Melhores práticas da gestão de conteúdo de tecnologia

Marketing de Conteúdo

Melhores práticas da gestão de conteúdo de tecnologia

8 de janeiro de 2020

A ferramenta de gestão de conteúdo de tecnologia da Motor estimula a produtividade no Marketing. Descubra como isso acontece.

Qual é a melhor forma de gerenciar o conteúdo de tecnologia produzido por freelas, analistas e, até mesmo, por você?

Certamente você tem uma resposta para isso. Afinal, em um mundo ideal, você nem precisa apagar incêndios, não perde prazos nem a troca de informações importantes. Falhas de comunicação também não existem.

E se você pudesse se aproximar do mundo das ideias com algumas práticas simples?

Estamos aqui para mostrar que é possível fazer mais, melhor e ainda contar com os makers para ajudar no processo de produção.

Você já conhece a ferramenta de gestão de conteúdo da Motor Tech Content, certo? Plataforma de gestão de conteúdo gratuita

Ela permite, entre muitas vantagens, a criação de etapas e o desdobramento dos processos de produção de conteúdo

Porém, mais do que implementar a ferramenta na sua empresa de tecnologia, é fundamental explorar todos os benefícios a favor da produtividade dos colaboradores de marketing.

Veja 5 funcionalidades que melhoram a forma gerenciar a produção de conteúdo com a plataforma da Motor Tech Content.

1. IDs para cada peça na gestão de conteúdo de tecnologia

O primeiro passo de organização e controle para quem é do ramo tech não é “dar nomes ao bois” (como diz o ditado), mas dar número.

Por isso, a plataforma de tech content da Motor gera automaticamente identificações para cada peça criada. Assim, fica mais fácil gerenciar o conhecimento dentro da sua empresa. E essa foi uma adaptação que trouxemos ainda dos tempos da planilha.

Afinal, somos tech raíz!

Hoje temos cerca de 500 materiais produzidos internamente (incluindo este que você está lendo) para o nosso blog. Ter um código de identificação facilita o rastreio em momentos nos quais precisamos programar revitalizações e atualizações, por exemplo.

Temos certeza de que isso pode ajudar a sua empresa de tecnologia a ser mais produtiva e fazer curadoria dentro do seu próprio blog, reutilizando conteúdos.

Além disso, o ID da pauta pode servir como chave de busca. O que facilita a comunicação entre os envolvidos na produção. Imagina que você precisa pedir alteração de texto em um infográfico. Vai mandar um e-mail descrevendo a peça como o “infográfico de BI (Business Inteligence)”? E se houver mais de um com o mesmo tema?

Pois é, simples números tornam a sua comunicação mais tech!

Já falamos que o número de identificação também facilita quando determinado tech content precisa ser linkado ou servir como base para outros? Nem sempre os conteúdos já estão no blog para serem linkados. Basta colocar avisos com os IDs no corpo do texto para lembrar quem faz a publicação de colocar o link no lugar certo.

2. Utilização de diferentes filtros

A plataforma de gestão de conteúdo de tecnologia da Motor também permite a aplicação de filtros para organização do painel. Você pode verificar em que estágio do processo de produção estão os conteúdos da semana. Também consegue reunir pelo filtro todos aqueles que estão mais próximos de serem finalizados.

São mais de 10 filtros que podem ser combinados. Eles ajudam a encontrar peças com base na persona, na solução, no mês, formato, redatores, revisores e outros critérios ou campos que você mesmo pode customizar. 

Vamos imaginar que você deseja produzir um infográfico, mas está sem ideias de assuntos. É possível filtrar todos os infográficos produzidos para ter insights a partir do que já foi feito.

Essa funcionalidade também contribui muito no momento de fazer o onboarding de novos parceiros ou colaboradores. Afinal, na ferramenta da Motor Tech Content eles conseguem visualizar todos os conteúdos produzidos e planejados. O que traz uma visão de toda a estratégia da empresa, promovendo uma comunicação mais clara.

3. Histórico permanente de comentários e movimentação entre etapas

Outro grande benefício da plataforma de gestão de tech content é o registro de todo o histórico de comentários e movimentações realizadas em cada atividade.

A possibilidade de tirar dúvidas e discutir ideias dentro da ferramenta, além de reduzir a troca de e-mails e trazer mais produtividade, permite ainda que todos os envolvidos participem da conversa e acompanhem o que está acontecendo.

Esse histórico pode ser acessado a qualquer momento por qualquer profissional envolvido naquele material. Dessa forma, se torna mais fácil resgatar alguma orientação ou comparar o conteúdo entregue ao briefing — quase um previsto X realizado do marketing de conteúdo.

O histórico de movimentação também permite identificar quantos dias determinado conteúdo tech ficou em cada etapa. Portanto, você tem nas mãos dados que são importantes para medir a produtividade dos profissionais envolvidos, além dos principais gargalos de produção.

4. Dashboard de indicadores

A ferramenta de gestão de conteúdo da Motor Tech Content traz ainda um dashboard com diversos indicadores relevantes para o planejamento das estratégias de Marketing de Conteúdo. Entre eles estão o número de pautas produzidas por etapa do funil cliente e a fase de produção em que as atuais pautas se encontram.

Isso permite ter uma visão geral de como está a produção de conteúdo tech e a identificação de lacunas e oportunidades.

Produzir materiais apenas por produzir não é nada inteligente e não traz resultados consistentes para a empresa. Uma ferramenta como a da Motor contribui muito para agregar organização e produtividade ao dia a dia de todos os profissionais envolvidos.

Dessa forma, você tem mais tempo para focar no que é de fato relevante: pensar nas melhores estratégias de marketing.

5 – Escalabilidade da produção

Escalar a produção pode ser um fator de descontrole?

Com a Plataforma de gestão de conteúdo de tecnologia da Motor, não!

Tudo o que você imaginar pode ganhar vida no momento em que você quiser ir além, pois vai encontrar apoio dos makers para desenvolver os melhores conteúdos de tecnologia. Basta comprar créditos de conteúdo e usá-los para produção dos materiais que precisar.

A boa notícia é que a compra de créditos funciona dentro da Plataforma Motor Tech, o que torna muito mais fácil de administrar o orçamento e a produção. 

Como comprar conteúdo pré-pago

Assim, aumentar a quantidade de peças produzidas e a relevância do seu blog de tecnologia fica muito mais fácil.

Se quiser saber mais sobre o conteúdo sob demanda, que é o nosso marketing pré-pago, continue navegando pelo nosso blog. Temos vários artigos que explicam essa nova forma de produção marketing digital.

Acesse nosso blog de marketing tech

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