem sugerir novas palavras-chave, monitorar a concorrência, gerenciar e otimizar suas campanhas de mecanismos de pesquisa. Exemplos : Google AdWords, Bing Ads e SEMRush.
  • Propaganda em mídias sociais: assim como as ferramentas SEM, as de publicidade em mídias sociais ajudam a gerenciar anúncios em mídias sociais. Exemplos : AdEspresso e Qwaya.
  • Propaganda nativa: também conhecidas como plataformas de promoção ou descoberta de conteúdos de tecnologia, promovem seu tech content em outros sites, aumentando assim o alcance em grande escala. Exemplos: Taboola e Outbrain.
  • Propaganda programática: é a compra e venda em tempo real de espaços de anúncio. Essas plataformas permitem segmentar as campanhas com eficiência, otimizá-las e facilmente acessar as já realizadas. Exemplos: SmartyAds e Simpli.fi.

6. Ativação de vendas

O software de vendas ajuda a gerenciar e automatizar em escala vários aspectos cruciais do processo de gerenciamento de vendas e clientes. 

  • Automação de vendas: cuidam do gerenciamento de contatos, gerenciamento de leads, previsão de vendas, e-mails em massa, gravação de chamadas etc. Exemplos: Zoho e Prospect.io.
  • Atendimento ao cliente: as ferramentas de suporte ao cliente permitem a comunicação com os consumidores e a resolução de problemas. Exemplos: Zendesk, Intercom e Freshdesk.
  • Gerenciamento de relacionamento com cliente (CRM): as plataformas de CRM consistem em recursos como gerenciamento de contatos, lembretes, calendário, gerenciamento de tarefas, gerenciamento de campanhas e relatórios. Exemplos: Salesforce e HubSpot.

7. Dados e análises

A tecnologia ajuda, principalmente, o profissional que lida com a interpretação de dados. São vários os tipos de martech voltadas a analisar o desempenho da sua empresa.

  • Gerenciamento de dados: ferramentas que coletam dados anônimos de terceiros e são usadas, ​​especialmente, para melhorar a segmentação de anúncios e a eficiência de compra de mídia. Exemplo: Adobe Audience Manager.
  • Plataformas de dados do cliente: as plataformas de dados do cliente coletam, principalmente, dados primários e são usadas em quase todos os aspectos do marketing personalizado. Exemplos: Evergage e Listrak
  • Análise da Web: as ferramentas de análise da web coletam e relatam dados demográficos e de comportamento dos visitantes, tráfego e desempenho do site. Exemplos: Google Analytics e KissMetrics.
  • Gerenciamento de tags: para coletar diferentes tipos de dados é preciso implementar tags no seu site. Elas facilitam a implementação de tags sem nenhuma codificação. Exemplo: Gerenciador de tags do Google.
  • Análise preditiva: usam dados atuais e passados ​​para fazer previsões implementando aprendizado de máquina (machine learning), mineração de dados e modelagem preditiva. Exemplos: EverString e Dataiku.

Exemplos de uso de martech

A personalização é uma palavra importante quando falamos em martech. Por isso, um bom exemplo de uso é quando o time de marketing aproveita os dados dos clientes para adaptar sua comunicação.

É o que acontece quando o visitante recebe ofertas de determinado produto, ou um e-mail para baixar determinado material, como um e-book, com base em insights extraídos nos dados da visita.

Para fornecer recomendações de conteúdo que reflitam esses insights, muitas empresas criam um workflow automatizado entre marketing e vendas. Com as ferramentas de martech, como as plataformas de dados do cliente, é possível especificar gatilhos e comportamentos.

O gestor de marketing consegue, assim, obter informações como: de que forma os visitantes interagem com seus anúncios? Com que frequência visitam seu site? Qual tipo de conteúdo consomem?

Quais as vantagens da martech?

Sabemos que a tecnologia muda rapidamente. Apesar disso, a transformação nas empresas não ocorre no mesmo ritmo. Uma estratégia martech pode preencher uma parte dessa lacuna, ajudando as organizações a acompanhar as expectativas dos clientes e capacitando os profissionais de marketing.

Além disso, com tantos dados disponíveis em plataformas digitais, coletá-los e analisá-los é uma tarefa humanamente impossível. A tecnologia tem o papel de automatizar processos, direcionar clientes e fazer a análise em uma escala muito difícil de ser alcançada com processos manuais tradicionais.

Sendo assim, as ferramentas martech, ao automatizar tarefas manuais repetitivas e demoradas, ajudam as equipes de marketing a fazer mais com menos. Isso porque elas otimizam os fluxos de trabalho. 

Outra vantagem da martech, e talvez a mais expressiva, é a personalização do marketing. Com ferramentas para coleta e análise de dados, os profissionais da área podem criar conteúdo, ofertas e campanhas projetadas exclusivamente para cada cliente.

O resultado da personalização 1:1 são relacionamentos mais fortes com o cliente e, consequentemente, aumento na lealdade.

Principais tendências sobre martech

Para conseguir adotar as ferramentas martech com sucesso, é importante também conhecer o que é tendência nesse universo. Separamos três para você:

1. Plataforma de no-code

A maioria dos profissionais de marketing não têm conhecimento sobre como programar. Por isso, as plataformas no-code, que não necessitam de programação, estão tornando-se cada vez mais populares.

Graças a elas, o time de marketing não precisa saber codificar ou “codar” para criar conteúdos interativos e desenvolver aplicativos, por exemplo.

2. Uso da IA

Desde o uso do processamento de linguagem natural, para entender e melhorar o atendimento e o envolvimento do cliente, até a coleta e o fornecimento de informações mais aprofundadas sobre dados para maior personalização, as aplicações da IA no marketing estão aumentando.

O uso de chatbots com a capacidade de entender consultas em linguagem natural é apenas um dos exemplos mais óbvios.

3. Os ecossistemas baseados em plataforma expandirão o alcance e a influência

Praticamente todas as atividades se apoiam em um ambiente digital: inbound marketing, social media, marketing de conteúdo ou e-mail marketing, entre tantas outras.

Por isso, equipes de marketing se voltarão cada vez mais para ecossistemas baseados em plataforma para ajudar a acelerar a integração entre ferramentas, aproveitando conectores pré-existentes.

Outra tendência no universo das martechs são as aceleradoras, conforme explicamos a seguir.

O que são aceleradoras de martech?

As aceleradoras de martech investem em startups que desenvolvem soluções para a área de marketing. Ao contrário das incubadoras, que focam na inovação, elas se concentram na expansão de um negócio.

O Vale do Silício é onde as aceleradoras de martech se popularizaram. Hoje, podemos vê-las em todo o mundo, inclusive no Brasil. A pioneira em terras brasileiras é a Circle Aceleradora.

Para conhecer mais sobre aceleração de martechs não deixe de ler o artigo: A importância da aceleradora de martech.

Conclusão

As ferramentas de martech ajudam a trazer mais oportunidades de negócio. Os principais beneficiados são os profissionais de marketing e vendas, mas o resultado é o crescimento da empresa de tecnologia. 

Uma estratégia para alavancar esse crescimento é a produção de conteúdo. Uma martech que pode trazer excelentes resultados para sua empresa de tecnologia é o ecossistema de produção de conteúdo desenvolvido pela Motor Tech Content

Trata-se de uma plataforma na qual os usuários conseguem ter uma visão em tempo real do que está sendo produzido e um melhor planejamento de suas ações. 

Empresas do setor de tecnologia, como a Alternativa Sistema, utilizam nosso ecossistema para criação de conteúdo. A ferramenta é gratuita e tem ajudado outros negócios tech a melhor gerenciarem a estratégia de tech content.

Assim como a Alternativa, sua organização pode também acessar nosso ecossistema de produção de conteúdo e fazer a gestão da sua produção. Caso precise de profissionais especializados para o desenvolvimento dos materiais de marketing, você pode comprar créditos na própria plataforma e utilizá-los como quiser.

Saiba mais acessando nossa plataforma de gestão de conteúdo gratuita.

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